Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como ser professor autodidata da língua francesa?

De Carolina, publicado dia 08/08/2017 Blog > Idiomas > Francês > Posso dar aula de francês sem ter diploma?

Você é autodidata e apaixonado pelo francês? Tem vontade de compartilhar e transmitir seus conhecimentos?

Existem várias soluções que te permitem de ensinar francês. A mais certa: ser professor particular.

Professor particular de francês tem que ter diploma?

Para exercer como professor particular de francês (seja um bom), a única obrigação é ter mais de 16 anos, idade mínima para trabalhar no Brasil.

É evidente que isso não basta para satisfazer as necessidades de seus alunos. Terá que dominar imperativamente o idioma tanto do nível escrito como oral. Assim como ter boas noções de pedagogia para ensinar a seus estudantes de forma eficaz e personalizada.

De acordo com sua experiência e seu nível (básico, intermediário, avançado, fluente), poderá determinar qual tipo de aluno pode ajudar com a aprendizagem do francês. Dessa forma, poderá organizar:

  • Aulas de iniciação para os mais pequenos,
  • Aulas particulares de francês para os alunos do ensino básico,
  • Aulas preparatórias para um exame de proficiência na língua (DELF – Diplôme d’Etudes en Langue Française – Diploma de Estudos na Língua Francesa, DALF – Diplôme Approfondi de Langue Française – Diploma aprofundado da Língua Francesa, TCF – Test de Connaissance du Français – Teste de Conhecimento em Francês, TEF – Test d’Evaluation de Français – Teste de Avaliação de Francês),
  • Aulas para quem quiser se mudar para França para fazer seus estudos,
  • Aulas temáticas: melhorar a expressão oral, aprender a escrever uma carta em francês, fazer pequenas traduções…

As possibilidades são muitas!

Em todos os casos, precisará de disciplina na preparação de suas aulas para poder abordar a situação de cada aluno em particular.

Fixe objetivos precisos (vocabulário, gramática, pronúncia…). Essa é uma etapa essencial para ajudar a melhorar e guiá-lo para ser um professor de francês.

Ensine os esquiadores a falar o idioma antes de partir para a França Aprenda a dar aulas da língua francesa mesmo sem ter diploma

Isso também vale para outras aulas de idiomas: chinês, inglês, alemão, espanhol, português como língua estrangeira, italiano, russo, japonês, árabe, turco…

Formação em empresas

Já pensou em fazer formação (quais são importantes para dar aula de francês?) em empresas? É uma profissão que está em pleno auge!

Para poder fazer essa atividade, é preciso ser expert em seu âmbito, mas não precisa de um título nem formação para se lançar na aventura.

Dessa forma, você pode criar a sua própria empresa de formação ou oferecer serviços como freelancer. Para isso, é necessário que crie umas formações adaptadas e personalizadas em função do objetivo fixado anteriormente.

As empresas precisam formar seus empregados em língua estrangeira. Então, você pode oferecer uma formação para ensinar francês a profissionais.

Nesse caso, você terá que se adaptar as necessidades das empresas para permitir aos empregados adquirir essas competências de acordo com o que a empresa precisa.

Se for bilíngue, você pode propor aulas de língua francesa em uma empresa para ensinar francês comercial, técnicas de venda que incluem conhecimentos culturais essenciais para ter boas relações com os franceses.

Antes de embarcar e apostar todas as suas fichas nesse mundo, você pode dar aulas em um curso frances online para ter certeza de que é isso mesmo que quer.

Como posso ser professor de francês sem diploma?

Você pode ser professor de francês de várias maneiras sem ter um título, necessariamente.

Seja autônomo!

A condição de autônomo resta a solução mais simples para se lançar como trabalhador independente e é a mais comum entre os brasileiros.

Dessa forma, você pode ser contratado por uma empresa e prestar seus serviços como autônomo. É evidente que isso tem um custo e riscos ao não conhecer quanto vai ganhar fixo por mês. Mas se conseguir um bom número de clientes e se expandindo pouco a pouco, você pode ter um bom futuro pela frente.

A vantagem? Você será completamente autônomo e fixará o preço de suas aulas de francês. Também pode executar a sua atividade no seu ritmo e propor, com toda a liberdade do mundo, um aprendizado personalizado.

Dependendo do projeto educativo que pretende fazer, também pode criar uma microempresa se quiser ter um sócio ou um MEI (Microempreendedor Individual)  se quiser administrar tudo sozinho.

Assalariado em uma empresa de formação ou escola de idiomas

Também há a possibilidade de postular em uma das numerosas organizações que propõem aulas de francês.

É uma solução mais segura porque a escola que se encarrega de encontrar os alunos para a suas aulas. Assim, você não precisa fazê-lo.

Corra atrás e encontre seus alunos para ensinar o idioma da França Não deixe de correr atrás do seu sonho de dar aulas da língua francesa!

Além de beneficiar de um contrato de trabalho, você poderá ter uma formação de pedagogia para dar aulas na instituição.

Na prática, cada empresa é um mundo… Antes de se comprometer, é melhor conhecer as condições de cada empresa para saber qual é o salário, se ela é séria, se cumpre com seus deveres, etc. Algumas ficam com até 50% da tarifa total faturada pelo cliente.

Você também encontrará outros professores autodidatas como você nessas empresas e poderá perguntá-los com funciona.

Perfil dos professores de francês não diplomados

Ser professor de francês não diplomado não implica falta de competência, muito pelo contrário…

Além do ensino do idioma, você pode trazer uma experiência suplementar a seus alunos. Qualidades que outros professores de francês não teriam.

Seja através de aulas particulares em domicílio ou em um centro de formação para adulto, cada professor possui sua própria trajetória formativa, com sua experiência para compartilhar e com um ponto em comum com todos eles: o domínio perfeito do francês.

Estudantes de língua moderna/Estudos na língua francesa

Os estudantes de idiomas titulados pela universidade têm um domínio muito bom da língua francesa. Eles podem oferecer aulas muito interessantes! Uma parte desses jovens começa desde o início a dar aulas.

Fazer aulas particulares com um estudante pode ser uma experiência muito benéfica para todos. O aluno se beneficia dos conhecimentos do estudante e o estudante de francês aprende a dar aula! Assim, ele ficará cada vez mais familiarizado com o sistema educacional e vai praticar seu lado didático, psicológico e pedagógico.

Eles também são apaixonados pelo idioma e vão saber como transmitir sua paixão para os seus alunos. Cada aula vai ser uma aventura para aluno e professor-estudante.

É estudante de letras de francês? Pode dar aulas particulares da língua antes de formar! É a sua oportunidade!

Há muitos futuros professores diplomados (quais para ser um de francês?) que dão aulas paralelamente a seus estudos!

Animados pela sua vontade de transmitir, eles têm aptidões muito úteis para dar aulas:

  • sabem escutar
  • paciência
  • pedagogia…

É uma vantagem na hora de consolidar uma relação de confiança entre aluno-professor.

Aprenda a língua francesa e não tenha limites O aprendizado do francês não é fácil, por isso, seja professor se for bilíngue no idioma

Sabem perceber as dificuldades dos estudantes e propõem um enfoque pedagógico que corresponde melhor com as capacidades do aluno na hora de aprender o idioma tanto no oral quanto escrito.

Os nativos 

Há algo melhor que aprender francês com um parisiense? Não somente é sua língua materna e oficial quanto tem uma pronúncia perfeita da língua!

Um professor da língua francesa poderá não somente ensinar o seu idioma quanto transmitir sua paixão pelo seu país, cultura, história… É a ocasião perfeita de conhecer um novo ponto de vista da França (more lá para dar aulas de francês) ou outro país francófono.

Os alunos que querem aprender a manter uma conversa em francês antes de viajar também podem receber numerosos conselhos práticos e aproveitarão mais a viagem!

Quem sabe o nativo francês vai gostar tanto de dar aulas do seu idioma que fará estudos superiores de Letras (é preciso)?

Os bilíngues

Você assimilou perfeitamente a língua francesa durante sua estadia em um país francófono?

Essa experiência no exterior somada a suas competências profissionais podem converter-se em uma verdadeira vantagem para dar aulas particulares.

Além das competências linguísticas, poderá desenrolar uma experiência em outro domínio profissional do mundo da língua francesa.

Competências para ser professor de francês independente

Se não tem títulos universitários de letras para ensinar francês, isso não vai te impedir de dar aulas. Mas você terá que buscar seus futuros alunos!

Para convencer os pais e as empresas de suas aptidões, aprenda a valorizar suas competências. São várias as formas que te ajudam a legitimar seus conhecimentos para ensinar o francês:

  • Certificação de nível de francês (DELF, DALF…)
  • Valorizar suas experiências profissionais ou pessoais
  • Uma estadia francófona de longa duração
  • Experiência no ensino…

Cada detalhe conta! Se desenvolveu um método pedagógico específico, mostre-o!

Você também pode explicar as razões que te levaram a dar aulas de francês e descrever suas qualidades como professor (saber escutar, conhecimentos didáticos, capacidade de adaptação, paciência…).

Deguste e aprenda o francês A França é conhecida por sua língua francesa e seus incríveis produtos!

Por último, pode encontrar cursos de formação curtos para desenvolver suas competências pedagógicas e assim melhorar constantemente suas aulas.

Internet, um meio simples para exercer sua atividade

Quer propor seus serviços de professor de francês independente?

É importante estar comunicado para encontrar alunos!

Aumente sua visibilidade graças a internet (dê aulas de francês)! O Superprof, por exemplo, permite os professores não diplomados de encontrar alunos buscando aulas particulares.

É evidente que quando não se tem diplomas, você terá que adaptar suas tarifas em consequência. Porém, isso também te ajudará a ser mais competitivo! Os preços das aulas podem ser um critério importante para a escolha do professor particular. O boca a boca fará o resto!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar