Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Seja educador da língua francesa para brasileiros!

De Carolina, publicado dia 21/08/2017 Blog > Idiomas > Francês > Como ser professor de francês no Brasil?

Você sempre gostou da língua de Molière? Você tem uma base boa de francês e deseja passar sua experiência para outras pessoas?

Existem várias formas de ser professor de francês no Brasil.

É verdade que há poucas escolas de ensino básico que dão aulas do idioma. Na maioria das vezes, as línguas estrangeiras ensinadas nas escolas são o inglês ou o espanhol.

Engraçado pensar que antigamente as pessoas aprendiam a língua de Molière na escola tradicional, não é?

É porque desde sempre, a França e sua língua são símbolos de prestígios, conhecimento, vanguarda. Até metade do século XX, ela era um dos países que mais influenciavam os modos (principalmente no século XIX). Depois, ela foi substituída pelos Estados Unidos.

Mas ela ainda guarda um lugar especial no coração de todos e ainda domina em vários campos da indústria (luxo, lojas de departamento, supermercado, mineração, energia, novas comunicações, etc).

Se você domina a língua, por que não dar aulas de francês?

Qual formação fazer para ensinar francês?

Os que querem ser professor de francês e encarar diretamente os estudos da língua em nível superior, são encorajados a fazer o curso de Letras na universidade.

Quer aprender idioma e ainda ensiná-lo? O patrimônio da França é uma de suas joias mais especiais!

Você sabia que, para fazer o curso de letras, você deve ser apaixonado também pela língua portuguesa na maioria das vezes?

Sim, você pode optar por uma língua estrangeira, mas precisa também estudar a sua língua materna. Somente algumas universidades como a USP permitem fazer somente uma habilitação em uma língua.

Provavelmente, você vai ter que ter uma base de latim e grego que são as raízes das línguas latinas como o português, francês, espanhol, italiano, romeno e outros idiomas.

No caso do francês, isso não causa muitos problemas porque essas línguas antigas também são as raízes da língua de Molière.

Você também terá que escolher entre as opções licenciatura e bacharelado em Letras. Bacharelado é indicado para as pessoas que querem trabalhar com a língua com traduções, edições, em empresas. O bacharelado está ligado ao mundo dos negócios e das edições.

Já a licenciatura é voltada para a educação. Escolhemos essa opção quando queremos dar aulas da língua francesa ou portuguesa. A licenciatura possui matérias mais voltadas para o ensino como pedagogia, metodologia, psicologia, etc.

Que estudos precisa para ser professor de francês?

Algumas universidades oferecem a habilitação unicamente em francês. Na maioria dos casos, os alunos optam pelas línguas francesa e portuguesa.

Se você se identifica com o primeiro caso, saiba que terá talvez menos oportunidades de trabalho, já que há muitas vagas para professores de português.

Mas não queremos desencorajá-lo! Se estiver determinado, amar a língua francesa, faça logo só o francês.

Aqui, você vai conhecer a língua de Molière e tantos outros gênios em todos os seus pontos de vista: gramática, sintaxe, linguística, literatura, fonética… Você poderá fazer traduções ou pesquisas sobre a literatura francesa.

Outro ponto muito importante do aprendizado da língua francesa é a cultura. Você vai aprender os principais pontos desse país sobre a história, patrimônio e arte. Com certeza, a França é um dos países mais ricos nesse quesito!

Os estudos de francês vão te surpreender e vão te fazer apaixonar cada vez mais com a diversidade da língua e dos costumes de todos os países francófonos.

Posso dar aula de francês sem ter diploma?

Para exercer como professor particular de francês (autodidata?), a única obrigação é ter mais de 16 anos, idade mínima para trabalhar no Brasil.

As tecnologias francesas são de ponta! A França oferece várias oportunidades de emprego e é um país bem legal

É evidente que isso não basta para satisfazer as necessidades de seus alunos. Terá que dominar imperativamente o idioma tanto do nível escrito como oral. Assim como ter boas noções de pedagogia para ensinar a seus estudantes de forma eficaz e personalizada.

De acordo com sua experiência e seu nível (básico, intermediário, avançado, fluente), poderá determinar qual tipo de aluno pode ajudar com a aprendizagem do francês.

Já pensou em fazer formação em empresas? É uma profissão que está em pleno auge!

Para poder fazer essa atividade, é preciso ser expert em seu âmbito, mas não precisa de um título nem formação para se lançar na aventura.

Dessa forma, você pode criar a sua própria empresa de formação ou oferecer serviços como freelancer. Para isso, é necessário que crie umas formações adaptadas e personalizadas em função do objetivo fixado anteriormente.

As empresas precisam formar seus empregados em língua estrangeira. Então, você pode oferecer uma formação para ensinar francês a profissionais.

More na França para dar aula de francês

Para um futuro professor de francês, uma estadia linguística é uma etapa indispensável para estudar o idioma em seu próprio contexto.

É normal ter algumas dúvidas quanto tomamos a decisão de partir. Para evitar de amarelar no último momento e não aproveitar essa oportunidade ao máximo, tem que pensar e refletir devidamente sobre o projeto. E claro, estar motivado!

Não deixe de conhecer as cidades e o idioma de Molière O país da língua francesa tem centenas castelos! Visite todos e aprenda a língua!

Ganhar fluidez em sua expressão oral, melhorar suas competências linguísticas, aperfeiçoar sua gramática, descobrir uma cultura nova e outro modo de vida… São tantos os benefícios para os que podem aproveitar de uma imersão em um país francófono…

Vá para a França

França é Europa, um mundo de países para descobrir um do lado do outro! Você pode aproveitar o fim de seus estudos da língua francesa ou mesmo um final de semana para conhecer outros países e cidades que tanto sonhou!

Destino Canadá para os futuros professores aventureiros!

Você vai conviver e conhecer um sotaque diferente ao que está acostumado a escutar nas aulas de francês no Quebec. Se quiser, você também pode melhorar o seu inglês porque a maioria são bilíngues francês-inglês ou se não, você pode sair do Quebec e ir para o Canadá anglófono. Dois idiomas pelo preço de um, nada melhor, né?

Como aprender francês online?

É importante adaptar sua pedagogia e seus recursos educativos para poder criar o interesse de seus alunos, principalmente se você não tem uma formação em letras ou específica em pedagogia.

Você terá que atualizar suas aulas constantemente em função do tipo de aluno que terá e seus objetivos.

Quando der aulas para um aluno do ensino fundamental, por exemplo, você vai seguir a linha do que eles aprendem nas escolas tradicionais. Para isso, terá que conhecer o plano de estudos e os livros didáticos adequados para a idade de seus alunos.

Você já entendeu, um professor de francês deve se reinventar o tempo inteiro. Porém, isso nem sempre é evidente… Por isso, aproveite de todos os recursos disponíveis para frances online.

Veja aqui alguns sites que disponibilizam materiais online para aprender francês:

  • Bonjour de France
  • Aprender Francês
  • Wikilivros: francês

Para dinamizar suas aulas também há uma ferramenta muito conhecida, o Youtube!

Quais são as qualidades para ser professor de francês?

Você tem um bom nível de francês? Isso não será o suficiente para ser professor particular do idioma. Você terá que aperfeiçoar a sua prática no idioma para se tornar um perfeito bilíngue.

Caso contrário, será difícil você se tornar um bom professor se não ter o domínio completo da língua em questão. Além disso, é importante ter um currículo escolar e experiência apropriados para tal.

Um professor de francês tem que ser uma referência para seu aluno. Espera-se que ele seja capaz de:

  • Responder a todas as perguntas
  • Explicar claramente o interesse e a importância das regras gramaticais
  • Dar exemplos concretos
  • Compartilhar suas experiências… mesmo se não tiver uma formação específica para professor de francês

A experiência é sem dúvida o melhor aspecto que define um bom professor de francês. É certo que aprender a ensinar um idioma requer tempo, prática e investimento pessoal importante.

O francês é uma língua relativamente parecida com o português. Ambas provêm do latim, mas as duas têm diferenças muito importantes que devem ser explicadas na hora de ensinar a língua.

Seus alunos podem, no começo, pensar que é uma língua fácil de aprender pelas similitudes com o português e nem para tanto… Não é possível traduzir palavra por palavra, por exemplo.

Posso ser professor de francês sem ter um diploma da língua?

Os estudos acadêmicos não são muito o seu forte mas você ainda quer ser professor da língua de Molière? Calma, há alternativas para isso!

Aprenda o idioma de Molière Quer aprender a língua francesa e dar aulas? Saiba as dicas aqui!

Para poder praticar seus conhecimentos e ter seu primeiro contato como professor, por que não dar aulas particulares da língua francesa?

Outra alternativa é dar aula de francês em uma escola de idiomas que não exige necessariamente um diploma superior na área.

Essas escolas podem oferecer aulas de francês de maneira presencial, à distância (e-learning), mista, particular, em grupo…

Basta você procurar saber quais são as escolas da sua cidade que disponibilizam aulas de francês (sem ter feito letras?) e entregar seu currículo.

Já as aulas particulares são para os profissionais que gostam de ser autônomos. Aqui, você decide qual método aplicar para cada aluno, quando dará aulas, quanto custará as aulas. Porém, você vai ter que correr atrás de seus alunos se quiser ter sucesso com as aulas particulares.

Encontre um bom curso de francês avançado ou de frances basico no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar