Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares Artes e Lazer Esporte
Compartilhar

O básico da língua japonesa

De Carolina, publicado em 23/04/2018 Blog > Idiomas > Japonês > Aprenda algumas frases em japonês

Para alguém que vai visitar o Japão pela primeira vez, a língua japonesa dá um certo medo.

Ideogramas, sistema de escrita e alfabeto diferentes do que conhecemos, pronúncia, por vezes complexa.. é verdade que falar ou até mesmo escrever japonês pode parecer, à primeira vista, missão impossível.

Você não aprenderá japonês neste post. Mas apenas conhecer algumas das ferramentas para criar uma ligação com a língua e seus falantes nativos.

Você pode até encontrar facilmente alguns interlocutores na língua inglesa em grandes cidades como Tóquio, Osaka ou Kyoto. Porém, o exercício vai ser muito mais difícil quando sair das megacidades japonesas.

De acordo com o indicador da EF (English Proficiency Index – Índice de proficiência em inglês), classifica como “baixo” o domínio do inglês pelos japoneses. O país chega globalmente em 39º lugar atrás de países como Espanha ou Itália. Portanto, ele não é conhecido por seu domínio da língua de Shakespeare…

Então, sim, para se comunicar no Japão, é essencial ter algum conhecimento básico na língua.

Reunimos um pequeno guia de vocabulário de japonês para aqueles que desejam visitar o Japão. Assim, será mais fácil de perceber a cultura do sol nascente ou para aqueles com o objetivo de se estabelecer e viver no Japão para fazer seus estudos ou trabalho.

Bom dia em japonês

Um dicionário de japonês português pode ser útil no Japão, sabia? Uma das primeiras palavras japonesas para aprender é o “olá”!

O Japão valoriza muito certas noções de etiqueta, de rituais, boa aparência. Curvar-se é um primeiro ponto! A cultura japonesa é muito rica e, ao viajar no Japão, é essencial saber algumas noções básicas para não ofender as sensibilidades dos nativos.

Há muitas maneiras de dizer olá. Isso vai depender do contexto ou a hora do dia. Mas, antes de tudo, para cumprimentar alguém que encontrou pela primeira vez em japonês, é costume usar a fórmula “Haijimemashite” (は じ め ま し て) que pode ser transcrito e traduzido como “Encantado” .

Para dizer olá de manhã, podemos usar “Ohayo Gozaimasu” (お 早 う ご ざ い ま す) ou simplesmente “Ohayo” com parentes ou amigos. Pequena especificidade, o termo “Ohayo Gozaimasu” é habitual ao cumprimentar seus colegas de escritório, seja qual for a hora do dia.

Aprenda as nuanças do japonês É difícil aprender tantas diferenças somente na língua japonesa

Também é perfeitamente possível usar o famoso “Konnichiwa” (こ ん に ち は 今日 は e kanji) que é o “coringa” e pode ser usado a qualquer hora do dia. Portanto, você pode usá-lo no período da tarde.

Também vamos escutar “Osu” (お す), um comprimento informal entre amigos.

Boa noite em japonês

Após 18 horas, podemos dizer “Konbanwa” (こ ん ば ん は 今 晩 は em kanji) que podemos traduzir  literalmente como “Boa noite.”

Finalmente, para dar boa noite a seu interlocutor, use “Oyasumi” (お 休 み) ou “Oyasumi nasai” (お や す み な さ い), que é uma forma mais formal.

Mais uma vez, o uso vai depender se a situação é formal ou informal e da pessoa para quem quer desejar boa noite.

Adeus em japonês

Para dizer adeus, há muitas variações possíveis, dependendo do contexto e da intimidade com a pessoa:

  • Sayonara – さ よ う な ら – tchau (adeus em alguns casos)
  • Atodéné – あ と で ね – até daqui a pouco
  • Mata ash’ta –  ま た 明日 – até amanhã
  • Mata raïshû – ま た 来 週 – até semana que vem
  • Mata rainen – ‘ま た 来年 -até ano que vem

Por favor em japonês

Em caso estritamente profissional, é possível usar “Osakini shitsurè shimass” (お 先 に 失礼 し ま す) para pedir desculpas por ir embora antes de um colega. Conhecer essas poucas expressões do idioma em seu contexto é muito importante quando você quer trabalhar ou simplesmente viajar para o Japão.

Novamente, existem algumas variações.

Podemos usar “onégaishimass” (お 願 い し ま) para dizer “por favor”. É possível usar “onegai-itashimass ” para uma versão mais formal e educada.

Podemos também usar “Kudasai” para dizer por favor.

Obrigado em japonês

A forma mais conhecida de dizer obrigado é “Aligato”, que pode ser dividido em “Aligato gozaimasu” (あ り が と う ご ざ い ま す) para dizer “muito obrigado”.

Existem outras possibilidades como:

  • O-Sewani nalimash’ta (お 世 話 に な り ま し た): obrigado por me ajudar,
  • Okini (大 き に): obrigado utilizado somente na região de Kansai,
  • Sumimassèn (す み ま せ ん): obrigado apresentando suas desculpas.

Para responder a um agradecimento, vamos dizer “do itashimash’te” (ど う い た し ま し て), que significa “não há de quê” ou “de nada” em português.

E como fazer para se apresentar em japonês?

Bom apetite em japonês

Como se diz “bom apetite” em Japonês? Várias frases usadas em japonês como essas podem ser úteis durante a sua estadia no Japão!

Não há um equivalente do “bom apetite” em português.

O alimento é algo sagrado na terra do sol nascente A riqueza também se expressa na culinária japonesa

Algo parecido pode ser encontrado em alguns casos na hora que o anfitrião convida os hóspedes para comer (certamente a fórmula mais próxima do “bom apetite” português). Veja aqui o que é possível dizer nessas horas (o primeiro tem um caráter mais formal):

  • “Dozo Omeshiagari Kudasai” (ど う ぞ お 召 し 上 が り く だ さ い)
  • “Meshiagare” (召 上 が れ).

No Japão, no entanto, vamos encontrar “Itadakimasu” (頂 き ま す). Essa expressão demonstra uma certa gratidão àqueles que permitiram que a refeição fosse servida (as pessoas que a prepararam, os agricultores ou até a natureza).

Eu te amo em japonês

A maneira mais literal e padrão para traduzir “eu te amo” em japonês (mas ainda não muito precisa do ponto de vista linguístico) é dizer a frase em japonês “Watashi ha anata ga suki desu” (私 はあ な た が 好 き で す).

A gente encontra o equivalente de “eu”, ou seja, “watashi” (私). “Anata” pode ser traduzido como “te” e a noção de amor que se materializa por “suki desu” para dizer “amar”.

No entanto, essa tradução é muito codificada e muito formal. Escutamos mais frequentemente “daisuki” (大好 き) ou “daisuki da” (大好 き だ).

Horas em japonês

Quando aprendemos japonês e queremos falar japonês como todas as outras línguas, perguntar as horas na língua japonesa é uma das primeiras lições vistas no nível básico de japonês (aulas de japones para iniciantes).

Para perguntar a hora, nós diremos “ma (wa) nan’ji dess’ka? (今 (は) 何時 で す か). Um dicionário japonês – português traduziria “quantas horas são agora?”

Há uma maneira de aprender a falar japonês rapidamente? “Com licença, você saberia me informar quantas horas são, por favor?” Como fazer essa pergunta de maneira muito educada no Japão?

De fato, “nan’ji” refere-se a “que horas?”,”ima “significa “atualmente ou agora “. Usamos “dess’ka” para fazer uma pergunta.

Para informar as horas ou entender alguém respondendo a pergunta “Que horas são?” É importante saber a diferença também encontrada em inglês entre A.M. (meia-noite ao meio-dia) e P.M. (do meio-dia à meia-noite). Os japoneses usam:

  • Gozèn (午前): manhã,
  • Gogo (午後): Tarde.

Conheça o vocabulário básico do japonês É importante saber algumas palavras antes de ir para o Japão

Por exemplo: “ima wa gozen go-dji dess” (今 は 午前 5 時) significa que atualmente são 5 horas da manhã.

Para saber as horas corretamente, é importante se familiarizar com os numerais japoneses, que às vezes podem ser expressos em algarismos arábicos, mas também em algumas ocasiões com kanji. Tenha em mente que o kanji 時 (dji) designa as horas, quando 分 denota os minutos.

Os animais em japonês

Alguns elementos de leitura para memorizar o nome e os vários escritos (kana, kanji e transcrição em romaji) dos principais animais.

Vamos primeiro mostrar o significado em português, em seguida em Kanji, Kana e Romaji.

  • gato –  猫 – ね こ – neko
  • cachorro –  犬 –  い ぬ – saru
  • Urso – 熊 – く ま – kuma
  • cavalo – 馬 – う ま – uma
  • porco – 豚 – ぶ た – buta
  • peixe – 魚 – さ か な – sakana
  • ganso – 鵞 鳥 – が ち ょ う – gachoo
  • ovelhas – 羊 – ひ つ じ – hitsuji
  • pássaro – 鳥 -と り – tori
  • poney – 子 馬 – こ う ま – kouma

Resumindo:

  • A aprendizagem de línguas é muito complexa e requer investimento em todos os momentos. Para aqueles que desejam começar a aprender japonês, para uma viagem ao país, para o aluno que deseja ir para o Japão fazer um curso de japonês durante as férias ou para quem quer um dia trabalhar no Japão, é importante dominar as noções básicas de vocabulário e linguagem.
  • Kanji, Hiragana Katakana, Kana, a escrita japonesa não poupa os alunos ocidentais. Felizmente, é possível começar a se expressar com as romaji, um sistema de romanização da língua japonesa escrita, como acontece também com os caracteres chineses e pinyin. Esse sistema é praticado para aprender a fonética das palavras mais facilmente.

Conheça as várias riquezas da língua japonesa Visite os tradicionais castelos do Japão

  • Sendo autodidata ou fazendo aulas de japones, é preciso redobrar os esforços para pronunciar as palavras corretamente, ler e escrever os ideogramas. Algumas plataformas plataformas estão disponíveis com lições e fichas de vocabulário em sites especializados na língua e caligrafia japonesa.

No mais, boa sorte para todos que queiram aprender a língua japonesa!

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar