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Posturas iogues para equilibrar sua energia vital

De Ana, publicado dia 28/09/2019 Blog > Esporte > Yoga > As melhores posições de yoga para desenvolver seus chakras

Quem deseja equilibrar os chakras?

De acordo com as estimativas da Federação Nacional de Yoga, maior parte dos praticantes de yoga são mulheres. Embora os homens sejam uma minoria, a correria do dia a dia tem feito os homens partirem em busca de um novo estilo de vida que garante a eles um perfeito equilíbrio entre o corpo e a mente.

As asanas permitem que homens e mulheres encontrem equilíbrio!

Quer saber como atingir o equilíbrio com as principais posições de yoga?

Continue conosco!

Descubra as melhores posturas do yoga para desenvolver os seus chakras.

Vriksasana: a postura da árvore

O Vrikshasana ou pose de árvore é uma asana de equilíbrio. Ela é uma das poucas posturas em pé do hatha yoga medieval, e que permanece muito popular nas aulas de yoga até os dias de hoje.

Aprenda a fazer a postura da árvore para buscar o equilíbrio. A postura da árvore está intimamente associada ao chacra Muladhara, ligado ao enraizamento!

A finalidade do Vrikshasana é de fato criar raízes como uma árvore: com um o pé fixo ao chão, enquanto se eleva ao céu. Assim, a postura estimula o centro de energia, localizado no cóccix, permitindo que o fluxo de energia circule do pé ao topo da coluna vertebral.

Como fazer a pose da árvore?

Para você fazer o Vrikshasana, deve iniciar com a pose da montanha (tadasana), em pé, com os dois pés firmes no chão e olhar fixo no horizonte. O peso é transferido para uma das pernas.

Você pode começar o Vrikshasana com a perna esquerda, por exemplo!

O joelho direito é dobrado e o pé direito é colocado na parte interna da coxa esquerda. Independente da colocação dos pés, o seu quadris deve estar aberto, com o joelho dobrado apontado para o lado.

Os dedos do pé elevado devem dicar apontados diretamente para baixo, e o pé fixo no solo deve ficar no centro da pelve. Os ombros e a cabeça alinhados verticalmente. as mãos apontadas diretamente acima da cabeça ou juntas no anjali mudra.

O importante nessa postura é manter o equilíbrio!

Normalmente, essa asana é mantida por 20 a 60 segundos, mas se você faz aula de yoga para iniciantes, pode ficar até 30 segundos, retomando ao tadasana enquanto expira. Tenha bastante cuidado em manter a coluna ereta, sem arquear as costas. Repita todo o processo com a perna oposta!

Encontre suas raízes com a pose da árvore! Que tal fazer aulas de yoga?

Deviasana: a postura da deusa ou a dança da lagoa

A postura da deusa é bastante utilizada para equilibrar o chacra de Svadhisthana, associado aos órgãos sexuais e, consequentemente, ligado a sexualidade, criatividade e sensualidade.

O Deviasana mantém o equilíbrio do chacra localizado no sacro, região do períneo!

Como fazer a pose da deusa?

A partir da posição em pé, dê um passo à direita com o pé direito e vire os dedos dos pés para fora, faça o mesmo com o pé esquerdo. Quando estiver com os pés afastados, pelo menos na largura da pelve, abaixe os quadris e flexione os joelhos até que estejam diretamente acima dos tornozelos. Alongue o seu cóccix para baixo.

Agora, enquadre o seu rosto com os braços, mantendo os ombros distantes das orelhas. Respire profundamente pelo menos duas ou três vezes nessa posição.

Você pode fazer a pose da deusa participando do curso de yoga para iniciantes!

Bhujangasana: a postura da cobra

A pose Bhujangasana faz alusão a uma cobra naja. É considerada uma das posições do yoga propícia aos despertar do Kundaliní.

A kundaliní é um poder espiritual adormecido no osso sacro que só é despertado em estados avançados de consciência!

A postura da cobra ajuda a aliviar as dores lombares. A postura da cobra equilibra o chacra do coração (Anahata). A pose fica ainda melhor, quando feita ao lado do melhor amigo do homem.

E como eu posso fazer o Bhujangasana?

Comece deitado de bruços no tapete de yoga, com as mãos apoiados no chão, junto ao peito e os pés levemente separados, alongue-se encaixando o seu cóccix. Comece a empurrar o tórax para frente e para cima, mantendo os cotovelos próximos ao seu corpo.

Estique seus braços até um ângulo que não force as suas costas. Não se esqueça de olhar levemente para cima.

Os exercícios respiratórios podem ajudá-lo a relaxar suavemente!

Se não conseguir alcançar completamente na primeira vez, não force para não machucar suas costas. Tente ir um pouco mais a cada vez.

Motivos para fazer a postura da cobra

O Bhujangasana ajuda a controlar a respiração. Além de tonificar o tórax, costas e corrigir o alinhamento da coluna vertebral.

Utkatasana: a postura da cadeira

A postura da cadeira é uma asana que permite trabalhar o chakra do plexo solar (Manipura).

A manipura está associada ao sistema digestivo.

E como eu posso fazer a postura Utkatasana?

Inicie na posição em pé, na postura na montanha, espalhando o seu peso uniformemente na sola dos pés. Flexione os joelhos, empurrando os quadris para baixo e para trás, como se estivesse se sentando em uma cadeira imaginária.

Seus braços devem estar posicionados a sua frente horizontalmente, afastado a largura dos ombros. Abra bem os ombros!

Agora, suspenda os braços para o alto até que fiquem nas laterais do seu rosto. Os joelhos devem formar um ângulo reto e o peso deve ficar nos calcanhares.

Olhe para frente, se certificando de poder enxergar os dedos dos pés. Caso não consiga, sente-se mais para trás, até que possa ver seus dedos dos pés. Abaixe os ombros, distanciando-os das orelhas, e olhe levemente para cima. Lembre-se de respirar pelo menos três vezes nessa posição.

Motivos para fazer a pose da cadeira

A postura da cadeira ajuda a tonificar os músculos das pernas, além de fortalecer a lombar, o tornozelo e o torso.

Setu Bandha Sarvangasana: a meia ponte

O Setu Bandha Sarvangasana ou postura meia ponte permite equilibrar o chakra da garganta (Visuddha). A pose está associada à glândula tireoide e aos órgãos respiratórios.

Os exercícios de yoga servem para deixar o corpo mais flexível. Divirta-se testando sua flexibilidade no yoga!

Como fazer a postura meia ponte?

Deite-se de barriga para cima, como os braços juntos ao tronco, palma das mãos voltadas para baixo. Dobre suas pernas, apoiando a sola dos pés no chão.

Seus pés devem estar bem próximos das nádegas, o mais próximo possível. Pressione as mãos e os pés contra o chão e eleve a sua bacia do chão.

Os joelhos devem permanecer na linha dos calcanhares. Mantenha-se na posição de três respirações e desça lentamente para o chão.

Se você tiver dificuldade em manter a sua bacia elevada formando a meia ponte, pode coloca um bloco por baixo, apoiando o sacro sobre ele e relaxando.

Motivos para fazer a meia ponte

O Setu Bandha Sarvangasana é uma postura que alonga o peito, pescoço e coluna. Além de ajudar a combater sintomas de depressão e ansiedade.

A postura da cabeça de vaca para equilibrar os seus chakras

A postura da cabeça de vaca (Gomukhasana) é ideal para harmonizar o chacra sagrado.

Como fazer o Gomukhasana?

Comece se posicionando com as pernas estendidas no chão a sua frente. Cruze o joelho direito na frente do esquerdo, abrindo os pés para fora. Em seguida, faça o mesmo com a outra perna. Os quadris devem estar no chão e os pés próximos aos quadris.  Sente-se entre os calcanhares.

Levante o braço esquerdo para cima e flexione o cotovelo de maneira que mão esquerda caia sobre as costas, entre as escápulas. O braço direito se dobra para trás, embaixo do ombro. Agora tente pegar as mãos estendendo o pescoço e coluna. Mantenha o corpo ereto, em seguida curve-se para frente a partir dos quadris até dobrar o corpo.

Respire profundamente três vezes antes de sair da posição.

Sukhasana: a postura confortável

O Sukhasana é uma postura aparentemente simples, muitas vezes usada na meditação. Essa asana ajuda a reequilibrar o chacra do terceiro olho (Ajna), localizado entre a sobrancelha.

Dicas de como meditar com a pose Sukhasana. Comece sua meditação com a pose mais confortável do yoga.

Como reequilibrar o chacra com o Sukhasana?

Sente-se confortavelmente com as pernas cruzadas no tapete. O peso deve ser sentido sobre os ísquios, traga o tronco para frente, tentando manter as costas retas. O tronco deve estar totalmente na vertical, resistindo à ação da gravidade.

Se as suas costas dobrarem um pouco, não tem problema. Embora o sukhasana seja traduzida como uma postura de fácil execução, para alguns corpos, ele pode ser um pouco mais complicado. Mas não desista, pois a posição é a base para outras posturas no ioga.

Motivos para fazer o Sukhasana

  • Acalma a mente;
  • Relaxa os corpo;
  • Fortalece a coluna;
  • Abre os quadris;

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Saudação ao sol para desenvolver seus chacras

A postura saudação ao sol é uma prática da ioga que ajuda a despertar o corpo suavemente, com uma sequência de doze posturas (asanas). São posturas que tornam possível o desenvolvimento do chakra solar, ligado ao sistema digestivo e o pâncreas.

Como fazer as 12 sequências de asanas?

Você deve começar com a postura pranamasana, liberando o chacra anahata e logo depois:

  • Hasta Uttanasana – Buscando o equilíbrio do vishuddhi, o chacra da garganta;
  • Hastapadasana – Buscando estabilizar o chacra swadhisthana;
  • Ashwasanchalana – Posição que busca o equilíbrio do ajna, o chacra do terceiro olho;
  • Adho Mukha Svanasana – Buscando o equilíbrio do vishusshi;
  • Ashtanga Namaskara – Buscando equilibrar o manipura, o chacra plexo solar;
  • Bhujangasana – Buscando o harmonizar o seu Swadhisthana;
  • Adho Mukha Svanasana -Buscando estabilizar o Vishuddhi, o chacra da garganta;
  • Ashwa Sanchalanasana – Equilibrando o Ajna;
  • Uttanasana – Buscando equilibrar o swadhisthana;
  • Hasta Uttanasana – Buscando estabilizar o vishuddhi;
  • Pranamasana – Buscando equilibrar o anahata, o chacra do coração:

Aproveite para conferir todas essas posições da sequência de saudação ao sol aqui!

E aí, o que está esperando para ser um iogue?

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