Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Qual é o sentido de equilibrar os centros de energia com o yoga?

De Ana, publicado dia 25/09/2019 Blog > Esporte > Yoga > Por que trabalhar os chakras?

Segundo os praticantes de yoga, os chacras são centros de energia do corpo humano. Quando estão equilibrados, eles estabelecem excelentes conexões entre o corpo físico e o corpo espiritual.

Contudo, quando estão em desequilíbrio, os chacras podem trazer malefícios a sua saúde física, mental ou espiritual.

Para um yogue, um chacra está  muito aberto quando está hiperativo, e fechado se está pouco ativo ou subdesenvolvido!

Quer saber mais sobre seus chacras? Continue com nosso artigo até o final!

Como saber que seus chakras estão bloqueados?

Algumas vezes, as dores físicas estão associadas a emoções reprimidas ou sentimentos bem ocultos que não conseguimos controlar ou que fogem a nossa compreensão.

O trabalho com os exercícios de yoga (asanas) tem o objetivo específico de reequilibrar seus chakras, estimulando-os de um jeito diferente, e eliminando dores físicas, emocionais ou diminuindo frustrações.

Vale mencionar que o trabalho com os chacras não tem a finalidade de controlar ou bloquear suas emoções, mas aprofundar nelas, buscando entendê-las, sem possíveis julgamentos.

Mas como fazer isso?

Muitas das nossas doenças são consequências diretas de algum bloqueio ou desequilíbrio dos chacras.

Fica mais fácil reestabilizá-lo, quando sabemos em qual chacra está o problema e a qual parte de nosso corpo ele está associado. Assim, com a orientação de um professor de yoga, você pode saber qual centro de energia deve dedicar mais atenção.

Dicas de como saber se os chacras estão bloqueados. Como o Yoga, você pode equilibrar seus chakras em qualquer hora e lugar!

Listamos abaixo os sintomas mais comuns de bloqueio de cada centro de energia:

Primeiro chacra

O medo e a insegurança são sintomas de que o chacra raiz está desbloqueado. Além de:

  • Sensação de incerteza;
  • Angústia em relação à vida;
  • Sentimento de abandono;

Segundo chacra

O sentimento de culpa é o sentimento que  mais bloqueia este chacra. Mas pode apresentar outros sintomas, como:

  • Dificuldade de se conectar com outras pessoas ao seu redor;
  • Impressão negativa de si mesmo;
  • Estar constantemente ferindo a si mesmo;

Terceiro chacra

Quando encontra-se bloqueado, você pode apresentar os seguintes sintomas:

  • Vergonha;
  • Medo de falar em público;
  • Ansiedade;

Quarto chacra

Entre os sintomas de um chacra do coração bloqueado, estão:

  • Medo de comprometimento;
  • Falta de objetivos;
  • Ressentimento;
  • Ausência de propósito de vida;

Quinto chacra

O chacra da garganta é facilmente bloqueado por mentiras e falsidade. Seus sintomas mais comuns, são:

  • Dificuldade em se expressar e defender ideias;
  • Descontrole da fala;
  • Necessidade de agradar outras pessoas;

Sexto chacra

Governa a nossa percepção e costuma ser bloqueado quando a pessoa cria ilusões. Entre os sintomas de um chacra bloqueado, estão:

  • Excesso de pensamentos;
  • Dificuldade em encontrar significado na própria vida;
  • Dificuldade na tomada de decisão;

Sétimo chacra

O chacra coronário se conecta com a nossa espiritualidade, ele pode ser bloqueado por apego tóxico. Apresenta os seguintes sintomas:

  • Desconexão com o mundo espiritual;
  • Conexão com o mundo material;
  • Medo de possíveis mudanças;

Obtenha mais informações sobre os seus chacras tendo aulas de yoga para iniciantes!

Por que buscar o equilíbrio de seu chakra de raiz?

O primeiro centro de força (Muladhara) está ligado à terra, representando o apego ao mundo físico. Ele tem um papel fundamental de nos fornecer tudo que precisamos para sobreviver.

Exatamente, por estar muito aberto, pode causar agitação, ansiedade e certo sentimento de insegurança. Esse desequilíbrio pode atingir o corpo, causando problemas digestivos, no cólon, dores nas costas e pernas.

Todas as dicas para harmonizar seu chacra base. É muito comum que o chacra raiz esteja amplamente hiperativo.

Se subdesenvolvido, o chacra básico pode deixá-lo sem foco. Reequilibrá-lo permitirá que você se reconecte com o mundo ao seu redor e acabe com o desconforto físico.

Equilibre seus chacras com aula de yoga!

Qual é o sentido de trabalhar em seu chacra sagrado?

O segundo centro de energia (Svadhisthana) está localizado abaixo do umbigo, tem ligação direta com a criatividade, sexualidade e vitalidade.

O Svadhisthana permite que você possa desfrutar plenamente dos prazeres da vida.

Entretanto, se este chacra se encontra hiperativo, você pode desenvolver alguma forma de dependência ou desequilíbrio hormonal.

Se o chacra do sagrado encontra-se pouco ativo, pode acontecer de você apresentar depressão ou até relutar em se envolver com outras pessoas. Além da dificuldade de conseguir se apaixonar.

Geralmente, este chacra fica subdesenvolvido quando você não encontra tempo para apreciar os prazeres da vida ou os frutos do seu trabalho, resultando fisicamente em baixa energia, problemas renais e disfunção sexual.

Trabalhar em seu chacra do sagrado permite que você se sinta em harmonia com seu corpo e retome o prazer por suas atividades do dia a dia.

Você sabia que cada chacra está associado a cor de uma pedra ?

Quais são as razões para abrir seu chakra solar?

O terceiro centro de energia (Manipura) está localizada a dois dedos acima do umbigo. É associado à autoconfiança e à vontade de agir.

Quando o chacra plexo solar está hiperativo, você pode sentir uma necessidade quase incontrolável de controlar as ações dos outros.

Quando o Manipura está muito ativo, você pode ser incapaz de se colocar no lugar do outro!

Os sintomas mais recorrentes para quem está com o chacra solar hiperativo são a má digestão, rigidez muscular e a tensão nervosa. Em contrapartida, se o manipura está pouco ativo, você pode apresentar momentos de indecisão e insegurança.

Equilibrando o chacra do coração, você pode recuperar a autoconfiança e se livrar de problemas digestivos. E tudo isso pode ser conquistado graças a aula de ioga.

Conhece os nossos Superprofs de yoga?

Por que focar no chakra do coração?

O quarto ponto energético (Anahata) está localizado no centro do peito, bem no nível do coração. É muito conhecido por ser o chacra dos sentimentos amorosos, pois está associado aos sentimentos de bondade, compaixão e empatia.

Dicas para estabilizar o chakra do coração. Equilibrar o chacra do coração faz você se sentir em harmonia consigo mesmo!

Quando o chacra do coração está hiperativo, você pode colocar as necessidades dos outros antes das suas necessidades. As consequências de se anular pode trazer problemas físicos, como palpitações, azia e alta frequência cardíaca.

Acredita-se que muitas pessoas tenham esse centro de energia subdesenvolvido. Até porque, quem nunca teve um desgosto, uma desilusão amorosa ou decepções na vida?

Se o seu chacra do coração encontra-se pouco ativo, você pode ter problemas ao se aproximar de outras pessoas ou confiar nelas.

A solução

Fazer um curso de yoga para iniciantes pode ajudá-lo a lidar melhor com suas emoções, equilibrando o seu chacra anahata. Em equilíbrio, você vai se relacionar melhor consigo e com os outros.

Na nossa plataforma, você pode encontrar os melhores professores de yoga!

Qual é o equilíbrio do chakra da garganta?

O quinto ponto energético, está localizado no centro do pescoço, local importante na troca de energia entre a cabeça e as partes inferiores do corpo.

O Vichudda está associado à comunicação e externalização de nossas emoções!

Se você costuma falar muito, falar mais alto que os outros ou cortá-los, sem ouvir o que eles têm a dizer, muito provavelmente seu quinto ponto energético esteja em desequilíbrio.

O que pode ocasionar dores de garganta, infecções recorrentes e muitas aftas. Em contrapartida, se o chacra da garganta estiver subdesenvolvido, você pode ter problemas para expressar suas emoções, ficar introspectivo. Resultando em problemas físicos, como doenças digestivos.

Acredita-se que a timidez pode desequilibrar diretamente o terceiro chacra, associado aos órgãos digestivos!

Como buscar equilíbrio?

Um dos motivos para encontrar o equilíbrio deste chacra é pode se expressar claramente, com doçura, amor, bondade e cordialidade.

Você também pode encontrar a abertura perfeita do chacra ao praticar yoga!

Qual é o sentido de equilibrar o chacra do terceiro olho?

O chacra frontal (Ajna), conhecido como terceiro olho, é o sexto ponto energético. Este chacra está associado à intuição, à consciência e a imaginação.

Aprenda a equilibrar o ajna. Na maioria das vezes, o chacra do terceiro olho fica pouco ativo.

Se você precisa tomar decisões levando em consideração razões pragmáticas e demostrações práticas, certamente, seu sexto chacra estará subdesenvolvido.

Pode até acontecer desse centro de energia encontrar-se hiperativo, mas raramente isso acontece,  uma vez que as tomadas de decisões baseadas na nossa intuição são pouquíssimo valorizadas.

Umas das razões para equilibrar o chacra do terceiro olho, é poder estar em sintonia com o mundo físico e psíquico, sem o sentimento de opressão.  Do contrário, existe a possibilidade de você apresentar os seguintes sintomas: dores de cabeça, problemas alérgicos ou sinusite.

Procurando por aulas de ioga?

Por que abrir seu chacra da coroa?

O sexto e o sétimo chacras são os mais difíceis de abrir, pois estão ligados ao subconsciente, inconsciente e ao espiritual.

O chacra coronário (Sahashara) está localizado no ponto mais alto do centro da cabeça. Está diretamente associado ao cérebro e à conexão com o cosmo.

Dificilmente, o chacra da coroa estará superdesenvolvido, pois este centro energético é a pura energia da consciência e é bastante difícil de se atingir o perfeito equilíbrio.

Somente com muitos anos de meditação, se entra em harmonia com este chacra. Contudo, o desejo de estabilizá-lo possibilita que você viva de maneira mais humana e serena.

A busca pelo equilíbrio deste chacra permite mergulhar em questões espirituais, como a morte. Graças ao acesso ao seu subconsciente.

Preparado para se conectar com os seus centros energéticos?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar