Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Experiência fora é essencial para ensinar a língua francesa?

De Carolina, publicado dia 10/08/2017 Blog > Idiomas > Francês > More na França para dar aula de francês

Você pretende focar a sua carreira profissional para ser professor de francês?

Primeiro critério a cumprir: ser bilíngue!

Ter bons resultados nas aulas de francês (qual formação é necessária?), ter visto todos os filmes de François Truffaut sem legenda, falar com os estudantes franceses de sua universidade…

Então, você domina a língua francesa tanto como gostaria?

Uma língua é viva! Evolui. Pode-se falar em vários países, mas sempre existirá notáveis diferenças!

Então, antes de se converter em professor de francês (guia para se tornar um) e transmitir seu conhecimento do idioma a seus futuros alunos, chegou o momento de partir para a aventura! Tenha sua própria experiência profissional com essa língua que tanto gosta!

Top 11 das razões para aprender francês no exterior

Para um futuro professor de francês, uma estadia linguística é uma etapa indispensável para estudar o idioma em seu próprio contexto.

É normal ter algumas dúvidas quanto tomamos a decisão de partir. Para evitar de amarelar no último momento e não aproveitar essa oportunidade ao máximo, tem que pensar e refletir devidamente o projeto. E claro, estar motivado!

Ganhar fluidez em sua expressão oral, melhorar suas competências linguísticas, aperfeiçoar sua gramática, descobrir uma cultura nova e outro modo de vida… São tantos os benefícios para os que podem aproveitar de uma imersão em um país francófono…

Aqui está nosso top 11 para te ajudar:

  1. Avançará rapidamente até ficar bilíngue. Por que não dar aulas particulares de francês como professor não diplomado?
  2. Aprenderá o francês do dia a dia, a verdadeira língua falada te ajudará a enriquecer o seu vocabulário.
  3. Passar da teoria a prática conversando com os nativos francófonos.
  4. Pode encontrar a mulher ou homem de sua vida, quem sabe? (Sim, em 30 anos, o programa europeu Erasmus também resultou em 1 milhão de bebês!)
  5. Descubra uma nova cultura e realize encontros interessantes.
  6. Prove as verdadeiras especialidades francesas que os professores tanto falaram em sala de aula.

    O idioma da França pode ser ensinado em sua capital A basílica de Sacre Couer te espera em Paris para você aprender a língua francesa

  7. Ganhe confiança em si… De repente, tudo vai parecer possível como se o mundo fosse seu!
  8. Cada dia será único e sem rotina! Essa é a vantagem do desconhecido: tudo está para descobrir!
  9. Aproveitará de um tempo diferente porque, se for para a França, vai encarar o inverno também!
  10. Essa experiência é uma verdadeira vantagem no seu currículo
  11. Você poderá dizer a seus amigos: “Você nunca foi à França? Na Bélgica? No Quebec? Não sabe o que está perdendo!”

Qual destino escolher para seu intercâmbio?

Você já tomou a decisão? Vai viajar para melhorar seu domínio da língua estrangeira e aperfeiçoar seu aprendizado? Seu objetivo é ser professor de francês?

Agora é hora de escolher qual é o melhor destino para o seu perfil…

Estudar francês na França 

Se não está acostumado a viajar sozinho, é inútil se lançar como aventureiro com uma mochila nas costas. Você tem a solução de ir para um destino certo e seguro: França.

Há várias possibilidades para você preparar sua estadia na França. Preste atenção e não vá para uma cidade francesa que fala bretão, ocitano ou basco para aprender o francês (pela internet).

França é Europa, um mundo de países para descobrir um do lado do outro! Você pode aproveitar o fim de seus estudos da língua francesa ou mesmo um final de semana para conhecer outros países e cidades que tanto sonhou!

Mas uma coisa pode ser bem chata para resolver: o visto. Os brasileiros têm direito a ficar em solo europeu sem visto somente por 3 meses! Se for ficar mais, a gente tem que pedir um visto no consulado da França no Brasil.

Para isso, você tem que preparar a inscrição de uma escola de idiomas francesa na França e outros papeis. Dá um trabalho, mas vale à pena! Dependendo do visto de estudante que conseguir, você pode até trabalhar algumas horas por semana. Isso possibilitaria de pagar alguns gastos no país (lembre-se que o euro é muito mais bem cotado que o real…).

Destino Canadá para os futuros professores aventureiros!

Sonha com destinos mais arejado?

Está com sorte! O francês não é uma língua falada somente na França e na Bélgica. Você também pode aprender francês no Canadá ou na África, por que não?

As vantagens de aprender o francês na região do Quebec

O preço que você tem que pagar no Canadá e na França não é muito diferente. Os dois países são caros…

Você vai conviver e conhecer um sotaque diferente ao que está acostumado a escutar nas aulas de francês. Se quiser, você também pode melhorar o seu inglês porque a maioria são bilíngues francês-inglês ou se não, você pode sair do Quebec e ir para o Canadá anglófono. Dois idiomas pelo preço de um, nada melhor, né?

E se não pode ficar no Canadá por muito tempo, você sempre tem a opção de fazer um curso intensivo.

Vá para Montreal falar o idioma de Molière A natureza é exuberante no Canadá e você ainda pode aprender a língua francesa

Entre os países que você tem que visitar, não pode perder a apaixonante região do Quebec

e desfrutar as praias do Haiti.

Ideia nº1: dominar o francês na região do Quebec

Quebec é a maior província do Canadá e reúne grande parte de todos os atributos que tornam esse país um lugar excepcional! As grandes cidades como Montreal se misturam com a natureza impressionante da região do Canadá francófono. Há quase 30 parques nacionais em seu território permitindo realizar mil e uma atividades em ar livre.

Aqui, conhecerá um novo sistema educativo: o sistema de educação pública do Quebec, o ensino é gratuito para todos os seus residentes, desde a escolinha até o ensino fundamental. O sistema de educação no Quebec é laico e está estabelecido com a base linguística, francófona e anglófona, segunda língua de docência utilizada nas escolas.

Os quebequenses, cheios de entusiasmo e determinação, guiados pela criatividade, asseguram hoje a continuidade de sua cultura no continente. A gente pode percorrer o território tanto de carro quanto de barco. Você encontrará inúmeras cidades tradicionais com igrejas, capelas pontes, moinhos e faróis que contam sobre a história desse país antes das gerações atuais e futuras.

Para simplificar as tarefas administrativas, você pode realizá-la mediante a sua universidade e outras agências de serviço linguístico seguro que isso é uma grande experiência.

O que está esperando para conhecer a vida universitária do Quebec?

Ideia nº 2 aperfeiçoar seu francês nas praias do Haiti

Haiti é um dos países mais populosos do mundo e a população é predominantemente rural.

O francês é a língua oficial do Haiti, mas a maior parte dos haitianos falam crioulo haitiano, um idioma que mistura algumas palavras do francês. Assim, você vai aprender também o crioulo haitiano! Por que não?

O Haiti ocupa a parte ocidental da ilha La Española no mar do Caribe. Muito bem situado no trópico, Haiti tem um território principalmente árido porque as montanhas bloqueiam os ventos.

A temperatura média oscila entre os 21º e 32º centígrados durante todo o ano. Uma temperatura ideal para desfrutar de suas praias.

Visite o país e aprenda o idioma Praias também podem ser o lugar perfeito para se aprender a língua francesa!

O Haiti oferece a possibilidade de participar do voluntariado internacional para ajudar a população extremamente pobre a melhorar de vida.

Qual opção você prefere? Em ambas, você vai melhorar e praticar o idioma!

Como organizar sua estadia em um país francófono?

Para poder ir tranquilamente passar uma longa temporada fora, vale à pena preparar bem a viagem!

Veja aqui algumas dicas para se orientar em todas as tarefas…

A primeira é procurar informação na sua universidade sobre quais são as possibilidades que você tem de fazer um intercâmbio cultural.

  1. Erasmus: o passaporte para a Europa

Há mais de 30 anos, o programa europeu de cooperação Erasmus favorece os intercâmbios e mobilidade pela Europa. Os estudantes jovens podem aproveitar do Erasmus para ir para o estrangeiro para:

  • Continuar seus estudos universitários
  • Realizar um trabalho voluntário
  • Colocar a língua em prática

Os estudantes Erasmus recebem uma bolsa da União Europeia e possuem convênios de cooperação estabelecidos entre o centro de ensino superior e outros centros da Europa.

A vantagem?

Você não perde um ano de faculdade!

O Erasmus permite ir para a França seguir com suas aulas na universidade, mas também para realizar um estágio em uma empresa.

Os estudantes de Letras (tem como ser professor de francês sem fazer o curso?), por exemplo, podem ir para França para se tornar bilíngue.

2. Voluntariado Internacional

O voluntariado internacional dá a possibilidade de ir para o estrangeiro durante 6 a 24 meses.

As missões oferecidas são diversas e podem corresponder a todos os perfis. O voluntariado internacional se dirige a jovens de 18 a 28 anos, estudantes, jovens diplomados (quais para dar aula de francês?) e sem emprego.

Venha aprender a língua francesa no Caribe O francês é a língua oficial do país caribenho

Como dizemos acima, uma das destinações possíveis para se aprender francês com o voluntariado internacional é o Haiti.

3. Ir de Au Pair para a França

Precisa de um break nos estudos? Pensou em fazer um ano sabático antes de começar seus estudos universitários?

Se tem pensado ser um bom professor de francês, é uma boa forma de aprender e muito útil: vir para a França como au pair para aprender o francês.

Poderá conseguir um domínio perfeito da língua facilmente!

Se preferir, saiba também como fazer francês online no Superprof!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar