Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Para que serve o ensino da língua portuguesa?

De Carolina, publicado dia 28/07/2017 Blog > Apoio Escolar > Português > Qual é a utilidade das aulas de português?

A língua portuguesa é nossa língua materna. Mesmo sendo materna, não quer dizer que a gente aprendeu o português da noite para o dia.

O primeiro contato com a língua com certeza vem dos pais, dos irmãos, da família em geral. Pergunte para sua mãe quantas vezes ela teve que te corrigir para você falar as palavras corretamente?

Mas o esforço não vem só de casa. A escola é uma das grandes responsáveis pelo nosso aprendizado do idioma.

Bem ou mal, aprendemos de maneira lúdica no começo, através do abecedário, jogos, desenhos, leitura, histórias…

Depois, a complexidade da língua aumenta com os anos. Aprendemos a classe gramatical das palavras: verbo, sujeito, artigo, adjetivo, advérbio, pronome, numeral, preposição, conjunção, interjeição…

Sem contar com as redações, interpretações de texto, literatura, escolas literárias, ortografia, regência, conjugação, pontuação, acento…

Ame o idioma e ensine-o direito Para ensinar bem o português, é preciso ensinar com amor!

A lista não tem fim! Afinal de contas, por que estudamos a língua portuguesa se já sabemos o principal? Falar a língua?

Comunicar-se pode ser o principal. Mas se a gente não fazer isso bem, há muitas questões em jogo no futuro como a vida profissional e até pessoal.

É muito importante dominar a língua e vamos explicar tudo isso para você!

A dislexia e o aprendizado da língua portuguesa

Os problemas de cognição podem prejudicar o aprendizado. O mais conhecido deles é a dislexia.

Com certeza, a gente conheceu alguém disléxico na nossa escolaridade. Quem sabe você mesmo apresenta esse transtorno?

De acordo com as definições científicas, a palavra remete a uma dificuldade de aprendizagem, de leitura e de ortografia fora de todas deficiências intelectuais, sensoriais e psicológicas. Há também uma ligeira diminuição na memória de curto prazo do lado linguístico.

Porém, ela não compromete outras formas de desenvolvimento intelectual. Por exemplo, o engenheiro Ron Davis é disléxico mas é dotado de um QI muito acima da média, de 160 (ele era uma criança precoce)! Então, o fato de ser disléxico não impede o aprendizado de português e está longe de ser uma fatalidade e muito menos um retardo mental.

Essa confusão mental se dá desde o nascimento devido a uma organização cerebral diferente da maioria das pessoas (que está longe de ser algo negativo em si). A maneira mais comum de diagnosticar o transtorno é através de uma análise de um profissional da saúde, o pediatra no caso das crianças. Eles fazem testes de linguagem e descartam primeiro todos os possíveis problemas sensoriais como audição, visão, etc.

A gente já falou de Ron Davis acima. O seu caso prova que a dislexia pode atrapalhar ou não em certos momentos.

Ele se deu conta de sua dislexia quando fazia esculturas – seu passatempo preferido. Ele não conseguia aprender ao mesmo tempo que era o mais criativo.

Assim, dedicando-se o máximo de tempo a essa atividade produtiva, ele notou que o transtorno diminuiu no seu cotidiano.

Na verdade, é importante não trancafiar uma criança no ambiente muito severo da escola. Isso porque ele sempre ficará paralisado diante das dificuldades causadas pela dislexia.

Remédios podem prejudicar o aprendizado dos pequenos É preciso ter calma com as crianças e tentar vários métodos de aprendizagem da língua antes de medicá-la, por exemplo

Procure saber o que ele gosta e encontre um de seus hobbies. Isso se tornará uma válvula de escape e um momento de relaxamento. Além disso, vai permitir que ele se distancie da dislexia abrindo novas possibilidades de aprendizado.

Fazer aulas de português para revisar as bases

Este “a” é com crase ou sem crase? A palavra “x” é com ç ou com “ss”? Como uso o por que, porque, por quê e porquê? Quem nunca se perguntou isso?

Então, é preciso reaprender o português, inclusive o português língua estrangeira. A primeira etapa é ver as regras básicas da gramática! Assim, você poderá se comunicar, expressar, falar, dialogar e trocar informações melhor.

Quais são essas regras?

  • Classes gramaticais
  • Acentuação
  • Ortografia
  • Regência
  • Concordância
  • Conjugação e tantas outras!

Como escrever melhor em português?

O mais importante na escrita é passar sua mensagem de forma clara e eficaz para todos.

Por que? Pense que a maioria das brigas acontece por causa de uma má comunicação entre os interlocutores. Então, é muito importante melhorar o domínio da língua portuguesa, mesmo por escrito.

Temos que falar melhor o português para melhor escrevê-lo!

Veja algumas técnicas simples para se comunicar bem em português:

  • Ter calma para analisar e entender o seu interlocutor
  • Refletir nas frases antes de comunicá-las
  • Familiarizar-se com as técnicas literárias
  •  Articular bem suas palavras (a pronúncia dá um ritmo melhor para a fala)
  • Utilize a linguagem verbal e não verbal

O intuito aqui é de se afirmar, porque a autoconfiança vai se aflorar naturalmente na fala.

É importante também escolher bem suas palavras, com precaução, sem repeti-las, usar adjetivos mais sofisticados…

Como melhorar a ortografia em português?

É muito comum ter pessoas com dificuldade de falar e escrever português corretamente e não errar algo.

Muitas pérolas são cometidas todos os dias! Para não aumentar ainda mais as aberrações do uso do português, alguns estudantes fazem aulas particulares do idioma.

A língua portuguesa precisa de treino Não se esqueça de fazer anotações manuais em cadernos para escrever bem o português

A solução é boa para tirar dúvidas sobre a língua e se expressar cada vez melhor!

Outro problema que melhora a comunicação, mas empobrece a língua é as novas tecnologias.

Quando utilizar a internet, por exemplo, tente escrever bem cada palavra evitando as abreviações e os anglicismos. Eles ajudam com a perda da identidade da língua portuguesa.

Veja aqui uma lista de conselhos para escrever bem as palavras em português:

  • Utilize um dicionário para verificar a ortografia das palavras. O melhor é o dicionário tradicional de papel, não os online.
  • Treine: a técnica mais eficaz! Faça exercícios de conhecimento, testes de português online, ditados, quizz de gramática. As fontes são intermináveis!
  • Faça uma avaliação para entender a origem de seus erros
  • Revise atentivamente todas as regras gramaticais básicas

Aulas particulares de português para concursos, vestibulares?

O domínio do português é um indicador de sua cultura e demonstra a sua capacidade de se comunicar.

As capacidades escritas do candidato são primordiais: uma prova de profissionalismo, implicação. Um texto sem nenhum erro é sempre mais valorizado!

Por isso, lembre-se de revisar bem as regras básicas da língua portuguesa durante a preparação para as provas.

Estimule seu cérebro para a língua lendo, estudando português, escrevendo textos, fazendo aulas particulares para revisar os conceitos, etc.

Já para as provas abertas e redação, há três pontos fundamentais:

  • Ter uma base boa de conhecimentos gerais. Isso porque você terá que ter bons argumentos para escrever seu texto e convencer o examinador.
  • Conhecer as regras gramaticais: ortografia, concordância, regência, acentuação, pontuação, sintaxe…
  • Escrever de forma estruturada e clara. Afinal não adianta conhecer sobre o assunto pedido, ter argumentos convincentes, mas não saber expressá-los corretamente.

Preparado para enfrentar as provas de português?

Aulas de português podem ajudar as crianças?

Aulas frequentes de português podem ajudar a criança e os adolescentes a trabalhar suas apresentações, diminuir seus erros ortográficos, gramaticais e melhorar sua linguagem escrita e oral.

Por essas e outras razões, existem vários métodos de aprendizagem de acordo com a escola e a educação.

As aulas de português na escola com seus momentos de leitura em voz alta, apresentações, não facilitam as coisas quando não se está seguro de si… Muitas vezes, eles se fecham cada vez mais e não gostam de se expor em público.

Em outros termos, eles perdem completamente a autoconfiança.

Ensine o idioma com desenhos na infância Os pequenos aprendem mais a língua através de meios lúdicos

O professor particular de português vai se adaptar a criança e personalizar seus métodos para que ela consiga integrar completamente as noções ganhar a autoconfiança.

Ensinar o gosto de aprender 

Por múltiplas razões (ambiente da sua de aula de portugues, seus colegas, seu professor ou o questões pessoais), a criança pode em algum momento abaixar os braços ou chutar o balde do sistema escolar.

Todos nós estivemos na escola…

Às vezes, um professor pode nos fazer adorar o português como a matemática, física, história ou nos fazer detestar em cinco minutos!

Sem falar necessariamente do ensino, o aluno pode viver a escola em uma atmosfera opressiva (medo de tirar notas baixas, camaradas violentos, bullying…) no cotidiano e se desconectar da escola aos poucos…

Fazer aulas particulares pode ajudar a criança a se concentrar e descobrir o gosto de aprender.

O que um professor de português acha da matéria?

Não é novidade para ninguém que a saúde da educação no Brasil anda mal…

Claro que isso está vinculado as péssimas condições sociais que sempre existiram no país. Começando pela desigualdade social, uma das piores no mundo.

Onde miséria vive com ostentação, há crianças em escolas particulares de alto nível e outras em escolas com mais de 40 alunos sem material didático adequado. Esse exemplo caricatural não é nada perto da triste realidade.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Paulo Montenegro (IPM) e a ONG Ação Educativa em 2016, somente 8% da população brasileira sabe ler, escrever e interpretar vários tipos de textos como e-mails, artigos, publicidades, notas, mensagens, etc…

Qual é o valor agregado de uma aula particular?

Difícil de qualificar. Ela repousa em três pontos importantes para todas as matérias:

  • As aulas particulares ajudam os alunos a criar autoconfiança
  • As aulas particulares são mais eficazes que as aulas “tradicionais”
  • As aulas particulares são programadas sob medida em função da necessidade do aluno

O mundo maravilhoso das aulas particulares?

Não, claro. Às vezes, os esforços não são recompensados. As causas são diversas. Se os santos do professor e do alunos não se baterem, se o aluno tiver problemas psicológicos ou familiares que parasitam sua aprendizagem. Se for o caso, o aluno deverá ser encaminhado para um profissional da área.

Um problema também das aula de portugues particular é que ela é, por vezes, onerosa. Muitas famílias não têm condições de pagar isso para os filhos.

Enfim, alguns alunos não fazem o mínimo de esforço para aprender em sala de aula porque o professor (saiba a opinião dele sobre a matéria português) que papai e mamãe pagam vai lhe explicar melhor a matéria e vai ajudá-lo a fazer o dever de casa…

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de4,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...
avatar