Quem pratica ioga com certa regularidade, garante que é perceptível as mudanças no seu corpo.

Há quem diga que o yoga proporciona muito mais do que um bom condicionamento físico, ele também traz benefícios de natureza emocional, física e espiritual, tais como disposição, bom humor, concentração, confiança, paz, bem-estar...

O yoga garante ao indivíduo uma excelente qualidade de vida!

Está pronto para realinhar seus chacras com as nossas dicas? Saiba tudo sobre chackas no yoga !

Alguém pode trabalhar em seus chacras se não acreditar em sua existência?

Você é mais do tipo de pessoa que não acredita no poder dos chacras na sua saúde? Talvez o yoga não seja para você.

Está cientificamente comprovado que a prática de yoga pode trazer inúmeros benefícios ao indivíduo, fazendo com que a pessoa se sinta melhor em todos os sentidos, seja na sua saúde física, mental ou espiritual.

Praticar yoga diariamente pode equilibrar os seus chacras.
Os benefícios da meditação são mais do comprovados pela ciência!

Mesmo que você não acredite em fluxo de energia, existe a possibilidade de se beneficiar com ela.

E não há necessidade de dominar todos os conceitos sobre energias circulantes para praticar yoga.

Um professor pode ajudá-lo para que você compreenda os conceitos e possa realizar as asanas mais complexas, assim fazendo com que você tenha uma perfeita abertura dos seus chakras!

O yoga pode auxiliá-lo no seu processo de autoconhecimento!

Através de algumas posturas de meditação, você pode sentir-se relaxado, confiante e sereno, e isso é mais do que comprovado!

Quer saber quais são os grandes princípios do chacra ?

Sinta-se livre para fazer aulas de yoga em domicílio!

Vibrações e chacras no yoga

Certamente, você já se perguntou como um professor de yoga pode criar uma atmosfera zen e ajudá-lo equilibrar seus chacras.

As aulas particulares de yoga fazem muito mais do criar uma atmosfera zen, elas ensinam ao indivíduo que é possível encontrar equilíbrio na correria do dia a dia.

Com a orientação profissional, você vai aprender que cada chacra tem um frequência vibratória, uma cor e são responsáveis por diferentes órgãos associados.

Confira a relação dos sete principais chacras a seus respectivos órgãos:

Primeiro chacra - Mulandhara

O chacra raiz conecta o indivíduo à terra, representando o seu apego ao mundo físico. No corpo, ele está associada ao esqueleto, os músculos, os tendões, o cóccix e intestino.

Segundo chacra - Syadhisthana

O chacra do sagrado tem ligação direta com a criatividade,  sexualidade e a vitalidade. Por isso, está ligado aos ovários, testículos, bexiga e rins.

Balanceando os chacras com vibrações.
Ao executar um asana, você pode equilibrar diferentes chacras.

Terceiro chacra - Manipura

O chacra plexo solar é o chacra localizado a dois dedos acima do seu umbigo, bem na boca do estômago. Está relacionado ao sistema digestivo. Você pode trabalhar esse chacras para irradiar o seu poder pelo mundo.

Quarto chacra - Anahata

O chacra cardíaco é o chacra localizado no centro do peito, associado ao coração, sistema imunológico e toda a região do tórax. É muito conhecido por ser o chacra dos sentimentos amorosos e empatia.

Quinto chacra - Vichudda

O chacra laríngeo está localizado no centro do pescoço, local importante pela passagem de energia entre a cabeça e as partes inferiores. Está ligado à mandíbula, língua, laringe, cordas vocais, palato, orelha e nariz.

Sexto chacra - Ajna

O chacra frontal é conhecido como o centro da  força mental, imaginação e intelecto. ele também é conhecido como terceiro olho por estar localizado entre as sobrancelhas. Este chacra está associado à glândula pineal, responsável por regular o sono.

Sétimo chacra - Sahasrara

O chacra coronário localiza-se no alto da cabeça, ligado ao córtex cerebral, ele é conhecido por sua íntima conexão com o universo e o divino.

Leia também nosso artigo: Por que trabalhar os chakras ?

Mantras no yoga para equilibrar seus chakras

O som no yoga permite que você possa trabalhar o equilíbrio de cada chakra, mas não há necessidade de investir dinheiro em uma cara tigela tibetana para reproduzir um som relaxante e intenso.

Dicas para equilibrar os chacras repetindo mantras.
Você pode equilibrar seus chacras com suas cordas vocais!

Entenda como

Os chacras estão associados ao que chamamos de mantra, uma espécie de hino dito de maneira repetida. Esses mantras têm como objetivo relaxar e induzir um estado de meditação em quem canta ou escuta.

Durante a meditação, a repetição de um mantra vai estimular um chacra específico. Confira alguns, e repita no início e final de cada sessão:

  • Chacra da raiz: Lam
  • Chacra sacro: Vam
  • Chacra plexo solar: Ram
  • Chacra cardíaco: Yam
  • Chacra laríngeo: Ham
  • Chacra frontal: Om
  • Chacra coronário: Aum

Sinta-se à vontade para pesquisar mais sobre outros mantras no YouTube. Acompanhe também as melhores posições de yoga para desenvolver seus chakras !

Yoga e chakras: controle da respiração ou pranayama

Quando equilibrado, o chacra tem a capacidade de ajudar a fortalecer o crescimento interno, mantendo a harmonia entre o corpo e a mente!

Os exercícios de controle da respiração são os princípios fundamentais do yoga. Por isso, é essencial dominar sua respiração para obter boas energias e um bom resultado.

O ar que respiramos está cheio de energia vital, através dele podemos oxigenar nossas vias aéreas, cérebro e outros órgãos.

No yoga, o foco está frequentemente associado ao trabalho com a respiração. As posturas do asana devem ser realizadas com a finalidade de colher benefícios, pois respirar nos permite meditar e assim relaxar facilmente.

Quanto mais trabalhamos a nossa respiração, mais energia acumulamos, e mais possibilidade de transformação física e mental podemos adquirir.

Você também pode praticar alguns exercícios respiratórios quando se sentir estressado.  Saiba como:

  • Procure um lugar silencioso;
  • Esvazie sua mente;
  • Inspire contando até quatro;
  • Prenda a sua respiração em 4 batidas;
  • Expire contando até quatro;
  • Prenda a sua respiração em quatro batidas:

O exercício acima, ajuda a diminuir a frequência cardíaca, relaxando o seu corpo, você pode repeti-lo algumas vezes até se sentir relaxada, e se o exercício exigir muito esforço, você pode diminuir para três.

Você também pode relaxar com aulas de yoga online!

Meditação para desenvolver seus chakras

Ter aulas de yoga proporciona um perfeito equilíbrio entre o corpo, mente e espírito!

Os chacras quando estão desequilibrados podem levar a ruptura da conexão entre o corpo físico e sua contraparte etérica.

Essa energia pode circular menos ou até não circular em excesso nos órgãos ligados aos chacras, ocasionando possíveis pertubações que pode culminar em graves problemas de saúde.

Ajuda muito, se na sua meditação, você trabalhar com as cores para equilibrar os seus chacras:

  • Primeiro chacra - Vermelho vivido
  • Segundo chacra - Laranja
  • Terceiro chacra - Amarelo
  • Quarto chacra - Verde
  • Quinto chacra - Azul
  • Sexto chacra - Azul índigo
  • Sétimo chacra - Roxo

Aprenda tudo sobre o poder das cores na liberação dos chacras com aula de yoga para iniciantes!

Sessões de yoga dedicadas ao equilíbrio dos chacras.

E como eu posso equilibrar o meu chacras?

O yoga proporciona ao praticante um excelente estilo de vida. De acordo com a filosofia yogue, a prática diária ajuda alcançar a abertura perfeita dos chakras. Esse processo fica ainda mais fácil com a orientação de um profissional.

Conquiste o equilíbrio dos seus chacras, se dedicando a cada chacra por vez!

Com ajuda de um profissional, as aulas são voltadas à natureza das necessidades do aluno, seja ela, uma necessidade física, espiritual ou mental.

Há profissionais que oferecem sessões de 30 minutos para cada chacra, existem outros que dedicam um pouco mais de tempo, tudo vai depender de como está suas vibrações.

Todas as dicas para equilibrar seus chakras.
O professor pode auxiliar para que você tenha a abertura perfeita dos seus chakras!

Existem diferentes técnicas para liberar seus chacras, fique à vontade para experimentar todos:

Primeiro chakra

Muladhara - É o chacra ligado ao enraizamento. Conheça as dez asanas que podem equilibrar o seu chacra raiz:

  • Padmasana ( Lótus )
  • Balasana
  • Malasana
  • Sethubandasana - Postura da ponte
  • Uttasana
  • Tadasana - Postura da montanha
  • Virabhadrasana II - Guerreiro II
  • Anjaneyasana
  • Shavasana
  • Saudação ao sol

Segundo chacra

Swadhisthana - Diretamente relacionado ao sagrado e sexualidade. Posturas para cuidar do seu centro de energia vital:

  • Padmasana - Postura de lótus
  • Parsvakonasana - Postura do ângulo lateral estendido
  • Virabhadrasana II
  • Parivritta trikonasana - Portura do triângulo com rotação de tronco
  • Garudasana - Postura da águia
  • Marjariyasana - Postura do gato
  • Salamba Kapotasana

Terceiro chacka

Manipura - Ligado à autoconfiança. Confira as 5 posições do yoga que equilibram seu plexo solar:

  • Parivrtta Utkatasana - Postura da cadeira com rotação de tronco
  • Urdhva Dhanurasana - Postura do arco voltado para cima
  • Adho Mukha Svanasana - Postura do cachorro olhando para baixo
  • Parivrtta Janu Sirsasana - Postura de cabeça no joelho com torção
  • Paripurna Navasana - Postura inteira do barco

Quarto chacra

Anahata - este chacra está associado ao amor, à compaixão e ao perdão. Para equilibrá-la, você pode praticar as posturas:

  • Trikonasana
  • Maha Sakti Asana
  • Balasana
  • Prasarita Padottanasana
  • Ustrasana
  • Dhanurasana
  • Gomukhasana
  • Matsyendrasana

Quinto Chakra

Vishuddha - É o chacra ligado a nossa criatividade e comunicação. Comunique-se com empatia com essas posições:

  • Rotação de cabeça
  • Viparita Karani
  • Bhujangasana - Postura cobra
  • Ustrasana
  • Matsyasana - Postura do peixe
  • Halasana
  • Sarvangasana - Postura de vela

Sexto chakra

Ajna - Conecte-se com terceiro olhos com as posturas abaixo:

  • Sarvangasana - Posra de vela
  • Natarajasana
  • Matsyasana
  • Utthita hasta padangusthasana
  • Parsvottanasana
  • Adho mukha svanasana
  • Asva sancalanasana
  • Baddha konasana

Sétimo chakra

Sahasrara - É o campo energético que nos conecta a nossa espiritualidade. Conecte ao universo com as posições abaixo:

  • Halasana
  • Matsyasana - Postura do peixe
  • Vrschikasana - Postura do escorpião
  • Sarvangasana
  • Sirshasana - Invertida sobre a cabeça

Preparado para se conectar ao seu campo energético?

Não esqueça de procurar um tutor de yoga para orientar nessa prática!

O que são nadis no yoga?

A palavra nadis vem do Sânscrito que significa raiz, porém pode significar fluxo, curso ou canal.

Os nadis são usados para conduzir a energia da  força vital, mais conhecida como prana, através do corpo humano.

Dicas de como encontrar o equilíbrio com a meditação.
Você pode elevar a sua autoconsciência com meditação.

Quando ativas, os nadis circulam dentro do canal Pingala, e estão passivas quando circulam dendo da Ida.

Tanto a nadi Ida, quanto a Pingala estão relacionadas aos dois hemisférios do cérebro. A Pingala é a extrovertida e a Isa introvertida, desempenhando um papel nas respostas instintivas.

A purificação do nadis permite que a energia vital circule adequadamente por todo o corpo

As diferentes nadis podem ser estimuladas através de exercícios que envolvem respiração alternada pelas narinas esquerda e direita, a famosa prática pranayama.  A atividade visa equilibrar as correntes energéticas, estimulando respectivamente o lado direito e esquerdo do cérebro.

Confira um pouco mais sobre os nadis mais importantes:

O nadi Sushumna - Fogo cósmico

Esse nadis tem relação com a medula espinhal, é por ela que a Kundalini se eleva em forma de uma cobra enrolada. Ter aulas de yoga pode ajudá-lo a despertar a Kundalini.

O nandi Ida - Energia lunar

O nadi Ida tem início à esquerda do primeiro Chacra e finaliza na narina esquerda, ela corresponde ao lado esquerdo do corpo e do lado direito do cérebro. Representa a calma associada e a energia lunar.

O nadi Pingala - Energia solar

Essa nadi começa à direita do primeiro Chakra e finaliza acima da narina esquerda, ela corresponde ao lado direito do corpo e do lado esquerdo do cérebro. Ele está associada à energia solar e ao entusiamo.

Comece seus exercícios de ioga e pranayamas com aula de yoga para iniciantes!

Kundalini para ir além da yoga

Kundalini deriva de uma palavra em Sânscrito que significa "aquela que tem forma de uma serpente" ou " enrolado como uma cobra".

Dicas de como ir além da yoga e atingir o alto nível de consciência.
A Kundaline permite despertar os diferentes Chakras!

É um fenômeno bioelétrico, conhecido como uma corrente elétrica que fica concentrada na base da coluna vertebral. Bastante compreendida como poder espiritual adormecido no osso sacro, localizado no cóccix.

A Kundalini está intimamente associado à energia divina, chamada de força vital ou força espiritual. Uma vez  despertada, ela atravessa os seis Chakras:

  • Swadisthana;
  • Manipura;
  • Anahata;
  • Vishuddha;
  • Ajna;
  • Sahasrara:

Ao subir pela coluna vertebral essa corrente elétrica pode chegar ao sétimo Chakra, levando ao estado de liberação conhecido como Nirvana.

Nirvana serve para designar as pessoas que atingiram o estado de plenitude e paz interior.

Quanto mais energia Kundalini circula, mais a pessoa alcançará um elevado nível de consciência. Mas ela só pode ser despertada por uma alma de altíssimo nível.

Como funcionam as aulas sem sair de casa?

Pode ser que você esteja se perguntando como é possível transformar a sua sala de estar em um recanto para a prática da yoga. Mas, sim, é possível! E o primeiro passo para que isso aconteça é acreditar e querer.

Yoga em casa
É possível praticar yoga em sua sala de estar. Basta querer e acreditar.

Primeiramente, pare para pensar: aulas em grupo, centros especializados em yoga, grupos de discussão... essas modalidades não são para todos! Existem pessoas que realmente têm uma agenda cheia demais para gastar horas em congestionamentos e ainda ficar condicionadas a horários pré-estabelecidos.

Entretanto, esses não devem ser motivos para abrir mão de todos os benefícios trazidos por uma sessão de yoga. A concentração, a respiração, o alongamento e até mesmo a definição muscular mudam quando o aluno se entrega de corpo e alma à prática.

Vamos partir do princípio de que quem quer, sempre encontra uma maneira. E você não precisa sair do conforto de sua casa para tomar aulas de yoga. Não seriam esses ótimos motivos para reservar um espacinho em seu armário para um tapete de yoga?

Antes de mais nada, vale lembrar que as aulas online não são sinônimo de sessões totalmente impessoais, nas quais você apenas interage com uma tela. Os recursos tecnológicos atuais permitem uma melhor integração entre aluno e professor, ainda que esse esteja distante geograficamente ou seja apenas o autor de um vídeo.

Sendo assim, podemos dividir as aulas online em duas modalidades.

Aulas de yoga ao vivo com professor

Novas tecnologias chegaram para facilitar a nossa vida. Por que não usá-las então para praticar yoga? Há professores do ramo que oferecem cursos online.

Você entra em contato, acerta os detalhes sobre preço e como ocorrerão as sessões e, no horário combinado, basta ligar a webcam e preparar seu espaço para que a aula aconteça.

Trata-se de uma modalidade totalmente ao vivo, apesar da distância física. Entretanto, o professor atuará mostrando-lhe as posturas e observando o seu desempenho, para eventuais correções e orientações. Trata-se de uma sessão totalmente conduzida pelo professor, sem que você precise deixar o conforto da sua casa.

A única diferença dessa modalidade para uma aula presencial é que vocês não estarão no mesmo ambiente físico. Porém, um estará apto e visualizar e ouvir o outro em tempo real, o que facilita muito o alinhamento de posições e movimentos.

Correção de postura
Nas aulas ao vivo, é como se o professor estivesse ali, ao seu lado.

Em plataformas especializadas em aulas particulares, como a Superprof, você pode encontrar professores de yoga que se disponibilizam a atender nessa modalidade.

Na hora de escolher o profissional, o boca a boca também costuma funcionar muito bem. Quem nunca contratou serviços a partir de um contato passado pelo amigo do primo do amigo? Nesses casos, você ainda conta com uma vantagem extra: as referências sobre o profissional em questão. Portanto, não hesite em falar com as pessoas do seu convívio sobre a procura por um professor de yoga.

Nesses casos, você ainda pode alinhar as sessões de acordo com suas preferências e necessidades. A yoga associada ao pilates ou à sessões de meditação pode trazer grandes ganhos, dependendo dos seus objetivos. Com um pouco de paciência e concentração, você conseguirá melhorar a postura e respirar de maneira correta.

Aulas de yoga online

O que difere essa modalidade da anterior é que, nesse caso, as aulas não acontecem ao vivo. Elas também são ministradas por um professor, mas só são disponibilizadas posteriormente, a partir de vídeos.

Existem programas estruturados de yoga que você pode seguir por esse meio: basta acompanhar os vídeos na ordem correta, para evoluir aos poucos na prática. E ainda existe a vantagem de poder assistí-los novamente sempre que surgir alguma dúvida ou sentir que precisa aprimorar alguma posição.

Eles podem ser acompanhados em seu tempo livre, sem compromissos fechados de horário. Você adéqua a prática totalmente à sua rotina, ainda que isso signifique fazer yoga de madrugada... e não haverá nenhum problema nisso.  Porém, por tratar-se de uma gravação: o professor não vai esperar por você e nem avaliar se você anda fazendo algo errado para corrigí-lo. Isso significa que você precisará de uma dose extra de dedicação para acompanhar o ritmo da aula e muita atenção para evitar que posturas e movimentos errados tragam prejuízos à sua saúde.

Existem também sites especializados e canais gratuitos no youtube que oferecem programas por essa modalidade. Se você procurar bem, pode encontrar ainda ferramentas que ofereçam possibilidades de se comunicar diretamente com o professor para tirar dúvidas sobre o programa.

Aliás, existem sites e fóruns onde temas relacionados à yoga podem ser discutidos. Nesse caso, eles funcionariam como uma ferramenta complementar àqueles que se tornam adeptos desse modelo.

Onde praticar yoga online?

Praticar yoga online com um professor traz a maior vantagem do mundo: poder relaxar em qualquer lugar. Seja em um parque, em seu escritório entre um compromisso e outro, na sala da sua casa... qualquer espaço pode tornar-se um ginásio de yoga. Com isso, os efeitos se tornam ainda mais evidentes.

Há apenas uma ressalva: é necessário ter uma boa conexão com a internet. Caso contrário, o vídeo ou a chamada por câmera travaria tantas vezes que seria impossível não sair da sessão mais estressado do que entrou nela. Quando isso acontece, costumamos dizer que todo o esforço foi em vão, visto que o objetivo é exatamente o contrário: desestressar.

O ideal também é encontrar um local tranquilo e adequado para a prática. Afinal, não há nada que atrapalhe mais a concentração do que pessoas passando pelo ambiente no qual você se encontra, crianças falando ou mesmo falta de espaço físico.

Yoga e conforto
Existem posições que exigem espaço físico e preparo ambiente.

Isso porque a maior parte dos ásanas requerem espaço. Mobílias demais ou mesmo aquele vaso que passou de geração em geração na sua família podem se tornar grandes transtornos quando muito próximos à você no momento da yoga. Já imaginou bater a perna na quina da estante e sair direto para o hospital ou quebrar uma peça de grande valor sentimental? Se o objetivo é equilíbrio, ele deve acompanhá-lo do início ao fim da sessão, e depois dela.

Se você precisar viajar, ainda pode levar consigo seu laptop e prosseguir com as sessões. Dessa forma, ainda que você tenha horários flexíveis ou seu trabalho exija muitas viagens, não haverá desculpas para abster-se dos benefícios da yoga.

Precisando de um professor de Yoga ?

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Ana

Graduada em Português-Literaturas pela UFRJ. Redatora apaixonada e curiosa por natureza. Moça de sorriso aberto. Adora ler, refletir e escrever sobre diferentes assuntos. Professora que acredita que a educação é e sempre será o bem mais precioso de um indivíduo.