Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como dominar perfeitamente a língua de Camões?

De Fernanda, publicado dia 03/07/2018 Blog > Idiomas > Português para estrangeiros > Como se tornar bilíngue na língua portuguesa?

Você está aprendendo português como língua estrangeira, mas o seu nível do idioma não o satisfaz completamente?

Você gostaria de aprender português para se tornar bilíngue e dominar a língua de Camões?

Claro, sabemos que existem línguas muito mais difíceis de se aprender, como o chinês, o grego e o árabe, que estão no topo do ranking. Isso não significa que a língua portuguesa não represente um problema para os estrangeiros que desejam desvendar seus mistérios.

Se a princípio parece difícil aprender a falar português em apenas algumas semanas (a menos que você tenha um talento incrível para aprender línguas estrangeiras), acredite: com um pouco de paciência e estudo, você pode se tornar perfeitamente bilíngue em português.

Como aprender português e se tornar bilíngue?
Qual é o melhor método?

Aqui estão algumas dicas que não pode perder!

O que é bilinguismo?

Em primeiro lugar, vamos rapidamente voltar à definição de bilinguismo para saber do que realmente estamos falando.

Se você abrir o seu Dicionário Houaiss, vai encontrar a seguinte definição:

Uso concomitante de duas línguas por um falante, ou grupocom igual fluência ou com a proeminência de uma delas

Mais precisamente, existe uma língua materna que dominamos, mas é possível aprender uma segunda que também podemos falar fluentemente.

Onde aprender português para estrangeiros? Quantos estudantes estrangeiros chegam ao Brasil para desvendar os segredos e as belezas da língua e cultura?

Isso envolve ser capaz de:

  • Se expressar com segurança, de uma forma fluida, e ser capaz de esquecer (pelo menos um pouco) seu sotaque estrangeiro,
  • Entender português falado para que você possa se comunicar facilmente e conversar sem esforço,
  • Saber ler e escrever em português sem cometer erros
  • Ter a capacidade de alterar o registro de idioma de acordo com o contexto e de se adaptar à outra pessoa,
  • Entender todas as sutilezas da língua portuguesa, e até conhecer os provérbios populares,
  • Pensar em português e esquecer sua língua nativa quando você fala, mesmo em sua mente,
  • Conhecer a civilização, a história, a cultura, as tradições e crenças populares brasileiras…

Em geral, se você já atende 2 ou 3 pontos mencionados acima, está no caminho certo. Seja perseverante, estude com dedicação e regularidade e logo você se tornará perfeitamente bilíngue!

Tornando-se bilíngue: segredos para dominar o português

Para se tornar bilíngue, saiba que é preciso fazer mais do que simplesmente frequentar suas aulas. Mas como melhorar seu português? Aprender esse idioma exige tempo e diligência.

Aprender português como língua estrangeira: o básico

Para aprender uma língua estrangeira, comece com o básico. Se você tem um nível iniciante, as aulas e os exercícios irão ajudá-lo a avançar nesse longo caminho (que pode parecer interminável…), mas também a melhorar sua expressão escrita. Você vai precisar:

  • Aprender a gramática, estrutura de frases e fazer exercícios de gramática para assimilar todas as noções essenciais,
  • Aprender conjugação (presente, pretérito perfeito, imperfeito, mais-que-perfeito, futuro do presente, futuro do pretérito, condicional, imperativo …),
  • Aprender concordância verbal e nominal,
  • Aprender as regras de ortografia e suas numerosas exceções.
  • Descobrir as expressões idiomáticas

Enriqueça seu vocabulário permanentemente para se tornar bilíngue

Exercite o seu léxico por tema ou compre livros de vocabulário.

Uma vez que as bases gramaticais foram aprendidas, a primeira dificuldade na hora de falar uma língua estrangeira continua sendo o vocabulário. Queremos dizer muitas coisas, mas faltam palavras.

Mas existem diferentes método para estudar vocabulário, incluindo a memorização.

Faça um planejamento para aprender novas palavras todos os dias. Revise também aquelas que você aprendeu no dia anterior ou dois dias atrás até que você se lembre delas perfeitamente.

Uma boa dica é baixar um aplicativo para descobrir novas palavras e fazer exercícios de vocabulário (Babbel, Mosalingua…). O reconhecimento de fala irá ajudá-lo bastante a aperfeiçoar seu sotaque. Cursos online gratuitos também são bons recursos pedagógicos para explorar.

Fale, fale e fale

Segredo imbatível para consolidar as conquistas e melhorar o português é a expressão oral. Pratique e comunique-se! Exercite sua pronúncia. Repita as mesmas palavras ou frases várias vezes e memorize como pronunciar as sílabas difíceis corretamente, respeitando a entonação correta. Esse é o segredo para criar fluência na fala.

Utilize material didático com áudios para aprender a pronunciar as palavras e grave para comparar depois.

Ao praticar dessa maneira, até as sílabas mais difíceis de pronunciar começam a sair da sua boca com mais naturalidade. Desta forma, você será capaz de lidar com a vida cotidiana e ganhar fluência na fala.

Leia e ouça em outros idiomas para se tornar bilíngue

Para melhorar rapidamente seu português e melhorar suas habilidades de escuta, você terá que sair da sua zona de conforto e se concentrar para exercitar seu ouvido com os sons da nova língua. Você vai aos poucos se acostumar a ouvir português, mas também vai aprender a ler e entender todos os tipos de texto. Muitos recursos são facilmente acessíveis, especialmente na Internet.

Comece ouvindo seus cantores brasileiros favoritos ou leia jornais. Mesmo se você precisar imprimir as letras para entender melhor a música ou procurar por certas palavras no dicionário quando lê o jornal, por exemplo. É um método muito eficaz.

O exercício, que parece difícil no começo, torna-se fácil. No final, nem será um exercício, mas uma diversão! Com algumas aulas de conversação, você aprende a falar mais facilmente.

E que tal assistir a um filme brasileiro na versão original? Um exercício muito formativo! Não tem mistério: é preciso estudar, praticar, estudar…

Torne-se bilíngue mergulhando na cultura brasileira

Onde aprender a falar português? Nada mais agradável do que descobrir as características do povo brasileiro e aprender o idioma simultaneamente!

Mesmo que seja em sua língua materna, leia livros, assista a documentários, descubra a história do Brasil, os principais escritores, músicos, pintores…

Acompanhe as notícias, a política, os grandes debates sociais … Dessa maneira você vai descobrir aos poucos do que é composta a identidade brasileira.

Tornando-se bilíngue em português: como chegar lá?

Já tem um bom nível? Nível intermediário ou avançado em português?

Como ter a certeza de se tornar perfeitamente bilíngue agora?

Como aprender a superar suas últimas dificuldades em português?

Então, para aprender a falar fluentemente, várias possibilidades estão disponíveis para você. Entre as mais relevantes, estudar no Brasil é provavelmente a mais eficaz.

Aprenda português língua estrangeira com um professor nativo

Ninguém melhor do que um brasileiro para ensinar seu idioma!

Se você contratar um professor de português experiente, pode ter certeza de que ele irá ajudá-lo a superar as últimas dificuldades.

A vantagem de fazer aulas particulares é o fato de você se beneficiar de um acompanhamento personalizado.

Mergulhe na cultura brasileira para pensar em português

Mesmo que você não tenha a oportunidade de ir morar no Rio de Janeiro, ou de fazer uma viagem de estudos de idiomas em São Paulo, para desfrutar de uma total imersão na língua e cultura brasileira, é sempre possível adaptar seu estilo de vida e ficar conectado com o Brasil, mesmo do exterior:

  • Adote hábitos brasileiros,
  • Procure conhecer os brasileiros em seu país ou encontre um correspondente que fale português
  • Aproxime-se das instituições brasileiras que existem em seu país, faça cursos e descubra a língua e a cultura. Muitas atividades culturais são oferecidas, bem como aulas de idiomas,
  • Faça cursos on-line, assista os canais brasileiros, leia a imprensa… Todos os materiais de apoio em português são válidos para exercitar sua compreensão escrita, mas também oral.

Viaje para o Brasil ou um país de língua portuguesa

A melhor escola para aprender uma língua é morar no país em questão. Pronto para ir para o exterior e alcançar seu grande objetivo?

Você pode, portanto, optar por aprender a língua portuguesa in loco, seja no Brasil ou em um dos muitos países lusófonos. É uma boa maneira de se tornar bilíngue mais rápido.

Aprender uma língua em contato com o país é muito formativo, pois você é obrigado a praticar a língua em todos os momentos da vida cotidiana.

Onde falar português no mundo? Lusofonia é a comunidade formada por todos os povos que compartilham a língua e cultura portuguesas como Angola, Brasil, Cabo Verde, Galiza, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Goa, Damão e Diu….

Não hesite em aproveitar os benefícios de uma imersão linguística, fazendo uma longa estadia no Brasil.

Por exemplo, você pode ingressar uma universidade brasileira. Muitas instituições de ensino superior, como a USP, realizam intercâmbios e têm parcerias com outras universidades estrangeiras.

Se você quiser aprender português e dominar a língua perfeitamente, é importante colocar utilizar todos os recursos possíveis, sem negligenciar o prazer de aprender. Praticar a língua diariamente é crucial para aprender a língua portuguesa.

Mas saiba que estudar com a ajuda de um professor é essencial:  seja em cursos de português para estrangeiros, aulas para adultos, cursos de atualização, cursos em universidades, cursos intensivos, cursos online, em escola de idiomas…

Por fim: como já vimos, para se tornar perfeitamente bilíngue e progredir rapidamente, você tem que viajar e passar um tempo em um país de língua portuguesa. Que tal:

  • Estudar no Brasil,
  • Fazer um intercâmbio e fique em casa de família,
  • Fazer uma viagem para um destino de sonho (que tal Cabo Verde?)
  • Procurar um trabalho em um país lusófono,
  • Fazer um estágio no exterior em uma empresa …

Os não-lusófonos podem assim se familiarizar com a língua e a cultura e se tornar bilíngues sem sequer perceber que o progresso é tão rápido! O importante é não desanimar.

E se você precisar de um argumento adicional para motivá-lo no seu aprendizado de português: é uma das línguas oficiais da União Europeia, do Mercosul, da União de Nações Sul-Americanas, da Organização dos Estados Americanos, da União Africana e dos Países Lusófonos. Com aproximadamente 280 milhões de falantes, o português é a 5ª língua mais falada no mundo, a 3ª mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul do planeta!!!

Depois de atingir sua meta, você poderá aprender mais idiomas com mais facilidade. O princípio permanece o mesmo para falar fluentemente inglês, alemão ou aprender o espanhol fluente. A menos que você prefira aprender o árabe, o italiano, ou até mesmo o chinês… !

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar