Você sempre acreditou que seus filhos estão desperdiçando seu tempo jogando videogame ou sentados com o rosto colado nos tablets e que é muito melhor jogar com um quebra-cabeças, colorir ou jogar um jogo de tabuleiro? Você já se perguntou se eles realmente aprendem algo útil a partir desse tipo de tempo na tela que as pessoas desejam tanto alertar os pais?

Você pode resolver o assunto sozinho e incentivar seu filho ou filha a se envolver e jogar games que os ajudarão a desenvolver uma mente matematicamente curiosa. Já que eles vão jogar de qualquer maneira, é melhor fazer a atividade funcionar em seu proveito (e deles!). Faça de sua missão ensiná-los a aprender algo que os beneficiará com o uso desses jogos educativos para crianças e outras ideias.

Por meio de atividades de aprendizagem, resolvendo jogos numéricos e outros jogos para crianças, seu filho pode potencialmente obter senso numérico, aprender a aplicar melhor a lógica, aprimorar suas habilidades de pensamento e desenvolver seu raciocínio.

Continue lendo para descobrir mais sobre como jogos e atividades podem ajudá-los a aprender sobre física!

Perceber como as coisas funcionam é um incentivo para o aprendizado

Entendendo melhor os jogos educativos para aprender física

O aprendizado através de um jogo divertido é objeto de pesquisa educacional estudada há muitos anos, graças ao surgimento de vários consoles de jogos, sites e, mais recentemente, aplicativos.

Os especialistas neste campo estudam o que é aprendido ao jogar videogames, alguns mais simples e outros educacionais, e como os dados apresentados, princípios de design e comunidades de videogames podem ser usados ​​para desenvolver novos ambientes de aprendizado para pessoas de todas as idades. Afinal, não são apenas as crianças que gostam de jogar, os adultos são igualmente hipnotizados por novos lançamentos, já que os jogos geralmente permitem que eles se desliguem da vida cotidiana e se divirtam.

Mas e se eles também pudessem aprender algo novo jogando um jogo depois do trabalho ou expandir seus conhecimentos durante uma sessão antes de dormir? Não devemos valorizar a diversão com esses jogos de aprendizagem?

Estudos sugerem que os videogames de ação não apenas o ajudam a se desenvolver psicologicamente, mas também o ajudam a aprender mais rápido do que muitos outros métodos de aprendizado. É claro que o mesmo não pode ser dito para todos os jogos, mas definitivamente existem alguns jogos e atividades que têm um lugar bem merecido em qualquer currículo de física.

Portanto, mesmo que os mundos dos jogos recebam muitas críticas por crianças ficarem viciadas em suas telas, perdendo a capacidade de se comunicar cara a cara e falhando em desenvolver outras habilidades sociais, mais estudos estão agora descobrindo que esses jogos podem trazer alguns benefícios para a aprendizagem e quase atuar como educador.

Por exemplo, os cientistas revelaram que aqueles que jogam jogos de ação têm melhores habilidades motoras e reações mais eficientes, o que mostra uma mudança positiva em seu cérebro ao invés de um impacto negativo.

Os brinquedos educativos são muito importantes para bebês e crianças pequenas, como todos sabemos, porque incentivam a criança a aprender matemática, ciências, física, etc..  e ajudam a desenvolver os sentidos da criança.

Como esse é o caso, por que não devemos incentivar nossos filhos a continuar desenvolvendo, interagindo com jogos divertidos e experiências escolares de física à medida que crescem e continuam recebendo informações? O aprendizado divertido pode ser aplicado a uma variedade de assuntos, não apenas à física, incluindo geometria, geografia, ciências infantis, astrologia, álgebra e muito mais.

Colocar em prática o aprendizado da escola ajuda no interesse

Como os jogos de física para crianças podem ajudar os meus filhos a aprender?

Não são apenas os experimentos e descobertas extremamente bem planejados que ensinam, mas desfrutar de alguns jogos divertidos de ciências também pode ajudar seu filho a aprender mais sobre ciência e tecnologia.

Há uma variedade de atividades online gratuitas para experimentar na forma de aplicativos, sites e outros softwares, com algo para todos. Se seu filho é fascinado por animais, carros, plantas, espaço, ímãs, luz, música ou outros tópicos relacionados à ciência, você certamente encontrará um jogo educacional que os manterá entretidos.

Abaixo, reunimos uma lista de alguns dos aplicativos e jogos disponíveis para você e seus filhos experimentarem. Alguns devem ser comprados, outros são gratuitos, mas todos sempre serão relevantes pro aprendizado!

Não importa o sistema operacional: é sempre possível encontrar boas opções de aplicativos

Atividades físicas divertidas sob a forma de aplicativos ou software para download

  • Máquinas simples por Tinybop - para iOS ou Android - Faixa etária: 4+

O aplicativo apresenta os 6 elementos da mecânica básica - alavancas, polias, rodas e eixos, parafusos, planos inclinados e cunhas - que são usados ​​para resolver pequenos quebra-cabeças lúdicos de física, como quebrar pedras de gelo abertas com ferramentas ou usar alavancas para cercar um castelo.Você sabe, coisas típicas do mundo real que seu filho talvez tenha que enfrentar um dia. E por ser ciência e física, o jogo educativo oferece um companheiro para download, o Simple Machines Handbook, para ajudá-lo a entender melhor o que está acontecendo e explique a seus filhos. Ou talvez vice-versa.

  • Thinkrolls - para  iOS e Android - Faixa etária: 3-8

O título do aplicativo de física refere-se ao nome dado aos personagens do jogo, bolas com feições humanas, que as crianças selecionam para começar a aventura. O personagem rola através dos níveis, encontrando obstáculos que são superados pela aplicação criativa de conceitos básicos de física (por exemplo, caia de algo, salte e pise em outra coisa) Não há pontuação, para que as crianças não fiquem competitivas - apenas mais inteligentes. São mais de 200 possibilidades de aprendizado em diversos níveis.

  • Crayon Physics - para Linux, iOS e Android - Faixa etária: 8+

Os pais precisam saber que o Crayon Physics é um jogo de quebra-cabeças divertido que pode ensinar aos seus filhos um pouco de física. A peça é baseada em desenhos, em que o cursor se torna um giz de cera e, uma vez que você desenha algo, ele imediatamente assume massa e peso. Os quebra-cabeças começam fáceis, mas ficam progressivamente mais difíceis. Embora crianças de 6 e 7 anos possam jogar os primeiros níveis, os jogos são melhores para as crianças 8 e superior. Como não há enredo, este é um jogo melhor jogado por crianças que gostam de fazer esse tipo de atividade.

  • Khan Academy - para Web, iOS, Android- Faixa etária: vários

Todos os recursos do site da organizações sem fins lucrativos estão disponíveis para qualquer pessoa, e você pode acessar seu conteúdo usando uma variedade de plataformas diferentes. Aproveite o estilo de ensino interativo com pequenos testes e perguntas para testar seu conhecimento e aprimoramento contínuo. Se você realmente ama como a Khan Academy funciona e o que ela oferece em termos de ajuda em física (também oferece ajuda em outras disciplinas, como matemática, ciências e computação), você pode doar para apoiar sua manutenção.

  • FísicaMaster - Física Básica - para Android - Faixa etária: +12

Um aplicativo gratuito para Android que ajuda você em seus estudos de física, com calculadoras específicas e quizzes científicos interessantes divididos em capítulos. O aplicativo fornece um resumo rápido de conceitos essenciais de física em vídeos, incluindo: eletricidade e magnetismo, calor e temperatura, relatividade, dinâmica, movimento, introdução à física, radioatividade, Eletricidade estática, Leis de eletricidade e magnetismo, noções básicas de mecânica quântica, ondas e luz, gravitação, força, torque, matéria, som e suas propriedades, introdução à eletrônica e termodinâmica.

Astronomia é um assunto interessante e que cativa as crianças

Sites dedicados a jogos educacionais online

Quer aprender fisica pela internet e de maneira divertida? Alguns sites trazem brincadeiras educativas e interativas de testar o seu aprendizado.

  • Astronomia ao vivo: o estudo do espaço é uma atividade da física e esse Canal traz programas especiais para compartilhar o conhecimento com amadores e especialistas. Análise das notícias e fatos recentes envolvendo astros, planetas e o espaço no geral também fazem parte da pauta.
  • CiênciaTube: vídeos didáticos e muito mais para os interessados em física e química.  São mais de 100 experimentos sobre diversos assuntos para que você possa repetir em casa ou apenas para observar e tentar compreender melhor o exercício.
  • SuperInteressante: o site de uma das revistas mais tradicionais do Brasil tem uma lista de experiências de ciências para fazer em casa com as crianças. Teste densidade de líquidos ou eletrostática, por exemplo, com itens simples e que podem fazer as férias ou fins de semana mais educativos.
  • LudoEducativo: site com jogos e brincadeiras online de temas diversos e que podem também ser divididos de acordo com a idade da criança e o seu nível escolar. Algumas das atividades são fechadas e exigem cadastro, mas a maioria é aberta e gratuita, perfeita para incentivar a aplicação e entendimento das ciências entre os pequenos.

Aproveite as dicas para se aprofundar no fascinante campo da física e a entender melhor como muitas coisas no mundo funcionam.  Essa disciplina explica como as coisas se movem e como diferentes tipos de energia podem afetar essas coisas, o que é interessante para pessoas de todas as idades.

Se você consegue usar os novos suportes e plataformas para incentivar o estudo e o aprendizado até pelas crianças, faça isso! Seja com jogos, vídeos ou replicando experimentos, tente criar um ambiente rico para o conhecimento com ajuda de novas tecnologias e veja como os novos cientistas podem criar esse interesse dia a dia!

Precisando de um professor de Física ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Ligia

Apaixonada por aprender, gosta de conhecer novos lugares, ler, escrever e entender como as coisas funcionam.