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Você conhece os fundamentos do Hot Ioga?

De Myla, publicado dia 13/08/2019 Blog > Esporte > Yoga > O que é Bikram Ioga?

E aí, com certeza você já ouviu falar em Yoga, não é mesmo? Esse sistema milenar de conhecimento e integração do corpo, mente e espírito anda cada vez mais popular e angaria praticantes às centenas e milhares ao redor do mundo.

Todos nós, hoje, sabemos que a prática do Yoga reduz o estresse e a ansiedade cotidianos, ao mesmo tempo em que fortalece nossa resiliência a situações difíceis e também a nossa flexibilidade e o sistema imunológico. Só para citar alguns dos benefícios dessa prática!

No entanto, por acaso você já ouviu falar a respeito do Bikram Yoga, conhecido também como Hot Yoga? Em anos recentes, essa modalidade tem bombado na França e em outros países. Ela foca no desejo de cuidar do corpo e de se manter em uma condição física irrepreensível, ao mesmo tempo em que trabalha a mente, com a finalidade de se transformar em uma pessoa melhor.

Venha conhecer um pouco mais dos fundamentos e benefícios do Bikram Yoga e porque praticá-lo. Aproxime-se, puxe uma cadeira tranquilo e venha apreciar um ótimo chá em nossa companhia!

O Bikram Yoga é uma modalidade que integra exercício físico e trabalho consciente da mente, resultando em um sistema muito completo.

As origens do Bikram Yoga/Hot Yoga

Atualmente existem tantas e variadas modalidades de Yoga que podemos nos sentir, em certos momentos, meio perdidos em tantas opções, sistemas, escolas e linhagens… Portanto, é muito importante termos muito bem definido para nós mesmos nossos objetivos ao praticarmos Yoga.

Isso é tão fundamental e não deve ser negligenciado, pois é a partir dos nossos objetivos e intenções com a prática dessa atividade que iremos escolher uma modalidade ou escola.

Uma pesquisa pela internet ou até mesmo um papo com um bom instrutor de Yoga pode nos apontar quais modalidades sintonizam-se melhor com o nosso propósito.

Pensando nisso, o Bikram Yoga, também chamado de Hot Yoga, foi fundado na Índia, na cidade de Calcutá, recentemente, por volta de 1946. Seu fundador foi Bikram Choudhury, que desde seus 4 anos de idade iniciou-se na prática yogui, orientado por seu mestre espiritual Bishnu Gosh.

Fato foi que Bikram sofreu um acidente de carro que deixou ambas as suas pernas paralisadas. Após esse trágico evento, Bikram decidiu continuar sua prática diária de Yoga e foi notando uma clara e significativa melhora em sua condição física e mental.

Incentivado pela própria melhora, no final dos anos 1960, Bikram decidiu criar e aperfeiçoar sua exclusiva técnica, inspirado por tudo que já havia praticado e vivenciado em Yoga desde seus precoces 4 anos de vida.

Em seguida, em 1973, Bikram abre seu primeiro centro de Yoga nos EUA. O sucesso foi tão grande que atualmente existem cerca de 600 centros de Bikram Yoga espalhados pelo mundo. Essa é uma das modalidades yoguis que mais cresce na França e em outras nações europeias.

No entanto, alguns cuidados devem ser observados: a prática é recomendada para ser feita 3 vezes por semana; é importante que o praticante esteja bem hidratado antes da atividade para se evitar queda de pressão. Além disso, esse sistema é contraindicado para crianças menores de 12 anos e grávidas que não praticavam a modalidade antes da gestação. Caso você tenha tido febre ou resfriado também não se aconselha a prática até que você restabeleça sua saúde.

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O Bikram Yoga é um sistema relativamente recente, criado por volta de 1946. É também conhecido como Hot Yoga já que o ambiente para sua prática deve estar aquecido a mais de 40º.

As especificidades do Bikram Yoga

Observe que o Yoga é uma prática milenar de integração entre corpo, mente e espírito, catalisadora de muitos benefícios para a vida e visão de mundo do praticante. Dito isso, o Bikram Yoga, em especial, tem se tornado uma das modalidades yoguis mais procuradas quando se trata de relaxar e se exercitar o corpo ao mesmo tempo.

Por utilizar o calor e se basear nas altas temperaturas praticadas na Índia, nação onde foi concebido, esse sistema permite maior flexibilidade ao realizar seus movimentos. Em outras palavras, torna-se muito mais fácil praticar o Yoga e não existe dor ao executar os diferentes asanas, as famosas posturas psicofísicas.

Esse sistema, aconselha-se, requer alguma prática prévia do praticante, pois envolve graus de dificuldade nos asanas. Portanto, não é muito recomendado a praticantes iniciantes. Segundo o praticante e estudioso Jonathan Martín, “as posturas de Yoga são pensadas para a temperatura na Índia e os benefícios que a vasodilatação causa pelo calor. O que tentamos fazer é reproduzir essas condições.” Por isso, a temperatura do ambiente é um fator diferencial em relação aos demais sistemas yoguis.

Em sua prática, Bikram acabou descobrindo que os exercícios realizados em um ambiente em alta temperatura contribuem para uma maior conexão entre corpo e mente. Com o passar do tempo, ele foi notando significativa melhora em sua condição física e espiritual, assim como a diminuição da dor que sentia devido ao acidente sofrido.

Assim, ao longo dos anos e da vivência de sua própria técnica, Bikram desenvolveu um programa de 90 minutos de duração e 26 asanas, a serem realizados de maneira integral. Ademais, deve-se aliar as posturas psicofísicas a exercícios de respiração, executados também em um local com temperatura elevada.

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Esse sistema yogui consiste em 26 asanas e 2 exercícios respiratórios, pranayamas, realizados em um ambiente que simule as condições de partes da Índia, entre 38 e 40º Celsius.

Em suma, cada um dos asanas visa tratar um sistema do corpo diferente. Essas posturas são concebidas especificamente por reunir equilíbrio, respiração e diferentes exercícios de alongamento sob o tapete de Yoga. Embora não seja considerada uma modalidade muito difícil, é necessário o cultivo da força nos braços e pernas a fim de se realizar os asanas de forma adequada.

Além disso, recomenda-se muita hidratação antes à prática, como já dito, e o uso de roupas confortáveis e leves, para que o praticante sinta-se à vontade e suporte o calor do ambiente.

A média de perda de líquido durante uma aula é de um litro, portanto, hidratar-se bem antes é fundamental. Note que o corpo encontra um ambiente mais propício para a eliminação das toxinas através do suor e do aquecimento interno.

Agora que você já conhece um pouco melhor essa modalidade yogui, que tal alavancar ou aprofundar sua própria prática? Uma das melhores formas de se encontrar um professor ou instrutor experiente para começar suas aulas de Yoga para iniciantes ou curso de Yoga em qualquer nível é em nossa comunidade Superprof!

E quem sabe você não anima a também praticar Yoga online ou Yoga em casa? Com a orientação de bons professores, seu curso de Yoga pode avançar bastante! Já pensou nisso?

E aí, você também gostaria de saber mais a respeito das modalidades básicas do Yoga?

Os benefícios e resultados do Bikram Yoga

O calor protege os músculos, ajuda a evitar lesões, fortalece o sistema imunológico e combinado com as posturas, ainda auxilia na desintoxicação do corpo. – Yuri Scott, do Bikram Yoga Brasil

Além de ajudar a desintoxicar o corpo, a alta temperatura do ambiente também auxilia no relaxamento muscular. Os músculos do corpo ficarão muito mais relaxados e vascularizados, e isso resulta no aumento de flexibilidade. Até na diminuição da dor ou da sensação da dor, nos casos de lesão, o calor contribui.

Professores experientes dizem que após 5 a 10 minutos, o aluno se acostuma com o calor do ambiente e descobre que ele ajuda a manter a concentração e a sentir cada parte do corpo, até os órgãos, de forma mais fácil e nítida. Ademais, sala aquecida não significa sauna e existe uma grande preocupação com o ar puro circulante no ambiente, já que Yoga tem tudo a ver com respiração.

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Dizem que uma aula de 90 minutos de Bikram Yoga pode queimar até 1.200 calorias. Exagero ou não, o que de fato acontece é que o corpo mantém o metabolismo acelerado da prática por até dois dias.

Entre os principais benefícios da prática, destacam-se:

  • reabilitação de lesões novas ou antigas e alívio de dores crônicas,
  • aumento na elasticidade e amplitude dos movimentos,
  • eliminação de vícios,
  • equilíbrio de vários hormônios e do colesterol,
  • trabalha todos os sistemas do corpo: circulatório, respitatório, digestório, ósseo, urinário, muscular e sexual,
  • reorganiza, repõe as energias e revitaliza todas as células do corpo,
  • melhora a qualidade do sono e
  • possibilita a disciplina, incrementa a autoestima e o relacionamento interpessoal.

Em suma, talvez você vá com um pouco de preconceito em relação à primeira aula, já que essa é uma modalidade tão singular. No entanto, à medida em que você for praticando e se familiarizando com o Bikram Yoga, certamente, você começará, também, a colher seus benefícios e sem muita demora!

Separe uma toalha grande, e evite comer 2 horas antes da prática. Essa é uma modalidade que, como dissemos no início, foca na melhor expressão física que você pode vir a cultivar, além dos benefícios nas esferas mental e espiritual também.

Portanto, por que não experimentar algumas aulas de Bikram Yoga e notar como você as encara e o quê acontece depois, ao longo da semana? Muito provavelmente você irá estranhar o calor ambiente, mas apenas no início, e irá notar também que é possível se acostumar a ele sem muito sofrimento.

E aí, vamos praticar Bikram Yoga?

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