Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Músicas para iniciantes no violão

De Marcia, publicado dia 09/01/2019 Blog > Música > Violão > Canções fáceis para quem estuda guitarra

Um simples trecho da sua música preferida é capaz de fazer você relembrar os acordes para tocá-la. É assim que acontece com quem está acostumado a usar o violão para expressar emoções e reproduzir as mais belas melodias.

Mas afinal, quais são as músicas mais fáceis para tocar em seu violão? As minhas preferidas, eu diria. Mas não é só isso: será que existe um consenso a respeito do que é realmente mais fácil de aprender?

Quer descobrir? Continue lendo abaixo.

Dicas para aprender uma música no violão

E se você fizer uma aula de violão para iniciante?

Há músicas que podemos considerar que são para músicos iniciantes. Mas, ainda assim, nem toda música para iniciante está necessariamente no mesmo nível.

Dentro do nível iniciante, podemos considerar que existe uma grande variedade: há o principiante que está apenas começando a aprender o básico do violão e há aqueles que já têm algum conhecimento, que permite brincar com os primeiros acordes.

Qualquer que seja o seu caso, há possibilidades de tirar o melhor do seu talento. Ainda que apenas a introdução da música ou o seu final esteja no seu nível, não se desespere! Faça o que puder e acredite que, com o passar do tempo e o avançar dos estudos, tudo ficará melhor.

Para aprender a tocar uma música, o ideal é começar em um ritmo mais lento e só progredir em velocidade quando o dedilhado estiver totalmente fixado em sua memória (e na coordenação dos seus dedos). Também é necessário desmembrar as partes da música para aprender a tocá-las aos poucos. Tentar aprender um bloco inteiro de uma vez pode ser uma ideia que somente atrasa o seu progresso.

Além disso, escolha uma canção que você goste! Afinal, tocar um instrumento deve ser a parte agradável do seu dia e não algo forçado, mais uma atividade maçante e obrigatória. Também o aprendizado se torna mais rápido quando você gosta da música que está trabalhando.

Muitas músicas, inclusive, estão disponíveis em tutoriais do Youtube, o que permite aprender com certa agilidade, já que é possível seguir o passo a passo.

Aprenda a tocar “pescando ilusões”

Se você quer um exemplo de música fácil para aprender a tocar, “Pescador de ilusões” de O Rappa pode ser um excelente ponto de partida. A música faz parte do álbum “Rappa Mundi”, que praticamente tornou a banda conhecida em 1996.

Pescar sem peixes Que tal começar a aprender violão com “Pescador de Ilusões”?

Apesar de existir desde 1993, foi com esse álbum que o sucesso começou a chegar. E lá estava essa música fazendo parte das playlists de maior sucesso da época. Assim também chegava um presente para quem deseja aprender a tocar violão, já que são praticamente 2 acordes, o que torna as cifras mais fáceis de aprender.

Tamanho foi o sucesso que, em 2016, a banda lançou uma versão acústica da canção, para deixar os fãs ainda mais apaixonados.

Enquanto aprende a tocar, preste atenção também à letra, que remete às coisas que buscamos na vida, enquanto o que realmente vale a pena está na simplicidade.

O amor de Alain Souchon pela máquina

A canção “O amor pela máquina”, lançada em 1964, compara o amor à uma peça de roupa, que fica suja e gostaríamos de lavar para que recupere seu brilho inicial.

Na mão esquerda, será necessário aprender apenas 4 acordes: Mi menor, Ré maior, Sol maior e Dó maior. Trata-se de uma canção rítmica e, portanto, fácil de aprender!

Para quem curte música francesa, está aí uma ótima oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura musical do país e, de quebra, aprender a tocar uma canção simples, ainda que você seja iniciante no que diz respeito a tocar violão.

Um amor limpo como novo Já imaginou se fosse possível lavar o amor em uma máquina?

Ainda do mesmo artista, é possível encontrar outras músicas igualmente fáceis para aprender, que parecem ter sido feitas sob medida para iniciantes.

Acordes nacionais

Quem não se lembra da banda Skank, que foi sucesso na década de 90? Dentre os principais singles de sucesso, estava “Garota nacional”, que descreve uma espécie de “garota dos sonhos”.

O single foi sucesso em 1996, incluso no álbum lançado no mesmo ano, “O samba Poconé”. A popularidade foi tanta que a música transcendeu até mesmo limites de fronteiras. Além das paradas brasileiras, “Garota nacional” liderou as paradas espanholas por três meses, em sua versão original em português.

Além disso, a canção foi a única brasileira a compor “Soundtrack for a century”, uma edição especial em comemoração aos 100 anos da Sony Music.

Também funcionou ainda como um impulsionador para o sucesso da banda, que expandiu seu sucesso com discos em versões francesas, japonesas, norte-americanas, italianas e em diversos outros países pelo mundo.

Já imaginou aprender a tocar, logo de cara, acordes tão importantes para a história da nossa música? Pois bem, ela é composta por acordes simples e está ao alcance até mesmo de quem é iniciante nas aulas de violão.

A juventude de Damien Saez

Mais uma canção francesa fácil de tocar no violão. Lançada em 2000, ela fez parte do álbum “Jours Etranges”. Para quem gosta de músicas de conteúdo, aí está uma ótima oportunidade de explorar uma canção estrangeira.

Á época, tratava-se de uma crítica um tanto sombria e revoltada à juventude e à sociedade de consumo materialista que se instalava na França.

Quanto ao ritmo, trata-se de um belo exemplo de pop rock, predominantemente em Mi menor.

Em sua versão original, é tocada em guitarra elétrica, mas é possível encontrar vídeos com versões em violão, o que pode facilitar a identificação dos acordes e, consequentemente, o aprendizado. Basta pesquisar e escolher!

Além disso, você pode pedir umas dicas para o seu professor de violão.

Para quem gosta de flores

Lançada em 1989 pela banda nacional de rock Titãs, a música “Flores” também fez sucesso à sua época, tanto que uma versão posterior acústica, com participação de Marisa Monte foi lançada anos depois.

O clipe, de 1990, ganhou o prêmio “MTV Video Music Brasil” do ano. Nele, a banda toca em meio à flores e vultos que flutuam por entre os integrantes.

A letra pode soar um tanto depressiva para algumas pessoas, já que faz uma analogia entre a relação da beleza das flores com a morte.

Felicidade ou tristeza? Flores podem ser sinal de vida ou morte, segundo essa canção.

Para quem gosta de rock nacional, está aí uma ótima oportunidade de explorar a canção e, quem sabe, torná-la a “primeira que aprendeu a tocar no violão”. Os acordes são simples e é totalmente possível que isso aconteça.

Mira la bella luna

Em seu oitavo disco, os “Paralamas do Sucesso”incluíram a canção “La bella luna”. O lançamento vendeu cerca de 250.000 cópias em um único mês, confirmando ainda mais o sucesso da banda.

O estouro de 1996 se repetiu em 1999, quando a regravação na versão acústica MTV vendeu outras 500.000 cópias, ganhando o Grammy Latino. Quem viveu à época, provavelmente se lembra desse verdadeiro “boom” de vendas.

A princípio, a banda misturava algumas vertentes de rock, reggae, instrumentos de sopro e ritmos latinos e está em atividade até hoje.

A música é simples para aprender no vilão e, embora não pareça a partir do título, ela é cantada toda em português.

Nas origens do baião

A música “Asa branca” foi composta em 1947 por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Asa branca, para quem não sabe, é o nome de um pássaro, parecido com um pombo.

A canção fala sobre a seca do Nordeste, capaz de fazer até esse pássaro, típico da região, querer abandonar o seu habitat. O desejo de fugir, se estende às pessoas, que deixam vidas e amores para trás.

Além da versão original de Luiz Gonzaga, diversos outros artistas como Lulu Santos e Tom Zé fizeram sucesso com regravações. Trata-se de um verdadeiro ícone da época, especialmente para pessoas que viveram na pele a seca nordestina.

Um problema ambiental e social A seca foi tema da canção “Asa Branca”, fácil de aprender no violão.

No que diz respeito aos acordes, ela pode ser considerada de nível “muito fácil”, o que significa que, ainda que você nunca tenha tocado violão, ainda é possível aprendê-la. Quem sabe ela não se torna a sua primeira experiência com o instrumento?

Só na malandragem

Já que aqui o espaço é democrático para todos os gêneros musicais, quem curte funk também pode tocar seus primeiros acordes de violão no seu ritmo preferido. O hit “Vai malandra”, gravado por Anitta e MC Zaac é um belo exemplo disso.

A cantora vem se tornando a cada dia mais famosa, por conta dos seus singles também em inglês e espanhol. E tem mandado bem, diga-se de passagem.

O clipe, gravado em 2017 foi sucesso e ganhou o prêmio MTV Millennial Awards Brasil. Nele, Anitta dispensou o tratamento de imagens e contou com a participação de moradoras de comunidades, como uma forma de crítica aos padrões de beleza impostos pela sociedade. Segundo ela, trata-se de uma forma de estimular a autoestima das mulheres, mostrando que nem mesmo as artistas são perfeitas, mas isso não impede de serem felizes.

Do ponto de vista dos acordes, a canção pode ser considerada fácil para o violão. Portanto, você que é fã da cantora e está começando a frequentar suas primeiras aulas no instrumento (ou mesmo se estiver estudando pela internet), pode aprender a tocá-la.

Caberá a você escolher, de acordo com suas preferências musicais, por quais canções deseja começar a aprender a tocar violão. Como se pode ver, há opções para todos os gostos e, em alguns casos, pode nem ser necessário tomar aulas de violão.

 

 

 

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar