Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como não ficar perdido na língua japonesa

De Carolina, publicado dia 24/04/2018 Blog > Idiomas > Japonês > Aprenda o essencial do japonês

O fracasso é a base do sucesso.
(し っ ぱ は い い こ の と と と な な り / shippai wa seikou no motoi nari).

Aprender japonês pode ser complicado, às vezes. Esse provérbio é uma boa fonte de motivação. Não podemos ter sucesso sem tentar e falhar de tempos em tempos.

A vantagem dos números em japonês é que eles são mais fáceis de aprender que muitas outras coisas como a caligrafia japonesa. Claro, partindo do princípio que a pessoa que está aprendendo tenha uma base ocidental de língua latina: como nós, do Brasil!

Tal como acontece com todas as línguas estrangeiras, saber contar e contabilizar é um conhecimento fundamental e, ao mesmo tempo, continua a ser muito acessível. Saiba que em japonês, conhecendo somente 11 palavras, podemos contar até 999!

Em primeiro lugar, é importante dizer que, em japonês, os números não se materializam da mesma maneira que em português. Por exemplo, para dizer cem milhões, em português, agruparemos os números por três, por exemplo: 100 000 000. Em japonês, o agrupamento de números será feito por 4 dígitos e 100 milhões serão escritos em 1 0000 0000.

Um provérbio japonês diz que “comece a envelhecer quando acabar de aprender”.

Esse provérbio ilustra perfeitamente a necessidade de continuar aprendendo na vida. Uma vida pode ser preenchida com várias aulas, como aprender música ou idiomas.

Aprender uma língua ou um instrumento musical é estimulante e permite que você se abra para o mundo, para sair da sua zona de conforto diário.

Por que não escolher aprender uma língua distante da cultura brasileira – árabe, mandarim ou japonês – para expandir seus horizontes?

Então, o que está esperando para fazer suas aulas de japonês?

Se você está fazendo um curso de japonês para viajar para o Japão ou para aprender japones, você precisará dominar alguns fundamentos básicos da língua japonesa.

Entre eles, podemos citar a apresentação: saber como se apresentar é um passo importante em uma conversa e, especialmente, quando você encontra uma pessoa pela primeira vez.

De fato, na cultura do Japão, os ritos e as regras de etiqueta são muito importantes e fazem uma grande diferença.

 

Então, vamos aprender um pouco sobre tudo isso aqui?

Aprenda algumas frases em japonês

Bom dia em japonês

Um dicionário de japonês português pode ser útil no Japão, sabia? Uma das primeiras palavras japonesas para aprender é o “olá”!

Saiba o essencial da língua japonesa Os jardins, tudo tem harmonia no país do sol nascente

O Japão valoriza muito certas noções de etiqueta, de rituais, boa aparência. Curvar-se é um primeiro ponto! A cultura japonesa é muito rica e, ao viajar no Japão, é essencial saber algumas noções básicas para não ofender as sensibilidades dos nativos.

Há muitas maneiras de dizer olá. Isso vai depender do contexto ou a hora do dia. Mas, antes de tudo, para cumprimentar alguém que encontrou pela primeira vez em japonês, é costume usar a fórmula “Haijimemashite” (は じ め ま し て) que pode ser transcrito e traduzido como “Encantado” .

Para dizer olá de manhã, podemos usar “Ohayo Gozaimasu” (お 早 う ご ざ い ま す) ou simplesmente “Ohayo” com parentes ou amigos. Pequena especificidade, o termo “Ohayo Gozaimasu” é habitual ao cumprimentar seus colegas de escritório, seja qual for a hora do dia.

Também é perfeitamente possível usar o famoso “Konnichiwa” (こ ん に ち は 今日 は e kanji) que é o “coringa” e pode ser usado a qualquer hora do dia. Portanto, você pode usá-lo no período da tarde.

Também vamos escutar “Osu” (お す), um comprimento informal entre amigos.

Boa noite em japonês

Após 18 horas, podemos dizer “Konbanwa” (こ ん ば ん は 今 晩 は em kanji) que podemos traduzir  literalmente como “Boa noite.”

Finalmente, para dar boa noite a seu interlocutor, use “Oyasumi” (お 休 み) ou “Oyasumi nasai” (お や す み な さ い), que é uma forma mais formal.

Mais uma vez, o uso vai depender se a situação é formal ou informal e da pessoa para quem quer desejar boa noite.

Por favor em japonês

Em caso estritamente profissional, é possível usar “Osakini shitsurè shimass” (お 先 に 失礼 し ま す) para pedir desculpas por ir embora antes de um colega. Conhecer essas poucas expressões do idioma em seu contexto é muito importante quando você quer trabalhar ou simplesmente viajar para o Japão.

Novamente, existem algumas variações.

Podemos usar “onégaishimass” (お 願 い し ま) para dizer “por favor”. É possível usar “onegai-itashimass ” para uma versão mais formal e educada.

Podemos também usar “Kudasai” para dizer por favor.

Como contar em japonês?

Saber contar de 0 a 9

A base fundamental quando aprendemos a contar é dominar os números de 0 a 9. Como quando se aprende a contar no jardim de infância, começa-se com o básico da língua japonesa (e saber contar também faz parte). É por causa dessa base que podemos formar alguns números, como o que encontramos em português quando falamos de quarenta e dois ou oitenta e sete.

O sistema em japonês funciona da mesma maneira, ou seja, uma decomposição do número em várias entidades distintas.

Falar a língua japonesa é essencial Não deixe de aprender as frases importantes em japonês

Nós registramos na tabela a seguir vários elementos úteis, desde a escrita em hiragana, até a transcrição em kanji ou em romaji através do modo de pronunciar.

Ordem dos elementos:

  • Número – Kanji – Hiragana – Romaji – pronúncia fonética
  • 0 – 零 – れ い – rei – reye
  • 1 – 一 – い ち / い つ – ichi / itsu – itchi / itsu
  • 2 – 二 – に – ni – ni
  • 3 – 三 – さ ん – san – sanne
  • 4 – 四 – し / よ ん – shi / yon – chi / yonne
  • 5 – 五 – ご – go – go
  • 6 – 六 – ろ く – roku – rokou
  • 7 – 七 – し ち / な な – shichi / nana – chitchi / nana
  • 8 – 八 – は ち – hachi – hatchi
  • 9  – 九 – き ゅ う / く – kyu / ku – kyou / kou

Na verdade, isso já é bastante completo para dominar a compreensão oral de um número (através da pronúncia), mas também a escrita japonesa através dos ideogramas que se pode encontrar em hiragana, por exemplo. Aprender todos esses elementos é um excelente começo quando se quer começar a aprender números e contas em japonês, em seu curso de japonês ou em outro contexto.

Como se apresentar em japonês?

Para aprender a se apresentar em japonês, você deve saber que algumas coisas devem ser respeitadas sistematicamente antes de um encontro:

  • Evite qualquer contato físico com a pessoa: sem aperto de mão, sem beijo, sem abraço,
  • Incline a cabeça para cumprimentar a outra pessoa,
  • Diga “hajimemashite” (“encantado”) a cada novo começo de conversa,
  • Responder por “yoroshiku onegaishimasu” (algo como “eu espero ter boas relações com você”) após uma troca verbal,
  • Incline a cabeça ligeiramente para se desculpar (diga “sumimasen”).

Saiba falar a língua japonesa O céu é o limite quando se aprende japonês

Sendo esses pequenos detalhes respeitados, pode-se passar para o aprendizado das frases japonesas úteis para se apresentar.

As fórmulas para usar para se apresentar pela primeira vez

Quais são as maneiras educadas de se apresentar em japonês? É costume de se curvar quando alguém diz “prazer em conhecê-lo”. Quanto mais você se curva, mais respeito você mostra à pessoa presente.

Em todos os países do mundo, quando você encontra uma pessoa pela primeira vez, há um reflexo quase humano – como instintivo – para cumprimentar essa pessoa.

Nunca se pode conversar sem utilizar uma forma educada normalmente usada no país em questão.

No Japão, todas as saudações são chamadas “jikoshokai”, 自己 紹 介.

Comece a conversa

No Japão, nós nunca apertamos as mão de uma pessoa que acabamos de conhecer: Muito menos a beijamos.

Aqui está uma expressão que todo brasileiro no Japão deveria saber: a apresentação começará sistematicamente com “は じ め ま し て”, cuja transcrição fonética é “hajimemashite”.

Podemos traduzir esta palavra japonesa por “prazer em conhecê-lo” ou “encantado” em português. A pronúncia fonética é: “hajimemashite”.

Ao pronunciar essa palavra, costuma-se curvar-se ligeiramente. Essa é uma das muitas formas de educação a respeitar na terra do sol nascente.

A tradução mais precisa do termo hajimemashite seria um tanto “começo”.

De fato, esse termo vem do infinitivo do verbo “hajimeru”, que significa “começar”.

Como dizer as horas em japonês?

Em primeiro lugar, é importante conhecer a distinção que os japoneses fazem entre a manhã e a tarde, como podemos encontrar no inglês com a distinção entre A.M. (manhã) e P.M. (tarde).

Assim, usaremos as seguintes palavras em japonês:

  • “gozèn” (午前) que se refere à manhã,
  • “gogo” (午後) que se refere à tarde.

Na terra do sol nascente, não há uma tradução exata para a pergunta em português “Que horas são? “. De fato, estamos dizendo: “Que horas são agora? “. No idioma japonês, esse “atualmente” é explicitamente mencionado.

Como se diz, então, as horas no Japão? “Que horas são agora? É dito “ma (wa) nan’ji dess’ka?”

De fato, para perguntar a hora em japonês vamos fazer a seguinte pergunta:

  • “Ma (wa) nan’ji dess’ka? (今 (は) 何時 で す か), que um dicionário japonês – português traduziria como “Que horas são agora?”.

O kanji 日 refere-se ao dia. A tabela a seguir registra os dias da semana em japonês com sua tradução etimológica, suas pronúncias e sua transcrição em kanjis.

A língua japonesa e todos os seus mistérios Saiba como falar o básico do japonês

  • Ordem: Dia – Kanjis – Fonética – Significado Etimológico
  • Domingo – 日 曜 日 – nitchi-yobi – o dia do sol
  • Segunda-feira – 月曜日 – guètsu-yobi – o dia da lua
  • Terça-feira – 火曜日 – ka-yobi – o dia do fogo
  • Quarta-feira – 水曜日 – sui-yobi – o dia da água
  • Quinta-feira – 木曜日 – moku-yobi – o dia da madeira
  • Sexta-feira – 金曜日 – kin-yobi – o dia de ouro
  • Sábado – 土曜日 – do-yobi – o dia da terra

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de4,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar