Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como aperfeiçoar sua escrita cirílica?

De Marcia, publicado dia 07/12/2018 Blog > Idiomas > Russo > Dicas de ouro para escrever em russo

Seja para visitar Moscou ou São Petersburgo, ou mesmo para se corresponder com amigos virtuais russos, é necessário aprender o idioma. Muitas vezes, somente a linguagem falada não basta: escrever em russo é uma habilidade que certamente fará a diferença no seu currículo e na sua vida.

No entanto, a maioria dos brasileiros que sentem a necessidade de estudar o idioma temem a escrita, já que o alfabeto cirílico, à primeira vista, parece incompreensível.

Mas não há motivos para pânico!

Em russo, cada letra corresponde a um som fonético, assim como em português. O grau de dificuldade também é menor, se compararmos ao chinês ou japonês, por exemplo, cujos pictogramas são tão numerosos que, algumas vezes, nem mesmo os falantes nativos os conhecem por completo.

Entretanto, com uma boa dose de motivação e disciplina, é possível assimilar os caracteres do russo. Para ajudá-lo a entender, o Superprof dá algumas dicas para aprender a ortografia cirílica.

Aprendendo o alfabeto cirílico russo

Criado no final do século IX na Bulgária, o alfabeto cirílico, usado na Rússia, conta com 33 símbolos, apenas 7 letras a mais que o alfabeto latino.

As regras do alfabeto cirílico

O conhecimento do alfabeto cirílico não é exclusividade para quem deseja aprender russo. Além das línguas eslavas, ele também é usado nos idiomas turcos, urálicos , mongóis, iranianos, românicos e na língua oficial sino-tibetana.

Aprender o alfabeto cirílico pode ser um grande desafio. Após esse estudo, o brasileiro certamente estará mais apto a aprender outros idiomas europeus. O alfabeto cirílico é o terceiro alfabeto oficial da União Europeia, ao lado do latino e do grego.

Àqueles que ainda relutam, acreditando que é muito difícil aprender o alfabeto, podemos dizer que ele tem algumas semelhanças com o que usamos aqui no Brasil: são 7 letras iguais, para ser mais exato (A, E, 3, K , M, O, T).

Quem deseja aprender russo deve estudar esses símbolos, mas também a fonética. Se a escrita russa é importante, a fala também é imprescindível para uma boa comunicação com nativos. Você pode começar a aprender em letras latinas para, em seguida, estudar o alfabeto cirílico.

Preparar-se para aprender Estudar russo não é uma missão impossível. Você só precisa de uma dose de dedicação e motivação.

Para aperfeiçoar a pronúncia, você pode ainda viajar para a Rússia para fazer um curso ou mesmo passar uma temporada. Só a convivência com a cultura local já trará grandes ganhos para o seu aprendizado.

A parte mais difícil são os cuidados com falsos cognatos, afinal, em uma língua estrangeira, nem tudo o que parece é! No alfabeto cirílico, por exemplo, existem letras parecidas com as nossas latinas, mas que são pronunciadas de maneira totalmente diferente. O segredo é não tentar tomar um atalho entre o nosso idioma e uma língua eslava.

Aprender o alfabeto russo é também uma maneira de entender sobre uma gama de códigos de programação de computadores. Existem algumas variantes que são utilizadas.

A importância da revisão diária

Para se tornar um verdadeiro especialista em escrita russa, existe uma palavra de ordem: regularidade!

Como a língua de Pushkin é bem diferente do inglês e do espanhol, por exemplo, é necessário manter a motivação em alta para dedicar-se a aprender um novo alfabeto, além das novas palavras e regras gramaticais.

O ideal é preparar folhas de revisão para os estudos, que abordem temas variados, a começar pelo alfabeto. Gradualmente, você pode começar a organizar o novo vocabulário por temas:

  • pronomes pessoais;
  • preposições;
  • saudações;
  • verbos;
  • adjetivos;
  • gramática;
  • advérbios;
  • expressões idiomáticas;
  • nomes típicos e sobrenomes.

Escrever as novas palavras aprendidas no alfabeto cirílico permite assimilar as letras com mais naturalidade, até que o uso das letras russas se torne automático, sem a necessidade da transcrição, em primeira instância, no alfabeto latino.

Para os mais jovens e “antenados”, há vídeos no Youtube que disponibilizam rimas russas, que listam os símbolos do alfabeto cirílico, o que facilita a memorização.

O melhor a fazer é tentar memorizar os sinais, para transcrevê-los posteriormente. Se você adotar esse procedimento diariamente perceberá que, após algumas semanas, o alfabeto cirílico estará totalmente assimilado.

Praticando a escrita dos símbolos russos

Você já ouviu dizer que a prática leva à perfeição? Isso pode ser aplicado, na prática, quando se fala em aprender russo.

Instale um teclado russo

Instalar um teclado cirílico em seu computador pode trazer muitas vantagens. Em primeiro lugar, ele permite que você digite suas folhas de revisão, o que torna o aprendizado muito mais prático e agradável.

Além disso, alguns sites interligados com o teclado russo oferecem acesso a aulas online e a exercícios digitais no idioma. Essas aulas normalmente são gratuitas e estão disponíveis para todos os níveis, ajudando iniciantes a aperfeiçoar a escrita, intermediários a se sentirem mais confiantes e avançados a conquistarem a tão sonhada fluência.

Para configurar o seu teclado, você pode acompanhar os seguintes passos:

  • Clique em Iniciar – Painel de Controle;
  • Clique em Relógio e selecione “idiomas e regiões”;
  • Escolha “idiomas” e clique em “adicionar um idioma”;
  • Selecione “russo” na lista;
  • Escolha “opções”;
  • Por fim, clique em “instalar pacote de idiomas”.

Com poucos cliques, você terá o seu teclado com o alfabeto cirílico e, conforme for avançando de nível no idioma, poderá configurar suas interfaces também para ele.

Caso prefira, você pode baixar esse teclado de alguns sites disponíveis na internet. A vantagem é que, nesse caso, você contará com exercícios interligados diretamente com ele.

Teclado especial russo O teclado do seu computador pode ser configurado para o russo.

Entretanto, é importante lembrar que, embora o teclado cirílico ajude a avançar no aprendizado, seu uso não será suficiente para dominar a escrita no idioma. Se você deseja realmente se tornar fluente, tanto na parte oral quanto escrita, será necessário praticar as letras em manuscrito.

Escreva os símbolos russos

Assim como no alfabeto latino, no russo também existem letras maiúsculas e minúsculas. É possível que, no começo, você confunda alguns símbolos, por serem parecidos com as letras latinas.

Em russo, as letras minúsculas escritas diferem um pouco da nossa caligrafia do português. Equivocar-se em, ao menos um desses símbolos pode ser suficiente para tornar a sua escrita ilegível para um nativo, ou mesmo estrangeiro fluente no idioma.

Ao contrário do português, para facilitar a compreensão da escrita, as letras devem ser grafadas bem separadas umas das outras. Sendo assim, mais importante que desenvolver a sua própria caligrafia, é estar em conformidade com os padrões de escrita cirílica.

Para acelerar o processo de aprendizagem, você pode encontrar um correspondente russo, pelas plataformas de discussão e interação online.

As correspondências recebidas podem ser reproduzidas à mão, a fim de praticar ainda mais a escrita. Além de aprofundar seus conhecimentos na cultura e história russas, o correspondente pode ajudá-lo com as correções necessárias em sua fala e escrita.

Aprenda russo direto da fonte Corresponder-se com falantes do russo ajuda a desenvolver o idioma.

Você estuda russo, faz amizade e se diverte… tudo ao mesmo tempo!

Pratique a escrita cursiva

Alunos avançados e professores provavelmente te aconselhariam a praticar a escrita cursiva dos símbolos cirílicos. A caligrafia difere do impresso, que é usado também em livros didáticos. Normalmente, o estilo itálico padroniza a escrita russa para torná-la mais agradável aos ocidentais.

Para alguns estudantes, entretanto, a escrita cursiva é mais simples que a escrita tipográfica, esta última, normalmente reservada ao uso do computador. As crianças russas, na escola convencional, aprendem primeiro a escrita cursiva, para só depois partir para os símbolos impressos. Esse método ajudaria na memorização e assimilação da linguagem.

O domínio da letra cursiva é recomendado para alunos que desejam descobrir a história da Rússia, já que a maioria dos textos históricos seguem esse modelo.

Alguns sites, inclusive, oferecem vídeos educativos que ajudam a aprender o alfabeto cirílico, seja em sua forma impressa ou manuscrita.

Verifique sua caligrafia com um professor

Afinal, como aprender a escrita russa para se tornar um verdadeiro poliglota? Para realmente aperfeiçoar a sua escrita, nada melhor que contar com a ajuda de um professor.

Um bom profissional, além de avaliar a sua escrita, vai ajudá-lo com a pronúncia, a expressão, a entonação, a história e a contextualização.

Correções do russo Um professor pode ajudá-lo a melhorar a caligrafia russa.

É claro que você pode aprender o alfabeto e a maioria das palavras como um autodidata, mas é importante contar com um professor para validar a sua escrita. Um curso de russo (ou mesmo aulas particulares) ajuda na preparação para uma viagem, no planejamento de um intercâmbio e no aprimoramento da linguagem.

Em ritmo intenso e regular, o professor pode ajudá-lo a memorizar palavras, além de transmitir alguns macetes e técnicas, tanto para a linguagem falada quanto para a escrita.

Para tomar aulas de russo, você pode procurar por uma escola de idiomas, frequentar institutos especializados na cultura do país, contratar um falante nativo para ajudá-lo ou buscar um professor particular.

Na plataforma Superprof você pode encontrar o professor ideal para ajudá-lo a alcançar seus objetivos com o idioma. A maioria dos profissionais cadastrados oferecem uma aula teste para que o aluno possa checar a sua afinidade com a metodologia utilizada e com o perfil do professor. As aulas podem ser presenciais ou online: essa questão é tratada diretamente com o profissional escolhido.

Viu como é fácil começar a estudar russo e dar o primeiro passo para aquela viagem à Rússia que você vem planejando ou mesmo para abrir novas possibilidades profissionais, seja no Brasil ou no exterior? Que tal acessar a nossa plataforma e começar a procurar pelo seu professor agora mesmo?

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar