Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Mini dicionário para começar a costurar

De Camila, publicado dia 24/06/2018 Blog > Artes e Lazer > Costura > Vocabulário de costura essencial

Quando você aprende a costurar, você inevitavelmente encontra novas palavras e frases que integram um vocabulário bem específico.

Para ajudá-lo a entender essas particularidades e a ficar mais atento à sua nova paixão, compilamos este glossário dos termos de costura mais importantes.

Se a palavra ‘embebimento’ faz você pensar consumir alguma bebida em vez de um método ligado à costura, então vale a pena percorrer os verbetes abaixo.

Saiba tudo sobre o mundo de corte e costura!

Superprof, como sempre, te ajuda a decifrar este vocabulário do universo de corte e costura, bordado, tricô, seja ele para iniciantes, intermediários ou avançados.

Apresentamos algumas das expressões mais comuns em livros de costura, curso de corte e costura, blogs de moda na web, dentre outros materiais ligados a este mundo tão particular.

Pequeno dicionário: ações de costura

Alinhavar

Montar diferentes tecidos de maneira grosseira, realizando pontos grandes de costura à mão.

Bainha

Operação freqüentemente encontrada em oficinas de fabricação têxtil. Ela consiste em dobrar um tecido em si para encurtar uma peça de roupa ou fazer um belo acabamento, como na parte inferior das calças.

Borda

Termine uma borda para evitar que o material enfraqueça. Você pode fazer um viés, uma tira ou uma renda.

Corte enviesado

Corte a 45 ° em relação ao fio de trama. Peças que requerem flexibilidade são cortadas em viés.

São muitas palavras específicas de corte e costura serem aprendidas. O vocabulário do mundo da costura pode ser bem extenso!

Que tal aprender a manusear uma máquina de overlock?

Costura francesa

Ao contrário da costura inglesa, a costura francesa é uma costura embutida, adequada para tecidos finos. Quanto mais fina, melhor fica o acabamento.

Costura inglesa

A costura inglesa é uma costura pespontada, ou seja, ela fica aparente na hora da finalização.

Drapear

Técnica de costura permitindo fazer dobras no tecido. Para isso, basta costurar pontos grandes e puxar os fios para enrugar o tecido. Você também pode costurar com uma máquina de costura.

Embebimento

Embeber significa diminuir um pedaço de tecido para que encaixe em outro menor. Ele permite encolher o tecido através da utilização de um ferro de passar roupa.

Quer fazer um tour pela grande história da costura e da moda?

Entretelar

Aplicação de entretela no tecido para encorpar e estruturar uma peça, seja ela uma roupa ou um projeto de patchwork. Seu uso mais comum é em colarinhos de camisas e punhos, porém é muito utilizada em ternos, blazers, cós de saias e calças, bordados, entre outros.

Overloque

Permite que você faça um acabamento nas bordas com uma máquina de costura. O “overlocker” permite cortar e costurar na mesma operação.

Uma máquina de costura especial para overloques corta, costura e encobre um ou dois tecidos em uma única operação. Esta máquina é bastante reservada para costureiras experientes e profissionais para montar tecidos e acabamentos. É uma máquina que combina perfeitamente com tecidos elásticos modernos, como jersey e lycra.

Quem costura bem sabe a diferença entre um "overloque" e uma "máquina de costura". “Molde”, “corte no viés”, “bainha” e “picotar” são apenas algumas das palavras que precisam fazer parte do seu vocabulário de costura!

Descubra como os homens começaram a fazer parte do mundo da costura.

Picotar

Pequenas fendas (retas ou V) na borda do tecido usando a ponta da tesoura. O picote será usado para indicar as marcas de montagem do padrão. Uma costureira também será capaz de “trancar a costura para dar mais flexibilidade ao trabalho e poder devolvê-lo melhor”, segundo a Filoute.

Preparação

Como o próprio nome diz, é a preparação do tecido antes de ser costurado. É importante saber que o tecido, quando chega em nossas mãos vindos da loja, ainda não estão prontos para começar a serem costurados.  Para evitar o encolhimento da peça ou que ela fique retorcida, é preciso adotar alguns procedimentos como lavar, passar e endireitar.

Viés

É obtido dobrando o tecido na diagonal a 45 °. As tiras de tecido decorativo que encontramos em armarinhos também são chamadas de viés.

O site audaces.com explica este termo da seguinte maneira:

cortar no sentido do Viés é posicionar o fio do molde em um ângulo de 45 graus com relação à ourela, ou seja, seria posicionar o molde entre o Urdume e a Trama. Este tipo de corte proporciona um melhor caimento do tecido e acomodação dele sobre o corpo, pois o tecido ao ser cortado no sentido do seu viés passa a ter uma “elasticidade” devido à posição dos fios tecidos. Por outro lado, quando se trata de consumo, cortar tecidos nesse sentido significa um menor aproveitamento do tecido com relação aos outros sentidos, por esse motivo não é tão utilizado na indústria.

Tricotar

É o ato de se fazer peças através da técnica do tricô. Segundo o Wikipédia:

o tricô é uma técnica para entrelaçar o fio (de lã ou outra fibra têxtil) de forma organizada, criando-se assim um pano que, por suas características de textura e elasticidade, é chamado de malha de tricô ou simplesmente tricô. Pode ser feito manualmente, com duas agulhas que, além de propiciar o entrelaçamento do fio (criando cada ponto), abrigam a malha de tricô já tecida. O tricô pode também ser feito através de máquinas próprias chamadas de máquinas de tricô, o que também resulta num pano muito semelhante à malha manualmente tecida.”

Vincar

Dobrar uma marcação no tecido e passá-la com um ferro para marcá-la.

Pequeno dicionário: tecidos e materiais de costura

Aplicação

forma de tecido que é costurada em ponto acetinado em outro tecido. Este é um elemento puramente decorativo.

Borda inacabada

Borda do tecido antes de ser terminada (em bainha, overloque, debruada no viés). A borda deve receber um acabamento para evitar que se desfaça. Se você cortar um material como neoprene (wetsuits), o tecido não se desgasta e é chamado de borda crua.

Conheça um pouco mais sobre a vida de grandes personalidades que marcaram a alta costura.

Barbatana

Haste removível ou não, presente em costuras de tecidos duplos que servem para dar sustentação à roupa. É usada em peças como corpetes e vestidos tomara-que-caia.

Ponto cheio

Ponto de costura utilizado em bordados de algodão. São pontos um pouco grossos, realizados da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda. o ponto cheio é usado para preencher desenhos no tecido (formas e figuras de pessoas, animais, plantas, etc.).

Bordado

Arte de decorar tecidos, adicionando um desenho plano ou em relevo. Materiais como glitter, pérolas, ou até mesmo pedras preciosas também podem ser incorporados ao bordado. Distinguimos entre bordados manuais, semi mecânicos (feitos à máquina e à mão) e mecânicos, realizados em máquinas industriais.

Tricotar é mais fácil do que parece! Você já pensou em aprender a fazer tricô durante suas aulas de corte e costura?

Você já escutou falar em entretela termocolante nas suas aulas de corte e costura?

Urdume

O sentido do fio do tecido no comprimento do material na horizontal.

Fio do tecido

É o sentido em que corre o fio de urdume. Você sempre cortará um tecido na direção do fio para evitar que ele seja deformado.

Decote

Abertura no topo da peça permitindo a passagem da cabeça.

Viés

Aqui, “viés” é um substantivo e não um verbo como o citado anteriormente. Ele constitui uma tira de tecido (seda, lã, algodão,…) costurada na borda ou nas costuras das roupas para evitar que se desfiem ou desgastem. Eles podem também servir de decoração.

Sobra

Borda lateral dos tecidos. Em geral, é de 1 cm de largura e difere do resto do material por ser mais apertado ou com pequenos pontos durante todo o tempo.

Máquina de costura

Uma máquina que executa automaticamente os pontos de costura, usando duas linhas (uma linha que passa pela agulha e uma linha que vem de uma bobina chamada bobina.

Margem de costura

Comprimento adicionado ao molde para permitir costurar as peças juntas. Varia entre 0,5 e 1,5 cm.

Moletom

Tecido macio, quente, semelhante a um tecido de lã, que lembra uma flanela grossa.

Molde

Representação de uma peça vista de frente ou de trás.

O molde é sempre um pouco mais largo do que a roupa, pois isso permite a montagem correta das peças através das costuras e bainhas. Em cada molde encontramos as dimensões dos diferentes tipos de tamanhos (P, M, G, GG, etc.).

Aprenda a fazer uma costura francesa!

Entretela

Aviamento de algodão ou fibras sintéticas, engomado, aplicado em determinadas partes das roupas, como palas, golas e alças, com a função de sustentar e estruturar as peças. A colante pode ser prensada nos tecidos pelo calor do ferro de passar.

Forro

Nome do revestimento da parte interna das roupas, que pode ser feito de tecidos finos ou estruturados. Tule e voal são as melhores opções para dar volume aos vestidos e saias.

Qual você prefere: o bordado industrial, semi industrial ou feito à mão? Bordados podem ser feitos à mão e / ou à máquina.

Você sabia que o Pinterest pode ser ótimo para ideias em corte e costura?

Prega

Detalhe feito em mangas, vestidos, casacos, bolsas, e entre muitos outros. A prega é uma dobra, sendo ela grande ou pequena, prega macho ou fêmea, sua função é embelezar a peça.

Punho

Localizado no final de uma manga comprida, pode ter várias larguras e formatos.

Velcro

Tipo de material sintético coberto de pelos cerrados. Composto por um lado de feltro e outro em loop (aro ou anel), que se colam um no outro sobre pressão, o aviamento substitui fivelas, botões e zíperes como fecho de roupas ou acessórios.

10 citações famosas do mundo da costura

Na falta de idéias criativas? Aqui estão algumas citações famosas do mundo da costura, que irão surpreender seus professores e amigos ligados a este mundo tão peculiar!

Moda sai de moda; estilo, nunca.” (Coco Chanel),

Ande como se houvesse 3 homens atrás de você.” (Oscar de la Renta),

Dê a uma menina os sapatos certos e ela poderá conquistar o mundo.” (Bette Midler),

A simplicidade é a chave da verdadeira elegância.” (Coco Chanel)

Elegância é a única beleza que nunca desaparece.” (Audrey Hepburn),

Moda não é algo que só existe na roupa. A moda está no ar, é carregada pelo vento.” (Coco Chanel)”

As mulheres têm de celebrar a beleza que Deus lhes deu, em vez de estar constantemente a tentar ser outra coisa.” (Iman)

A diferença entre estilo e moda é a qualidade.” (Giorgio Armani)

Não siga tendências. Não deixe a moda se apoderar de você, mas decida o que você é, o que quer expressar com o que veste e como vive.” (Gianni Versace)

Estilo é uma maneira de dizer quem você é sem falar.” (Rachel Zoe).

Fique por dentro das figuras que ficam constantemente na mira dos holofotes no mundo da alta costura.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar