Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

10 longa-metragens para aprender a língua portuguesa!

De Fernanda, publicado dia 02/07/2018 Blog > Idiomas > Português para estrangeiros > Fale português assistindo a filmes

Você sonha em falar português, mas sabe que não é a língua estrangeira mais fácil de aprender…

Fazer aulas de idiomas é essencial: mas como não desanimar com tantas dificuldades?

Bem, nós temos uma solução: combinando o útil ao agradável!

Você gosta de relaxar no cinema ou em frente a um bom filme no seu sofá?

Esta é uma boa oportunidade para melhorar o seu português – língua estrangeira.

Será que é uma boa ideia assistir a filmes para aprender a falar português? A resposta é definitivamente sim.

Esta é particularmente uma boa alternativa quando você não tem a oportunidade de aprender o idioma em outras ocasiões, como em um intercâmbio, estágio ou formação profissional.

O cinema brasileiro alcançou um considerável sucesso internacional nos últimos anos. Segundo a Ancine, a quantidade de filmes lançados em 2016 foi de 143 filmes com 97 obras de ficção. Essa é uma marca recorde para toda a história do cinema brasileiro. Já o total de ingressos vendidos, que atingiu a marca de 30,4 milhões, é o melhor resultado desde 1984. A participação de público dos filmes nacionais chegou a 16,5%, contra 13% no ano anterior.

Assistir a filmes com legenda também é uma boa solução se você quiser aprender italiano, inglês, alemão, português… Resumindo, aprenda um novo idioma de sua escolha!

Cinema brasileiro: o retrato de um povo

O grande salto de desenvolvimento do cinema nacional ocorreu somente na década de 1960. Com o conhecido “Cinema Novo”, vários filmes ganharam destaque nos cenários nacional e internacional. O Festival de Gramado é um dos eventos de cinema mais importantes no país.

Embora nunca tenha chegado a se estruturar plenamente como indústria, o cinema brasileiro, em seus mais de 120 anos de História, teve momentos de grande repercussão internacional, como na época do Cinema Novo, e de crescimento do mercado interno, como no período da Embrafilme.

A história do cinema no Brasil começa no final do século XIX, mais precisamente em julho de 1896, quando ocorre a primeira exibição de cinema no país, na cidade do Rio de Janeiro.

Os primeiros filmes de ficção feitos aqui eram em geral realizados por pequenos proprietários de salas de cinema do Rio e São Paulo, sendo frequentemente reconstituições de crimes já explorados pela imprensa: o média “Os Estranguladores”, de Francisco Marzullo (1906), o primeiro sucesso, com mais de 800 exibições no Rio; “O Crime da mala”, de Francisco Serrador (São Paulo, 1908) e “Noivado de Sangue”, de Antonnio Leal (Rio, 1909).

Desde então, a história do cinema no Brasil passou por uma impressionante evolução. O grande salto de desenvolvimento do cinema nacional ocorreu mais precisamente na década de 1960. Com o conhecido “Cinema Novo”, vários filmes ganharam destaque nos cenários nacional e internacional. Sétima arte proclamada, o cinema se popularizou e é hoje parte integrante da cultura brasileira.

Cinema e cultura estão intimamente ligados. Ao assistir filmes, você vai desfrutar de uma total imersão no que é a cultura brasileira. Por meio dos diferentes gêneros e produções cinematográficas, vai descobrir a diversidade e a riqueza de uma população e de uma língua, múltipla em todos os seus sentidos.

Este é um exercício que será muito benéfico e, de quebra, você vai melhorar o seu português, sobretudo se seguir nossas recomendações essenciais.

Aprenda a falar a língua de Camões graças aos aplicativos de língua portuguesa!

Boas razões para assistir a um filme e aprender português!

Quando você assiste a um filme em português para exercitar o domínio da língua, você também desfruta do prazer de aprender de uma forma diferente.

Você vai progredir rapidamente e desenvolver seu vocabulário, mas não só isso.

Assistir a filmes brasileiros na versão original (evidentemente, meu caro mestre!) é fazer um mergulho de total imersão no idioma, e assim:

  • Treinar sua compreensão oral: nada melhor do que ouvir falantes nativos. Os filmes têm a vantagem de confrontá-lo diretamente com a linguagem falada. Você acostuma seu ouvido aos sons brasileiros e, assim, tem menos dificuldades de compreensão,
  • Aprender novas palavras: se você já assimilou os conceitos básicos da língua (gramática, conjugação …), vai ampliar ainda mais seu vocabulário,
  • Descobrir uma cultura: os filmes brasileiros são um reflexo da cultura brasileira. Com cada filme você aprende um pouco mais sobre as especificidades e diversidades da cultura brasileira, o modo de vida, a história do país e os grandes nomes do Brasil,
  • Descobrir a linguagem falada da vida cotidiana: um filme é sempre um reflexo de uma época e de uma realidade. Você vai se livrar das aulas tradicionais de língua portuguesa e descobrir a originalidade dos nativos, mas também diferentes registros idiomas.

Como aprender a falar português na frente de um filme?

Para aproveitar ao máximo suas sessões de cinema, é importante seguir algumas recomendações.

Como você sabe, ao aprender uma língua, uma das chaves do sucesso é a assiduidade e a regularidade. Portanto, é importante e é válido em todos os níveis:

  • Assistir a filmes regularmente
  • Não desanimar,
  • Aproveitar as sessões com filmes em versão original.

Se você tem um nível iniciante:

  • Priorize filmes que você já viu em sua língua nativa. Vai ser mais fácil compreender, pois você já conhece a história,
  • Coloque as legendas: isso ajuda caso você tenha dificuldade em entender os diálogos em português. Você tem simultaneamente a tradução das palavras que não conhece,
  • Faça uma pausa, mesmo que não seja a melhor solução para apreciar um filme. Pausar ou rever uma passagem pode ser útil quando não se entendeu um diálogo, por exemplo,
  • Faça anotações: esta é uma oportunidade para enriquecer o seu vocabulário, então aproveite para observar algumas expressões úteis,
  • Repita os diálogos: repita uma passagem, por exemplo, para treinar a pronúncia. Repetir a frase e tentar respeitar a entonação e pronúncia é a melhor maneira de melhorar suas habilidades de fala.

Prepare sua pipoca e relaxe ... A aula de francês começa na tela grande! Nada melhor do que aprender e se divertir ao mesmo tempo.

Se você já tem um bom nível em português (nível intermediário, nível avançado):

  • Assista a filmes que você não conhece, se necessário, leia rapidamente o resumo que apresenta o enredo e os personagens,
  • Não coloque legendas, ou então, coloque-as em português. É uma boa solução para facilitar a compreensão de um filme. Em vez de ter a tradução, você pode combinar compreensão escrita e comunicação oral,
  • Depois volte para as passagens mais difíceis e estude com mais precisão e faça anotações.

Erros a evitar

Para que a exibição de filmes brasileiros seja eficaz e melhore seu nível, é importante ter bons hábitos. Geralmente, quando começamos a assistir filmes, rapidamente cometemos alguns erros, por exemplo:

  • Querer entender cada palavra: a menos que você já seja multilíngue, sempre haverá palavras que você não vai entender em uma frase. Isso não deve bloquear você. Em vez disso, tente entender o significado geral da frase para inferir o significado provável,
  • Falta de perseverança: quando assistimos a filmes em um idioma estrangeiro, é preciso ter regularidade para se familiarizar com esse exercício muito formativo. Faça sessões regulares. Não há necessidade de fazer uma maratona, mas assistir a 2 ou 3 por semana é muito eficaz,
  • Concentrar-se nas legendas: se seus olhos permanecerem fixos nas legendas, você não aprecia o filme. Tente se libertar delas. Se você realmente não entendeu, você sempre pode voltar e ler as legendas,
  • Assista a um filme várias vezes: o segredo para aprender português língua estrangeira é a repetição. Sinta-se à vontade para assistir a um filme que você já conheça. Você percebe rapidamente que muitos detalhes lhe escaparam da primeira vez.

E então? Pronto para diversificar sua aprendizagem da língua portuguesa?

Nossa seleção de filmes imperdíveis para falar português

O cinema brasileiro tem tantos trabalhos diferentes que você pode escolher de acordo com seus gostos entre uma infinidade de filmes.

Para dar algumas ideias, aqui está uma lista bastante heterogênea que permite que você descubra filmes recentes ou outros trabalhos mais clássicos, mas todos fazem parte do patrimônio cinematográfico nacional.

  • Rio 40 Graus: o filme de Nelson Pereira dos Santos é considerado o primeiro do movimento Cinema Novo. “Rio 40 Graus” foi realizado em 1955 e conta a realidade de 5 garotos de favelas do Rio de Janeiro.
  • Dona flor e seus dois maridos (1976): Esse filme de Bruno Barreto foi realizado em 1976 e foi uma adaptação do livro homônimo de Jorge Amado.
  • Carlota Joaquina, Princesa do Brasil (1995): filme histórico e satírico, lançado em 1995 e dirigido por Carla Camurati. O filme conta parte da história da monarquia portuguesa, e a elevação do Brasil, de colônia do império ultramarino português, a reino unido com Portugal. Também faz referências à monarquia espanhola.
  • Central do Brasil (1998): dirigido por Walter Salles, um dos filmes brasileiros que ficaram mais conhecidos no exterior devido a indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 1999. A história conta sobre a vida de Dora, ex-professora de português, que ganha a vida escrevendo cartas para as pessoas que não sabem ler e escrever na estação Central do Brasil no Rio de Janeiro
  • Auto da Compadecida (2000): as aventuras dos nordestinos João Grilo (Matheus Natchergaele), um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó (Selton Mello), o mais covarde dos homens. Ambos lutam pelo pão de cada dia e atravessam por vários episódios enganando a todos do pequeno vilarejo de Taperoá, no sertão da Paraíba. A salvação da dupla acontece com a aparição da Nossa Senhora (Fernanda Montenegro). Adaptação da obra de Ariano Suassuna.
  • Bye, Bye Brasil: filme de 1979 dirigido por Cacá Diegues, “Bye Bye Brasil” fala de uma caravana de artistas de circo que percorre o interior do nordeste brasileiro. Eles ficam sabendo de uma terra chamada Altamira, onde todo mundo é rico, e tentam ir para lá cruzando trechos da Transamazônica.
  • Língua — Vidas em Português (2004): documentário de Victor Lopes. Todo dia duzentas milhões de pessoas levam suas vidas em português. Fazem negócios e escrevem poemas. Brigam no trânsito, contam piadas e declaram amor. Todo dia a língua portuguesa renasce em bocas brasileiras, moçambicanas, goesas, angolanas, japonesas, cabo-verdianas, portuguesas, guineenses. Novas línguas mestiças, temperadas por melodias de todos os continentes, habitadas por deuses muito mais antigos e que ela acolhe como filhos. Língua da qual povos colonizados se apropriaram e que devolvem agora, reinventada. Língua que novos e velhos imigrantes levam consigo para dizer certas coisas que nas outras não cabe.
  • Orfeu Negro (1959): dirigido por Marcel Camus e com roteiro adaptado por Camus e Jacques Viot a partir da peça teatral Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes. O enredo é inspirado na mitologia grega, na história de Orfeu e Eurídice. A adaptação ambientou a obra no Brasil, em uma favela do Rio de Janeiro, na época do Carnaval.
  • A Febre do Rato (2012): o filme foi lançado em 2012 pelo diretor Cláudio Assis (Amarelo Manga). Ele conta a história do poeta Zizo que mora na periferia de Recife. O filme tem uma delicadeza profunda de tratar a realidade daqueles personagens tão próximos da realidade. Além disso, vale a pena ver e conhecer as poesias (aprenda português através dela!) de Zizo que as recita durante todo o filme. Elas são uma mistura de cordel, repente e um trabalho de linguagem bonito e simples.

Aprenda português com os filmes! A Febre do Rato é um belo filme contemporâneo nacional.

Você é um aluno de língua portuguesa ou quer aprender esta língua?

Não se esqueça de assistir alguns filmes!

Sinta-se livre para variar as abordagens pedagógicas e enriquecer suas habilidades no idioma. O cinema faz parte das atividades culturais que são úteis para uma boa formação de idiomas: a língua e a cultura são inseparáveis.

Esta é uma oportunidade para se familiarizar com a língua portuguesa, mas também para ganhar autonomia e aprender a falar fluentemente. Além disso, você pode aprender português gratuitamente na frente da sua TV.

Em qualquer caso, para aprender uma língua estrangeira é necessário, em geral, multiplicar e diversificar os recursos educacionais.

Quer aprender rapidamente o português?

Seu professor de português pode ajudá-lo e por que não aproveitar a oportunidade para discutir em grupo sobre cinema? Esta é a melhor maneira de aprender a se comunicar em português!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar