Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Dicas para costurar e fazer o chuleio ao mesmo tempo!

De Camila, publicado dia 23/06/2018 Blog > Artes e Lazer > Costura > Corte e costura: guia para usar overloque

Qualquer livro de costura que se preze cita o overloque (ou overlock). Ele é produzido por uma máquina que permite fazer diferentes pontos de costura e também belos acabamentos. Seja em uma confecção profissional, no curso de corte e costura para iniciantes, ou na hora de costurar em casa – que pode ser feito de maneira independente ou com o auxílio de um curso de corte e costura online – o overloque permite uma finalização do acabamento das bordas para que elas não desfiem.

Antigamente, as roupas eram costuradas com ferramentas rudimentares, como dedais e agulhas feitas de osso ou madeira.

Os tempos mudaram e (viva!) os equipamentos de costura modernos estão agora ao alcance de todos.

Graças à tecnologia, a costura passou de uma tarefa laboriosa e manual a um processo eficiente e automatizado.

Máquinas digitais permitem a manipulação rápida e fácil de tecidos e linhas, possibilitando a criação verdadeiras obras de arte!

Saiba tudo sobre o mundo de corte e costura!

Superprof traz para você o universo da costura para iniciantes, explorando, nesta matéria, o manuseio de uma máquina de overlock.

Overloque: o que é isso?

É um pouco complicado usar e abusar da sua criatividade na hora de manusear uma máquina de overloque caso você não saiba nada sobre costura e crochê para iniciantes, intermediários ou avançados. Conhecer o vocabulário específico do mundo da costura é igualmente essencial.

Sendo assim, é importante saber o que overloque significa. Confira abaixo o que o Wikipédia fala sobre isso:

Overloque (do inglês overlock) é um tipo de máquina de costura industrial que efetua simultaneamente a costura e o chuleio (acabamento das bordas para que não se desfiem). São utilizados pelo menos dois grupos de fios, sendo um alimentado pela agulha e outro pelo looper. É possível ainda a utilização de um conjunto de facas, uma fixa outra móvel, que cortam o tecido no instante antes da costura. A quantidade de pontos por minuto deste tipo de maquina é elevadíssimo, podendo chegar a nove mil pontos por minuto, dependendo do artigo a ser cosido e do operador. É classificada como ponto 504, ou seja, dentro da classe 500. Além disso, há também na overloque técnicas para costurar bem e rápido“.

Ou seja, além de proporcionar um acabamento bem feito, resistente e bonito, a máquina de overloque ainda é extremamente eficiente, já que pode efetuar a costura de maneira extremamente ligeira!

E a ação de se fazer um overloque, você sabe como que é?
Esta é uma excelente pergunta a ser lançada durante um curso de costura, curso de crochê, curso corte e costura oi ainda crochê para iniciantes.

Fazer overloques é único, pois uma faca ou lâmina é utilizada para cortar o excesso. Em seguida, várias linhas  são usadas (que podem ser 2, 3, 4 ou 5) sobre a borda crua do tecido para criar uma borda limpa.

Entender como uma ferramenta como esta que realiza acabamentos elegantes e profissionais é importante para quem quer se lançar no mundo da costura.

Fique por dentro das figuras que ficam constantemente na mira dos holofotes no mundo da alta costura.

Os aparatos de overlock industriais são sempre mais caros. Existem máquinas de overloque industriais e semi industriais que podem ser utilizadas também em casa.

Te ajudamos a decifrar o vocabulário do universo de corte e costura.

Você sabia que o overloque é usado até mesmo na alta costura?

Antigamente, os “overlockers” – nome das máquina em inglês – eram utilizados apenas para costura industrial.

No entanto, a tecnologia criou máquinas menores, mais leves, que podem ser usadas em casa e que produzem a mesma qualidade de ponto que suas equivalentes industriais.

O overloque consiste em costurar e chulear simultaneamente.

Já chulear é o ato de coser ligeiramente a orla de qualquer tecido cortado para que não desfie, segundo o dicionário Michaelis. Ou seja, fazer o acabamento da peça de tecido que está sendo costurada!

Em outras palavras, o overloque serve não só para costurar, mas também para “consertar” as bordas, cortando-as um pouco e fazendo um ponto para fechá-las bem.

Quer fazer um tour pela grande história da costura e da moda?

Tipos de máquinas de overloque

2 tipos de máquinas de costura podem ser utilizadas para se fazer overloque:

  • Overloque tradicional – além de costurar, ela também auxilia no processo de acabamentos e cortes, a fim de aumentar a durabilidade das peças. Pode ser usada tanto para roupas delicadas como lingeries e tecidos pesados como os de tapetes.
  • Interloque -mais completa que a anterior, ela tem a capacidade de costura reta e overloque. Na maior parte das vezes, essa máquina é usada para mexer com peças jeans

Alguns materiais – como o jeans, por exemplo – são muito difíceis de trabalhar com uma máquina de costura convencional.

O jersey e malha são outro exemplo, pois esticam muito. Outros materiais muito finos que se desgastam muito são igualmente complicados de manusear em um aparelho convencional.

A principal vantagem do overloque é a de se costurar tecidos elásticos com facilidade.

O overlock faz vários pontos utilizando 2, 3, 5 ou 5 fios. Pontos retos simples não podem ser executados através de uma máquina de overloque.

Descubra como os homens começaram a fazer parte do mundo da costura.

Os diferentes pontos de overloque

Vários pontos podem ser feitos com o overloque. Aqui estão alguns dos mais usados:

1. O ponto de overlock de 4 fios

Permite costurar e encobrir as bordas ao mesmo tempo. A máquina usa 4 fios de bobinas grandes. É um ponto freqüentemente encontrado em tecidos elásticos como jersey.

2. Ponto de 3 ou 2 linhas

Este tipo de ponto é utilizado para coser e dar acabamento às bordas, mas sem precisar juntar  duas peças. É recomendado para tecidos finos ou tecidos de algodão. Pode ser feito com 2  ou 3 linhas, dependendo do que o designer ou a costureira desejam como acabamento final!

3. Bainha enrolada (3 ou 2 fios)

Também conhecida como ‘bainha de acabamento’, ela permite um belo acabamento das bordas do tecido, permitindo que a costureira “perca” a menor quantidade de tecido possível. A bainha enrolada pode ser feita com 3 ou 2 linhas, dependendo da finalização desejada: com 3 linhas, você terá uma finalização no avesso que será diferente da frente. Já com 2 linhas, a finalização será a mesma.

4. O flatlock

Esta é uma costura plana. O flatlock pode costurar 2 tecidos de ponta a ponta ou fazer uma costura decorativa. Alguns costureiros a consideram uma “revolucionária costura plana para meias-calça e colantes, proporciona uma elevada produtividade e uma redução muito significativa dos custos de produção.”

5. A bainha clássica

Com 3 fios dobrados, esta é uma bainha de qualidade profissional.

O overloque permite coser e fazer o acabamento da peça ao mesmo tempo. Costurar com overloque permite um trabalho mais rápido e eficiente.

Conheça um pouco mais sobre a vida de grandes personalidades que marcaram a alta costura.

Aprender a costurar com ou sem overloque?

A máquina de overloque é usada para fazer um corte através de um elemento (a faca) para, em seguida, as agulhas garantirem uma costura nas bordas do tecido, o que chamamos de overlock. Como citado anteriormente, isso permite a obtenção de um bom acabamento em uma peça de roupa. Esta finalização também possibilita que você tenha uma costura robusta. Sendo assim, para uma costura fácil e bem feita, nada melhor do que recorrer a uma máquina de overloque!

Esta pequena “jóia” do mundo do corte e costura tem a capacidade de coser tecidos extremamente extensíveis – como jersey e lycra –  muito difíceis de serem costurados com uma máquina de costura clássica. Com um overloque de 4 fios, a costura fica limpa, forte, e não corre o risco de que se desfazer com o tempo.

Uma costureira iniciante que usa uma máquina de costura convencional também pode ver suas roupas danificadas depois de lavá-las algumas vezes à máquina. Com um overloque, a vida das roupas é muito mais longa.

Precisamos necessariamente de um overloque para obter belos acabamentos? Bem, a resposta é não, pois existem outras finalizações disponíveis, como o ponto em zigue-zague ou a costura inglesa.

Para um trabalho rápido e fácil, no entanto, a melhor resposta é o overloque!

Para uma costureira experiente que faz roupas com frequência, a máquina de overloque é uma compra essencial que se rentabiliza rapidamente.

Para quem está aprendendo, a melhor opção é pedir uma emprestada, alugar ou frequentar um ateliê de costura que a possua.

Você já escutou falar em entretela termocolante nas suas aulas de corte e costura?

Quanto custa uma boa máquina de overloque?

Ao contrário de costura tradicional, a máquina de overloque tem duas agulhas e, dependendo do modelo, usa de 2 a 5 rolos de linha simultaneamente. O overloque pode substituir a máquina de costura, mas não permite a realização de pontos simples (ponto reto). No entanto, ele permite uma montagem mais rápida, sem precisar de passar por uma etapa de acabamento, pois a finalização da costura já é feita pela máquina.

O custo de um bom overloque industrial pode ser salgado, pois ele pode ultrapassar a casa dos 5.000,00 reais.

Aprenda a fazer uma costura francesa!

Uma máquina semi industrial de overloque costura com praticamente a mesma velocidade de uma máquina industrial. O overloque industrial pode sair muito caro para um pequeno ateliê de costura.

No entanto, como citamos anteriormente, modelos mais simples foram desenvolvidos para serem utilizados por costureiros fora do circuito industrial. Os aparatos conhecidos como portáteis semi industriais podem ser encontradas a partir de 400,00 reais.

As marcas mais comuns no mercado brasileiro são Jenome, Elgin, Sun, Bracob, Elna, Yamata, Siruba, Zoje,  Singer, Butterfly, dentre outras.

Ficou empolgado e decidiu aprender a fazer overloque com aulas de corte e costura online e quer investir em uma máquina do tipo para chamar de sua? Então lembre-se, ao escolher o seu aparato, de verificar se a faca é retrátil ou que, pelo menos, possa ser desativada quando costuras circulares forem feitas.

Preste atenção também se um recipiente de resíduos é fornecido com a sua máquina de overlock, pois você terá rapidamente muitos pedaços de fios para todos os lados!

Você sabia que o Pinterest pode ser ótimo para ideias em corte e costura?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar