Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O software certo para divulgar suas composições de violão

De Marcia, publicado dia 04/01/2019 Blog > Música > Violão > Como gravar sua guitarra para o mundo?

Programas específicos para música como Spotify ocupam a cada dia mais espaço na rotina das pessoas. Ouvir uma playlist que você mesmo criou no caminho para o trabalho ou enquanto trabalha é uma forma de tornar o dia a dia mais agradável.

Além disso, existe a possibilidade de acessar canais do Youtube para assistir a clipes musicais e shows de artistas conhecidos ou amadores. Aliás, para os artistas amadores essa é uma ótima possibilidade de tornar-se conhecido.

Para isso, entretanto, é necessário inscrever um canal e alimentá-lo com vídeos das suas apresentações. Já imaginou você cantando e tocando guitarra para quem quiser assistir?

O que você precisa para sua guitarra aparecer na internet?

Antes de levantarmos os pontos principais da questão, queremos lembrar que você precisa de alguns ingredientes básicos para fazer suas primeiras gravações:

Violão e guitarra pelo computador O seu computador pode ser a sua janela para mostrar seu talento ao mundo.

  • Sua guitarra – ela pode tornar-se sua marca registrada, aquela que vai acompanhá-lo em todas as suas gravações;
  • Um dispositivo para gravação – smartphone, câmera, microfone… existem diversas opções, mas a qualidade do resultado vai depender do quanto você está disposto a investir;
  • Um editor de vídeo – você pode realizar essa etapa a partir do seu computador. Alguns softwares de edição são gratuitos e fáceis de instalar, mas à medida que o seu canal for conquistando mais seguidores, será necessário pagar por um programa com mais recursos.

Procurando por aulas de violão para iniciantes?

Três métodos para gravar sua guitarra

Seja uma guitarra clássica ou um violão popular, é possível registrar seus acordes e disponibilizá-los para o mundo, em canais de vídeo da internet. E você pode fazê-lo por três métodos principais:

Método direto

Basta um computador com microfone para realizar esse tipo de gravação. Ainda que o seu instrumento não conte com um sistema de amplificação, será possível gravar dessa forma. Se o seu computador não tiver um microfone interno, é possível conectar um externo através de uma entrada USB.

Áudio no computador Um microfone ligado ao computador pode ser o primeiro passo para suas gravações.

Para obter um som de qualidade, basta deixá-lo próximo à caixa de som da sua guitarra. De qualquer forma, você precisará de um software para processar o som.

Método direto elétrico

Trata-se de um método similar ao anterior, mas que requer o uso de um amplificador de guitarra. É só você conectar a sua guitarra ao amplificador e colocar o microfone próximo a ele. Quanto mais próximo, menor será a incidência de ruídos externos. Quanto mais direcionado ao centro do auto-falante, mais claro será o som. Quanto mais longe, o som sairá mais abafado, mas com melhor qualidade dos graves.

Você escolhe qual a sua prioridade!

Entretanto, para que realmente surta o efeito desejado, será necessário dispor de algum tempo para fazer ajustes.

Método do mini estúdio em casa

Uma boa forma de gravar com qualidade é conectar o seu amplificador diretamente no computador. Depender apenas da placa de som do computador impedirá que você consiga um som perfeito. Uma placa de som externa pode ajudar a ajustar os níveis de entrada e saída do sinal e evitar uma perda de qualidade durante a gravação.

Gravando em seu próprio espaço Sua casa pode se tornar um mini-estúdio de gravação.

Para isso, você pode conectar a guitarra ao amplificador e ligar o amplificador ao computador por meio de uma placa de som externa, também chamada de interface de áudio.

Também é possível usar um mini-gravador conectado à guitarra, metodologia bastante recomendada por profissionais.

Gravador Audacity

O Audacity é um poderoso editor de áudio, que evoluiu ao longo do tempo para fornecer uma interface intuitiva.

Este software é livre de direitos autorais, totalmente gratuito para utilização.

O Mmulti-track recorder é capaz de gerenciar vários projetos ao mesmo tempo. O Audacity oferece diversos recursos, incluindo gravação ao vivo, importação de faixas de áudio, e corte e cópia ilimitados de faixas.

O Audacity também incorpora um grande número de efeitos, desde que você se esforce para usá-lo.

O uso bem sucedido de todos os seus recursos leva tempo. Que tal conciliar esse aprendizado com suas aulas de violão?

Sequenciador REAPER

Reaper é um software livre para compor, gravar e editar suas criações musicais. Ele permite que você organize o som, aplique efeitos ou adicione instrumentos virtuais.

Você encontrará uma interface simples, mas completa, com uma visualização de trilhas de áudio na parte superior da tela. Você pode ocultar itens, se necessário, para deixar bastante espaço para as faixas de áudio.

O número de faixas não é limitado, mas obviamente depende da sua placa de som. No final, seus arquivos podem ser salvos. Existe uma versão paga, mas a versão gratuita é muito boa para começar e aprender.

Nero WaveEditor

Este software de gravação e edição de áudio é gratuito. É especialmente recomendado para iniciantes, principalmente se você achar o Audacity muito complicado. De fato, o Nero WaveEditor facilita a gravação e edição de seus arquivos rapidamente.

Os efeitos estão disponíveis, como distorção ou reverberação. Outros recursos também podem ser usados, como redução de ruído e bloqueio ou equalizador.

Sequenciador DAW (Digital Audio Workstation)

O software de gravação e edição está disponível gratuitamente. Fornecendo gravações de áudio multitrack, ele conta com um mixer para adicionar efeitos. O Daw oferece processamento de áudio em tempo real. A gravação e a interface são de qualidade.

O software funciona de maneira agradável e intuitiva. E ainda é mais compacto que a maioria dos softwares de áudio e não ocupará muito espaço no seu computador.

FL Studio 11

Agora nos voltamos para um software pago: o FL Studio 11, antigamente chamado de FruityLoops. Você precisa pagar pelo programa, mas ele lhe permite criar e compor a sua música.

Estamos falando de uma referência no mundo da música, tanto para amadores quanto para profissionais.

O software é bem completo e oferece uma infinidade de ferramentas, incluindo o editor de padrões, o seqüenciador e as amostras do gravador.

Todos os instrumentos musicais são suportados, de guitarra a piano, de bateria a baixo. Você pode montar os padrões para criar sua música e realizar as gravações. Até 99 faixas podem ser gerenciadas ao mesmo tempo e a interface é intuitiva, embora difícil de manipular para iniciantes.

O software é oferecido em uma versão de avaliação e somente em inglês.

Composições com o Sonar

Você pode desfrutar do luxo do software Sonar, um sequenciador de áudio versátil, completo e poderoso. Estão disponíveis três versões (X3, X3 Studio e X3 Producer) para se adaptar às necessidades de profissionais e amadores.

O Sonar é desenvolvido pela Cakewalk e permite que você crie, grave e compartilhe sua música.

Muitos instrumentos virtuais estão disponíveis para acompanhá-lo e permitem que você crie uma composição completa de música. Alguns efeitos ainda podem ser aplicados às suas gravações.

Depois de concluído, você pode compartilhar suas criações diretamente no YouTube e no SoundCloud, gravá-las em CD ou exportá-las para outros formatos.

A versão do Sonar X3 Producer está disponível por 30 dias. Isso significa que você pode testar o programa antes de decidir pagar por ele.

Studio one

Elaborado o suficiente para criações completas, o Studio One pode ser considerado uma referência no mundo da música.

Com este software, disponível gratuitamente na versão para teste, você pode gravar, mixar e remasterizar sua música. A interface do usuário é simples, flexível e eficiente e satisfaz tanto amadores quanto músicos profissionais.

Os comandos no teclado são os mesmos do software Cubase, Pro Tool ou Logic, o que pode facilitar as coisas se você já tiver usado um desses.

Para ter uma ideia, é melhor testar dois ou três softwares diferentes e escolher aquele que atenda às suas necessidades e desejos.

Como começar a fazer gravações?

Como se pode ver, se você tem uma banda, ou mesmo se toca guitarra ou violão solo, talvez já seja hora de começar a compartilhar o seu talento com o mundo. É claro que ficar famoso no Youtube não é algo que acontece com todas as pessoas que têm um canal na plataforma, mas por que não arriscar?

Sucesso pela internet O seu talento pode ser reconhecido. Basta você acreditar nele e não ter medo de mostrá-lo ao mundo.

O primeiro passo é confiar em si mesmo e no seu talento, afinal se você não se tornar o seu fã número 1, quem o seria? Depois, basta providenciar um equipamento para gravação, que pode ser o seu próprio celular em um primeiro momento, sendo substituído por uma câmera ou filmadora mais potente mais tarde.

Conforme citamos acima, existem diversos softwares (alguns gratuitos, inclusive), que você pode usar para editar suas gravações antes de torná-las pública. Basta escolher um deles e começar a editar seus vídeos. Para finalizar, é só criar o seu canal e começar a publicá-los.

Entretanto, para que um canal no Youtube tenha realmente sucesso, ele precisa ser alimentado frequentemente. De nada adianta postar um único vídeo e esperar que o milagre da multiplicação de likes aconteça. É claro que existem youtubers que ficaram famosos a partir de um vídeo determinado, mas na maioria das vezes, há um trabalho árduo que antecede a fama e você não  pode partir do pressuposto de que é possível simplesmente pular essa etapa.

E então? Será que você está preparado para o que pode acontecer a partir da divulgação do seu trabalho como músico? Já pensou que pode se surpreender com o reconhecimento do seu talento? Então deixe o medo de lado e escolha agora mesmo as ferramentas para iniciar suas gravações.

 

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...
avatar