As crianças gostam de explorar, descobrir e fazer perguntas. Mesmo aos dois ou três anos de idade, quando começam a falar, muitas começam a responder a qualquer coisa que você diz com um rápido questionamento! Saber os "por quês" é parte do processo de aprendizado, assim como a prática no funcionamento das coisas, como interruptores e maçanetas, por exemplo.

Suas mentes curiosas se desenvolvem a partir do momento em que nascem e passam os primeiros anos tentando absorver o máximo possível do mundo. Isso não para ou diminui a velocidade quando eles começam a escola e passam a aprender sobre assuntos e conceitos inteiramente novos.

Na verdade, quanto mais animados para conhecer novidades e o mundo da ciência, mais ficam interessados ​​em explorar mais sobre o mundo em que vivem. E para saber tudo sobre física fácil desde cedo, continue acompanhando esse artigo!

Desde pequeno é possível conhecer melhor o mundo das ciências

Como apresentar o mundo da física para crianças

Nunca é cedo para começar a ensinar seu filho sobre ciências e física! Os bebês começam a explorar o mundo e ficam mais curiosos à medida que se tornam mais móveis e sua mente se desenvolve.

Suas atividades sempre devem envolver maneiras de aprender, como:

  • ouvir,
  • observar,
  • explorar,
  • experimentar,
  • criar,
  • testar,
  • avaliar,
  • questionar,
  • reconstruir.

Felizmente, a Física como uma das disciplinas de ciências da escola ajuda a responder a muitas de suas grandes questões, como nosso lugar no sistema solar, como os carros funcionam, como um avião fica no céu e muito mais. Além disso, obriga-os a fazer a maioria das opções acima sem nem pensar duas vezes.

De catapultas a foguetes, estrelas a planetas, você sempre encontrará algo que anima as crianças sobre como aprender em casa ou na sala de aula de física.

Dê uma olhada em algumas das divertidas experiências, jogos e questionários sobre física que que podem contribuir para a diversão de educar seus filhos ou alunos iniciantes!

Com a ajuda dessas atividades práticas, incentive as crianças a fazer previsões, discutir o que viram e aprenderam e testar novamente suas idéias para absorver o máximo de informações possível.

A ciência pode parecer misteriosa ou até mágica para as crianças e, naturalmente, elas adoram descobrir as coisas por conta própria (com sua ajuda e supervisão, é claro!).

Use itens simples e comuns para o aprendizado

Experiências de física divertidas para crianças

Existem tantos tipos diferentes de experimentos científicos interativos que podem ser tentados na sala de aula básica de física ou em casa, mas aqui estão apenas algumas idéias de projetos que podem ajudar a descobrir mais sobre ciência para os pequenos.

A maioria das pessoas terá o equipamento necessário disponível, o que significa que isso pode ser facilmente configurado como uma atividade rápida para depois da escola, durante o fim de semana ou nas férias escolares.

Carro de Lego e balão

Do que você vai precisar?

  • Lego
  • Balões
  • Fita métrica pequena

Como funciona?

O Lego é divertido e sempre educativo para as crianças, estejam elas simplesmente construindo uma casa de um andar para brincar ou usando-a para um propósito de aprendizado maior. Portanto, este carro de fácil fabricação é um truque perfeito para permitir que seus filhos aprendam sobre assuntos de Física. A atividade combina ciência e engenharia simples para criar uma incrível atividade de aprendizado que proporcionará horas de diversão e um resultado positivo de aprendizado .

Tudo o que você precisa fazer é incentivar o seu filho a construir um carro, usar uma peça vazada para encaixar um balão antes de ajudá-lo a encher e deixar o carro de Lego andar com a força do ar!

Algumas perguntas podem ser interessantes para conversar com a criança e usar a fita métrica para comprovar possibilidades:

  • Até onde seu carro balão vai?
  • Como ele pode ir além?
  • E se tentássemos em um tapete?

Existem inúmeras perguntas que todos vocês podem fazer para explorar essa atividade divertida - na verdade, quanto mais perguntas você pensar, melhor! Brinque com o Lego de várias maneiras para ensinar às crianças sobre matemática e física. Você também pode fazer um carro e comparar as diferenças entre eles. Você pode criar atividades científicas divertidas para seus filhos usando brinquedos domésticos simples.

Crie um arco-íris em um copo

Do que você vai precisar?

  • Um copo alto
  • Líquidos coloridos diferentes
  • Açúcar

Como funciona?

Esse experimento científico interessante aproveita a densidade para criar um efeito arco-íris em um copo. Ainda não sabe como isso funciona? Quando você adiciona açúcar a um líquido, torna a solução mais densa. Portanto, quanto mais açúcar você adicionar a qualquer líquido, mais densa será a solução.

Se você tiver quatro líquidos diferentes, todos com cores e densidades diferentes, as cores ficarão sobrepostas, com as soluções mais densas e açucaradas do lote no fundo e as mais leves que subirão à superfície. Assista o olhar no rosto da criança quando os líquidos se separam!

Faça um tornado em uma garrafa

Do que você vai precisar?

  • Duas garrafas
  • Um tubo para conectar as garrafas
  • Água

Como funciona?

Pode ser necessário procurar imagens e instruções online para ajudá-lo a configurar esse experimento, mas o essencial é que, quando você gira um pouco de líquido na garrafa superior, ela cria um vórtice enquanto drena para dentro da garrafa abaixo. Isso porque, à medida que a água flui para baixo, o ar deve por sua vez fluir para cima. O resultado final é um tornado em espiral diante de seus olhos!

Para adicionar interesse e diversão a esse experimento como uma aula dinâmica de física, você pode adicionar glitter ou corante alimentar à garrafa para tornar o tornado ainda mais diferente e colorido.

No que diz respeito às garrafas, se você tiver alguma bebida com gás engarrafada poderá criar experiências mais divertidas, envolvendo coisas explodindo!

As experiências científicas podem mostrar um mundo novo para as crianças

Faça suas próprias experiências científicas para crianças com alimentos

Do que você vai precisar?

Dê uma olhada no seu armário de comida, armário ou geladeira, por exemplo, e veja se você tem algum dos seguintes. Este será um bom começo!

  • Corante
  • Bicarbonato de sódio
  • Amido de milho
  • Óleo
  • Vinagre
  • Casca de ovo
  • Marshmallow
  • Uvas passas
  • Saquinho de chá
  • Sabão para louça
  • Sabonete
  • Pasta de dentes

Como funciona?

Pode ser divertido tentar criar reações usando pequenas porções de alimentos, complementos e outros utensílios domésticos  - pense nos produtos que explodem, derretem e se divertem inventando receitas! E você pode ensinar seu filho sobre como certos alimentos são feitos usando uma reação química, como bolos e pães.

Tudo o que você precisa fazer é pesquisar na Internet algumas idéias que você e sua família podem fazer juntos e geralmente com esses ingredientes muito simples já mencionados.

O aprendizado de hoje pode incentivar os cientistas de amanhã!

Como entender física: ideias de projetos de ciências

1. Escolha o projeto certo

Em primeiro lugar, um dos projetos mais importantes para um experimento com crianças é tentar incentivá-los a responder a uma pergunta em torno de algo em que estejam interessados . Isso garantirá que seja conduzido pelas crianças e que seu filho esteja tão interessado quanto você em chegar ao final deste experimento e encontrar a resposta mais satisfatória.

A internet está cheia de boas ideias sobre física para testar junto com eles!

2. Não faça o projeto para o seu filho!

Muitos pais tendem a participar e tornar o trabalho das crianças mais limpo e apresentável ou simplesmente se envolvem demais até o ponto que aquele não seja mais o trabalho da criança. Em vez disso, permita que eles aprendam (o que também melhorará sua capacidade de fazer pesquisa científica e apresentar suas descobertas no futuro) e  trabalhem à sua maneira.

Pense em você como um guia útil que facilita o projeto em vez de controlá-lo.

3. Juntos, escolha algo apropriado para a idade.

Quando seu filho tem a liberdade de escolher seu projeto de preparação, lição de casa ou feira de ciências , a escolha da idéia que ele quer experimentar é importante, mas também deve ser examinada por um adulto para garantir que não seja um feito muito ambicioso! Verifique se seu filho é capaz de concluir as etapas do projeto, com o mínimo de informações e supervisão.

Assim como as dúvidas mudam de acordo com a fase da vida, as responsabilidades e possibilidades de trabalho também. Crianças muito pequenas devem evitar lidar sozinhas com fogo e químicos perigosos, por exemplo.

4. Use idéias STEAM

STEM significa Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (em inglês Science, Technologie, Engeneering e Mathematics), e o STEAM é uma derivada disso. Os conceitos do STEAM incorporam aos projetos científicos o cruzamento também da arte com matemática, engenharia e muito mais. Certamente você encontrará boas ideias online para seu projeto STEAM!

Como na maioria das coisas, você pode pesquisar facilmente projetos de ciências para crianças online usando palavras-chave ou perguntas relevantes. Por exemplo, você pode gostar dos vídeos de ciências do Google sobre como criar lodo, como funciona uma lâmpada de lava, como criar um foguete de balão, como construir máquinas simples, como fazer passas dançantes, o que acontece quando você mistura coca-cola dietética e mentos e outras idéias para crianças.

Precisando de um professor de Física ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Ligia

Jornalista e especialista em educação e comunicação digital. Apaixonada por aprender, gosta de conhecer novos lugares, ler, escrever e entender como as coisas funcionam.