Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aprender a costurar através das redes sociais

De Camila, publicado dia 29/06/2018 Blog > Artes e Lazer > Costura > Melhores contas de corte e costura no Pinterest

Em 2011, um relatório clínico publicado na revista americana “Pediatrics” examinou os diferentes impactos das redes sociais sobre os adolescentes. Segundo os autores, além de enriquecer a socialização dos adolescentes, tais interfaces ainda estimulariam seu potencial criativo.

Criatividade é a palavra-chave que move a rede social Pinterest.

Saiba tudo sobre o mundo de corte e costura!

Ideias de acessórios de costura, entretelas, moldes gratuitos, confecções, modelos de vestidos, sacolas de compra estilosas, sugestões tecido, crochê, tricô, bordados e muito mais.
Tudo isso pode ser encontrado nesta famosa página da internet!

O Pinterest pode rapidamente se tornar uma verdadeira caixinha de ideias de costura!

Ficou interessando em saber mais, pois ainda não conhece muito bem esta interface social? Então cola aqui no Superprof, pois te damos sugestões de como utilizar esta rede de inspiração criativa à favor do seu aprendizado e progresso nas habilidades de corte e costura para iniciantes!

Pinterest, como isso funciona?

Todos conhecem muito bem Facebook, Twitter, Youtube e Instagram. 

Mas e o Pinterest, você já escutou falar?

Trata-se de uma rede social ainda meio desconhecida pelos usuários da Internet.

Baseada no compartilhamento de imagens e links, é possível encontrar dentro dela inspiração para áreas de ilustração, decoração, fotografia, cabeleireiro, moda e, claro, corte e costura.

Todos os temas e paixões podem ser detectados no Pinterest.

Que tal aprender a manusear uma máquina de overlock?

Como funciona

O Pinterest é uma rede social americana criada em 2010 para coletar, distribuir e compartilhar imagens.

A rede social tem nada menos do que 150 milhões de usuários que visitam suas páginas todo o mês.

Vamos a alguns números de quem costuma frequentar o Pinterest:

  • 85% dos usuáriossão mulheres
  • 30% dos usuários têm entre 25 e 34 anos.

Muito usado pelos círculos criativos e artísticos, o Pinterest tem uma função específica: compartilhar as imagens existentes e não criar imagens ou fazer upload de fotos (como no caso do Instagram)

É possível encontra inúmeras ideias para seus projetos de corte e costura nas redes sociais! O Pinterest pode te dar uma super mão amiga na hora de encontrar inspiração!

Ao encontrar imagens que os agradem, os usuários podem salvá-las, colocando um “pin” e acrescentá-las a “pastas” específicas.

Cada pasta representa um tema específico a ser escolhido pelo usuário (“tutoriais de costura“, “decoração de interiores“, etc).

No Pinterest você pode encontrar muitas ideias para projetos de costuras, modelagens e estilos diferentes. O legal disso tudo é que além de imagens, tutoriais e outras explicações para progredir na costura também estão disponíveis nesta comunidade! Uma excelente maneira de complementar um curso corte costura para iniciantes  (ou curso de croche, por que não!?!), não é mesmo?

Te ajudamos a decifrar o vocabulário do universo de corte e costura.

Nada melhor para se motivar!

O Pinterest só tem um problema: quando você começa, muitas vezes é difícil parar!

A rede também te possibilita guardar boas ideias a serem utilizadas futuramente, funcionando como um banco de imagens online.

O Pinterest pode ser tornar, inclusive, sua biblioteca de corte e costura!

Prepare-se, pois assim que você se lançar nesta interface digital, overlock, casa de botão, linha de costura, tesoura de tecido, agulhas e entretelas não serão seus únicos acessórios de costura, tricô e crochê para iniciantes!

Outro detalhe muito útil é que se os pins de algum outro membro lhe interessarem, é possível se conectar a este usuário para ver regularmente as imagens escolhidas por ele. O melhor de tudo é que você não precisará fazer nenhum esforço, pois elas aparecerão automaticamente na sua página inicial!

Quer fazer um tour pela grande história da costura e da moda?

Como se tornar um melhor costureiro através do Pinterest?

Às vezes é difícil encontrar o tutorial certo na internet. São tantas as opções que podemos acabar ficando perdidos.

É exatamente nesta hora que o Pinterest entra em cena: basta entrar na página e fazer uma pequena pesquisa do assunto que você procura para se deparar com um monte de tutoriais.

Você tem ainda a oportunidade de descobrir outras técnicas e informações que nem estava procurando, mas que podem lhe ser muito úteis! Esta é a razão pela qual nos apaixonamos tão rapidamente pelo Pinterest!

Quer fabricar um presente para uma criança utilizando técnicas de costura, mas está sem ideias? O Pinterest te ajuda! Você encontra ideias para todos os tipos de projetos para corte e costura!

Assim como no YouTube, uma ideia leva a outra que leva a outra e por aí vai.

Mas o que podemos realmente encontrar no Pinterest?

Descubra como os homens começaram a fazer parte do mundo da costura.

Inspire-se pelo estilo

Ao digitar palavras-chave como “couture“, “fashion” ou “DIY clothes“, muitas imagens aparecerão.

Estes vêm de sites completamente diferentes uns dos outros, mas são agrupados no Pinterest seguindo uma ideia e/ou um tema comum.

Estas imagens podem ser muito úteis para ajudar costureiras a encontrar novas ideias para futuras criações têxteis como saias, camisas, bolsas, almofadas, toalhas de mesa, etc.

Encontre moldes gratuitos

A caça por boas modelagens é algo bem conhecido no mundo da costura. Livros de costura, internet, amigos costureiros… Todos os meios são válidos na hora de encontrar o melhor molde a ser trabalhado.

O Pinterest é uma mina de ouro quando o assunto é moldes e modelagem!

Muitos usuários disponibilizam moldes que eles testaram ou desejam testar. A única coisa a fazer quando encontrar um que te interesse é seguir o link e pronto: seu acesso ao material está garantido!

Conheça um pouco mais sobre a vida de grandes personalidades que marcaram a alta costura.

Use tutoriais

Tutoriais de costura também são amplamente compartilhados nesta rede social.

Costurar uma bolsa, utilizar uma entretela termocolante, manusear sua máquina de costura ou overloque… Várias dicas e truques são compartilhadas pelos costureiros amadores e profissionais.

Você já escutou falar em entretela termocolante nas suas aulas de corte e costura?

As melhores contas de costura no Pinterest

Ao iniciar um curso de corte e costura online ou em uma oficina de costura, pode acontecer de não termos inspiração ou conhecimento de determinados métodos que possam surgir durante as sessões de ensino.

Se você estiver em casa e sozinho, então fica ainda mais difícil, pois pode ser que não consiga pedir ajuda a um professor.

Além de blogs de costura, recorrer a algumas contas do Pinterest pode ajudá-lo na hora do aperto (ou simplesmente se você tem sede em aprender mais e mais!).

Muitas pastas (costura fácil, molde livre, costura manual, costura infantil, personalização, roupas feitas à mão, costura de bolsas, costura para iniciantes, bainhas, kit de costura, ideias criativas corte costura, etc.) podem ajudá-lo a enxergar com mais clareza e, quem sabe, avançar no seu projeto ou exercício de costura.

Nada como uma luz no fim do túnel para clarear as ideias! As ideias no Pinterest podem te ajudar a enxergar um outro lado do seu projeto de costura que você ainda não tinha pensado.

Detalhe interessante é que, muitas vezes, os proprietários dessas contas são autores de blogs sobre o assunto. Eles adicionam imagens relacionadas ao mundo de corte e costura e também tutoriais práticos (faça uma bainha, costure um vestido , aprenda a fazer costura francesa, etc.).

Tudo para fazer você querer seguir em frente e ir passar de iniciante a avançado.

Aqui estão as melhores contas do Pinterest para aprender a costurar e fazer seu próprio guarda-roupa.

Viny DIY

Viny DIY é um blog de tutoriais de costura e DIY de todos os tipos (ideias de decoração, costura, etc.). Nele encontramos explicações sobre técnicas e outras dicas para aprender a costurar facilmente.

Confira as dicas marcadas no Pinterest em várias pastas:

  • Criação de costura dos meus clientes
  • Idéias de tutorial
  • Técnicas de costura e dicas
  • DIY acessível a todos.

As imagens são ricas em como o produto final ficou, com o objetivo de se ter uma ideia do produto acabado.

Aprenda a fazer uma costura francesa!

Mathilde Lhuillier

Costureira e blogueira, Mathilde Lhuillier, é muito ativa em redes sociais como o Instagram. Ela compartilha suas criações como saias, camisetas e vestidos.

A jovem também está presente no Pinterest e salva em sua pasta  “Techniques / patrons Couture” (“técnicas / moldes de Costura”) muitos links que levam aos moldes de várias roupas.

Couture Lin

Couture Lin é um fabricante francês de tecidos de linho.

Presente nas redes sociais para se tornar conhecido e aumentar sua notoriedade, a conta oferece muitas dicas e ainda distribui tecidos em estoque vendidos online (para quem encontra-se na França, esta pode ser uma boa pedida!).

Algumas pastas desta conta são:

  • Coleção de tecido
  • Tutoriais de linho
  • Dicas e Truques
  • Inspiração roupas de criança em linho.

Shirley Ze Pap

Shirley Chiche mostra muitos chapéus nas suas contas em redes sociais: “mulher + mãe + artesã criativa! “.

É fácil encontrar várias inspirações para novos projetos de corte e costura a partir da vida cotidiana desta “mãe+mulher+designer”! “Costura de bolsas, acessórios para outras mulheres e seus filhos”; o que não faltam são ideias na conta do Pinterest de Shirley.

Algumas pastas desta conta são:

  • Carteiras e acessórios
  • Casamento e batismo
  • Costure sua roupa íntima.

Muitas ideias a serem executadas em corte e costura podem ser achadas nesta rede social de imagens! Resumindo: o Pinterest é uma “mão na roda” para quem está atrás de inspirações para costurar.

Fique por dentro das figuras que ficam constantemente na mira dos holofotes no mundo da alta costura.

Margaux Faes

Blogueira e nômade, Margaux Faes vive um sonho e afirma alto e bom tom que ele se trata de viver de costura.

A designer desenvolve seus próprios moldes, que são então vendidos na internet através de sua pequena empresa. Ela também administra um blog regularmente atualizado e compartilha suas criações e as de outras pessoas no Pinterest.

Algumas pastas desta conta são:

  • Livros de costura
  • Tecidos bonitos
  • Costura, dicas e tutoriais
  • DIY têxteis
  • Pequenos moldes
  • Costura iniciante.

Alice Balice

A autora desta conta é uma “super mega fã de DIY” e tem a intenção de compartilhar com o maior número de pessoas todos os pequenos truques que ela descobre e utiliza. Sem contar que ela ainda utiliza a plataforma para falar da sua criatividade na vida cotidiana. Ela compartilha “achados” de costura para fazer roupas e presentes.

Algumas pastas desta conta são:

  • Costura DIY
  • DIY para crianças
  • Presentes de nascimento DIY.

24

Esse nome não significa que este é o número de pins veiculados à conta. Ele é, na verdade, uma abreviação para Workshop 24, que consiste em um diário online criativo alimentado por Rachel. Através do Pintereste temos a oportunidade de acompanhar todos os testes de costura feitos por ela, assim como seguir as ideias colocadas em cada uma das pastas.

Algumas pastas desta conta são:

  • Costura: técnicas e dicas
  • Costura: lojas de moldes
  • Costura: Tutoriais de bolsas e malas.
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar