Bem sabemos que a vida possui um ritmo e fluxo naturais, presentes em toda a natureza à nossa volta, desde as espécies mais elementares até às mais complexas, como nós, os seres humanos. Este fluxo, quando em equilíbrio, mantém o nosso corpo e a nossa mente em condições saudáveis e dinâmicas.

Existe uma unidade entre o corpo, a mente e a consciência, matéria-prima base acessada e trabalhada através da prática do Yoga. Em outras palavras, se estivermos equilibrados e em sintonia com esse fluxo natural da vida, situações como o estresse do trabalho ou do trânsito, por exemplo, não nos afetarão tão facilmente como afetavam antes da prática.

Pensando nisso, uma das mais antigas modalidades yoguis é o Ashtanga Yoga, também conhecido como Raja Yoga. Esse pequeno artigo traz os fundamentos básicos desse sistema e discute alguns de seus benefícios diretos.

Se você sempre teve vontade de se iniciar na prática do Yoga ou até mesmo de aprofundá-la, chegue mais perto, silencie a mente, puxe uma cadeira e aprecie um bom chá com a gente! Achegue-se!

As oito áreas presentes no Ashtanga Yoga são: Yama (auto-disciplina), Niyama (observância religiosa), Asana (postura psicofísica), Pranayama (controle da respiração), Pratyahara (abstração dos sentidos), Dharana (concentração), Dhyana (meditação) e Samadhi (estado de supra-consciência).
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A origem do Ashtanga Yoga

Existe um mito, super infundado, de que o Ashtanga Yoga, por ser um Yoga "mais ativo", não seria recomendado a todas as pessoas e nem aos iniciantes. Essa modalidade seria, portanto, de prática mais restrita. Nada mais longe da verdade!

Na clássica e seminal obra Bhagavad Purana, o Rishi Kapiladeva apresenta oito etapas modelares, ou "membros", do sistema de Yoga. Em sânscrito, astha significa oito e anga, partes, etapas ou membros.

As oito áreas constituintes do Ashtanga Yoga são: Yama (auto-disciplina), Niyama (observância religiosa), Asana (postura psicofísica), Pranayama (controle da respiração), Pratyahara (abstração dos sentidos), Dharana (concentração), Dhyana (meditação) e Samadhi (estado de supra-consciência).

Tendo isso em mente, no século V, o sábio Patañjali, em sua fundamental obra Yoga-sutra, reafirma a existência dessas oito etapas modelares do sistema yogui e estabelece as bases do Yoga moderno, apresentando metodologia e teoria da prática yogui.

Apenas no final da década de 1930, no século passado, que um importante mestre yogui, Krishnamacharya, e seu discípulo, Pattabhi Jois, descobrem na biblioteca da Universidade de Calcutá um antigo manuscrito sobre técnicas de Hatha Yoga aplicadas em seis séries específicas de posturas. Além dessas técnicas, o manuscrito trazia também referências sobre a sequência de asanas de Sürya Namaskar/Saudações ao Sol, explicitando detalhes de ritmo respiratório, que também é conhecido como Vinyasa.

E que tal você conferir dicas sobre o Bikram Yoga, também conhecido como Hot Yoga? Ficou curioso?

O Ashtanga Yoga popularizou-se rapidamente pelos EUA durante a década de 1990, ganhando muitos adeptos ao redor do mundo, sobretudo na Europa e Brasil.

Foi a partir desse material e de muita pesquisa e vivência no Yoga que o discípulo Pattabhi, falecido em 2009, aos 93 anos, desenvolve o seu sistema yogui conhecido como Ashtanga-vinyasa. Esse é um sistema de Yoga concebido como Hatha Yoga e seu foco é mais voltado à sequência rítmica dos asanas e pranayamas, o controle da respiração realizado de forma consciente.

Essa modalidade yogui populariza-se muito rapidamente nos EUA, durante a década de 1990 e, em seguida, na Europa e também no Brasil. Muitos estudiosos atribuem seu sucesso e boa aceitação ao estilo forte e dinâmico da prática dos asanas aliado a um acentuado ritmo da respiração. Algo até que se assemelha muito ao ritmo frenético dos grandes centros e megalópoles.

As especificidades do Ashtanga Yoga

A estrutura da aula oferece uma sequência fluida e vigorosa, em que cada movimento caminha sincronizado com a respiração em uma composição predeterminada seguindo o nível da série em que se encontra o praticante. Essa modalidade conta com 5 séries de asanas, somente evoluindo para a série superior após o estudante dominar todas as posturas das séries precedentes.

A primeira série é estruturada em 5 saudações ao Sol A, seguidas por mais 5 saudações ao Sol B. A partir daí ocorre uma sequência de asanas em pé, finalizada com asanas sentados e invertidos, sempre interligados por uma transição chamada Vinyasa.

É possível também a prática de aulas guiadas, momento no qual o professor experiente detalha passo a passo cada asana e os alunos são encorajados a seguir o ritmo da aula. Esse é o estilo mysore, no qual o instrutor foca nos ajustes para ajudar você a realizar o asana da forma mais adequada possível. Da mesma forma, o praticante é incentivado a memorizar a série de asanas e a seguir o próprio ritmo de movimentos.

Aproveite e espie dicas sobre os fundamentos do Hatha Yoga!

Devido a seu ritmo intenso, o Ashtanga Yoga colhe benefícios rápidos, mas duradouros, se praticado de forma adequada. Em outras palavras, essa prática acalma a ansiedade mental e favorece o reequilíbrio natural da saúde.

A longo prazo, a prática do Ashtanga Yoga contribui para gerenciar o estresse do dia a dia, oferece conhecimento espiritual e filosófico, intuitiva e progressivamente sendo incentivados através do aprofundamento da técnica e também das oito partes dessa modalidade yogui.

A curto prazo, bem no estilo tradicional, você é estimulado a praticar esse sistema todos os dias da semana. Dessa forma, os aspectos físicos como força e flexibilidade são rapidamente beneficiados e integrados ao corpo. Aliás, não existe parte do mesmo que não seja trabalhada em qualquer dessas séries, mesmo a mais iniciante.

Através desse trabalho corporal consciente, o calor gerado durante a aula desintoxica músculos e órgãos, liberando a toxina pelo suor. Isso melhora a circulação sanguínea e o corpo se sente mais leve e mais forte. Nesse momento, sua mente também permanece cada vez menos agitada.

Confira ainda dicas a respeito dos fundamentos do Vinyasa Yoga!

A importância da respiração

Através da prática do Yoga fica fácil observar e vivenciar como o trabalho da respiração é fundamental na restauração da saúde e do bem-estar nas esferas física, mental e espiritual, não é mesmo?

A respiração é a fonte de vida no corpo e oferece suporte para a relação entre corpo, mente e espírito. Lembre que a respiração também vivifica o nosso organismo. Tanto é que em várias línguas, os termos respiração e espírito são sinônimos. Veja a palavra grega anima (alma), o latim spiritus, o hebraíco ruach e em português o termo inspiração, de inspiritus, do latim. Todos carregam conotações semelhantes de vivificação do indivíduo.

Nossa energia vital e sutil, o prana, é responsável pela manutenção e preservação das condições saudáveis e dinâmicas da nossa saúde. Já sabemos que esse sistema yogui ativa esse fluxo de energia sutil e o trabalha, estimulando áreas vitais do corpo energético a fim de gerar um equilíbrio uniforme.

Poxa, agora que você já sabe mais a respeito dos benefícios da prática de Yoga, que tal iniciar essa atividade? Você pode encontrar ótimos e experientes professores e instrutores de Yoga por meio de nossa comunidade Superprof!

Você pode combinar com seu professor um curso ou aula de Yoga para iniciantes ou em qualquer outro nível. Outra opção interessante é conhecer mais sobre aulas de Yoga online ou Yoga em casa. Com a orientação de um bom instrutor, você pode mesclar todas essas variedades disponíveis para seu benefício! Já pensou nisso?

E aí, você também gostaria de saber mais a respeito das modalidades básicas do Yoga?

Os benefícios do Ashtanga Yoga

Vários são os benefícios possíveis colhidos a partir da prática constante. Alguns deles envolvem uma significativa melhora nos sistemas cardiovascular, circulatório, endócrino e digestório. Ademais, o estado mental estabiliza-se com maior facilidade, e a estrutura muscular se tonifica quase por completo. Os efeitos mentais são facilmente observáveis logo após as primeiras aulas, já que a respiração intensa, aliada à dinâmica dos asanas resulta de imediato em equilíbrio interno e serenidade mental.

No Asthanga Yoga existem aulas estilo mysore, nas quais o professor ou instrutor qualificado foca nos ajustes para ajudar o praticante a "entrar" na postura psicofísica de forma adequada ou até mesmo a aprofundá-la.

Os benefícios dessa vertente yogui são muitos, entre eles:

  • emagrecimento,
  • fortalecimento muscular,
  • aumento da flexibilidade,
  • incremento da concentração e produtividade – isso é bom demais, não é?
  • aumenta a imunidade e resistência,
  • sensação de relaxamento, autoconfiança e bem-estar e
  • diminuição do quadro do estresse e da ansiedade.

Existem vários outros benefícios diretos da prática dessa modalidade yogui. Um dos mais valorizados é o acalmar da mente, que normalmente nos é muito rebelde, e a descoberta de uma reconexão entre corpo, mente e espírito.

Nesse sentido, muitos mestres experientes afirmam que o praticante deve adotar uma atitude meditativa de compreensão e contemplação durante todo o processo, como se visse todos os aspectos da prática como "motivos" de meditação.

Da mesma forma, a constância initerrupta dos pranayamas, aliada ao vigoroso ritmo dos asanas e vinyasas, a mudança, a transitoriedade, a fluidez e o impermanente, todos esses aspectos são alvo de contemplação e apreciação. Todo esse processo, como vimos, contribui para o aprofundamento da conexão entre o praticante e o mundo à sua volta.

Pensando em tudo isso, incentivos e razões não nos faltam para praticarmos o Ashtanga Yoga ou qualquer outra modalidade bem alicercada do Yoga. Que tal você começar hoje mesmo?

De início, tudo o que você precisará será a sua vontade, dedicação e perseverança! E, prometemos, os benefícios não demorarão a surgir! Dê início à prática e depois nos conte como tem sido!

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Myla

Editora de Conteúdo, tradutora (Intérprete em workshops e eventos) e terapeuta. Nunca é tarde demais pra nada! Sobretudo para a gente realmente se descobrir de verdade pra gente mesmo!