Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

As tramas adesivas na prática de corte e costura

De Camila, publicado dia 28/06/2018 Blog > Artes e Lazer > Costura > Mini guia para a utilização de entretela ao costurar

Curso de croche, bordado, tricô, ponto cruz, costura… Atividades manuais se tornaram novamente populares no decorrer dos últimos anos.

Quando se faz um curso de corte e costura online ou presencial, são muitas as novidades a serem assimiladas. Se, além do mais, você ainda frequentar um curso de crochê para iniciantes, então pode ser que sua cabeça fique doidinha com o tanto de novas informações a serem processadas.

Uma delas é quanto à utilização da entretela durante o curso de costura e, principalmente, na hora da prática individual em casa, sem o auxílio do professor.

Quando se começa a costurar, a entretela pode parecer um material um tanto quanto bruto. No entanto, seu processo de aplicação é simples e muito útil para qualquer tipo de peça (cortinas, roupas, etc.). Se for uma entretela termocolante ou dupla face então, utilizá-la acaba sendo uma verdadeira moleza!

Seja para reforçar o tecido, endurecê-lo para não deixá-lo relaxar e esgarçar, ou para dar espessura, a aplicação da entretela é um passo quase indispensável na elaboração de vários projetos de costura para iniciantes.

A entretela serve para muito mais do que apenas estruturar roupas. A entretela pode ser utilizada para reparar furos sem precisar recorrer à costura!

Então, como usá-la e que tipo de tecido escolher?

Saiba tudo sobre o mundo de corte e costura!

A matéria abaixo foi desenvolvida pela equipe do Superprof para dar aquela ajuda básica para quem está se lançando no universo de corte e costura para iniciantes. Neste texto você encontra informações básicas para progredir rapidamente.

Seja você um frequentador de curso corte e costura, de crochê para iniciantes ou simplesmente um autodidata amador da arte de costurar, temos certeza que irá tirar bom proveito das nossas dicas!

Fita métrica, tesoura, dedal, linhas e agulha em mãos e… mãos à obra!

Definição e características da entretela termocolante

Mais e mais brasileiros recorrem à costura para evitar jogar fora suas roupas ou ainda para confeccionar suas próprias criações.

Se você acabou de começar a fazer aulas de costura, então provavelmente já deve ter ouvido falar sobre entretelas. Se esse não for o caso, então provavelmente ouvirá sobre o assunto em breve!

Dentre elas, existe a entretela termocolante, que é usada na grande maioria das peças de costura, sejam elas roupas ou elementos decorativos como cortinas. O aparecimento de tal “apetrecho” representou uma verdadeira revolução na história da costura, transformando a aparência das peças produzidas!

Se você começou a costurar agora, então já deve ter se deparado com termos como entretela termocolante, entretela dupla face ou entretela adesiva. Todos esses termos referem-se a tipos de entretelas.

“Entretela é um termo geral para utilizado para definir os diferentes tipos de tecidos ou materiais destinados a reforçar um pedaço de tecido ou uma área de um produto.”

Já termocolante possui a seguinte definição:

Base pegajosa que reage ao calor do ferro e que pode ser utilizada em vários tipos de tecidos.”

Existem várias espessuras de entretelas e a escolha depende do uso desejado. Algumas são muito boas para dar estrutura a tecidos delicados. Em termos de cores, preto e branco são as mais vendidas.

Este tipo de trama raramente é vendida em supermercados e pode ser encontrada facilmente em armarinhos e lojas de artesanato.

A entretela termocolante é empregada até mesmo na alta costura!

Muitas vezes é necessário recorrer a lojas de costura especializadas e, por vezes, pedir conselhos aos fornecedores. Tal tipo de acompanhamento profissional é uma excelente oportunidade para o iniciante na arte de costurar receber conselhos sobre a entretela termoadesiva mais adequada para o seu projeto.

Que tal aprender a manusear uma máquina de overlock?

Cada tecido possui a entretela que merece. A escolha da entretela deve levar o tecido em consideração.

Te ajudamos a decifrar o vocabulário do universo de corte e costura.

Por que usar uma entretela adesiva?

A entretela tem um propósito muito específico e pode ser encontrada na maioria das peças de roupas que costuramos.

Uso de entretelas termoadesivas no processo de costura

O material termocolante é usado por costureiros e estilistas amadores ou profissionais para encorpar e estruturar uma peça ao ser aplicado ao tecido utilizado para confeccioná-la.

Em geral, a entretela termoadesiva pode ser utilizada de várias maneiras e cada costureiro possui seus “trejeitos” próprios na hora de criar suas peças.

Sendo assim, quando o desejo é encorpar algum tipo de tecido ou enrijecer uma forma no modelo de roupa desejado, o melhor recurso é a utilização da entretela!

Ela permite que a peça costurada dure mais sem perder sua forma original, mantendo uma aparência mais acabada e limpa. A entretela é, portanto, um elemento de grande importância no processo de fabricação do vestuário e de decorações em tecido, especialmente se a peça for destinada a ser vendida e / ou frequentemente usada.

Quer fazer um tour pela grande história da costura e da moda?

Tipos de peça em que a entretela termoadesiva pode ser utilizada

Você já deve ter se perguntado por que colarinhos e punhos de camisas são mais duros do que o resto do tecido.

A resposta é bem mais simples do que você imaginava: por causa da entretela!

Uma camisa sem entretela não cairia tão bem ao corpo e, portanto, não teria efeito “bem arrumado” desejado.

As costuras também podem ser reforçadas com um adesivo térmico para suportar mais peso ou muita pressão. Essa técnica também pode ser utilizada pura e simplesmente para aumentar a qualidade da roupa.

Embora a camisa seja um exemplo perfeito do uso de entretelas termocolantes e seus efeitos, vale lembrar que tal material também é muito utilizado na costura de várias outras peças de roupa. Ela pode ser, por exemplo, usada para fazer desaparecer um furo sem precisar recorrer à costura.

Cortinas, bolsas e malas são apenas alguns itens que também recebem aplicações de entretelas com o objetivo de tornar as costuras mais elegantes.

Sendo assim, com entretelas termoadesivas em mãos, você, iniciante no mundo de corte e costura, tem de que se divertir ao mesmo tempo que dá estilo à decoração da sua casa e seu ao seu guarda-roupa.

As entretelas podem ser utilizadas igualmente em objetos de decoração feitos em tecido. Cortinas também demandam a aplicação de entretela!

Descubra como os homens começaram a fazer parte do mundo da costura.

Os diferentes tipos de entretelas

Existem muitas variedades de modelos na grande família das entretelas!

Encontramos vários tipos disponíveis para a venda e, muitas vezes, se ninguém estiver na loja para aconselhá-lo, fica fácil, fácil se perder em meio a tantas opções.

Diante desse vasto leque para escolha, tentamos fazer uma pequena classificação para tornar a vida dos iniciantes em corte e costura mais simples!

A oportunidade para você comprar mais serenamente sua peça na internet ou nas prateleiras. Conheça as melhores contas do Pinterest para ter certeza da sua compra!

Entretelas costuráveis

São aquelas que são fixadas à peça através de costura. Em outras palavras, são entretelas sem cola e, em sua grande maioria, de TNT com papel.

Elas são indicadas para projetos em que não se quer alterar as características do tecido, mas assim mesmo estruturá-lo

Conheça um pouco mais sobre a vida de grandes personalidades que marcaram a alta costura.

Entretelas termocolantes

Também conhecidas como fusionáveis, elas possuem uma fina camada de cola e podem ser fixadas ao tecido com o auxílio de um ferro de passar ou uma fusionadeira (prensa).

Elas são utilizadas basicamente na indústria de vestuário, pois são de fácil aplicação e fixação, facilitado o trabalho de costura da peça final.

As entretelas termoadesivas precisam ser de boa qualidade, senão podem causar bolhas e comprometer visualmente o tecido.

Dentre as entretelas colantes, podemos destacar a de malha, pois é maleável, deixando o tecido encorpado sem comprometer seu caimento.

Entretelas com cola impermeabilizante

Como o próprio nome diz, as entretelas termocolantes com cola impermeabilizante tornam a peça em que são aplicadas à prova d’água.

Mas fique atento ao que você deseja como resultado final, pois como a cola é mais plastificada, o tecido pode acabar ficando mais rígido que o planejado.

Aprenda a fazer uma costura francesa!

Como aplicar uma entretela termocolante?

A entretela termoadesiva é um material fácil de usar, desde que você escolha aquela adequada ao tipo de tecido utilizado em seu projeto.

Assim que ela for devidamente escolhida e comprada, é preciso aprender a aplicá-la para evitar um resultado longe de suas expectativas.

Ficou receoso?

Não se preocupe, pois aqui vão os principais passos a seguir para obter um bom resultado:

  1. Desenhe, na parte lisa da entretela, o formato da peça em que você vai aplicá-la e recorte;
  2. Coloque a entretela recortada, com a parte adesiva em contato com o tecido, sobre o avesso dele;
  3. Pressione o ferro de passar roupa sobre entretela por cerca de 10 a 15 segundos;
  4. Recorte o tecido em volta da entretela colada;
  5. Descole a parte do papel da entretela (agora a parte do avesso do tecido estará com a cola);
  6. Cole o tecido (com a cola para baixo) no local em que será fixado no outro tecido.

Você sabia que o Pinterest pode ser ótimo para ideias em corte e costura?

Tanto o ferro quanto uma prensa podem ser utilizados para a aplicação da entretela colante. A termocola da entretela é ativada pelo calor do ferro de passar roupas.

Deixe repousar por um momento antes de manusear a montagem para verificar se todas as bordas foram coladas.

Para evitar que a cola transborde na sua tábua de passar roupa, coloque um tecido de algodão por baixo para proteger tudo.

Você também pode usar um tecido de algodão para proteger a sola do ferro. É muito complicado limpar um ferro sujo com cola.

Tendo em vista todos os usos possíveis para este tipo de material, cada costureiro pode desenvolver seu próprio método de aplicação.

Lembre-se sempre que, se você for iniciante, a melhor coisa a fazer é levar o tempo que precisar para concluir a operação, pois o manuseio rápido pode reduzir a eficácia do material.

No mais, o importante é se divertir!

Fique por dentro das figuras que ficam constantemente na mira dos holofotes no mundo da alta costura.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar