Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como decorar as letras do alfabeto russo?

De Marcia, publicado dia 03/12/2018 Blog > Idiomas > Russo > Quais as técnicas para decorar os símbolos cirílicos?

“Quando caímos na água, a chuva já não parece tão assustadora.” (provérbio russo)

Normalmente, as línguas mais temidas por brasileiros que sonham aprender idiomas estrangeiros são aquelas que, assim como o russo e o chinês, utilizam um alfabeto aparentemente incompreensível. Se o alfabeto é a base de todo aprendizado de idioma, ter de aprendê-lo novamente é desmotivador para muita gente.

Alfabeto diferente do latino Muitos alunos se assustam ao pensar que o russo conta com letras diferentes das nossas.

Há alunos que criam uma espécie de bloqueio, e acabam preferindo estudar inglês ou alemão, por exemplo. Por outro lado, existem aquelas que são fascinados pela cultura russa, e buscam vencer essas barreiras e estudar o tão sonhado idioma. Já imaginou que fantástico poder viajar para a Rússia e se comunicar com as pessoas em sua língua de origem?

Entretanto, para comunicar-se com os russos, ainda que por mensagens instantâneas, é necessário aprender primeiro o alfabeto cirílico. Diferente do alfabeto chinês, que conta com um grande número de ideogramas, o alfabeto cirílico pode ser considerado bem parecido com o nosso e, portanto, é possível dominá-lo após apenas alguns meses de estudos.

Para você entender melhor como isso funciona, preparamos abaixo um resumo sobre as melhores formas de aprender facilmente o alfabeto cirílico.

As regras do alfabeto russo

O alfabeto russo conta com algumas categorias de letras. Há aquelas que se assemelham ao que estamos acostumados a utilizar, mas é necessário ter cuidado, já que nem tudo é realmente o que parece.

Letras latinas

Instituído na Rússia desde o ano 988, o alfabeto cirílico conta com 33 letras: apenas 7 a mais que o nosso alfabeto latino. Embora esse tipo de escrita possa parecer incompreensível para um estudante ocidental, podemos afirmar que existem regras que são comuns a ambos. Quer um exemplo? O idioma russo também contém vogais e consoantes.

Além disso, o alfabeto cirílico possui 7 letras iguais ao nosso alfabeto. São elas:

  • A – pronunciado “A”;
  • E – pronunciado “Yé”;
  • 3 – pronunciado “Zé”;
  • K – pronunciado “K”;
  • M – pronunciado “M”;
  • O – pronunciado “O”;
  • T – pronunciado “T”.

Há também outros símbolos parecidos com o alfabeto latino, como o “H”, mas tome cuidado! Embora muito usados, são pronunciados de maneira bem diferente da utilizada no alfabeto latino. São uma espécie de falso cognato. Portanto, para aprender russo, é necessário desprender-se de algumas particularidades da nossa língua materna.

Para facilitar, você pode começar por essas 7 letras, que realmente são homônimas do nosso alfabeto. Dessa forma, será mais fácil entender o seu significado na língua russa. Após aprender a ler em russo, você pode partir para a pesquisa sobre alguns autores. Certamente você vai amar o que vai descobrir!

Letras gregas

Embora no Brasil não seja muito comum conhecer pessoas que estudam grego, o aprendizado do idioma é muito comum na Europa: há escolas nas quais existe a opção de estudar grego no Ensino Médio. Ainda que o idioma esteja relativamente “desativado” hoje em dia, podemos dizer que seus sinais permanecem vivos em outros alfabetos, como o cirílico.

Letras gregas e russas O russo utiliza alguns símbolos gregos em seu alfabeto.

Se você já estudou grego alguma vez na vida, ou tem conhecimento do alfabeto que era utilizado antigamente, será muito mais fácil aprender russo.

O alfabeto russo conta com 7 letras gregas. São elas:

  • Б – pronunciado “B”;
  • Г – pronunciado “Gué”;
  • Д – pronunciado “D”;
  • У – pronunciado “ou”;
  • Ф – pronunciado “F”;
  • П – pronunciado “P”;
  • С – pronunciado “S”;
  • Р – pronunciado “R”;
  •  Л – pronunciado “L”.

Mais uma vez, é importante ter cuidado para não confundir a pronúncia do português com a pronúncia russa. Nessa hora, é necessário resistir à tentação de fazer um atalho entre a sua língua nativa e o russo que, apesar de partilhar algumas semelhanças, no todo pode ser considerada bem diferente.

Uma curiosidade: o antigo nome da Federação Russa (URSS – União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) é escrito como “CCCP” em russo. Entretanto, a pronúncia é como SSSR, daí a importância de tomar cuidado para não ser enganado por uma aparente semelhança.

Letras russas

Ao começar a estudar russo, o mais difícil será, certamente, aprender alguns fonemas típicos do idioma, que normalmente não são conhecidos por nós, falantes do português. No entanto, essa questão pode se tornar benéfica para o aluno, que poderá estudar novos sinais e pronúncias, e assim evitar ser enganado por esses falsos cognatos.

Essa parte estritamente russa é composta por 15 letras, que podem ser assimiladas em poucos meses, apenas mediante uma revisão diária. Após aprendê-los, em pouco tempo, você estará apto a escrever cartas em russo, já pensou? E isso ainda servirá como um exercício para memorização.

Seguem as letras russas do alfabeto cirílico:

  • È – pronunciado “eu”;
  • Й – pronunciado “Yeu”;
  • Ц – pronunciado “Tseu”;
  • Ч – pronunciado “Tsheu”;
  • Н – pronunciado “N”;
  • Ш – pronunciado “Sheu”;
  • Щ – pronunciado “Shsheu”;
  • Х – pronunciado “Kha”;
  • Ы – pronunciado “ɨ”;
  • Ж – pronunciado “J”;
  • É – pronunciado “V”;
  • Э – pronunciado “Hè”;
  • Ю – pronunciado “you”;
  • Я – pronunciado “Ya”;
  • Ё – pronunciado “Yo”.

Estudar russo para viajar O aprendizado do russo é mais difundido pela Europa do que imaginamos.

Com uma boa pronúncia das letras do alfabeto russo, o aluno poderá aprender o idioma fluentemente e começar a se preparar para uma viagem à Rússia. Ou, quem sabe, o futuro não reserva uma ida definitiva ao país?

Alfabeto russo: o sinal suave e o sinal rígido

Uma vez aprendidas todas as letras do alfabeto cirílico, o aluno precisará assimilar apenas dois novos fonemas: o sinal suave e o sinal rígido.

Alguns estudantes de russo, entretanto, ignoram a aprendizagem desses sinais, uma vez que podem ser considerados cartas pouco divulgadas, reservadas apenas para estudantes especialistas no idioma.

Entretanto, não levá-los em conta poderá tornar mais difícil compreender e ser compreendido por nativos russos. Mas, afinal, o que são esses sinais?

Funciona assim:

  • O sinal rígido ъ indica que a consoante precedente não é palatizada;
  • O sinal suave ü indica que a consoante precedente é palatizada.

Para se tornar realmente bilíngue português-russo, é essencial conhecer esses modificadores de pronúncia.

Dicas para fixar o alfabeto russo

Por ser necessário reaprender letras para depois começar a aprender palavras, pode ser que alguns alunos considerem a língua russa como de difícil fixação. Para ajudar nisso, preparamos algumas dicas para aprendê-la de maneira mais fácil.

Utilize folhas de revisão

Se o seu sonho é se tornar bilíngue, estudar somente na presença do seu professor não é suficiente. Após as aulas, você pode elaborar resumos, que serão estudados diariamente. As letras podem ser divididas em categorias, como fizemos acima, e destacadas em cores diferentes.

Aqui vale usar todos os recursos disponíveis de cores e formas para tornar a leitura mais fluida e de fácil memorização. Entretanto, antes de ler a folha seguinte, é necessário ter certeza de que não restaram dúvidas da matéria que já foi estudada.

Utilize todos os recursos disponíveis

Para aperfeiçoar a pronúncia, o aluno poderá contar com diversas ferramentas:

  • Livros didáticos;
  • Dicionários com transcrições fonéticas;
  • Folhas de revisão online;
  • Podcasts em russo;
  • Vídeos em russo.

Esses recursos tendem a tornar os estudos mais agradáveis. Além disso, você pode encontrar o canal que mais combina com o seu mecanismo de aprendizagem (algumas pessoas são mais visuais, outras mais auditivas, etc).

Entretanto, é sempre importante contar com a ajuda de um professor. Além de revisar o alfabeto, o profissional poderá ajudá-lo a conhecer um pouco sobre a cultura russa, estudar gramática e vocabulário e até mesmo aventurar-se pela literatura do país.

Um curso de russo poderá certamente prepará-lo para uma viagem ao país.

Treinar a partir de exercícios online

Hoje em dia, é possível estudar russo online, ainda que você seja iniciante. Um computador, um tablet ou até mesmo a tela do seu smartphone poderá tornar-se o seu principal canal de contato com os estudos. Além das revisões do alfabeto, há ainda as aulas online, que podem ajudá-lo a praticar a conversação e, mais tarde, conquistar a tão sonhada fluência no idioma.

Aulas online são indicadas para todos os níveis, inclusive para crianças, que podem estudar a partir de jogos e ferramentas lúdicas. Existem sistemas que utilizam um mecanismo de reconhecimento de voz, a fim de trabalhar a pronúncia.

Condições para aprender o alfabeto russo

O alfabeto russo também é utilizado em outras línguas, como búlgaro, bielorrusso, ucraniano, sérvio e macedônio. Isso significa que você não estará apto a ir apenas à Rússia quando se tornar fluente.

Para aprender, entretanto, algumas atitudes são necessárias. Um bom exemplo é a atenção à gramática. Se você domina regras sobre o uso de vogais no alfabeto latino, por exemplo, certamente será mais fácil aplicá-las ao russo. Se levarmos em conta que não existem letras mudas, podemos considerar que aprender a pronúncia pode ser mais fácil que até mesmo o inglês ou espanhol.

Aprender o alfabeto russo Para quem já estudou um idioma que utiliza o alfabeto cirílico, aprender russo é mais fácil.

Além disso, se você já tem conhecimentos em algum outro idioma que utiliza alfabetos que incluem letras cirílicas, o aprendizado do russo pode se tornar ainda mais fácil. As letras das línguas eslavas são muito semelhantes.

Também é importante ter em mente de que nada é aprendido sem dedicação. Se você quer realmente se tornar fluente em russo, será necessário estudar. A leitura e revisão devem ser praticamente diárias. Dessa forma, o seu cérebro vai se acostumando com as novas informações e a assimilação se torna mais rápida.

Após encontrar um professor e começar a estudar russo, você verá que o aprendizado é muito mais simples do que imaginamos.

 

 

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar