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Entenda melhor os principais fundamentos do Yoga mais popular do mundo

De Myla, publicado dia 12/08/2019 Blog > Esporte > Yoga > Quais são os princípios do Hatha Ioga?

Um número cada vez mais crescente de pessoas ao redor do mundo vem se interessando pela milenar disciplina do Yoga. No entanto, o universo do Yoga é um campo tão abrangente que podemos, de início, nos perder em meio a tantas modalidades e linhagens yoguis.

Entre as diferentes modalidades dessa prática, podemos encontrar o Hatha Yoga, sistema de Yoga, segundo muitos, introduzido pelo Yogui Swatmarama, nos idos do século 15 na Índia.

Atualmente esse sistema de Yoga é o mais popular do mundo e também o mais fácil de ser praticado, já que se adapta a todo tipo de pessoa e a qualquer idade.

Se você sempre quis praticar Hatha Yoga ou saber mais a respeito, puxe uma cadeira, sente-se e tome um chá conosco: esse artigo é para você!

A prática do Hatha Yoga integra posturas psicofísicas (asanas), exercícios de respiração (pranayamas), meditação, concentração e relaxamento (dhyana e dharana).

As origens do Hatha Yoga

O Hatha Yoga prioriza o corpo físico, que é o suporte para a existência da alma e sua atividade. A pureza da mente é impossível sem a pureza do corpo no qual ela funciona e pelo qual é afetada. – Swami Vishnudevanananda

Os textos mais antigos associados à prática do Hatha Yoga provêm do século XI, em meio a um contexto tântrico budista. Neles, o foco era a prática de mudras, gestos simbólicos ou ritualísticos, dentro de um sistema específico, visando despertar a energia Kundalini através dos chakras e canais energéticos.

Já a partir do século XX, o desenvolvimento do Hatha Yoga tem sido mais focado nos asanas, as famosas posturas psicofísicas, e tem se popularizado enormemente no Ocidente como uma prática de atividade física. Muitas pessoas consideram essa forma mais moderna do sistema de Hatha Yoga, simplesmente como Yoga.

A expressão Hatha Yoga pode ser traduzida como “Ha“, que em sânscrito significa Sol e “Tha“, Lua. Pode-se atribuir a esse significado a busca do equilíbrio entre as forças solares e lunares, ou melhor, entre as energias masculinas e femininas, como objetivo último dessa prática.

Para o estudioso Georg Feuerstein, essa modalidade de Yoga ou o “Yoga vigoroso” objetiva transcender a nossa consciência egóica, empregando uma tecnologia psicoespiritual através do desenvolvimento do potencial do corpo, para que esse seja capaz de suportar a força e o peso da percepção transcendente.

Em outras palavras, o Hatha Yoga parece unir uma concepção tântrica do corpo como templo da divindade com a visão de que tudo o que existe é a expressão do Ser Último, ao mesmo tempo criador e agente material da Criação.

Nesse sentido, os praticantes de Hatha Yoga são influenciados pela importância das purificações, levando-se em consideração também os seus aspectos sutis, como o despertar da energia potencial (Kundalini), a absorção da atenção na realidade transcendental (Laya) e a Iluminação (Samadhi).

Bem, trocando em miúdos, assim como as demais modalidades e linhagens de Yoga, o Hatha Yoga visa transcender a consciência, e a metodologia utilizada para tal embasa-se no fortalecimento do corpo físico. Seus praticantes acreditam que o corpo deve estar bem preparado e trabalhado para suportar a força/peso da elevação espiritual.

Portanto, deve-se praticar os asanas com consciência e foco nesses objetivos, respeitando-se, sempre, os limites do corpo e buscando alcançar o relaxamento.

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Asana é uma palavra em sânscrito já incorporada à língua portuguesa significando cada uma das posturas psicofísicas do sistema do Yoga.

As especificidades do Hatha Yoga

Já sabemos agora que o Hatha Yoga embasa-se muito no fortalecimento do corpo físico e assim o faz através dos asanas, cujo repertório de posturas psicofísicas pode vir a ser bastante diversificado.

Os asanas são diferentes posturas criadas com o objetivo de melhorar a saúde e remover ou evitar o desenvolvimento de doenças no corpo físico, energético e sutil, já que os mesmos trabalham também o prana, a energia sutil distribuída pelo corpo humano.

De origem no sânscrito, a palavra asana significa “sentar” e, superficialmente, se refere à postura adquirida pelo corpo durante sua execução. Além disso, “sentar” também assume um outro significado em relação à posição do nosso corpo e a divindade.

“Sentar” os nossos pensamentos e a nossa mente também pode se aplicar a esse caso, já que os asanas foram criados para atingir um estado mental mais calmo, facilitando se atingir estados meditativos.

Em resumo, os estudiosos dizem que, por meio da prática frequente e disciplinada dos asanas, é possível desenvolver flexibilidade, força de vontade e concentração e, em decorrência, essa atividade contribui para atingir estágios avançados de meditação.

Já em relação ao pranayama, a disciplina do controle da respiração, muito também pode ser dito e experimentado. Em sua origem também no sânscrito, prana significa “energia vital” e ayama, “controle ou disciplina”.

Portanto, podemos dizer que pranayama é a ciência do controle da respiração e um dos pilares fundamentais do Hatha Yoga, assim como o de muitas modalidades de Yoga.

Confira ainda dicas a respeito dos fundamentos do Vinyasa Yoga!

O pranayama, o controle consciente da respiração, aliado aos asanas, as famosas posturas psicofísicas, formam um ótimo alicerce para a prática constante do Yoga.

É bom lembrar que os yoguis mais antigos já diziam que o segredo para controlar a mente é observar e realizar o controle da respiração. Nesse sentido, a prática constante do pranayama oferece inúmeros benefícios à saúde e vários deles podem ser observados em certos exercícios específicos.

Em outras palavras, esses exercícios de respiração realizados durante a prática de Yoga acalmam e revitalizam a mente. E assim o fazem porque expandem o prana, a nossa bioenergia, pelo corpo através de movimentos respiratórios conscientes e estruturados.

Essa prática diretamente diminui o estresse, as crises de ansiedade, promovendo um alto estado de relaxamento através do corpo. Ela também auxilia na perda de peso, já que contribui para uma melhor clareza mental, nos auxiliando nas escolhas por refeições de melhor qualidade.

Outro benefício do pranayama facilmente observável é a melhora no sistema linfático, que pode vir a acumular toxinas, trazendo sensação de inchaço e dificultando o funcionamento do sistema imunológico. Nesse sentido, os asanas e pranayamas promovem a movimentação dos órgãos e ativam o sistema linfático, ao drená-lo delicadamente, desintoxicando-0.

E aí, você também gostaria de saber mais a respeito das modalidades básicas do Yoga?

Os efeitos do Hatha Yoga

Como dissemos, o Hatha Yoga enfatiza o corpo físico, aliando os asanas à concentração e meditação, através do trabalho conjunto com os pranayamas. Desse modo, essa prática vai muito além do fortalecimento e da elasticidade dos músculos.

Essa atividade, se trabalhada constantemente, contribui para equilibrar o corpo e a mente, além de proporcionar grande bem-estar.

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A prática frequente do Hatha Yoga traz vários benefícios para o praticante. Entre eles, o fortalecimento e alongamento da musculatura, a ampliação da consciência corporal, o equilíbrio dos chacras e a melhora da postura.

Alguns dos efeitos básicos da prática frequente do Hatha Yoga:

  1. Fortalece e alonga a musculatura: tanto os músculos internos quanto os externos se beneficiam bastante com a prática. Isso gera, como consequência, um ótimo bem-estar, energia e saúde para o seu dia a dia.
  2. Amplia a sua consciência corporal: por meio da prática, o aluno vai desenvolvendo o autoconhecimento e se familiarizando melhor com o seu próprio corpo e mente. O praticante começa a detectar alguns sinais mais evidentes de tensão muscular e se torna mais capacitado para controlar variadas situações de estresse ao longo do dia. Além disso, ele também passa a conhecer melhor os seus limites e evita lesões causadas pelo excesso de força.
  3. Promove o equilíbrio dos chacras: são os centros de energia vital, responsáveis por ligar, de forma sutil, o corpo ao espírito. Quando se encontram mais equilibrados, os chacras contribuem para integrar corpo, mente e espírito.
  4. Promove o estado de Mindfulness: o Hatha Yoga promove o foco e a concentração. Pensando nisso, o mindfulness ou “atenção plena” é uma  prática que auxilia no foco no momento presente, trazendo relaxamento à mente e ao corpo.
  5. Melhora a postura: a execução adequada dos asanas, aliada ao pranayama e à meditação promovem um efeito calmante e relaxante no conjunto mente, corpo e espírito.

Observe que a estrutura da aula de Hatha Yoga é de sequência lenta, espaçada e de permanência prolongada. Em uma aula para iniciantes, os pranayamas são realizados no início da mesma, seguidos pelos asanas básicos, praticados de forma isolada um do outro e se finaliza a aula com uma meditação ou algum exercício de relaxamento.

À medida em que o nível avança, o objetivo é uma permanência ainda maior, e os asanas se tornam mais complexos conforme o grau de flexibilidade, força e concentração do praticante vai aumentando gradativamente.

E aí, agora que você conhece um pouc mais sobre Hatha Yoga, que tal espichar o tapete de Yoga e começar a prática com alguns asanas básicos?

Você só terá a ganhar com isso!

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