Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Saiba os números em língua japonesa

De Carolina, publicado dia 23/04/2018 Blog > Idiomas > Japonês > Como contar em japonês?

O fracasso é a base do sucesso.
(し っ ぱ は い い こ の と と と な な り / shippai wa seikou no motoi nari).

Aprender japonês pode ser complicado, às vezes. Esse provérbio é uma boa fonte de motivação. Não podemos ter sucesso sem tentar e falhar de tempos em tempos.

A vantagem dos números em japonês é que eles são mais fáceis de aprender que muitas outras coisas como a caligrafia japonesa. Claro, partindo do princípio que a pessoa que está aprendendo tenha uma base ocidental de língua latina: como nós, do Brasil!

Tal como acontece com todas as línguas estrangeiras, saber contar e contabilizar é um conhecimento fundamental e, ao mesmo tempo, continua a ser muito acessível. Saiba que em japonês, conhecendo somente 11 palavras, podemos contar até 999!

Em primeiro lugar, é importante dizer que, em japonês, os números não se materializam da mesma maneira que em português. Por exemplo, para dizer cem milhões, em português, agruparemos os números por três, por exemplo: 100 000 000. Em japonês, o agrupamento de números será feito por 4 dígitos e 100 milhões serão escritos em 1 0000 0000.

Aqui estão algumas dicas para aprender a contar durante as aulas de japonês.

Semelhanças e diferenças com a numeração chinesa

A numeração japonesa é emprestada do modelo chinês. Os sinogramas ou caracteres encontrados no mandarim são estritamente iguais aos do kanji japonês. Com uma exceção na metodologia de contagem. Aprenda tudo isso em um curso de japonês online, por que não?

Faça aulas de japonês e aprenda a contar É importante conhecer os números na hora de pedir a conta no restaurante!

Em japonês como em chinês, o kanji ou o sinograma para designar o número 1 é escrito “一”. Por outro lado, quando se quer dizer 100, usaremos em japonês o kanji “百” e os caracteres “一百” em chinês, que podem ser assimilados com “uma vez cem”.

Encontramos o mesmo princípio para designar “mil”. “千” em japonês e “一 千” em chinês. Novamente para dizer 2000 ou 600, encontraremos os mesmos escritos em chinês e japonês.

A única diferença notável é que quantificamos o 1 em chinês quando falamos de uma dúzia, cem ou mil, o que não fazemos em japonês.

Para aprender a dizer a data em japonês, é essencial aprender japonês e os números!

Se o vocabulário japonês é importante, saber contar também é útil. Fique tranquilo, não precisa voltar para a escola para aprender os números em japonês!

Saber contar de 0 a 9

A base fundamental quando aprendemos a contar é dominar os números de 0 a 9. Como quando se aprende a contar no jardim de infância, começa-se com o básico da língua japonesa. É por causa dessa base que podemos formar alguns números, como o que encontramos em português quando falamos de quarenta e dois ou oitenta e sete.

O sistema em japonês funciona da mesma maneira, ou seja, uma decomposição do número em várias entidades distintas.

Nós registramos na tabela a seguir vários elementos úteis, desde a escrita em hiragana, até a transcrição em kanji ou em romaji através do modo de pronunciar.

Ordem dos elementos:

  • Número – Kanji – Hiragana – Romaji – pronúncia fonética
  • 0 – 零 – れ い – rei – reye
  • 1 – 一 – い ち / い つ – ichi / itsu – itchi / itsu
  • 2 – 二 – に – ni – ni
  • 3 – 三 – さ ん – san – sanne
  • 4 – 四 – し / よ ん – shi / yon – chi / yonne
  • 5 – 五 – ご – go – go
  • 6 – 六 – ろ く – roku – rokou
  • 7 – 七 – し ち / な な – shichi / nana – chitchi / nana
  • 8 – 八 – は ち – hachi – hatchi
  • 9  – 九 – き ゅ う / く – kyu / ku – kyou / kou

Na verdade, isso já é bastante completo para dominar a compreensão oral de um número (através da pronúncia), mas também a escrita japonesa através dos ideogramas que se pode encontrar em hiragana, por exemplo. Aprender todos esses elementos é um excelente começo quando se quer começar a aprender números e contas em japonês, em seu curso de japonês ou em outro contexto.

Então, podemos usá-los mesmo se decidirmos começar com o oral antes de enfrentar o difícil kana e kanji.

Aprenda a contar com a gastronomia do Japão Como diz infinito para a quantidade de sushi, maki?

Quando você se apresenta em japonês, pode acontecer que você diga a sua idade. Um bom motivo para conhecer os números japoneses…

Alguns números para saber outros mais complexos

Os números não são apenas para resolver problemas matemáticos.

Segundo o mesmo modelo de tabela, retomamos os números principais para saber além de 9. Como se pode notar, não é necessário saber muito, o que detalharemos na articulação dos números entre eles. Há várias combinações entre os números de 0 a 9. Com eles, você será capaz de formar todos os números.

  • Ordem: Número – Kanji – Hiragana – Romaji – pronúncia fonética
  • 10 – 十 – じ ゅう – jū – ju
  • 20 – 二 十 – に じ ゅ う – niju – niju
  • 30 – 三十 – さ ん じ ゅ う – sanju – sanju
  • 100 – 百 – ひ ゃ く – hyaku, hyaku
  • 1000 – 千 – せ ん – sen – senne
  • 1 0000 (dez mil) – 万 – ま ん – man -manne
  • 10 0000 (cem mil) – 十万 – じ ゅ う ま ん – jūman – ju-manne
  • 100 0000 (um milhão) – 百万 – ひゃくまん – hyakuman – hyakumanne
  • 1000 0000 (dez milhões) – 一千万 – いっせんまん – issenman – issennemanne
  • 1 0000 0000 (cem milhões) – 億 – おく – oku – oku

Há também uma articulação muito simples de números entre eles.

Por exemplo, para 20, observamos que a decomposição do número é feita com 2 e 10 para significar que 20 é equivalente a duas vezes dez.

Assim, encontramos esses dois componentes (2 e 10) tanto na escrita kanji, hiragana, como também quando tentamos transcrever em romaji. Observe também que, nesse caso, o 2 é sempre citado antes de 10.

Para aqueles que se perguntam o que significa o sinal ‘-‘ na coluna “pronúncia”, saiba que é simplesmente necessário alongar a pronúncia ou a última sílaba da palavra em questão. Por exemplo, para dizer 30, oralmente, vamos nos concentrar no “u”, que marca a última sílaba da palavra.

Como dissemos antes e ao contrário do que se pode encontrar quando se conta em português, o agrupamento dos números no Japão é feito por 4 números em vez de 3.

Assim, quando em português dividimos 100.000 por cem mil vezes, não encontraremos a mesma lógica com números japoneses.

De fato, em japonês, cem mil não serão nem mais nem menos que dez vezes mil, por causa da decomposição por quarto de 4 dígitos e não de 3.

Encontraremos nos cursos de japonês a mesma lógica para um milhão que será decomposto em 100 vezes 1000. No entanto, não podemos falar aqui de exceções, já que é simplesmente o sistema contábil que difere. Assim, na lógica japonesa, não há necessidade de falar em exceção.

Japoneses fazem desenho na hora de fazer os números Veja como é diferente o sistema de contagem do Japão

É apenas uma diferença em como contamos e escrevemos números. Os anglófonos, para dar outro exemplo, dividem os números em passos de 3, mas usam vírgulas entre as diferentes partes. 100.000 são escritos como 100,000.

É somente uma maneira diferente de escrever e não exceções.

Algumas exceções

Aprender a falar japonês não é tão difícil quanto parece! Porém, você sabia que os japoneses contam diferente com os dedos que os ocidentais?

Infelizmente, nem tudo funciona como um relógio e há alguns números que são uma exceção à regra geral. Você conhece a expressão “é a exceção que confirma a regra”? Tivemos que repetir o suficiente na escola, especialmente na gramática, quando aprendemos as exceções da conjugação, etc. Isso também acontece em japonês para alguns números!

Mas felizmente, no Superprof, a gente não vai te esconder nada! Vamos aprender essas raras exceções. Assim, você não vai errar!

A maioria dessas exceções está presente na lógica, tanto no nível oral (pronúncia) quanto no nível da escrita. Elas são frequentemente presentes para facilitar a dicção oral ou facilitar a escrita.

Assim, por 300, não diremos “sanhyaku” mas “sanbyaku” (三百 em kanjis e さ ん び ゃ く em hiragana).

Da mesma forma:

  • 600 (六百): vamos dizer “roppyaku” (ろ ぴ ゃ く) em vez de “rokuhyaku”,
  • 800: (八百): vamos dizer”happyaku” (は ぴ ゃ く) em vez de “hachihyaku”,
  • 3000 (三千): não vamos dizer “san sen” mas “san zen” (さ ん ぜ ん),
  • 8000 (八千), vamos dizer “hassen”.

É importante observar que essas exceções são encontradas em todos os números em que estão incluídas. Por exemplo, 824 ou 3252.

Alguns exemplos para entender

Depois da teoria, pratique. Você será capaz de encontrar a decomposição dos números a seguir? As respostas serão dadas abaixo, sob a imagem.

  • 15
  • 32
  • 106
  • 1764
  • 15.000

A decomposição de números é diferente em japonês que em idiomas europeus. Vamos, mais um pouco e a aula de japonês vai acabar por hoje!

Respostas:

  • 15  = 十五 – dez mais cinco. Para pronunciar “jûgo”,
  • 32  = 三十二 – três dezenas e duas unidades para fazer trinta e dois (sanjūni em japonês),
  • 106 = 百六 – cem mais seis (hyakuroku) para pronunciar “hyakuroku”,
  • 1764 = 千 七百 六十 四, ou seja, (1000 – 7 – 100 – 6 – 10 – 4), então: uma vez mil, sete vezes cem, seis vezes dez e quatro unidades. Nós vamos escrever “sen’shichihyakuroku’jūyon”,
  • 15 0000: 十五万 : 15 vezes 10.000 e não cento e cinquenta mil (100 * 50 * 1000) como quando se decompõe em português.

Figuras num contexto diferente da matemática

Assim, por exemplo, para contar uma pessoa, usaremos o kanji 人 seguindo o número. No entanto, a pronúncia muda. Por exemplo, para designar uma pessoa, a pessoa escreverá “一 人” que se pronuncia “hitoli”. Note que nos caracteres chineses, encontramos o mesmo ideograma para designar pessoas.

Aprenda os números na língua japonesa Com tanta modernidade, você vai ter que aprender a contar em japonês

Para perguntar (quantas horas em japonês) “quantas pessoas?” Vamos dizer “何人” nan’nin’ ou “何 名 様”, nan’meesama na versão mais educada ou mais formal.

Também haverá diferenças na contagem de “coisas”. Para isso, usamos o kanji “つ” (tsu) que nos atemos ao kanji do número ou ao número associado. Assim, uma coisa será escrita “一 つ” mas pronunciaremos “hitotsu” e não “itchitsu” como poderíamos pensar.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar