Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como não cometer mais erros ortográficos no idioma?

De Carolina, publicado dia 27/07/2017 Blog > Apoio Escolar > Português > Como melhorar a ortografia em português?

Língua oficial em 9 países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste. Mais de 240 milhões de lusofalantes no mundo!

Porém, é muito comum ter pessoas com dificuldade de falar e escrever português corretamente e não errar algo: conjugação, concordância, regência… e ortografia!

Muitas pérolas são cometidas todos os dias! Para não aumentar ainda mais as aberrações do uso do português, alguns estudantes fazem aulas particulares de português.

A solução é uma boa ideia para tirar dúvidas sobre a língua e se expressar cada vez melhor!

Mais pedagógicos, as aulas particulares de português (para alunos de todas as idades!) permitem um aprendizado personalizado!

Aulas particulares de português para preencher lacunas

Com a multiplicação de matérias ensinadas na escola, os jovens têm mais dificuldade com a língua de Machado de Assis.

Lembrando que somente 8% da população brasileira sabe se expressar corretamente em português, seja através da leitura ou escrita de textos.

Ou seja, poucos brasileiros têm domínio completo da nossa língua materna. Isso acontece pela má qualidade do ensino em geral no nosso país.

O português precisa ser praticado para ser aperfeiçoado Não seja como a maioria que não conhece bem a própria língua!

O problema, então, é bem real. Algumas dificuldades são crônicas como:

  • A conjugação dos particípios
  • Utilização dos complementos diretos
  • Construção de frases
  • Distinção entre condicional e futuro…

Questões muito básicas da língua portuguesa. É nessa situação que as aulas particulares de português podem ajudar as crianças.

A solução deve ser encontrada desde cedo: normalmente, a criança aprende as regras básicas do português com 8 anos de idade.

Infelizmente, as salas de aula de portugues cheias de alunos não permitem um verdadeiro acompanhamento do aluno. Por isso, é muito comum ter grandes lacunas no aprendizado.

O professor particular poderá usar de sua pedagogia para amenizar as consequências dessas lacunas. Os conhecimentos linguísticos como fonética, pronúncia, gramática serão de grande valia para o aluno com dificuldades. Tudo isso poderá ser tratado nas aulas.

Um jovem disléxico? Descubra como dar aulas de português para pessoas com o transtorno.

A linguagem do SMS que mata aos poucos a língua

Particularmente popular entre os jovens, as novas tecnologias têm consequências diretas nas capacidades redacionais.

A famosa linguagem de SMS ou whatsapp se tornou um verdadeiro problema para os professores. Eles devem ensinar mesmo com a interferência desses meios na aprendizagem nos alunos. Sem contar com o déficit de atenção nas aulas provocado pelas redes sociais e mensagens instantâneas.

Por isso e outros fatores, os alunos estão cada vez mais cometendo erros ortográficos. O problema que muitas vezes os jovens têm acesso muito cedo a esses dispositivos antes mesmo de consolidar as bases da língua. Então, esse tipo de linguagem vem “parasitar” o português clássico.

Hoje, os jovens se confrontam a duas linguagens no cotidiano: a dos SMS em que a ortografia não conta muito e o português tradicional, aprendido na escola. Porém, está cada vez mais difícil de transitar entre os dois.

Há 30 anos, 26% dos alunos faziam mais de 15 erros em um ditado. Hoje, essa porcentagem sobre para 46%!

Além das mensagens SMS, a internet é igualmente um freio para os professores. As pessoas se tornaram viciadas nos corretores ortográficos automáticos. Muitos utilizam sistematicamente esse sistema.

Porém, essa técnica nem sempre é eficaz. Quando chegamos à ortografia gramatical,  os acordos dentro das frases, a concordância dos tempos ou o emprego de palavras parecidas, o corretor automático bloqueia.

Preste atenção na escrita para não errar na prova Revise bem os seus textos antes de entregá-los para evitar os erros de ortografia

Então, o domínio da nossa língua materna deve passar pelo conhecimento no verdadeiro sentido da palavra. Um conhecimento nunca poderá ser substituído por uma ferramenta digital. É preciso praticar e aprender a se expressar corretamente.

Quando utilizar a internet para se comunicar, tente escrever bem cada palavra evitando as abreviações e os anglicismos. Eles ajudam com a perda da identidade da língua portuguesa.

Preste atenção com as abreviações no dia das provas e, se achar necessário, faça uma aula particular de português antes da prova para ir bem.

Como melhorar a ortografia do português?

Algumas técnicas são eficazes para a aprendizagem do aluno durante a aula particular de português em domicílio.

Quais?

Escreva para se sair bem no Enem Pratique sempre a língua portuguesa para saber quais são seus pontos fortes e fracos

Veja aqui uma lista de conselhos para escrever bem em português:

  • Utilize um dicionário para verificar a ortografia das palavras. O melhor é o dicionário tradicional de papel, não os online.
  • Treine: a técnica mais eficaz! Faça exercícios de conhecimento, testes em curso de portugues online, ditados, quizz de gramática. As fontes são intermináveis!
  • Faça uma avaliação para entender a origem de seus erros
  • Revise atentivamente todas as regras gramaticais básicas do português

A aprendizagem da língua passa igualmente pelo bom conhecimento da nossa história. A cultura brasileira deve ser adquirida naturalmente para se aprender o português do Brasil. Os clássicos como Machado de Assis, Lima Barreto, José de Alencar, Jorge Amado, Raquel Queiroz, Clarisse Lispector e outros são sempre recomendados!

As melhoras no português podem ser praticadas oralmente! Durante uma aula particular, faça uma troca com o professor. Peça para ele fazer uma avaliação também do português “falado”. O professor de português também poderá notar mais facilmente os pontos fracos do aluno com relação a expressão oral. Ela está ligada às competências escritas!

Se o aluno quiser aprender o português como língua estrangeira, ele pode enriquecer sua compreensão via:

  • Um intercâmbio
  • Leituras de sites, livros…
  • Filmes, séries na língua
  • Escutar música
  • Curso superior
  • Escola de línguas
  • Aulas dadas durante as férias ou aulas noturnas
  • Aulas particulares adaptadas com o ensino intensivo do português durante um curto período

Alguns organismos aplicam provas para ter certificados especiais que atestam seu conhecimento na língua. Essa gratificação pode ser um ponto positivo no seu currículo.

Em caso de grande necessidade, não deixe de fazer aulas particulares para revisar as bases do português. Elas poderão ser preciosas para corrigir alguns pontos essenciais para se falar um bom português!

Aulas de português para provas importantes

É importante ter um nível impecável do português para:

  • Vestibulares muito concorridos
  • Enem
  • Concursos públicos

Um bom domínio da língua é essencial para conseguir entrar nas melhores universidades do país e ter os melhores cargos da função pública.

Por isso, pode ser interessante fazer aulas particulares de português específicas para essas provas. Assim, você concentrará todos os seus esforços em exercícios cobrados normalmente por esses exames e não vai perder tempo com outros aprendizados.

Escrever regularmente também ajuda a perceber seus erros ortográficas mais comuns. Então, pratique a escrita e alguns conselhos:

  • Conheça bem as palavras que for usar. Muitos candidatos terão que fazer uma redação ou provas abertas nos vestibulares, Enem e concursos públicos. Para isso, é bom ter um bom vocabulário para fugir do senso comum. Por que estudar português? E por que não fazer aulas antecipadamente para se expressar melhor na redação?
  • Utilize o máximo do rascunho para deixar sua folha oficial limpa
  • Evite as repetições e encontre sinônimos
  • Não escreva com várias cores, não sublinhe muito o texto. Utilize as cores neutras (azul e preto).
  • Usar um tom simples mas eficaz para evitar de ser piegas
  • Guarde 10 minutos para reler o texto depois de escrito. Faça a caça aos erros!

O professor também deve sugerir ao aluno exercícios específicos de provas antigas dos vestibulares ou concursos que ele quer prestar, Enem…

Assim, ele estará mais confiante e preparado na hora H!

Não deixe de fazer simulados! Uma “quase” experiência pode ser muito útil para os ânimos e para saber onde você deve melhorar.

Outro ponto muito importante é o controle do tempo para fazer a prova. Não fique preso a questões difíceis. Faça as mais fáceis primeiro e deixe as que você não sabe para depois. Assim você evita perder pontos!

O pesadelo dos erros ortográfico no mundo profissional

Os erros são muito criticados pelos professores, mas eles podem ser fatais no mercado de trabalho!

A capacidade redacional do candidato é uma qualidade muito apreciada nos processos seletivos.

Muitos profissionais (saiba a opinião de um sobre o português!) não suportam um pequeno errinho de digitação. O problema é que muitas vezes esses errinhos podem parecer desleixo ou falta de estudos.

Os quizz podem ser ótimos para praticar o idioma Faça exercícios para praticar a ortografia do português

Saiba que muitas instituições vão jogar seu currículo no lixo se ele tiver algum erro de ortografia.

Não se esqueça que um dos principais meios de comunicação hoje é um e-mail! Se eles tiverem cheios de erros de ortografia, não há como fechar negócio! Seus erros podem ser considerados falta de profissionalismo e competência.

Hoje, um bom nível da língua se tornou tão indispensável que algumas empresas testam a ortografia dos candidatos: um errinho pode arriscar sua contratação.

O aperfeiçoamento da língua é essencial, principalmente, para os adultos. O problema é que se você não estudar desde jovem, será difícil recuperar o tempo perdido depois.

Então, não perca tempo e valorize muito a sua língua portuguesa! Ela poderá te ajudar ou atrapalhar mais adiante.

Leia, escreva bem em português, pratique o máximo que você puder!

Caso tiver alguma dúvida, procure saber a regra ou faça algumas aula de portugues particulares para revisar os pontos principais.

Afinal, nunca é demais aprender a língua portuguesa!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 3 votos)
Loading...
avatar