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Entenda melhor o sistema criado pelo embaixador do Yoga no Ocidente

De Myla, publicado dia 14/08/2019 Blog > Esporte > Yoga > Como praticar o Vinyasa Ioga?

Sabemos que existem diversas modalidades de Yoga praticadas ao redor do mundo atualmente. Essas modalidades variam em suas escolas, linhagens e finalidades, focando em características específicas, como força, equilíbrio, postura e concentração.

Uma dessas modalidades integra movimentos rítmicos com bastante esforço físico e meditação, características que, basicamente, definem o Vinyasa Yoga.

Se você sempre quis começar a praticar Yoga e não sabia por onde começar ou gostaria de saber mais a respeito, venha, chegue junto e relaxe: esse pequeno artigo esclarece os fundamentos do Vinyasa Yoga!

Puxe uma cadeira, sente-se e tome um chá com a gente!

Como muitas outras modalidades de Yoga, o Vinyasa Yoga tem sua origem no Hatha Yoga, mas distingue-se desse através das suas transições e planejamento das posturas psicofísicas, de características bem próprias.

As origens do Vinyasa Yoga

Segundo os estudiosos do Yoga, a modalidade Vinyasa, como várias outras, deriva do Hatha Yoga. O Vinyasa Yoga, trata-se, mais especificamente, de um sistema introduzido pelo mestre Tirumalai Krishnamacharya, considerado um dos maiores luminares do Yoga nos últimos 100 anos, além de ter sido o arquiteto desenvolvedor do Yoga contemporâneo e o embaixador do Yoga no Ocidente.

Esse sistema yogue está imortalizado por meio de seu discípulo Srivasta Ramaswami, autor da obra O Livro Completo de Vinyasa Yoga/The Complete Book of Vinyasa Yoga.

O que ocorreu foi que, quando Ramaswami estudou com seu mestre, ele chegou à conclusão de que deveria apresentar uma forma “descaradamente agressiva” do Yoga ao levar esse sistema milenar para o Ocidente. Sua linha de pensamento baseou-se no fato de que os ocidentais eram povos extremamente práticos e que, portanto, precisariam, necessariamente, de iniciar o aprendizado do sistema yogue primeiramente com o foco no corpo físico.

Assim, o Vinyasa Yoga estimula, primeiramente, o corpo, de modo constante e disciplinado. Após alcançada essa esfera do trabalho postural psicofísico e também do controle da respiração, os aspectos mais sutis do sistema podem vir a ser trabalhados aos poucos, até se alcançar o corpo mais sutil.

Já a palavra de origem sânscrita Vinyasa significa vi, “de uma forma especial”, e nyasa, “colocar”. Essa modalidade pode ser descrita mais popularmente como “a sequência de movimentos coordenados com a respiração que ligam uma postura psicofísica a outra a fim de se criar um fluxo contínuo.”

Como toda modalidade yogue, o Vinyasa integra e desenvolve as esferas física, mental e espiritual do praticante. Trata-se de um método sistemático de estudar, praticar e adaptar o Yoga, cuja metodologia de execução dos asanas é única em todas as modalidades e linhagens do Yoga.

Observe que cada asana é executado com muitos e elaborados vinyasas (variações e movimentos). Cada uma dessas variações está ligada à seguinte por uma sucessão específica e predefinida de movimentos, todos sincronizados e unidos pela respiração.

Segundo Krishnamacharya, a técnica do Vinyasa origina-se de uma antiga escritura denominada Yoga Korunta, atualmente extinta, do sábio Vamana Rishi. O discípulo escreveu várias obras, sendo que em uma delas, o Yoga Makaranga/”Mel do Yoga, ele menciona ter aprendido cerca de 700 asanas com seu guru, dos quais apenas cerca de 100 vinyasas foram encorporados na referida obra. Isso nos dá uma dimensão de que o que a obra traz seria apenas uma amostra do que realmente o Vinyasa Yoga detinha em termos de asanas.

No entanto, essa modalidade não é somente uma forma “moderna” de praticar Yoga. Acima de tudo, essa é uma prática yogui que se mantém estritamente fiel à sua mais elevada definição, no qual o termo Yoga é compreendido como Yukti, “união” entre as esferas física, mental e espiritual, ao mesmo tempo que samadhana, resultando na “equanimidade mental” do praticante.

E que tal você conferir dicas sobre o Bikram Yoga, também conhecido como Hot Yoga? Ficou curioso?

Toda prática de Yoga requer três passos fundamentais, o praticante deve: 1) saber onde se está, 2) saber aonde se quer chegar e 3) estipular o caminho ou o que se deve ser feito.

As especificidades do Vinyasa Yoga

Existem ainda outros estudiosos que codificam a palavra sânscrita Vinyasa contendo o prefixo vi, que significa “variação” e o sufixo nyasa, “colocar, fixar”, resultando em tipos de “arranjos, disposições; conectar, colocar junto”. De forma geral, seria como se Vinyasa Yoga juntasse diversas partes em um todo conciso, fluido, dinâmico, no qual cada pedaço encontra-se bem conectado e alinhado com o todo.

Talvez fique mais fácil caso você imagine uma escada com muitos degraus. Caso você queira chegar ao último degrau, não poderá pular nenhum anterior, pois o mesmo sempre fará falta. Então, o que fazer? Resta-nos subir degrau por degrau até alcançarmos o patamar final.

Em outras palavras, essa “progressão” inteligente, que conta com início-meio-fim, se chama Vinyasa Krama. Para que ela tenha efeito, existem três passos importantes: saber onde se está, saber aonde se deseja chegar e estipular o caminho ou o que deve ser feito para se chegar lá.

De forma análoga, o Vinyasa Krama ou a progressividade é a própria essência do Vinyasa Yoga, pois quem o pratica procura aproveitar ao máximo possível as diferentes combinações que um asana ou conjunto de asanas podem resultar em benefícios ao praticante. Ademais, as sequências são desenvolvidas de forma que cada um dos asanas anteriores sirva como preparação ou contribuição para as posturas que se seguirão.

Outra especificidade do Vinyasa Yoga é a super atenção depositada no processo respiratório. Normalmente, uma pessoa, sem a devida atenção, realiza cerca de 15 a 20 respirações por minuto. Contudo, nessa modalidade em específico, o número de respirações tende a cair significativamente, já que seus movimentos são lentos e conscientes.

Aproveite e espie dicas sobre os fundamentos do Hatha Yoga!

O Ujjayi Pranayama exige uma maior atenção e auxilia no exercício da concentração.

Falando nisso, nesse Yoga existe uma técnica respiratória na qual flui um leve e contínuo som que vem de dentro da garganta, por meio de uma suave contração da glote. Essa técnica é conhecida como Ujjayi Pranayama.

Além disso, esse pranayama ajuda a relaxar a mente e os pensamentos parece que desaparecem momentaneamente. Como resultado, o praticante encontra um profundo senso de paz e tranquilidade interiores. Praticantes de Vinyasa Yoga mais experientes relatam experimentar essa mesma sensação de plenitude em suas atividades do dia a dia. Ao que tudo indica, a mente adquire um novo hábito, mais saudável e mais eficaz, de se acalmar.

E você, gostaria de dar início a uma prática de Yoga para iniciantes? Ou, que tal entrar numa aula de Ioga em um dos muitos cursos de Yoga espalhados por sua cidade?

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Em seguida chegamos a uma segunda especificidade fundamental na prática do Vinyasa, o ananta samapatti: “mente focada na respiração”. Ou seja, inspirações e expirações longas e suaves com total atenção enquanto se pratica o asana. A cada momento em que a mente vagueia, deve-se, gentilmente, trazê-la de volta para o estado de concentração e atenção a respeito da respiração.

E aí, você também gostaria de saber mais a respeito das modalidades básicas do Yoga?

Muitos praticantes e professores consideram o Vinyasa Yoga uma espécie de meditação em movimento.

Os benefícios do Vinyasa Yoga

É interessante observar que muitas pessoas reclamam não possuírem a concentração ou paz de espírito necessárias para controlar os pensamentos e, dessa forma, adentrarem um estado mais profundo de consciência.

Contudo, quando se pratica Vinyasa Yoga de forma constante e adequada, o praticante ultrapassa essa dificuldade, já que a mente é fortemente trabalhada através do emprego de uma respiração controlada, com fluxo dinâmico e contínuo dos asanas, o que contribui para a liberação das tensões físicas, e amarras mentais. Esse estado auxilia na apreciação da tão desejada felicidade interior.

A médio e longo prazos, essa prática yogui pode ajudar você a desenvolver e cultivar uma conexão corpo-mente-espírito muito mais profunda e, assim, trabalhar significativamente os aspectos físico e mental. Ademais, devido ao fato de a respiração ser também parte fundamental, a capacidade pulmonar, cardíaca e a resistência aumentam consideravelmente.

A curto prazo, o Vinyasa Yoga, além de aprimorar a força e a flexibilidade físicas, melhora a concentração na respiração e no corpo físico. Já nas primeiras aulas você perceberá o surgimento de uma nova atitude mais consciente e pacífica no seu dia a dia.

Note que a estrutura da aula é de sequência fluida e vai em um progressivo crescendo. Cada movimento sincroniza-se com a respiração numa composição previamente preparada a cada aula. Seu principal objetivo é o de alinhar a respiração com o corpo e a mente.

As inspirações e expirações são cada uma guiada através da atuação criativa do flow, como também, às vezes, é chamada essa modalidade.

Aproveite e confira nossas dicas sobre o Ashtanga Yoga!

E você, gosta de movimentos rítmicos? Não liga para o suor? Quer conhecer melhor as posturas psicofísicas e o ritmo constante e fluido da prática de Vinyasa Yoga?

Opa, agora que você já sabe um pouco mais a respeito dessa modalidade de Yoga, que tal arregaçar as mangas, preparar o tapetinho e comecar a praticar? Com toda a certeza essa prática lhe trará vários benefícios e poderá até mudar o seu olhar sobre o mundo e a vida!

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