Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aprenda a língua de Camões em 8 passos

De Fernanda, publicado dia 07/08/2019 Blog > Idiomas > Português para estrangeiros > Como aprender a falar português rapidamente?

Você deve em breve fazer uma viagem ao Brasil?

Você quer estudar no Brasil? Você é um estrangeiro que vive no país há pouco tempo e ainda não domina (muito bem) o português?

Se você está em um desses casos, provavelmente se pergunta: como aprender a falar português?

Nós trazemos neste artigo algumas dicas para você aprender o idioma o quanto antes!

Qual é o método ideal para aprender português rapidamente?

Como falar bem português? Você não vê a hora de saber falar fluentemente o português? Leia nossas dicas!

Neste artigo, vamos dar algumas dicas sobre como aprender português depressa.

Algumas pessoas vão se perguntar: este é o melhor método?

E acima de tudo: é o único que é válido?

A estas perguntas, responderemos imediatamente, para evitar qualquer ambiguidade.

A resposta é evidente: não. Este não é o método mais eficaz para aprender rapidamente a falar português. Existem muitos outros.

Todos não aprendem da mesma maneira. É possível que algumas pessoas prefiram outros métodos. Mas o método que propomos aqui é o mais provável de se adequar ao maior número de pessoas.

E especialmente para estudantes e estrangeiros que desejam trabalhar e estudar no Brasil.

Confira aqui curso de portugues para estrangeiros!

Aprender português ou aprender a falar português?

Será que existe uma diferença fundamental entre os dois?

Novamente, para esclarecer o propósito e o conteúdo deste artigo, é importante responder a essa pergunta imediatamente. Neste caso, a resposta é mais uma vez: não. Ou melhor, sim e não.

Aprender a falar português também é aprender português. Mas, ao mesmo tempo, pode-se falar português sem saber escrever português.

Da mesma forma que é possível ouvir e tocar música sem conhecer teoria musical. Mas, por simplicidade, daremos dicas que podem se aplicar a ambas as situações.

Comece com o vocabulário para falar corretamente a língua de Camões

Uma língua é em primeiro lugar e acima de tudo a reunião e articulação de palavras de um vocabulário. Palavras são como tijolos que possibilitam a construção de discursos com o objetivo de se comunicar.

Aconselhamos que você comece a aprender as palavras do vocabulário brasileiro imediatamente. Se você ainda é iniciante em português, isso vai permitir que você se familiarize com o som da língua.

Você encontra facilmente na internet recursos que permitem conhecer a sonoridade das palavras que você aprende. Se você tiver que aprender português rapidamente, defina metas ambiciosas, mas alcançáveis. Por exemplo: 30 palavras por dia.

Opte por uma abordagem temática. Existem muitos manuais de vocabulário compostos por fichas temáticas. Saiba que, ao aprender 30 palavras por dia, você pode cobrir 70% do vocabulário da língua portuguesa em três meses.

Aprender palavras de vocabulário é uma coisa. Memorizá-las a longo prazo é outra! Para assimilar com sucesso as palavras que você guardou em sua memória, você deve estudar e relembrar as palavras muitas vezes.

A memória funciona ciclicamente: seu cérebro precisa registrar as informações várias vezes para gravar bem. Organize regularmente revisões e leia novamente as suas anotações. Isso permitirá que você não esqueça as palavras ao longo dos dias!

Dica: no seu apartamento ou na casa, coloque uma etiqueta com o nome em português de cada objeto.

A ideia não é decorar o dicionário, mas encontrar recursos que ajudem você a aprender o vocabulário para atender a necessidades específicas. Para este propósito, os livros de vocabulário são indispensáveis. As palavras são classificadas por temáticas.

Podemos começar, por exemplo, com:

  • Aprenda a se apresentar em português
  • Pergunte por coordenadas
  • Os objetos do cotidiano,
  • Expresse sentimentos, qualidades, gostos,
  • Apresente suas habilidades profissionais
  • Relate o que você fez no dia…

Continue com gramática e conjugação

Português não é apenas vocabulário, mas também gramática.

A gramática é o que torna possível construir e estruturar sentenças: essa é a parte mais difícil de um idioma. Nós dissemos anteriormente que é preciso começar com o vocabulário.

Mas, na realidade, não espere terminar de aprender 1.000 palavras antes de começar a gramática.

Você sabia que é possível fazer curso de lingua portuguesa a distancia?

Como aprender a língua portuguesa? Não se desespere: siga nossos passos e em breve você vai falar fluentemente português!

A mesma coisa vale com conjugação. Não espere para estudar a conjugação. Por exemplo: comece a aprender gramática e conjugação uma semana depois de começar o vocabulário.

Escolha um livro didático que contenha vocabulário, gramática e conjugação. O mérito desses livros é que eles permitem que você aprenda tudo ao mesmo tempo.

Por exemplo, você aprende uma lista de palavras e, em seguida, aprende regras gramaticais e conjugações usando frases que reutilizam o vocabulário que acabou de aprender. Isso ajuda a organizar melhor as informações no cérebro. Você verá que a gramática e a conjugação portuguesas não são nada fáceis. Mas fique tranquilo se  achar muito difícil no começo: é extremamente normal.

Você vai levar vários dias ou semanas para se familiarizar com a estrutura das frases em português. Daí, mais uma vez, o interesse de começar a estudar a gramática e a conjugação muito cedo.

Quanto ao vocabulário, uma dica é fazer fichas com as principais regras de gramática e as principais conjugações (presente, pretérito perfeito, imperfeito, mais-que-perfeito, futuro do presente, futuro do pretérito, condicional, imperativo …),

Estudar a pronúncia brasileira

As dificuldades ao aprender a pronúncia do português são muitas. Na verdade, em função da sua língua materna, você vai ter mais ou menos dificuldades com certos elementos da fala: ora é o X, ora o famoso NH, ou então o ÃO, ou o LH…  Segundo alguns professores de português, um estrangeiro de língua nativa espanhola leva ao menos seis meses para começar a se comunicar plenamente em português. Já entre os falantes do inglês, o tempo aumenta para um ano; entre os de origem oriental, para um ano e meio.

Sem falar na compreensão oral: nesse país-continente com cinco regiões repletas de diversidades culturais, históricas e sociais, a língua naturalmente ganha diversos registros, sotaques e expressões idiomáticas.

Pois bem: sabemos que é fundamental estudar a pronúncia do português. E bem, nesse sentido, não existe muito segredo: recorra a todos os recursos audiovisuais possíveis.

Ouça as pessoas falando português:

  • ouça o rádio,
  • assista à televisão (noticiários, reportagens)
  • veja vídeos na internet
  • assista a filmes em português (com legendas no começo e depois sem legendas).
  • converse com as pessoas na rua, nas lojas, no trabalho e na escola;
  • conclusão: interaja e busque comunicação com regularidade.

Só a prática pode treinar e refinar o seu ouvido.

Leia e escreva em português

Depois de ter progredido bem em português, após algumas semanas, comece a ler: artigos de imprensa, livros mais fáceis (livros infantis, por exemplo), etc.

Seja qual for o meio, pegue o que vier à mão ou o que mais interessar!

A leitura permite identificar palavras ou regras assimiladas. Isso promove a memorização ao mesmo tempo.

Não se esqueça de escrever em português. Escrever é uma ferramenta mnemônica muito eficaz. O que você escreve fica gravado na memória.

Fale português todos os dias

Seu objetivo é falar português? Portanto, o último passo é óbvio: você deve falar português.

A fala é a parte mais difícil de se aprender num idioma, especialmente o português.

No começo, você vai ter vergonha, é natural: você tem medo de cometer erros. Não importa: não tem outro jeito a não ser praticar!

É assim que você vai progredir mais rápido! Mas quando falar em português? As oportunidades são muitas.

Sozinho ou acompanhado, esforce-se para falar, até mesmo para traduzir seus pensamentos. Este exercício também é muito eficaz. Em todas as situações cotidianas, mesmo em casa, adquira o hábito de se fazer a pergunta:

Como eu poderia dizer isso em português?

Você pode tentar reunir palavras para expressar seus pensamentos, descrever suas ações diárias …

Aos poucos, você ganha fluência e encontra as palavras certas quando precisar estabelecer uma conversa em português. É também uma boa maneira de estar atento ao vocabulário que aprendeu ou, pelo contrário, descobrir verbetes que faltam e que merecem ser explorados.

Como aprender a falar português? Ir à feira é uma excelente maneira de descobrir novas palavras e ainda degustar a imensa variedade de frutas e legumes do país!

Aprenda português com aplicativos: quais são os benefícios?

Como aprender portugues? Aplicativos móveis não são gadgets inúteis.

Se você aprende a escolher e a usá-los adequadamente, vai logo ver as vantagens, especialmente quando o assunto é ensino de línguas estrangeiras.

Aqui estão 5 boas razões para fazer o download de um (ou mais) aplicativo (s) móvel (is) no seu smartphone ou tablet se você quiser aprender o português como idioma estrangeiro:

  1. Estude português em todos os lugares. Seja sincero: se existe um objeto que você nunca larga é o seu telefone, certo?
  2. Sinta-se seguro aprendendo português língua estrangeira: graças aos recursos diversificados dos aplicativos, você acompanha seu progresso, o que é bastante motivador,
  3. Aprenda português gratuitamente: sim, aproveite as aulas e os exercícios de português gratuitos (ou a um baixo custo),
  4. Aprenda de uma maneira divertida e interativa: os aplicativos são menos chatos do que os livros de português. Você faz exercícios de gramática, mas com atividades e jogos interativos e divertidos.
  5. Aprenda sem restrições: com aplicativos para dispositivos móveis, você aprende no seu próprio ritmo, de acordo com sua disponibilidade. É um método sem compromisso. Não há horários para respeitar, lição de casa para fazer de forma imperativa … Você decide quando vai estudar português.

Trabalhe seu português com seu smartphone, um método eficaz se você investir regularmente. Graças aos aplicativos, fica fácil aprender um idioma sem restrições de quando e onde você está.

Confira nossas sugestões de aplicativos para aprender português:

Verbos portugueses

Conjugação é uma das principais dificuldades quando se aprende uma língua, para estudantes de português básico ao avançado.

O aplicativo Verbos Portugueses ajuda a você treinar as conjugações dos principais verbos da língua portuguesa.

Ideal para estudantes de português de todos os níveis e como companheiro de viagens à/ao/aos Brasil, Portugal, Angola e a outros países nos quais se fala português.

Navegue e procure as conjugações dos verbos portugueses mais comuns!

Quiz de Português

Acentuação, Novo Acordo Ortográfico, conjugação, léxica do português… E aí, tem certeza de que você manja tudo de português?

O Quiz de Português é um aplicativo de perguntas e respostas que abrangem as divisões da gramática e as regras gerais de construção textual, como os métodos de coerência e coesão. É voltado para todos que querem melhorar ou apenas testar o seu conhecimento na língua portuguesa, além de educadores e alunos da área. Também é muito útil como ferramenta de estudo para concursos e provas escolares.

O aplicativo está dividido em três níveis de dificuldade: no Fácil você responderá 10 questões referentes à Fonética, Morfologia e Ortografia. No nível Médio você terá 20 questões com maior nível de complexidade envolvendo, além dos temas anteriores, a Sintaxe oracional.

Por fim, no nível Difícil, encare o desafio de 30 questões. Aqui você encontrará a Semântica, a Estilística, as Sintaxes de Concordância e Regência, bem como as normas de Pontuação, além de aprofundar seu conhecimento sobre os temas das outras fases.

Acentuando

O aplicativo ensina o usuário quando deve utilizar os três tipos de acento da nossa língua portuguesa: agudo, circunflexo e grave (crase).  No início, você faz 10 questões sobre os diferentes acentos.

Ao longo dos exercícios, você pode acompanhar seu desempenho e ver se já está craque ou não em acentuação.

Se quiser saber como anda a sua pontuação e competir com os usuários mais bem pontuados, você pode acessar a parte de desafio de concursos e fazer os exercícios das provas antigas.

Quem sabe não se torna o primeiro colocado do ranking?

Acordo Ortográfico

O novo acordo ortográfico de 2009 foi uma tentativa de unificar os diferentes registros do português nos países lusófonos: Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Portugal, Guiné-Bissau, Timor Leste, Tome e Príncipe.

O objetivo é contribuir com a comunicação entre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) facilitando e potencializando trocas, negócios, intercâmbios.

Além disso, o Novo Acordo foi criado para valorizar o idioma português no mundo, uma vez que mais de 240 milhões de pessoas falam a língua. O português é a quinta língua mais falada no mundo e a 3ª no ocidente.

Confira quais são as principais funcionalidades do aplicativo:

  • Consulta rápida das novas regras da escrita introduzidas com o Acordo Ortográfico de 1990
  • Consulta e pesquisa das alterações introduzidas no vocabulário.
  • Consulta da grafia antes do acordo e depois do acordo.
  • Listagem das regras aplicadas em cada vocábulo.
  • Alterações de vocabulário no português do Brasil (5 blogs para você estudar a língua) e no português dos restantes países lusófonos .

Dicionário de Português, Dicio

Um dicionário online completo de português do Brasil. Com o app grátis do Dicio, você pode consultar toda a informação do dicionário, quando quiser e onde estiver. Com um design simples, este dicionário de português vai ajudá-lo a encontrar os significados, os sinônimos, os antônimos e os exemplos de uso de muitas palavras da língua portuguesa.

Todas as palavras podem ser consultadas a qualquer hora, em qualquer lugar e mesmo que você não esteja conectado à internet. Depois de baixar, é só começar a usar.

Consulte a definição de mais de 100 mil palavras e expressões da língua portuguesa. Pesquise e encontrará!

Descubra as últimas palavras atualizadas, use a pesquisa para encontrar a palavra que quiser e veja seu significado, sinônimos, antônimos e exemplos de uso.

Veja aqui todas as funcionalidades desse aplicativo indicadas na sua página de apresentação:

  • Palavra do Dia
    descubra 1 palavra nova todos os dias
  • Palavras Favoritas
    guarde palavras para relembrar seu significado mais tarde
  • Backup Palavras Favoritas
    permite criar e restaurar backup no cartão sd as palavras favoritas
  • Palavras Aleatórias
    descubra novas palavras a qualquer momento
  • Significados Popup
    sempre que copia uma palavra num outro app aparece uma janela flutuante com o significado da mesma!
  • Vídeos explicando Dúvidas de Português
    tire dúvidas de português assistindo vídeos animados
  • Procurar usando a voz
    procurar palavras usando a sua voz
  • Copiar significado, sinônimos, antônimos e exemplos
    copie qualquer uma destas informações para colar onde você bem entender
  • Clicar em qualquer palavra que apareça nas abas SIGNIFICADO, SINÔNIMOS e EXEMPLOS
    dessa forma pode rapidamente buscar essa palavra caso desconheça seu significado

Onde fazer cursos online de português? Para aprender a falar português fluentemente é preciso recorrer a todos os recursos possíveis!

Palavras Cruzadas 10

Se você é daqueles que sempre gostou das cruzadinhas de papel, saiba que esse jogo foi perfeitamente adaptado para tablet e smartphone!

Nesta versão você começa com 135 cruzadinhas gratuitas (são 1.620 termos), podendo expandir para 450 cruzadinhas (5.400 termos) ao adquirir a versão completa que custa apenas R$ 4,99 (pagamento único).

Veja algumas funcionalidades e vantagens do aplicativo:

  • Leve e prático: ocupa pouco espaço no seu celular;
  • Inteligente: palavras selecionadas, que vão incrementar seu conhecimento;
  • Desafiador: por nível de dificuldade: Fácil, Médio, Difícil;
  • Opções de ajuda: permite destacar letras erradas ou filtrar teclado;
  • Relaxante: ouça a trilha sonora enquanto você joga;
  • Responsivo: muitos smartphones e tablets suportados;
  • Evolução rápida: tabuleiros de 10×10, pequenos para não enjoar;
  • Teclado minimalista: só as teclas necessárias;
  • Assuntos variados: conhecimentos gerais, animais, geografia, história, política, língua portuguesa, filosofia, astronomia, artistas famosos, esportes, idiomas, culinária, curiosidades, tecnologia e outros;
  • Educativo: para crianças, adolescentes ou adultos;
  • Sempre disponível: não depende de acesso à internet.

Aprenda português assistindo a filmes

Fale português assistindo a filmes. Existem muitos longa-metragens para aprender a língua portuguesa!

Cinema e cultura estão intimamente ligados. Ao assistir filmes, você vai desfrutar de uma total imersão no que é a cultura brasileira. Por meio dos diferentes gêneros e produções cinematográficas, vai descobrir a diversidade e a riqueza de uma população e de uma língua, múltipla em todos os seus sentidos.Este é um exercício que será muito benéfico e, de quebra, você vai melhorar o seu português, sobretudo se seguir nossas recomendações essenciais.Assistir a filmes brasileiros na versão original (evidentemente, meu caro mestre!) é fazer um mergulho de total imersão no idioma, e assim:

  • Treinar sua compreensão oral: nada melhor do que ouvir falantes nativos. Os filmes têm a vantagem de confrontá-lo diretamente com a linguagem falada. Você acostuma seu ouvido aos sons brasileiros e, assim, tem menos dificuldades de compreensão,
  • Aprender novas palavras: se você já assimilou os conceitos básicos da língua (gramática, conjugação …), vai ampliar ainda mais seu vocabulário,
  • Descobrir uma cultura: os filmes brasileiros são um reflexo da cultura brasileira. Com cada filme você aprende um pouco mais sobre as especificidades e diversidades da cultura brasileira, o modo de vida, a história do país e os grandes nomes do Brasil,
  • Descobrir a linguagem falada da vida cotidiana: um filme é sempre um reflexo de uma época e de uma realidade. Você vai se livrar das aulas tradicionais de língua portuguesa e descobrir a originalidade dos nativos, mas também diferentes registros idiomas.

Estude português com um professor particular

Por fim, nós sempre vamos lhe dar essa dica: aprenda com um professor em casa!

Quer conhecer os bons motivos para fazer aulas de português básico com um professor particular? Existem vários. Entre os mais óbvios, podemos mencionar:

  • Economize tempo: estudar em casa significa poupar tempo, fazer menos deslocamentos e economizar. Seu professor pode se deslocar diretamente até sua casa para lhe ensinar português,
  • Aproveite as aulas personalizadas: esta é certamente uma das melhores razões para optar por aulas particulares de português. O curso individual permite que o professor se adapte às necessidades do aluno e lhe ofereça um acompanhamento personalizado de acordo com o seu nível, seu tempo disponível, seus objetivos, mas também os seus gostos e as suas metodologias de ensino preferidas.
  • Progressão mais rápida: acompanhamento individualizado é sinônimo de progresso mais rápido. Quando fazemos aulas em grupo, muitas vezes somos passivos, ouvindo o professor ou outros alunos. Na aula particular, há troca constante entre duas pessoas. O aluno é, portanto, obrigado a falar na língua estrangeira estudada com muito mais frequência. O professor também é capaz de corrigir erros de forma mais eficaz e revisar conceitos que não foram incorporados sob demanda.
  • Torne o seu investimento lucrativo: as aulas particulares não são gratuitas, como você pode imaginar. No entanto, é possível aproveitar ao máximo o seu investimento e quando você leva em conta o progresso que vai ter na língua, vai ver que este ensino é uma das metodologias mais acessíveis. Os professores particulares em geral adaptam os valores de acordo com vários critérios: nível do aluno, qualificação do professor, pacotes promocionais de acordo com o número de aulas, primeira aula gratuita …
  • Poucos contras: as aulas particulares também são a oportunidade de aprender a se comunicar em português sem desorganizar a sua rotina. Ao passar por uma escola de idiomas, por exemplo, é o aluno que deve se adaptar aos horários estabelecidos. Com um professor em particular, você pode escolher a hora mais adequada à sua disponibilidade. Também existe a possibilidade de economizar tempo fazendo as aulas por webcam, por exemplo, no seu horário de almoço …

Aprenda a falar a língua de Camões graças aos aplicativos de língua portuguesa!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de4,00 sob 5 de 3 votos)
Loading...
avatar