Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como aprender russo?

De Marcia, publicado dia 12/12/2018 Blog > Idiomas > Russo > Dicas para estudar a língua russa

Falada por cerca de 280 milhões de pessoas em todo o mundo, a língua russa fascina e intriga ao mesmo tempo!

Desconhecida pela maioria dos falantes do português (que preferem idiomas latinos ou o inglês como segunda língua), o russo é, sem dúvidas, necessário para quem deseja viajar para a Rússia. Aliás, o número de turistas que visitam o país só vem crescendo nos últimos anos. Para você ter uma ideia, o país foi, em 2013, considerado entre o top 10 dos mais visitados do mundo.

Conhecendo a Rússia Antes de viajar para a Rússia, é importante aprender o idioma.

Se você também deseja viajar para a Rússia, seja como turista ou para passar uma temporada de trabalho e/ou estudos, veja abaixo como dar os primeiros passos no idioma:

Aprendendo o alfabeto cirílico russo

Uma das primeiras dificuldades encontradas por quem começa a aprender russo é a diferença nas letras do alfabeto. Sendo assim, o primeiro passo deve ser o aprendizado desses símbolos. Uma vez vencida essa etapa, fica mais fácil partir para a gramática.

O que é o alfabeto cirílico?

Jovens de outras nacionalidades podem encontrar dificuldades em aprender um novo alfabeto para começar a falar russo. Em um primeiro momento, você terá a impressão de estar diante de uma série de símbolos incompreensíveis. Entretanto, é possível (e mais fácil do que você imagina) aprendê-los.

Aprender primeiro o alfabeto O alfabeto cirílico é diferente do nosso: aprendê-lo é a base para falar russo.

A caligrafia, as letras e até mesmo a pronúncia podem parecer coisa de outro mundo. Mas basta uma boa dose de dedicação e perseverança para o idioma começar a fluir em sua mente. O alfabeto cirílico também é usado em línguas eslavas e turcas. Isso significa que o seu aprendizado permitirá também o estudo futuro de outros idiomas correlacionados ao russo.

Em suma, o alfabeto cirílico russo pode ser considerado:

  • O terceiro alfabeto oficial da União Europeia;
  • Composto por 33 símbolos desde 1917 (o precedente contava 37);
  • Um alfabeto bicameral, composto de consoantes e vogais, assim como o nosso alfabeto latino;
  • Formado por duas variantes na hora da escrita: maiúsculas e minúsculas;
  • Passível de acentuação tônica, assim como o português e o inglês;
  • De pronúncia fonética individual para cada letra.

Como se pode ver, as regras não são muito diferentes do português, desde que você se dedique ao aperfeiçoamento da caligrafia e da pronúncia.

Como revisar o alfabeto russo?

Para ter a certeza de que a sua pronúncia está no caminho certo, os estudantes devem aprender as normas de fonética, já que existem sinais que modificam alguns sons.

O alfabeto cirílico conta com letras latinas, gregas e russas, que devem ser revisadas nessa ordem, devido ao grau de dificuldade que representam para nós, falantes do português. Nas letras latinas, entretanto, não devemos confundir a pronúncia, já que um mesmo símbolo representa fonemas diferentes, se compararmos o alfabeto cirílico com o latino.

As letras gregas podem ser mais facilmente assimiladas por alunos que já têm alguma noção do grego. Nesse caso, o desafio fica por conta das letras russas, já que isso significa que o aluno terá que assimilar um novo sistema de escrita, bem diferente do que está acostumado.

O ideal é fazer revisões diárias. Dessa forma, em poucas semanas, o conteúdo será totalmente assimilado. Para adquirir experiência também na grafia, o ideal é escrever as letras à mão, no lugar de estudar somente pelo computador.

É importante trabalhar sua memória, independentemente de estudar sozinho ou com a ajuda de um professor de russo. Depois que você aprender russo, finalmente poderá visitar a Rússia sem os empecilhos causados pela barreira do idioma.

Estudando o vocabulário básico russo

Existem algumas palavras básicas russas que precisam ser conhecidas para que os estudos do idioma realmente tragam resultados.

Polidez russa

Para visitar a Rússia, é importante encontrar o equilíbrio entre a polidez e a descontração das conversas informais. Na Rússia, não é necessário muita cortesia. Você não é obrigado a sorrir para quem você mal conhece, por exemplo. O sorriso é algo dedicado somente aos amigos próximos e familiares. A comunicação com estranhos, fica por conta dos conhecimentos básicos de vocabulário.

Estudando frases educadas Aprender maneiras educadas de se comunicar é importante para fixar a língua russa.

O termo “você”, por exemplo, conta com duas formas básicas:

  • O “Вы” é usado para falar formalmente com um superior hierárquico, um ancião ou um estranho. Uma vez que o relacionamento é desenvolvido, o nativo será capaz de oferecer a você a mudança para a familiaridade;
  • O “Ты” é usado para falar com um amigo, uma criança ou alguém da sua idade. Anciãos podem usar o “Ты” para se dirigir a você, mas a recíproca não é possível.

Para manter a formalidade necessária, em uma carta de apresentação ou durante uma entrevista de emprego, por exemplo, deve ser usado “господи’н” (Sr.) ou “госпожа” seguido pelo sobrenome da pessoa.

Por fim, se o seu relacionamento com o ouvinte for de maior proximidade, você pode usar o apelido para dirigir-se a ele. O apelido é reservado para pessoas próximas à sua idade, os idosos podem não gostar de ser chamados dessa forma.

Revisão de vocabulário

Antes de criar uma folha de revisão da língua russa, é essencial identificar suas expectativas!

Por exemplo, os estudantes interessados ​​na história russa terão que estudar a linguagem formal , enquanto os estudantes que desejam viver na Rússia terão mais interesse em estudar a linguagem cotidiana .

Alguns alunos preferem aprender vocabulário russo por tema (viagem / trabalho / animais / etc) com frases ‘prontas’, mas para se tornar verdadeiramente bilíngüe, o melhor a se fazer é estudar lingüística em profundidade e saber na ponta da língua o vocabulário russo básico.

O vocabulário pode ser dividido da seguinte forma:

  • Pronomes pessoais;
  • Saudações;
  • Verbos;
  • Adjetivos;
  • Preposições;
  • Advérbios;
  • Expressões idiomáticas.

Então, é aconselhável examinar os vários campos lexicais que podem ser úteis durante uma viagem a Moscou ou São Petersburgo. A folha de resumo será a sua melhor aliada durante seus estudos da língua russa!

Praticando a escrita russa

Levando-se em conta as diferenças na grafia dos símbolos russos, é importante estudar também a parte escrita da língua.

Como revisar a escrita russa?

Aprender uma língua eslava, como o russo, sem precisar frequentar aulas é possível.

Tornar-se fluente na língua e na cultura de Dostoiévski exigirá paciência e motivação. O grande segredo é esquecer o alfabeto latino e sua língua nativa para evitar cair na tentação de traduzir tudo ao pé da letra. A escrita russa só adquirirá naturalidade se praticada dia após dia. Para escrever russo como um nativo, obviamente será necessário conhecer as letras russas de cor, mas isso não basta!

Na verdade, você deve aperfeiçoar sua caligrafia para que ela se torne legível para os nativos do russo. Você pode começar instalando um teclado cirílico no seu computador para ser confrontado com a escrita de letras russas todos os dias.

Para verificar se a sua escrita está correta, o aluno pode passar por aulas particulares de russo com um professor particular, seja ele brasileiro ou nativo.

Além de trabalhar a escrita, os alunos poderão estudar:

  • Gramática;
  • Sotaque;
  • Ortografia;
  • Alfabeto;
  • Expressão oral.

Além das aulas de russo, também é possível aprender russo online, através de exercícios interativos que geralmente oferecem um teclado virtual integrado ao site.

Prepare seus dedos (e suas canetas!)

Os diferentes tipos de escrita russa

Para se tornar um verdadeiro orador russo, o aluno deve saber escrever russo em todas as suas formas.

Existem várias maneiras de escrever na língua de Pushkin:

  • Escrita tipográfica, usada no computador ou em livros didáticos;
  • Escrita cursiva russa, usada em caligrafia;
  • Letras maiúsculas;
  • Letras minúsculas.

Cuidado com as armadilhas dos falsos cognatos!

A letra minúscula do alfabeto cirílico pode ser diferente do alfabeto latino: muitos alunos caem nessa armadilha e se enganam quanto à real grafia e pronúncia dessas letras.

Com um acompanhamento regular, você pode se tornar um verdadeiro poliglota que sabe escrever um texto russo como um nativo!

Lendo russo como um nativo

Ler como um nativo também é possível! Para isso, além de estudar de maneira convencional, você pode tomar algumas medidas.

Bate-papo com nativos

Que tal estudar russo com um nativo do idioma? Não estamos falando em aulas convencionais: conversar com nativos do russo permite descobrir, além da língua, também a cultura do país. Além disso, o intercâmbio de culturas que acontece durante essa comunicação é benéfico para todos os envolvidos.

Estudando com nativos O bate papo é uma ótima maneira de aprender russo.

Essa correspondência pode ser escrita, através de programas online de bate-papo ou mesmo falada. Existem aplicativos especializados nesse tipo de intercâmbio. A partir deles, você também faz novos amigos e pode até ter uma estadia garantida quando for viajar para a Rússia.

Leitura e diversão lado a lado

Estudos indicam que nosso cérebro aprende mais facilmente em períodos de descontração. É por isso que alguns professores propõem modelos diferentes de estudos. Descobrir a cultura russa a partir do entretenimento é uma forma de tornar os seus estudos mais efetivos.

Que tal ativar as legendas russas de um filme enquanto o assiste em sua língua nativa?

Filmes, séries, jornais, aplicativos, músicas, literatura, televisão… essas práticas podem se tornar verdadeiros complementos às aulas e ajudam a aprender novas palavras e expressões idiomáticas. Ter acesso a elas, inseridas em diferentes contextos, é importantíssimo para a memorização.

Viu só como estudar russo independe de tomar aulas convencionais? Começar agora mesmo só depende de você!

 

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar