Você pretende focar a sua carreira profissional para ser professor de francês?
Primeiro critério a cumprir: ser bilíngue!
Ter bons resultados nas aulas de francês (qual formação é necessária?), ter visto todos os filmes de François Truffaut sem legenda, falar com os estudantes franceses de sua universidade...
Então, você domina a língua francesa tanto como gostaria?
Uma língua é viva! Evolui. Pode-se falar em vários países, mas sempre existirá notáveis diferenças!
Então, antes de se converter em professor de francês (guia para se tornar um) e transmitir seu conhecimento do idioma a seus futuros alunos, chegou o momento de partir para a aventura! Tenha sua própria experiência profissional com essa língua que tanto gosta!
Top 11 das razões para aprender francês no exterior
Para um futuro professor de francês, uma estadia linguística é uma etapa indispensável para estudar o idioma em seu próprio contexto.
É normal ter algumas dúvidas quanto tomamos a decisão de partir. Para evitar de amarelar no último momento e não aproveitar essa oportunidade ao máximo, tem que pensar e refletir devidamente o projeto. E claro, estar motivado!
Ganhar fluidez em sua expressão oral, melhorar suas competências linguísticas, aperfeiçoar sua gramática, descobrir uma cultura nova e outro modo de vida... São tantos os benefícios para os que podem aproveitar de uma imersão em um país francófono...
Aqui está nosso top 11 para te ajudar:
- Avançará rapidamente até ficar bilíngue. Por que não dar aulas particulares de francês como professor não diplomado?
- Aprenderá o francês do dia a dia, a verdadeira língua falada te ajudará a enriquecer o seu vocabulário.
- Passar da teoria a prática conversando com os nativos francófonos.
- Pode encontrar a mulher ou homem de sua vida, quem sabe? (Sim, em 30 anos, o programa europeu Erasmus também resultou em 1 milhão de bebês!)
- Descubra uma nova cultura e realize encontros interessantes.
- Prove as verdadeiras especialidades francesas que os professores tanto falaram em sala de aula.
A basílica de Sacre Couer te espera em Paris para você aprender a língua francesa - Ganhe confiança em si... De repente, tudo vai parecer possível como se o mundo fosse seu!
- Cada dia será único e sem rotina! Essa é a vantagem do desconhecido: tudo está para descobrir!
- Aproveitará de um tempo diferente porque, se for para a França, vai encarar o inverno também!
- Essa experiência é uma verdadeira vantagem no seu currículo
- Você poderá dizer a seus amigos: "Você nunca foi à França? Na Bélgica? No Quebec? Não sabe o que está perdendo!"
Qual destino escolher para seu intercâmbio?
Você já tomou a decisão? Vai viajar para melhorar seu domínio da língua estrangeira e aperfeiçoar seu aprendizado? Seu objetivo é ser professor de francês?
Agora é hora de escolher qual é o melhor destino para o seu perfil...
Estudar francês na França
Se não está acostumado a viajar sozinho, é inútil se lançar como aventureiro com uma mochila nas costas. Você tem a solução de ir para um destino certo e seguro: França.
Há várias possibilidades para você preparar sua estadia na França. Preste atenção e não vá para uma cidade francesa que fala bretão, ocitano ou basco para aprender o francês (pela internet).
França é Europa, um mundo de países para descobrir um do lado do outro! Você pode aproveitar o fim de seus estudos da língua francesa ou mesmo um final de semana para conhecer outros países e cidades que tanto sonhou!
Mas uma coisa pode ser bem chata para resolver: o visto. Os brasileiros têm direito a ficar em solo europeu sem visto somente por 3 meses! Se for ficar mais, a gente tem que pedir um visto no consulado da França no Brasil.
Para isso, você tem que preparar a inscrição de uma escola de idiomas francesa na França e outros papeis. Dá um trabalho, mas vale à pena! Dependendo do visto de estudante que conseguir, você pode até trabalhar algumas horas por semana. Isso possibilitaria de pagar alguns gastos no país (lembre-se que o euro é muito mais bem cotado que o real...).
Destino Canadá para os futuros professores aventureiros!
Sonha com destinos mais arejado?
Está com sorte! O francês não é uma língua falada somente na França e na Bélgica. Você também pode aprender francês no Canadá ou na África, por que não?
As vantagens de aprender o francês na região do Quebec
O preço que você tem que pagar no Canadá e na França não é muito diferente. Os dois países são caros...
Você vai conviver e conhecer um sotaque diferente ao que está acostumado a escutar nas aulas de francês. Se quiser, você também pode melhorar o seu inglês porque a maioria são bilíngues francês-inglês ou se não, você pode sair do Quebec e ir para o Canadá anglófono. Dois idiomas pelo preço de um, nada melhor, né?
E se não pode ficar no Canadá por muito tempo, você sempre tem a opção de fazer um curso intensivo.
Encontre os melhores cursos de frances no Superprof!

Entre os países que você tem que visitar, não pode perder a apaixonante região do Quebec
e desfrutar as praias do Haiti.
Ideia nº1: dominar o francês na região do Quebec
Quebec é a maior província do Canadá e reúne grande parte de todos os atributos que tornam esse país um lugar excepcional! As grandes cidades como Montreal se misturam com a natureza impressionante da região do Canadá francófono. Há quase 30 parques nacionais em seu território permitindo realizar mil e uma atividades em ar livre.
Aqui, conhecerá um novo sistema educativo: o sistema de educação pública do Quebec, o ensino é gratuito para todos os seus residentes, desde a escolinha até o ensino fundamental. O sistema de educação no Quebec é laico e está estabelecido com a base linguística, francófona e anglófona, segunda língua de docência utilizada nas escolas.
Os quebequenses, cheios de entusiasmo e determinação, guiados pela criatividade, asseguram hoje a continuidade de sua cultura no continente. A gente pode percorrer o território tanto de carro quanto de barco. Você encontrará inúmeras cidades tradicionais com igrejas, capelas pontes, moinhos e faróis que contam sobre a história desse país antes das gerações atuais e futuras.
Para simplificar as tarefas administrativas, você pode realizá-la mediante a sua universidade e outras agências de serviço linguístico seguro que isso é uma grande experiência.
O que está esperando para conhecer a vida universitária do Quebec? Aproveite e comece um curso de frances hoje mesmo!
Ideia nº 2 aperfeiçoar seu francês nas praias do Haiti
Haiti é um dos países mais populosos do mundo e a população é predominantemente rural.
O francês é a língua oficial do Haiti, mas a maior parte dos haitianos falam crioulo haitiano, um idioma que mistura algumas palavras do francês. Assim, você vai aprender também o crioulo haitiano! Por que não?
O Haiti ocupa a parte ocidental da ilha La Española no mar do Caribe. Muito bem situado no trópico, Haiti tem um território principalmente árido porque as montanhas bloqueiam os ventos.
A temperatura média oscila entre os 21º e 32º centígrados durante todo o ano. Uma temperatura ideal para desfrutar de suas praias.

O Haiti oferece a possibilidade de participar do voluntariado internacional para ajudar a população extremamente pobre a melhorar de vida.
Qual opção você prefere? Em ambas, você vai melhorar e praticar o idioma!
Como organizar sua estadia em um país francófono?
Para poder ir tranquilamente passar uma longa temporada fora, vale à pena preparar bem a viagem!
Veja aqui algumas dicas para se orientar em todas as tarefas...
A primeira é procurar informação na sua universidade sobre quais são as possibilidades que você tem de fazer um intercâmbio cultural.
- Erasmus: o passaporte para a Europa
Há mais de 30 anos, o programa europeu de cooperação Erasmus favorece os intercâmbios e mobilidade pela Europa. Os estudantes jovens podem aproveitar do Erasmus para ir para o estrangeiro para:
- Continuar seus estudos universitários
- Realizar um trabalho voluntário
- Colocar a língua em prática
Os estudantes Erasmus recebem uma bolsa da União Europeia e possuem convênios de cooperação estabelecidos entre o centro de ensino superior e outros centros da Europa.
A vantagem?
Você não perde um ano de faculdade!
O Erasmus permite ir para a França seguir com suas aulas na universidade, mas também para realizar um estágio em uma empresa.
Os estudantes de Letras (tem como ser professor de francês sem fazer o curso?), por exemplo, podem ir para França para se tornar bilíngue.
2. Voluntariado Internacional
O voluntariado internacional dá a possibilidade de ir para o estrangeiro durante 6 a 24 meses.
As missões oferecidas são diversas e podem corresponder a todos os perfis. O voluntariado internacional se dirige a jovens de 18 a 28 anos, estudantes, jovens diplomados (quais para dar aula de francês?) e sem emprego.

Como dizemos acima, uma das destinações possíveis para se aprender francês com o voluntariado internacional é o Haiti.
3. Ir de Au Pair para a França
Precisa de um break nos estudos? Pensou em fazer um ano sabático antes de começar seus estudos universitários?
Se tem pensado ser um bom professor de francês, é uma boa forma de aprender e muito útil: vir para a França como au pair para aprender o francês.
Poderá conseguir um domínio perfeito da língua facilmente!
Se preferir, saiba também como fazer francês online no Superprof!