Gabriel - Professor de teatro - Porto Alegre
Gabriel - Professor de teatro - Porto Alegre

É "la crème de la crème" dos professores. Perfil de qualidade, diploma verificado e resposta garantida. Gabriel vai organizar sua primeira aula de Teatro cuidadosamente.

Gabriel

É "la crème de la crème" dos professores. Perfil de qualidade, diploma verificado e resposta garantida. Gabriel vai organizar sua primeira aula de Teatro cuidadosamente.

  • Tarifa R$80
  • Resposta 2h
  • Alunos

    Número de alunos que Gabriel atendeu desde que chegou à Superprof

    50+

    Número de alunos que Gabriel atendeu desde que chegou à Superprof

Gabriel - Professor de teatro - Porto Alegre
  • 5 (104 avaliações)

R$80/h

Contatar
  • Teatro
  • Improvisação Teatral
  • Arte dramática
  • Cena (Teatro)
  • Dramaturgia

Aula de Teatro: oratória, expressão, desinibição e atuação! O mundo é um palco?

  • Teatro
  • Improvisação Teatral
  • Arte dramática
  • Cena (Teatro)
  • Dramaturgia

Locais das aulas

Embaixador

É "la crème de la crème" dos professores. Perfil de qualidade, diploma verificado e resposta garantida. Gabriel vai organizar sua primeira aula de Teatro cuidadosamente.

Mais sobre Gabriel

Boas-vindas ao curso de teatro "O feed da nossa vida".

Meu trabalho envolve o uso da memória afetiva, não no sentido de um teatro terapêutico, mas sim na busca por verdade (verossimilhança). Às vezes, é mais fácil pegar uma pequena história sua e transformá-la em outra narrativa do que inventar algo completamente distante da sua vivência.

Por exemplo, interpretar um morador da Cidade de Deus não faz sentido para mim, eu não sou de lá, não tenho esse lugar de fala, não vivi aquilo, não respiro aquele ar. Posso até ser colocado nesse papel, mas teria que ser muito bem contextualizado. O mesmo vale para você.

Fique à vontade para usar o teatro como um espaço para falar sobre os caminhos que te atravessaram, ou não. Teatro é treino, como uma academia de musculação ou o ensino de idiomas. É a periodicidade que traz resultado, se você quiser isso. Mas também está tudo bem se for só uma aula pontual. Digira isso no seu tempo.

Por fim, além de tudo isso, o teatro é subjetivo. Precisa de envolvimento. Assim como no aprendizado de uma língua, se não houver interesse e entrega, a coisa não acontece, mesmo em apenas 1 aula. Então, traga também os elementos que você tem vontade de explorar aqui. Pense como um laboratório de cientistas: às vezes eles explodem coisas, e aqui a gente trabalha com arte. A explosão é criativa!

- Muito prazer, sou o Gabriel!

É uma alegria ser o professor de teatro mais avaliado do Superprof em nível global, resultado da confiança de alunos incríveis ao redor do mundo!

Com base em todos os depoimentos da plataforma, confirmo que o teatro online faz uso da presença, do mesmo elemento (atenção) que utilizamos na vida real. É a partir da disponibilidade para fazer teatro em uma videochamada que o teatro se torna uma ferramenta ativa (metodologia) de trabalho prático, alinhada ao nosso cotidiano. Trata-se de uma experiência que apresenta o teatro fora dos palcos, o teatro que está presente no nosso dia a dia. Afinal, a vida não é um palco? Os personagens não passam por nós todos os dias?

Sou ator, educador e pesquisador. Mestre em Artes da Cena pela Unicamp (bolsista Capes) e licenciado em Teatro pela UFRGS, realizei mobilidade acadêmica em Humanidades e Cinema, na Universidad Carlos III de Madrid, na Espanha.

Atualmente sou licenciando em Letras - Espanhol pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e leciono Teatro e Espanhol, com foco especial na atuação de não atores e no uso da cena como espaço de desenvolvimento pessoal e comunicação. Através do SuperProf, visito alunos particulares e espaços com aulas de teatro na Diageo Brasil, Faculdade São Leopoldo Mandic e CACS - Complexo Assistencial Cairbar Schutel.

Pesquiso a relação entre dramaturgia e o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE), com ênfase em práticas online e criativas.
Atuei na série "Parada 90" (Ulbra TV), dirigida por Maurício Gyboski, e fui selecionado para o concurso “Casal Malhação” no Caldeirão do Huck, em 2011. No teatro, participei de espetáculos com textos de autores como Anne Frank, Machado de Assis e Simões Lopes Neto, que circularam por diversas cidades do Sul do Brasil.

Trabalhando como produtor, participei da Copa América Conmebol 2019 na Arena do Grêmio, liderando a equipe trilíngue de atendimento. Produzi shows como Ira!, Maiara & Maraisa e Moacyr Franco, e estive à frente de festivais como o Palco Giratório, Poa em Cena e a Feira do Livro de Porto Alegre.

Atuo em publicidade, como na campanha global de Google (2023) filmada no Uruguai, dirigida por Ben Whitehouse, e coproduzida pela Oriental Films (UY) e Stink Films (UK). Também participei da série documental do programa Fantástico, recriando “Sangue Latino”, de Ney Matogrosso. Sou embaixador do Desafio LED, iniciativa da Globo com a Fundação Roberto Marinho.

Dou aulas pelo site SuperProf e apresento o curso “O Feed da Nossa Vida”, voltado à escuta, improvisação e presença cênica. Ao longo da minha trajetória, desenvolvi projetos com imigrantes, refugiados, idosos e jovens em situação de vulnerabilidade, usando o teatro como ponte entre mundos, uma ferramenta de expressão, acolhimento e transformação.

Sou autor da série de audiodrama “Voz para Cumaná”, criada com refugiados venezuelanos, e também atuo como preparador de elenco. Acredito na pedagogia baseada na escuta sensível, na criação de vínculos e no acesso ao teatro como direito. Além de ensinar técnicas e conteúdos, meu objetivo é criar caminhos criativos e únicos para cada pessoa que entra em cena comigo, seja no palco, na tela ou em aula.

Demais informações:
@gabrielfontouramotta Para todas as redes sociais, ORCID e Currículo Lattes

Artigos publicados em revistas científicas.:

- Parecerista da Revista Diálogo - UnilaSalle (Petrópolis - RJ) 2025

- FONTOURA MOTTA, G. Audiodrama Voz para Cumaná: Uma análise metodológica do processo criativo autoral de uma dramaturgia realizada com imigrantes venezuelanos, refugiados no Sul do Brasil durante um lockdown. Argus-A: Artes & Humanidades, [S. l.], v. XIII, p. 1–18, 2024.

- FONTOURA MOTTA, G.; FRANKL SPERBER, S. A transcriação e a logoterapia na dramaturgia com venezuelanos refugiados: A transcriação como busca de sentido – análise, a partir do olhar da logoterapia de Viktor E. Frankl, em uma dramaturgia construída a partir do testemunho de venezuelanos refugiados no Sul do Brasil. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 24, 2022. DOI: (informação ocultada)

- FONTOURA MOTTA, G.; FRANKL SPERBER, S. O Teatro e o Ensino de Espanhol como ferramentas de inclusão e expressão: Combate ao etarismo e promoção de Direitos Humanos na Educação. Scias – Direitos Humanos e Educação, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 276–294, 2024. DOI: (informação ocultada)

- FONTOURA MOTTA, G.; FRANKL SPERBER, S. Noite de Arepas: Uma análise metodológica do processo criativo autoral, um audiodrama, realizado com Jennifer Espitia, imigrante venezuelana, refugiada no Sul do Brasil durante um lockdown. Letras em Revista, [S. l.], v. 15, n. 2, 2024. Universidade Estadual do Piauí.

- FONTOURA MOTTA, G. Teatro como Educação Não Formal: Sensibilidade Pedagógica, inclusão 60+ e pensamento crítico em contextos digitais. Conexão ComCiência, [S. l.], v. 2, n. 5, 2025. DOI: (informação ocultada)

- FONTOURA MOTTA, G. Teatro e Espanhol como ferramentas de expressão: Combate ao Etarismo e produção de subjetividade na Educação Online. Revista Ouricuri, [S. l.], v. 14, n. 2, 2025. DOI: (informação ocultada)

- FONTOURA MOTTA, G. 2025. “Tecnovívio y Formación de Espectadores para Brasileños 60+ No Actores: El Audiodrama «Los Ciegos» (1890) y el simbolismo de Maurice Maeterlinck.” En Las artes teatrales: mapas de pasado, presente y futuro. Actas de las XXX Jornadas Nacionales / Internacionales de Teatro Comparado, compilado y editado por María Natacha Koss. Buenos Aires: Facultad de Filosofía y Letras, UBA.

- MOTTA, Gabriel Fontoura. ¿Hablas español? Curso de español como lengua extranjera que utiliza el teatro en línea y sincrónico como herramienta para personas 60+. Actas del VII Simposio Internacional de Lengua y Literatura. Río de Janeiro: Instituto Cervantes, 2025. 274 p. ISBN 978-65-01-53147-2. NIPO 110-25-041-1. Español, portugués. Edición electrónica en el Centro Virtual Cervantes. Celebrado en el Instituto Cervantes de Río de Janeiro, 25-26 out. 2024.

Tradução:
- FONTOURA MOTTA, G. Revisão da edição bilíngue (espanhol-português) da peça de teatro “Parti (do)”, de Belén Galain, traduzida por Eduardo Aleixo Monteiro. São Paulo: Editora Efêmera, 2024. ISBN: 978-65-999133-7-2. Verificado no site da Câmara Brasileira do Livro (CBL).

Demais conteúdos
- Entrevista Completa para o programa de podcast (videocast) “Habitability” com produção da “WePod” e criação da Construtora MRV “MRV&CO” com apresentação de Luiz Carlos Pacete. Habitability | EP 60 | Do cinema ao teatro: as cidades estão acessando as artes no Brasil?

- Dissertação com a Defesa de mestrado intitulada “¿HABLAS ESPAÑOL? UMA ANÁLISE METODOLÓGICA DA SENSIBILIDADE PEDAGÓGICA NO ENSINO DO TEATRO ONLINE COM O USO DA LÍNGUA ESPANHOLA COMO INSTRUMENTALIZAÇÃO DIGITAL DE PESSOAS 60+”

- CUMANÁ: dramaturgia criada a partir de relatos de imigrantes e refugiados venezuelanos no Sul do Brasil. Trabalho oficial que deu origem à série de audiodrama Voz para Cumaná e integra a exposição permanente "Olhares do Brasil", na Plataforma Educar DH, do Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH).

- Prêmio Internacional de Dramaturgia “Cenas do Confinamento / Escenas del Confinamiento” organizado pelo Grupo Galpão (MG) com a seleção de dramaturgia autoral a partir da autoficção do processo pedagógico com imigrantes “Noite do Simpósio”. pg 157-169.

SOMENTE ATUAÇÃO

PUBLICIDADE
- Comercial Internacional “GOOGLE” - Produção Inglesa “Stink Films” Dir.: Bén WhiteHouse em coprodução com “Oriental Films” do Uruguai, rodado em Montevideo. 2023
- Comercial "Vou de 99" , Pers.: "RICK (Protagonista)" , Dir.: Luis Mermet , 2022 , TV aberta / Mídia Geral , 99 app / Paranoid BR , Obs.: Trabalho rodado em setembro de 2022.
- Publicidade - "Já pediu 99?" , Pers.: "Amigo" , Dir.: Clemente , 2021 , Nacional , Barry Company. Porto Alegre (RS) 2021

informações completas no perfil Elenco Digital “Gabriel Fontoura Motta”

CINEMA
Curta(s):
2012 - “Ex-terminadora”.
Direção: Aleksander Nascimento
Longa(s):
2012 - “A Casa Elétrica”
Direção: Gustavo Fogaça
2014 - “Prova de Coragem”.
Direção: Roberto Gervitz

TEATRO
2010 - “Contos Machadianos”
Direção: Júlio Lhenardi
2011 - “Conflitos dos Sexos”
Direção: Júlio Lhenardi
2012 - “Contos Gauchescos: vida e obra de Simões Lopes Neto”
Direção: Júlio Lhenardi
2013 - “Vida Alheia: vida e obra de Artur Azevedo”
Direção: Júlio Lhenardi
2015 - “Vida Urgente” Fundação Thiago de Moraes Gonzaga
Direção: Lisandro Belotto
2015 - “O Anexo Secreto - adaptação da obra O Diário de Anne Frank”
Direção: Profa. Dra. Gisele Habeyche
2016 - “Desterro: sobre os restos que não sobram mais”
Direção: Coletivo Nômade de Teatro e Pesquisa Cênica
2017 “Natal Luz” - Dart Canela / RS
Direção: Rodrigo Cadorin
2020 - “Voz para Cumaná: série de audiodrama com imigrantes venezuelanos refugiados no Sul do Brasil”
Direção: Prof. Dr. Clóvis Dias Massa

TV
Série(s):
2009 – “Parada 90” – Ulbra TV
Direção: Maurício Gyboski
2011 - “Jornal Sensacionalista” - Multishow
Direção: Adriana Câmara
2012 - “Casal Malhação” - Caldeirão do Huck
Direção: José Alvarenga Jr.
2010 - “Mulher de Fases” - HBO Brasil
Direção: Ana Luiza Azevedo
2012 - “Doce de Mãe” - Casa de Cinema de Porto Alegre / RS
Direção: Ana Luíza Azevedo, Jorge Furtado
2015 – “Notas de Amor” – RBSTV - Rede Globo RS
Direção: Fabrício Carpinejar e Liliana Sulzbach
2018 - “Paralelo 30” - Prime Box Brasil
Direção: Frederico Ruas
2023 - “50 anos Show da Vida” - Rede Globo - Programa Fantástico
Direção: Bruno Bernardes. Clipe oficial “Sangue Latino - Secos e Molhados”. Personagem: Gerson Conrad.

ver mais

Sobre a aula

  • Todos os níveis
  • Português

Todos os idiomas falados na aula :

Português

***Atualmente, o trabalho acontece apenas online. Trocas presenciais somente mediante acordo prévio e em momento específico.



Teatro para a vida, um espelho em movimento!

As aulas de teatro que proponho são um espaço de escuta, criação e reorganização interna. Acontecem online (por vídeo chamada) ou presencialmente: em bibliotecas, parques ou locais combinados com o aluno.

Mas, acima de tudo, o teatro acontece dentro de você.

A proposta é usar o teatro como ferramenta para enxergar com mais clareza o personagem que estamos sendo hoje, e que, muitas vezes, nem percebemos que estamos interpretando.

Afinal, a vida é um palco em constante transformação. Todos nós criamos versões de nós mesmos a cada nova cena.
Mudamos o tom de voz? A postura? Os afetos?

Desde a pandemia, nossos “papéis” também mudaram ?
O teatro nos ajuda a ver isso com nitidez, leveza e consciência.


Como são as aulas?

- Cada encontro é um convite para sair do automático e organizar o que nos atravessa no mundo externo, com criatividade e liberdade.

O teatro aqui não é só para atuar ‘para fora’, mas para perceber o que nos move por dentro.

Você vai experimentar:

- Jogos Teatrais (Spolin), Teatro do Oprimido (Boal), Filosofia do Teatro (Dubatti)

- Escuta e presença

- Dramaturgia

- Expressão corporal e vocal

- Criação de personagens

- Improvisação

- Oratória e desinibição

As aulas são personalizadas para o que você deseja! Para você que nunca fez teatro, ou que já atua e quer se aprofundar. Leia os comentários sobre os encontros e se disponibilize para avançar!

Para quem?
- Não atores: profissionais, expatriados, estudantes, executivos, pessoas 60+, tímidos, interessados em desenvolvimento pessoal ou comunicação.

- Atores e atrizes: em formação ou experientes, com foco em interpretação, criação de personagem e preparação para audiovisual.

- Crianças e adolescentes: com foco na autonomia, criatividade, expressão e controle emocional.

️ Diferenciais

- Trabalho com “personagens do cotidiano”, inspirando-se nos arquétipos e nas versões que criamos de nós mesmos.

- Encontros para direção de intérprete, leitura ativa de mesa, como na cena do filme “Beijo no Asfalto” (2018), com condução de Amir Haddad (referência para trabalho técnico de ator).

- Atendo também presencialmente em espaços privados ou públicos, na Região Metropolitana (a combinar).

Aulas individuais ou em grupo.

Extensões do trabalho

- Preparação de elenco para cinema, audiovisual e produções independentes

- Orientação de projetos artísticos

-Consultoria em apresentações profissionais ou escolares: com foco em pitch, comunicação, soft e hard skills

- Dramaturgia e roteiro

ver mais

Tarifas

Tarifa

  • R$80

Preços pacotes

  • 5h: R$320
  • 10h: R$640

webcam

  • R$80/h

deslocamentos

  • + R$R$50

Precisão

Para confirmar sua reserva de horário, faça o pagamento via Pix para o endereço de e-mail ou via PayPal Internacional.

O agendamento e cancelamento das aulas é realizado em até 24 horas antes do encontro.

Após o término do curso, as aulas gravadas ficarão disponíveis por 2 semanas no Google Drive.

Aguardo até 15 minutos de tolerância sem contato por parte do aluno. Caso seja necessária uma espera maior, peço que informe previamente.

Vídeo de Gabriel

Mais professores de Teatro

  • Luccas

    Independência & online

    Novato
    • R$50/h
    • 1a aula grátis
  • Carolina

    Bom Fim

    Novata
    • R$55/h
    • 1a aula grátis
  • Adriano

    Porto Alegre & online

    5 (1 avaliações)
    • R$90/h
    • 1a aula grátis
  • Luiz Fernando

    Porto Alegre & online

    Novato
    • R$75/h
    • 1a aula grátis
  • Cadu

    Porto Alegre

    Novato
    • R$73/h
    • 1a aula grátis
  • Vivian

    Porto Alegre & online

    Novata
    • R$70/h
    • 1a aula grátis
  • Fernando

    Porto Alegre & online

    Novato
    • R$35/h
    • 1a aula grátis
  • Diuliane

    São João & online

    Novata
    • R$80/h
    • 1a aula grátis
  • Artur

    Icaraí (Niterói) & online

    5 (37 avaliações)
    • R$100/h
    • 1a aula grátis
  • Thalia

    Salvador & online

    5 (21 avaliações)
    • R$60/h
  • ALEXANDRE

    São Paulo & online

    5 (25 avaliações)
    • R$100/h
    • 1a aula grátis
  • Hanna

    São Paulo & online

    5 (17 avaliações)
    • R$99/h
  • Nayara

    Bela Vista & online

    5 (53 avaliações)
    • R$80/h
  • Felipe

    Bela Vista & online

    5 (14 avaliações)
    • R$110/h
    • 1a aula grátis
  • Gilson de Carvalho

    São Paulo & online

    5 (8 avaliações)
    • R$65/h
  • Stella

    São Paulo

    5 (8 avaliações)
    • R$150/h
  • Stéfano

    Bairro Alto & online

    5 (9 avaliações)
    • R$80/h
    • 1a aula grátis
  • Marta

    Santa Maria & online

    5 (10 avaliações)
    • R$40/h
    • 1a aula grátis
  • Joyce

    Botafogo & online

    5 (12 avaliações)
    • R$88/h
  • Wellington

    Rosa Elze (São Cristóvão) & online

    5 (20 avaliações)
    • R$75/h
    • 1a aula grátis
  • Veja os professores de
    teatro