Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como aprender a língua portuguesa rapidamente?

De Fernanda, publicado dia 05/07/2018 Blog > Idiomas > Português para estrangeiros > Fale português: as dicas para se tornar bilíngue!

Como aprender a língua portuguesa de forma eficaz? Como aproveitar todas as oportunidades para estudar e finalmente dominar a língua de Camões? Como conseguir falar fluentemente?

Aprender as exceções das regras gramaticais, a conjugação e os verbos irregulares, praticar a pronúncia das consoantes e das vogais, as entonações, as expressões, os acentos… A lista de conteúdo a assimilar é muito longa. No entanto, estamos aqui para incentivá-lo!

Você está motivado?
Você já aprende português como língua estrangeira na escola ou universidade?
Você já sabe o básico e precisa de um upgrade?

Descubra agora as nossas dicas para assimilar todas as sutilezas desta belíssima língua!

Aprenda português assistindo a filmes

Fale português assistindo a filmes. 10 longa-metragens para aprender a língua portuguesa!

Embora nunca tenha chegado a se estruturar plenamente como indústria, o cinema brasileiro, em seus mais de 120 anos de História, teve momentos de grande repercussão internacional, como na época do Cinema Novo, e de crescimento do mercado interno, como no período da Embrafilme.

A história do cinema no Brasil começa no final do século XIX, mais precisamente em julho de 1896, quando ocorre a primeira exibição de cinema no país, na cidade do Rio de Janeiro.

Desde então, a história do cinema no Brasil passou por uma impressionante evolução. O grande salto de desenvolvimento do cinema nacional ocorreu mais precisamente na década de 1960. Com o conhecido “Cinema Novo”, vários filmes ganharam destaque nos cenários nacional e internacional. Sétima arte proclamada, o cinema se popularizou e é hoje parte integrante da cultura brasileira.

Cinema e cultura estão intimamente ligados. Ao assistir filmes, você vai desfrutar de uma total imersão no que é a cultura brasileira. Por meio dos diferentes gêneros e produções cinematográficas, vai descobrir a diversidade e a riqueza de uma população e de uma língua, múltipla em todos os seus sentidos.

Este é um exercício que será muito benéfico e, de quebra, você vai melhorar o seu português, sobretudo se seguir nossas recomendações essenciais.

Assistir a filmes brasileiros na versão original (evidentemente, meu caro mestre!) é fazer um mergulho de total imersão no idioma, e assim:

  • Treinar sua compreensão oral: nada melhor do que ouvir falantes nativos. Os filmes têm a vantagem de confrontá-lo diretamente com a linguagem falada. Você acostuma seu ouvido aos sons brasileiros e, assim, tem menos dificuldades de compreensão,
  • Aprender novas palavras: se você já assimilou os conceitos básicos da língua (gramática, conjugação …), vai ampliar ainda mais seu vocabulário,
  • Descobrir uma cultura: os filmes brasileiros são um reflexo da cultura brasileira. Com cada filme você aprende um pouco mais sobre as especificidades e diversidades da cultura brasileira, o modo de vida, a história do país e os grandes nomes do Brasil,
  • Descobrir a linguagem falada da vida cotidiana: um filme é sempre um reflexo de uma época e de uma realidade. Você vai se livrar das aulas tradicionais de língua portuguesa e descobrir a originalidade dos nativos, mas também diferentes registros idiomas.

Descubra aqui quais são nossas indicações de filmes para aprender português!

Estude português com um professor particular

Aulas de português para estrangeiros: onde fazer? Ouse e inove: fazer uma aula de português a distância é uma excelente maneira de exercitar seus dotes linguísticos sem precisar reorganizar sua rotina.

Com um professor em particular, você pode, de acordo com o seu nível (nível iniciante, nível intermediário, nível avançado …), abordar todas essas noções essenciais.

Um primeiro encontro vai permitir que seu professor identifique o seu nível, suas necessidades, dificuldades e seus principais objetivos de aprendizagem. É a partir desse momento que ele personaliza seu programa.

Se você é um iniciante ou precisa de um curso de atualização em português, vai ser capaz de adquirir os conceitos básicos da língua portuguesa, treinar expressão oral, aprender a fazer frases corretas, respeitando a estrutura gramatical …

Os cursos permitem abordar certas noções, aprendendo as regras do português, mas também colocando-as em prática por meio de vários exercícios…

Quais são os bons motivos para fazer aulas de português básico com um professor em particular? Existem vários. Entre os mais óbvios, podemos mencionar:

  • Economize tempo: estudar em casa significa poupar tempo, fazer menos deslocamentos e economizar. Seu professor pode se deslocar diretamente até sua casa para lhe ensinar português,
  • Aproveite as aulas personalizadas: esta é certamente uma das melhores razões para optar por aulas particulares de português. O curso individual permite que o professor se adapte às necessidades do aluno e lhe ofereça um acompanhamento personalizado de acordo com o seu nível, seu tempo disponível, seus objetivos, mas também os seus gostos e as suas metodologias de ensino preferidas.
  • Progressão mais rápida: acompanhamento individualizado é sinônimo de progresso mais rápido. Quando fazemos aulas em grupo, muitas vezes somos passivos, ouvindo o professor ou outros alunos. Na aula particular, há troca constante entre duas pessoas. O aluno é, portanto, obrigado a falar na língua estrangeira estudada com muito mais frequência. O professor também é capaz de corrigir erros de forma mais eficaz e revisar conceitos que não foram incorporados sob demanda.
  • Torne o seu investimento lucrativo: as aulas particulares não são gratuitas, como você pode imaginar. No entanto, é possível aproveitar ao máximo o seu investimento e quando você leva em conta o progresso que vai ter na língua, vai ver que este ensino é uma das metodologias mais acessíveis. Os professores particulares em geral adaptam os valores de acordo com vários critérios: nível do aluno, qualificação do professor, pacotes promocionais de acordo com o número de aulas, primeira aula gratuita …
  • Poucos contras: as aulas particulares também são a oportunidade de aprender a se comunicar em português sem desorganizar a sua rotina. Ao passar por uma escola de idiomas, por exemplo, é o aluno que deve se adaptar aos horários estabelecidos. Com um professor em particular, você pode escolher a hora mais adequada à sua disponibilidade. Também existe a possibilidade de economizar tempo fazendo as aulas por webcam, por exemplo, no seu horário de almoço …

Como se tornar bilíngue na língua portuguesa?

Como se tornar bilíngue na língua portuguesa? Como dominar perfeitamente a língua de Camões?

Em primeiro lugar, vamos rapidamente voltar à definição de bilinguismo para saber do que realmente estamos falando.

Se você abrir o seu Dicionário Houaiss, vai encontrar a seguinte definição:

Uso concomitante de duas línguas por um falante, ou grupocom igual fluência ou com a proeminência de uma delas

Mais precisamente, existe uma língua materna que dominamos, mas é possível aprender uma segunda que também podemos falar fluentemente.

Isso envolve ser capaz de:

  • Se expressar com segurança, de uma forma fluida, e ser capaz de esquecer (pelo menos um pouco) seu sotaque estrangeiro,
  • Entender português falado para que você possa se comunicar facilmente e conversar sem esforço,
  • Saber ler e escrever em português sem cometer erros
  • Ter a capacidade de alterar o registro de idioma de acordo com o contexto e de se adaptar à outra pessoa,
  • Entender todas as sutilezas da língua portuguesa, e até conhecer os provérbios populares,
  • Pensar em português e esquecer sua língua nativa quando você fala, mesmo em sua mente,
  • Conhecer a civilização, a história, a cultura, as tradições e crenças populares brasileiras…

Mesmo que você não tenha a oportunidade de ir morar no Rio de Janeiro, ou de fazer uma viagem de estudos de idiomas em São Paulo, para desfrutar de uma total imersão na língua e cultura brasileira, é sempre possível adaptar seu estilo de vida e ficar conectado com o Brasil, mesmo do exterior:

  • Adote hábitos brasileiros,
  • Procure conhecer os brasileiros em seu país ou encontre um correspondente que fale português
  • Aproxime-se das instituições brasileiras que existem em seu país, faça cursos e descubra a língua e a cultura. Muitas atividades culturais são oferecidas, bem como aulas de idiomas,
  • Faça cursos on-line, assista os canais brasileiros, leia a imprensa… Todos os materiais de apoio em português são válidos para exercitar sua compreensão escrita, mas também oral.

Fale a língua portuguesa graças aos aplicativos educacionais

Fale a língua portuguesa graças aos aplicativos educacionais. Quais os melhores apps para aprender português língua estrangeira?

Aqui estão 5 boas razões para fazer o download de um (ou mais) aplicativo (s) móvel (is) no seu smartphone ou tablet se você quiser aprender o português como idioma estrangeiro:

  1. Estude português em todos os lugares. Seja sincero: se existe um objeto que você nunca larga é o seu telefone, certo?
  2. Sinta-se seguro aprendendo português língua estrangeira: graças aos recursos diversificados dos aplicativos, você acompanha seu progresso, o que é bastante motivador,
  3. Aprenda português gratuitamente: sim, aproveite as aulas e os exercícios de português gratuitos (ou a um baixo custo),
  4. Aprenda de uma maneira divertida e interativa: os aplicativos são menos chatos do que os livros de português. Você faz exercícios de gramática, mas com atividades e jogos interativos e divertidos.
  5. Aprenda sem restrições: com aplicativos para dispositivos móveis, você aprende no seu próprio ritmo, de acordo com sua disponibilidade. É um método sem compromisso. Não há horários para respeitar, lição de casa para fazer de forma imperativa … Você decide quando vai estudar português.

Como aprender a falar português rapidamente?

Como aprender a falar português rapidamente? Aprenda a língua de Camões em poucos passos.

Uma língua é em primeiro lugar e acima de tudo a reunião e articulação de palavras de um vocabulário. Palavras são como tijolos que possibilitam a construção de discursos com o objetivo de se comunicar.

Aconselhamos que você comece a aprender as palavras do vocabulário brasileiro imediatamente. Se você ainda é iniciante em português, isso vai permitir que você se familiarize com o som da língua.

Você encontra facilmente na internet recursos que permitem conhecer a sonoridade das palavras que você aprende. Se você tiver que aprender português rapidamente, defina metas ambiciosas, mas alcançáveis. Por exemplo: 30 palavras por dia.

Opte por uma abordagem temática. Existem muitos manuais de vocabulário compostos por fichas temáticas. Saiba que, ao aprender 30 palavras por dia, você pode cobrir 70% do vocabulário da língua portuguesa em três meses.

Aprender palavras de vocabulário é uma coisa. Memorizá-las a longo prazo é outra! Para assimilar com sucesso as palavras que você guardou em sua memória, você deve estudar e relembrar as palavras muitas vezes.

A memória funciona ciclicamente: seu cérebro precisa registrar as informações várias vezes para gravar bem. Organize regularmente revisões e leia novamente as suas anotações. Isso permitirá que você não esqueça as palavras ao longo dos dias!

Dica: no seu apartamento ou na casa, coloque uma etiqueta com o nome em português de cada objeto.

A ideia não é decorar o dicionário, mas encontrar recursos que ajudem você a aprender o vocabulário para atender a necessidades específicas. Para este propósito, os livros de vocabulário são indispensáveis. As palavras são classificadas por temáticas.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar