"Eu quero morrer no palco, na frente dos holofotes, sim, eu quero morrer no palco, meu coração aberto em cores." - Mourir sur scène, letras de Dalida
Você quer expor suas ideias, compartilhá-las com o público em geral, fazer dançarinos bailarem em harmonia, traduzindo as emoções que você possa ter em sua cabeça e coração?
Basicamente, você quer ser coreógrafo.
Essa profissão não é fácil e é muito seleta. Você deve primeiro aprender como dançarino profissional, ser reconhecido na profissão e desenvolver sua rede de contatos para poder criar coreografias para uma companhia de dança, para o cinema ou para os shows de um artista.
Motivado?
Conheça este guia, contamos todas as dicas sobre o que você precisa saber para entrar na profissão de coreógrafo!
Quais são as diferenças entre a professora de dança e a coreógrafa?

O professor de dança geralmente também é coreógrafo, mas o coreógrafo nem sempre é professor de dança...
Vamos dar uma olhada nas diferenças entre as duas profissões.
O professor de dança:
- Ensina conhecimento teórico
- Transmite conhecimento prático
- Ensina os passos básicos, movimentos, figuras técnicas, postura, movimento no espaço ...
- Cria coreografias adaptadas ao nível de seus alunos
- Para todos os públicos: iniciante, intermediário, avançado, semiprofissional, profissional, crianças, adolescentes, adulto ...
- Desenvolver o senso de ritmo e inteligência artística de seus alunos
- Transmite o prazer de dançar e torna o aluno autônomo.
Enquanto isso, o coreógrafo:
- Crie coreografias dando asas à sua imaginação
- Voltado a dançarinos semiprofissionais ou profissionais
- Recruta dançarinos para um espetáculo
- Gerencia a logística (encomenda de fantasias, cenários, materiais, etc.)
- Ensina uma coreografia ou uma apresentação de dança inteira para dançarinos profissionais.
Não é incomum o exercício da profissão de dançarino e coreógrafo, mas também de professor de dança.
Deborah Colker, por exemplo, é uma bailarina carioca e coreógrafa brasileira, conhecida por seus balés aclamados pela crítica, nacional e internacional, ela mescla movimentos de dança com malabarismos audaciosos. Ela criou sua própria companhia de dança e hoje já realizou mais de 1.600 apresentações, em cerca de 65 cidades e em 32 países, atingindo um público de mais de 3.000.000 de pessoas.
A diferença notável entre um professor de dança e um coreógrafo é o público ao qual você se dirige. O coreógrafo trabalha com bailarinos experientes, semiprofissionais ou profissionais que não precisam aprender os fundamentos técnicos ou movimentos de dança específicos. O professor de dança deve demonstrar grande pedagogia e grande adaptabilidade, pois é voltado a todos os públicos, desde iniciantes até profissionais.
O trabalho de coreógrafo deixa mais espaço para a criação do que o trabalho de professor de dança, independentemente do estilo escolhido: dança moderna, hip hop, flamenco, sapateado ou dança jazz moderna.
Então, você se identifica mais com um professor de dança ou uma coreógrafo?
Que tal a prática do ensino de zumba online?
Quais estudos você deve seguir para se tornar um coreógrafo?

Não existe escola de coreógrafo, diploma específico ou formação dedicada a coreógrafos. Para se tornar e atuar como coreógrafo, é preciso ter estudos em dança. Além disso, você precisa ter vasta experiência como dançarino, pois é preciso de alguns anos de prática para poder se destacar nessa área.
Existem cursos de formação ofertados a todas as idades (de criança a idosos) para adquirir um elevado nível em dança clássica, dança jazz ou dança contemporânea. Essa seria uma boa trajetória para se tornar um reconhecido coreógrafo.
Você pode começar a estudar dança em escolas particulares ou associações culturais paralelamente à sua vida escolar. Depois, a trajetória mais aconselhável caso você deseje se tornar um bom coreógrafo é frequentar um curso superior de dança em uma universidade. Conheça as principais universidades que oferecem o curso de bacharelado em dança no Brasil:
- Campinas – Universidade Estadual de Campinas
- Salvador – Universidade Federal da Bahia
- Belo Horizonte - Universidade Federal de Minas Gerais
- Viçosa – Universidade Federal de Viçosa
- Rio de Janeiro – Universidade Federal do Rio de Janeiro
- São Paulo – Universidade Anhembi Morumbi
- Curitiba - Faculdade de Artes do Paraná (FAP)
- Manaus – Universidade do Estado do Amazonas
- Rio de Janeiro – Fac. de Dança Angel Vianna
Importante salientar que as universidades e escolas de dança regularmente oferecem cursos de extensão direcionados para a coreografia. Esses cursos, geralmente de curta ou média duração, são voltados para estudantes em bacharelado, licenciatura e interessados em geral na dança e na coreografia.
Mas e se você não quiser dança clássica, dança contemporânea ou dança jazz como especialidade? Na coreografia, existem milhares de modalidades possíveis: tango, dança afro, samba, dança de salão, salsa, dança oriental ou mesmo bollywood?
Como encontrar uma boa aula de dança nas principais capitais brasileiras? E onde fazer aulas de zumba?
Aulas dança: onde ensinar como coreógrafo?

O coreógrafo dá aulas em diferentes lugares e em vários contextos. Você escolhe...
Quando você é coreógrafo, várias opções de atuação estão disponíveis, ou seja, vários lugares podem acolher um coreógrafo, e muitos contextos permitem que ele exerça sua profissão.
- Como coreógrafo de um balé: você estará à frente de uma companhia de balé com o dançarino principal e resto do corpo de balé. Seu papel será retrabalhar os clássicos, modernizá-los, ensinar aos bailarinos a coreografia, seus posicionamentos, planejar os movimentos no palco, a encenação
- Tenha sua própria companhia de dança: não importa qual seja seu estilo, você pode começar sua própria companhia e encontrar palcos para se apresentar.
- Crie a coreografia de um musical ou concerto: você acha que Lady Gaga, Madonna, Stromae ou Mylène Farmer criam seu show sozinhas? Não, eles são acompanhados por um coreógrafo profissional e dançarinos experientes.
- Coreografia para cinema ou televisão: muitos filmes recorrem a coreógrafos. E na TV é ainda mais comum (e não estamos falando apenas de Dança dos Famosos)
- Crie uma coreografia para um clipe: os clipes às vezes são produzidos em computação gráfica, mas muitas vezes encontramos dançarinos. A coreografia é então inventada por um coreógrafo, os bailarinos também são dirigidos por ele.
- Ensine como coreógrafo: você também tem a possibilidade de ser professor de coreógrafo em uma escola de dança ou conservatório. Em seguida, você oferece oficinas coreográficas para ensinar os alunos a criar suas próprias coreografias.
Muitas vezes, o coreógrafo não é apenas o criador de coreografias. É também bailarino em paralelo, professor de dança ou exerce ou não outra profissão artística. Não é fácil viver apenas da profissão de coreógrafo.
Ainda está convencido de que deseja fazer este trabalho? Valide o seu perfil descobrindo se você possui as qualidades de um coreógrafo perfeito!
Onde posso encontrar cursos de dança online? E aula de zumba?
Quais são as qualidades fundamentais de um bom coreógrafo?

Os coreógrafos devem ter qualidades artísticas e empresariais. Quer conhecer o perfil de um coreógrafo que está arrasando com os novos artistas brasileiros?
Flavio é bailarino, coreógrafo, influenciador, diretor criativo, além de ser um sucesso dentro e fora dos palcos. Trabalhou com grandes nomes da música do cenário nacional, participou de desfiles e turnês internacionais. A trajetória de Flávio Verne começou nas ruas de Taguatinga, região do Distrito Federal, onde morava. Foi por lá que aprendeu a dançar aos onze anos. Hoje, faz parte da equipe de coreografia de Pabllo Vittar e Luísa Sonza.
Pois bem, agora vamos ver se você possui todas as aptidões humanas necessárias para o exercício da profissão de coreógrafo? É necessário que você:
- Seja criativo para inventar novas coreografias e se renovar constantemente
- Tenha senso de estética
- Seja curioso e não se limite à dança, mas abra-se para outros campos artísticos
- Saiba liderar uma equipe e criar coesão entre os bailarinos
- Ter boas habilidades interpessoais e saber se comunicar corretamente
- Seja rigoroso e organizado para cumprir prazos, principalmente
- Seja um observador para não colocar em risco a saúde dos bailarinos ou a coesão do grupo
- Tenha paciência na criação artística e em cada etapa do desenvolvimento do espetáculo (criação, recrutamento, formação de bailarinos, encenação, ensaios ...)
- Esteja disponível para responder às solicitações dos dançarinos
- Ouça, conheça e saiba como gerenciar possíveis conflitos entre dançarinos
- Tenha uma grande resistência ao estresse e não o repasse para sua companhia de bailarinos.
- Seja perseverante e não desista a cada decepção (porque haverá alguma)
- Esteja em constante adaptação
- Seja professor com seus bailarinos e tenha gosto pela transmissão artística ao público.
Você não embarca na carreira de coreógrafo sem se educar. Agora que você sabe o básico necessário para esta profissão, o que diria? Você tem as qualidades de um coreógrafo? Talvez você seja a próxima Débora Colker ou o próximo Carlinho de Jesus? E que tal fazer aula de zumba?
É aluno em busca de professores para uma boa aula sobre movimentos? Encontre no Superprof dicas e informações sobre como encontrar o ensino ideal dessa arte no Brasil! Com a aula particular ideal você tem acesso a danças diversas, prática intensiva, modalidades, turmas cursos e horários diferentes e adaptáveis aos seus objetivos. Uma das dicas é perguntar se o seu professor faz descontos com plano de aula mensal ou anual.


















