Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aprenda a língua de Camões em 8 passos

De Fernanda, publicado dia 03/07/2018 Blog > Idiomas > Português para estrangeiros > Como aprender a falar português rapidamente?

Você deve em breve fazer uma viagem ao Brasil?

Você quer estudar no Brasil? Você é um estrangeiro que vive no país há pouco tempo e ainda não domina (muito bem) o português?

Se você está em um desses casos, provavelmente se pergunta: como aprender a falar português?

Nós trazemos neste artigo algumas dicas para você aprender o idioma o quanto antes!

Qual é o método ideal para aprender português rapidamente?

Como falar bem português? Você não vê a hora de saber falar fluentemente o português? Leia nossas dicas!

Neste artigo, vamos dar algumas dicas sobre como aprender português depressa.

Algumas pessoas vão se perguntar: este é o melhor método?

E acima de tudo: é o único que é válido?

A estas perguntas, responderemos imediatamente, para evitar qualquer ambiguidade.

A resposta é evidente: não. Este não é o método mais eficaz para aprender rapidamente a falar português. Existem muitos outros.

Todos não aprendem da mesma maneira. É possível que algumas pessoas prefiram outros métodos. Mas o método que propomos aqui é o mais provável de se adequar ao maior número de pessoas.

E especialmente para estudantes e estrangeiros que desejam trabalhar e estudar no Brasil.

Aprender português ou aprender a falar português?

Será que existe uma diferença fundamental entre os dois?

Novamente, para esclarecer o propósito e o conteúdo deste artigo, é importante responder a essa pergunta imediatamente. Neste caso, a resposta é mais uma vez: não. Ou melhor, sim e não.

Aprender a falar português também é aprender português. Mas, ao mesmo tempo, pode-se falar português sem saber escrever português.

Da mesma forma que é possível ouvir e tocar música sem conhecer teoria musical. Mas, por simplicidade, daremos dicas que podem se aplicar a ambas as situações.

Comece com o vocabulário para falar corretamente a língua de Camões

Uma língua é em primeiro lugar e acima de tudo a reunião e articulação de palavras de um vocabulário. Palavras são como tijolos que possibilitam a construção de discursos com o objetivo de se comunicar.

Aconselhamos que você comece a aprender as palavras do vocabulário brasileiro imediatamente. Se você ainda é iniciante em português, isso vai permitir que você se familiarize com o som da língua.

Você encontra facilmente na internet recursos que permitem conhecer a sonoridade das palavras que você aprende. Se você tiver que aprender português rapidamente, defina metas ambiciosas, mas alcançáveis. Por exemplo: 30 palavras por dia.

Opte por uma abordagem temática. Existem muitos manuais de vocabulário compostos por fichas temáticas. Saiba que, ao aprender 30 palavras por dia, você pode cobrir 70% do vocabulário da língua portuguesa em três meses.

Aprender palavras de vocabulário é uma coisa. Memorizá-las a longo prazo é outra! Para assimilar com sucesso as palavras que você guardou em sua memória, você deve estudar e relembrar as palavras muitas vezes.

A memória funciona ciclicamente: seu cérebro precisa registrar as informações várias vezes para gravar bem. Organize regularmente revisões e leia novamente as suas anotações. Isso permitirá que você não esqueça as palavras ao longo dos dias!

Dica: no seu apartamento ou na casa, coloque uma etiqueta com o nome em português de cada objeto.

A ideia não é decorar o dicionário, mas encontrar recursos que ajudem você a aprender o vocabulário para atender a necessidades específicas. Para este propósito, os livros de vocabulário são indispensáveis. As palavras são classificadas por temáticas.

Podemos começar, por exemplo, com:

  • Aprenda a se apresentar em português
  • Pergunte por coordenadas
  • Os objetos do cotidiano,
  • Expresse sentimentos, qualidades, gostos,
  • Apresente suas habilidades profissionais
  • Relate o que você fez no dia…

Continue com gramática e conjugação

Português não é apenas vocabulário, mas também gramática.

A gramática é o que torna possível construir e estruturar sentenças: essa é a parte mais difícil de um idioma. Nós dissemos anteriormente que é preciso começar com o vocabulário.

Mas, na realidade, não espere terminar de aprender 1.000 palavras antes de começar a gramática.

Como aprender a língua portuguesa? Não se desespere: siga nossos passos e em breve você vai falar fluentemente português!

A mesma coisa vale com conjugação. Não espere para estudar a conjugação. Por exemplo: comece a aprender gramática e conjugação uma semana depois de começar o vocabulário.

Escolha um livro didático que contenha vocabulário, gramática e conjugação. O mérito desses livros é que eles permitem que você aprenda tudo ao mesmo tempo.

Por exemplo, você aprende uma lista de palavras e, em seguida, aprende regras gramaticais e conjugações usando frases que reutilizam o vocabulário que acabou de aprender. Isso ajuda a organizar melhor as informações no cérebro. Você verá que a gramática e a conjugação portuguesas não são nada fáceis. Mas fique tranquilo se  achar muito difícil no começo: é extremamente normal.

Você vai levar vários dias ou semanas para se familiarizar com a estrutura das frases em português. Daí, mais uma vez, o interesse de começar a estudar a gramática e a conjugação muito cedo.

Quanto ao vocabulário, uma dica é fazer fichas com as principais regras de gramática e as principais conjugações (presente, pretérito perfeito, imperfeito, mais-que-perfeito, futuro do presente, futuro do pretérito, condicional, imperativo …),

Estudar a pronúncia brasileira

As dificuldades ao aprender a pronúncia do português são muitas. Na verdade, em função da sua língua materna, você vai ter mais ou menos dificuldades com certos elementos da fala: ora é o X, ora o famoso NH, ou então o ÃO, ou o LH…  Segundo alguns professores de português, um estrangeiro de língua nativa espanhola leva ao menos seis meses para começar a se comunicar plenamente em português. Já entre os falantes do inglês, o tempo aumenta para um ano; entre os de origem oriental, para um ano e meio.

Sem falar na compreensão oral: nesse país-continente com cinco regiões repletas de diversidades culturais, históricas e sociais, a língua naturalmente ganha diversos registros, sotaques e expressões idiomáticas.

Pois bem: sabemos que é fundamental estudar a pronúncia do português. E bem, nesse sentido, não existe muito segredo: recorra a todos os recursos audiovisuais possíveis.

Ouça as pessoas falando português:

  • ouça o rádio,
  • assista à televisão (noticiários, reportagens)
  • veja vídeos na internet
  • assista a filmes em português (com legendas no começo e depois sem legendas).
  • converse com as pessoas na rua, nas lojas, no trabalho e na escola;
  • conclusão: interaja e busque comunicação com regularidade.

Só a prática pode treinar e refinar o seu ouvido.

Leia e escreva em português

Depois de ter progredido bem em português, após algumas semanas, comece a ler: artigos de imprensa, livros mais fáceis (livros infantis, por exemplo), etc.

Seja qual for o meio, pegue o que vier à mão ou o que mais interessar!

A leitura permite identificar palavras ou regras assimiladas. Isso promove a memorização ao mesmo tempo.

Não se esqueça de escrever em português. Escrever é uma ferramenta mnemônica muito eficaz. O que você escreve fica gravado na memória.

Fale português todos os dias

Seu objetivo é falar português? Portanto, o último passo é óbvio: você deve falar português.

A fala é a parte mais difícil de se aprender num idioma, especialmente o português.

No começo, você vai ter vergonha, é natural: você tem medo de cometer erros. Não importa: não tem outro jeito a não ser praticar!

É assim que você vai progredir mais rápido! Mas quando falar em português? As oportunidades são muitas.

Sozinho ou acompanhado, esforce-se para falar, até mesmo para traduzir seus pensamentos. Este exercício também é muito eficaz. Em todas as situações cotidianas, mesmo em casa, adquira o hábito de se fazer a pergunta:

Como eu poderia dizer isso em português?

Você pode tentar reunir palavras para expressar seus pensamentos, descrever suas ações diárias …

Aos poucos, você ganha fluência e encontra as palavras certas quando precisar estabelecer uma conversa em português. É também uma boa maneira de estar atento ao vocabulário que aprendeu ou, pelo contrário, descobrir verbetes que faltam e que merecem ser explorados.

Como aprender a falar português? Ir à feira é uma excelente maneira de descobrir novas palavras e ainda degustar a imensa variedade de frutas e legumes do país!

Estude português com um professor particular

Por fim, nós sempre vamos lhe dar essa dica: aprenda com um professor em casa!

Quer conhecer os bons motivos para fazer aulas de português básico com um professor em particular? Existem vários. Entre os mais óbvios, podemos mencionar:

  • Economize tempo: estudar em casa significa poupar tempo, fazer menos deslocamentos e economizar. Seu professor pode se deslocar diretamente até sua casa para lhe ensinar português,
  • Aproveite as aulas personalizadas: esta é certamente uma das melhores razões para optar por aulas particulares de português. O curso individual permite que o professor se adapte às necessidades do aluno e lhe ofereça um acompanhamento personalizado de acordo com o seu nível, seu tempo disponível, seus objetivos, mas também os seus gostos e as suas metodologias de ensino preferidas.
  • Progressão mais rápida: acompanhamento individualizado é sinônimo de progresso mais rápido. Quando fazemos aulas em grupo, muitas vezes somos passivos, ouvindo o professor ou outros alunos. Na aula particular, há troca constante entre duas pessoas. O aluno é, portanto, obrigado a falar na língua estrangeira estudada com muito mais frequência. O professor também é capaz de corrigir erros de forma mais eficaz e revisar conceitos que não foram incorporados sob demanda.
  • Torne o seu investimento lucrativo: as aulas particulares não são gratuitas, como você pode imaginar. No entanto, é possível aproveitar ao máximo o seu investimento e quando você leva em conta o progresso que vai ter na língua, vai ver que este ensino é uma das metodologias mais acessíveis. Os professores particulares em geral adaptam os valores de acordo com vários critérios: nível do aluno, qualificação do professor, pacotes promocionais de acordo com o número de aulas, primeira aula gratuita …
  • Poucos contras: as aulas particulares também são a oportunidade de aprender a se comunicar em português sem desorganizar a sua rotina. Ao passar por uma escola de idiomas, por exemplo, é o aluno que deve se adaptar aos horários estabelecidos. Com um professor em particular, você pode escolher a hora mais adequada à sua disponibilidade. Também existe a possibilidade de economizar tempo fazendo as aulas por webcam, por exemplo, no seu horário de almoço …

Aprenda a falar a língua de Camões graças aos aplicativos de língua portuguesa!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar