Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O aprendizado da língua francesa e as novas tecnologias

De Carolina, publicado dia 17/08/2017 Blog > Idiomas > Francês > Como ensinar ou aprender francês online?

É professor particular de francês e gosta da sua profissão?

Para melhorar a sua qualidade de educação, é importante dominar todas as ferramentas que permitem atualizar suas aulas.

Ao contrário do que acontece com os professores de escolas tradicionais, você não poderá trocar conselhos, dicas pedagógicas com seus colegas de trabalho.

Por isso, você pode contar com a internet para te ajudar nos desafios do ensino da língua francesa. Assim, seus alunos aprenderão ainda melhor o francês intercalando um enfoque lúdico e outro educativo.

Vamos concentrar nos apoios 2.0 que se tornaram indispensáveis para ensinar as línguas vivas.

Os MOOC: criação, êxito e opiniões em francês

Os MOOC (Massive Open Online Courses) são gratuitos, online e aberto para todos que queiram aprender de forma autodidata (e ensinar francês?).

Nos anos 2000, as grandes universidades americanas colocaram aulas online à disposição através de vídeos e outros recursos pedagógicos.

Um novo tipo de aprendizado na moda

Quando se inscreve em um MOOC, não está sozinho na frente de seu professor. Você vai formar parte do grupo que poderão:

  • Seguir aulas à distância
  • Aceder a recursos pedagógicos (exercícios, deveres)
  • Falar com outros estudantes e com os professores sobre as aulas através dos fóruns

    Sites estão disponíveis para aprender o idioma da França Organize bem suas aulas e aprendizado para avançar na língua francesa!

Um MOOC pode durar cerca de 4  a 8 semanas normalmente. Por isso, é preciso se organizar previamente para poder seguir a formação (para dar aulas de francês) em sua totalidade a distância e, dessa forma, fazer seus exercícios e deveres.

A dificuldade é encontrar um grupo que responda a suas necessidades e no momento propício.

Porque os MOOCs acontecem em um período pré-determinado. É bom sempre dar uma olhada nos MOOCs para não perder nenhum interessante e aproveitar ao máximo suas aulas de francês online.

Como professor particular de francês, poderá fixar dois objetivos:

  1. Melhorar seu domínio do francês se ainda não é bilíngue ou melhorar seus conhecimentos linguísticos sobre um tema específico do idioma.
  2. Desenvolver suas competências pedagógicas e didáticas.

Como escolher o seu MOOC? 

São várias as páginas que se dedicam aos MOOC. Algumas são especializadas e outras mais generalizadas.

Para poder encontrar facilmente sem perder tempo sobre temáticas específicas, tenha o hábito de ir nas páginas que os têm. Elas estão bem organizadas para poder realizar buscas temáticas. É o caso de:

  1. Futurelearn

Essa plataforma de aulas de MOOC online é impulsionada pela Open University do Reino Unido. Há também outros centros de estudos como Birmingham, Bristol, Cardiff, East Anglia, Exeter, King’s College London, Lancaster, Leeds, Southampton, St Andrews e Warwick.

2. Unicamp

Uma das maiores universidades do país tem uma grande variedade de MOOCs gratuitos em todas as áreas.

3 . FGV

A universidade conhecida por seus estudos de estatísticas e sociedade brasileira também oferece um site com vários tipos de aulas online gratuitas.

Aproveite todos os recursos online

É importante adaptar sua pedagogia e seus recursos educativos para poder criar o interesse de seus alunos, principalmente se você não tem uma formação em letras (é possível ser professor de francês sem fazer o curso?) ou específica em pedagogia.

Você terá que atualizar suas aulas constantemente em função do tipo de aluno que terá e seus objetivos.

Quando der aulas para um aluno do ensino fundamental, por exemplo, você vai seguir a linha do que eles aprendem nas escolas tradicionais. Para isso, terá que conhecer o plano de estudos e os livros didáticos adequados para a idade de seus alunos.

Se ensina francês para um adulto de nível básico, poderá escolher seu próprio método educativo. Você pode propor uma formação personalizada em função de suas necessidades.

Para as aulas particulares com objetivos profissionais, você terá que ter outra postura ensinando questões específicas do meio profissional do seu aluno. Assim, ele poderá progredir no seu nível da língua (básico, intermediário, avançado, fluente).

Você já entendeu, um professor de francês deve se reinventar o tempo inteiro. Porém, isso nem sempre é evidente… Por isso, aproveite de todos os recursos disponíveis online.

Veja aqui alguns sites que disponibilizam materiais online para aprender francês:

  • Bonjour de France
  • Aprender Francês
  • Wikilivros: francês

Para dinamizar suas aulas também há uma ferramenta muito conhecida, o Youtube!

Aprenda tudo sobre o idioma da França pelo celular Sucesso é ensinar a língua francesa pelo smartphone!

Você poderá encontrar uma grande quantidade de vídeos que podem ser de grande utilidade. De qualquer jeito, antes de inscrever-se em todos os canais, faça um filtro para ver quais são os melhores.

Aplicativos para aprender o francês?

Você não baixou os aplicativos de línguas no celular porque já tem o domínio da língua? Engano seu, porque eles podem ser muito úteis, interativas para guiar o aluno com êxito.

Melhor que dar apostilas e apostilas de conjugação e gramática para os alunos, peça para ele baixar o aplicativo gratuito que já conhece.

De forma lúdica, você vai motivá-lo a estudar nas horas vagas entre as aulas e onde quiser! Se ele praticar pelo menos uns 10 minutos por dia já poderá ajudá-lo a progredir, mesmo se isso não substitui o professor particular.

Entre os aplicativos de idiomas mais conhecidos, nós te aconselhamos:

  • Babbel: para praticar a pronúncia graças ao reconhecimento vocal. A aplicação evolui dessa forma de acordo com os avanços na fala da língua. O aplicativo se trata de uma forma lúdica de consolidar o aprendizado e aperfeiçoar seu sotaque. Também é um aplicativo muito útil para uma estadia linguística na França
  • Mosalingua: mediante a um sistema de flash cards, ele te ajuda a memorizar eficazmente o vocabulário. As palavras em francês vão aparecendo e no verso da carta, você encontra a tradução para aprendê-las uma a uma. Trata-se de um jogo rápido e fácil que permite enriquecer seu vocabulário de forma eficaz, gratuita e cientificamente provado.
  • Duolingo: pelo seu enfoque lúdico. Por fim, eles criaram um aplicativo de aprendizagem de idiomas em forma de jogo. Você vai passando pelos diferentes níveis da língua no app sem perceber de tão divertido que ele é! Ele também faz grande sucesso entre os jovens e é de graça!

Existem várias opções de línguas para aprender: inglês, francês, alemão, italiano, espanhol, árabe, chinês, russo, japonês…

Digital e analógico estão juntos quando o assunto é conhecer o idioma da França Os livros serão sempre excelente fontes de conhecimento, mas não deixe de aprender a língua francesa pelo computador!

Não deixe de experimentá-los para encontrar aqueles mais apropriados para seus alunos ou com relação a seus estudos.

A videoconferência para ser professor de francês à distância

Não é sempre prático se deslocar a um domicílio para dar aulas particulares e encontrar horários compatíveis com todos os seus alunos, principalmente quando se trata de adultos.

Uma possível solução? A videoconferência!

Saber dar aulas pela webcam pode ser uma das qualidades de um professor de francês 2.0.

Dessa forma, você poderá dar aulas à distância graças à webcam. A vantagem? Aluno e professor se vêem e se escutam. Eles podem trocar informações entre eles como se estivessem cara a cara.

Assim, suas aulas ganharão em flexibilidade. O professor terá uma grande vantagem financeira porque não vai precisar se deslocar. Muitos Superprofs usam essa forma de comunicação para ensinar o idioma!

Para não perder tempo, pense em utilizar um material adequado e assegure-se se a conexão internet e seu computador estão funcionando bem.

Você só tem que se preocupar com o programa que vai utilizar para fazê-lo:

  • Skype: com mais de 300 milhões de usuários, é a mais conhecida e utilizada. Suas funções vão além das chamadas de vídeo e de mensagens instantâneas. Pode-se compartilhar arquivos, planilhas, transferir as chamadas para o smartphone, etc.
  • Hangouts: o aplicativo do Google oferece as mesmas funções: vídeo chamadas, mensagens instantâneas… É uma opção interessante se utilizar o resto dos serviços Google (Google +, Gmail, Google Drive para compartilhar documentos…).

Superprof promove os professores particulares de francês

Inscrevendo-se no Superprof, você poderá encontrar facilmente alunos para dar aulas de francês particular.

Saiba quais são as ferramentas para encontrar alunos na web Ensine a língua francesa através das aulas particulares online!

Basta completar o seu perfil, determinar o seu nível, suas qualificações e seu enfoque pedagógico.

Aqui vai alguns conselhos úteis para começar no Superprof:

  • Descrição completa do seu percurso: diplomas (quais são necessários para ser professor de francês?), nível, competência linguística, experiências, intercâmbio no exterior (França, Bélgica…)
  • Dizer qual tipo de aula você quer dar: principalmente aperfeiçoamento, reforço escolar, aulas para adultos, francês para profissionais, curso  intensivos, babá com idiomas, aulas de conversação…
  • Ser coerente com o preço de suas aulas: o nível é essencial para determinar o preço de suas aulas de francês. Você tem que saber quanto custa uma aula particular, em média, R$80 por hora no Superprof (depende de vários fatores como local, nível de estudos, etc). A dica é olhar quanto os professores de francês inscritos no site cobram para dar aulas em sua cidade.
  • A primeira aula é de graça: é um argumento para ganhar a confiança de seu aluno.
  • Indicar se dá aulas pela webcam.
  • Ser ativo e responder as demandas de aula rapidamente. O tempo de resposta médio de todos os nossos professores é de 24 horas no máximo.
  • Responder os comentários de seus alunos no site.

Os professores particulares estão em alta! É uma profissão em pleno crescimento.

Ao oferecer aulas interessantes a seus alunos, você desenvolverá rapidamente a sua atividade de ensino em domicílio.

Saiba também como encontrar um bom curso de frances online no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar