Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como ensinar a língua portuguesa para os pequenos?

De Carolina, publicado dia 28/07/2017 Blog > Apoio Escolar > Português > Aulas de português podem ajudar as crianças?

A gente sabe, a língua portuguesa não é a mais simples de aprender e entender.

Entre suas pegadinhas de conjugação, uma ortografia de arrancar os cabelos e expressões únicas, é preciso alguns anos para aprender bem o português. Então, por que não começar a estudar desde pequeno, o mais cedo possível?

Fazer aula de portugues não é somente para os adultos e estudantes, pelo contrário.

O aprendizado do português permite a criança de se expressar melhor, mas não somente…

Por que fazer aulas de português?

Aulas frequentes de português podem ajudar a criança e os adolescentes a trabalhar suas apresentações, diminuir seus erros ortográficos, gramaticais e melhorar sua linguagem escrita e oral.

Por essas e outras razões (motive-se para aprender português), existem vários métodos de aprendizagem de acordo com a escola e a educação. As aulas de português podem ser uma boa alternativa para ajudar os pequenos a progredirem em suas vidas no dia a dia.

Os benefícios das aulas de português para as crianças

Não importa o formato das aulas: seja aulas particulares, reforços escolares, ateliê, oficina, nivelamento, ajuda no dever de casa… As aulas de português têm muitos benefícios para ajudar as crianças a se abrirem uma para outras.

Através de aulas de português para os disléxicos ou para outros, as crianças aprenderão a se comunicar melhor oralmente, acrescentar palavras em seu vocabulário ou ainda trabalhar a reflexão.

Mais crianças vão se esforçar mais para falar e escrever bem o português com esse aprendizado! Além disso, elas ficaram mais à vontade com o idioma na escola e em seu cotidiano.

Desenhos, pinturas, tudo é válido na hora de aprender o idioma Métodos lúdicos também ajudam a criar o interesse dos pequenos para o português

Diferentes possibilidades se oferecem às crianças para aprofundar seus conhecimentos da língua. Através de aulas em associações, no tempo livre da escola, na escola e em casa!

Eles também podem fazer aulas particulares em domicílio ou em um estabelecimento especializado:

  • Aulas em um instituto particular: as aulas de português em escolas particulares ou institutos especializados têm a vantagem de propor múltiplas ofertas. Aulas intensivas, semi-intensivas, em grupo, individual, aulas durante as férias, etc.

De acordo com a fórmula escolhida, os custos podem ser maiores ou menores…

  • Aulas particulares da língua de Machado de Assis: fórmula ideal para uma aprendizagem sob medida, as aulas particulares de português são adaptadas a todos os bolsos e permitem uma evolução do aluno rápida e serena.

Aulas de português para ganhar mais confiança

As aulas particulares de português ou de outras matérias são essencialmente baseadas em métodos pedagógicos individualizados.

Se a criança tem dificuldades em sala de aula, provavelmente ele não está à vontade com a situação e pode ter a impressão de ser avaliada toda hora.

As aulas de português na escola com seus momentos de leitura em voz alta, apresentações, não facilitam as coisas quando não se está seguro de si… Muitas vezes, eles se fecham cada vez mais e não gostam de se expor em público.

Em outros termos, eles perdem completamente a autoconfiança.

O professor particular de português vai se adaptar a criança e personalizar seus métodos para que ela consiga integrar completamente as noções ganhar a autoconfiança.

Desenvolver os argumentos

Independente da idade da criança, conversar com ele, perguntar sobre o seu dia, questionar sobre as coisas da vida, tudo isso vai ajudá-la a criar seus argumentos. Quanto mais a criança tiver o hábito de falar e manter um discurso, mais ele encontrará o seu lugar na família e na escola.

Nesse caso, as aulas de português pode ajudar a criança a se tornar mais curiosa, ganhar mais confiança em si e desenvolver seu espírito crítico.

As aulas dadas por um professor de forma individual podem ser direcionadas para uma comunicação oral em um ambiente intimista e seguro. O que acaba sendo ideal para diminuir o medo de falar em público, desenvolver seu discurso e reflexões mais aprofundadas.

Uma aula de portugues pode ser uma aula de conversação, análise de um filme, uma notícia recente…

Motivar um bom aluno 

Quando falamos em aulas particulares, pensamos naturalmente em uma criança com dificuldades.

A língua portuguesa é um aprendizado inesgotável Não existe muito cedo nem muito tarde quando o assunto é aprender português

E nem sempre é o caso! Alguns alunos (ou os pais) querem constantemente progredir para chegar em um nível ideal para o futuro!

Aulas de português podem motivar bons alunos que querem se tornar ainda melhores! E sempre é possível melhorar através de novos métodos de estudos, nutrir sua sede de cultura, afinar sua reflexão, passar em uma prova de português.

Não esqueça que um aluno de nível bom pode, como o aluno que tem dificuldade, se sentir diferente, sozinho, isolado na sala de aula.

Escolhendo fazer aulas de português, o professor pode se adaptar às exigências e aos objetivos do aluno. Ele pode propor conteúdos mais difíceis que ele ainda não estudou na sala de aula.

Atento às vontades do aluno, o professor poderá guiá-lo na sua escolha de leituras e redação.

Ensinar o gosto de aprender 

Por múltiplas razões (ambiente da sua de aula, seus colegas, seu professor ou o questões pessoais), a criança pode em algum momento abaixar os braços ou chutar o balde do sistema escolar.

Todos nós estivemos na escola…

Às vezes, um professor pode nos fazer adorar o português como a matemática, física, história ou nos fazer detestar em cinco minutos!

Sem falar necessariamente do ensino, o aluno pode viver a escola em uma atmosfera opressiva (medo de tirar notas baixas, camaradas violentos, bullying…) no cotidiano e se desconectar da escola aos poucos…

Fazer aulas particulares pode ajudar a criança a se concentrar e descobrir o gosto de aprender.

Diante dele, o professor se adaptará a seu perfil e será a sua disposição.

Amar a leitura

Durante toda a sua escolaridade, as crianças podem aprender a gostar mais da leitura!

Fora das salas de aula, algumas crianças gostam de ler para melhorar sua compreensão. Com a ajuda dos pais, eles podem desenvolver esse gosto e melhorar sua capacidade de análise. É quase matemático: quanto mais as crianças leem, mais eles acostumam com um vocabulário rico.

E quem diz vocabulário diz ortografia! Todos sabem, de maneira geral, que a leitura é muito benéfica para melhorar a ortografia e a gramática.

Através de aulas coletivas, reforços escolares, aulas particulares, as crianças podem pedir ao professor de estudar um livro específico ou discutir sobre ele.

As aulas são um apoio interessante para a criança não lê em casa ou se tem dificuldade de ler sozinho.

Adquirir novos métodos de trabalho

Mesmo se vão aprender o português durante vários anos na escola, as crianças podem adquirir novos métodos de aprendizagem com aulas particulares ou em grupo.

O idioma pode aproximar as pesspas O português pode ajudar a criança a se expressar melhor e se comunicar com as outras

Em uma sala de mais de 20 alunos, o professor não terá necessariamente o tempo nem a possibilidade de ver cada aluno em particular, se ele tem dificuldades…

Diante da falta de tempo ou de disciplina, os alunos devem muitas vezes se virar sozinhos. O problema é que eles podem perder a vontade de acompanhar as aulas e não vão prestar mais atenção.

As aulas de português podem ajudar as crianças através de métodos personalizados e centrados em suas falhas, a progredir em seu ritmo com um professor dedicado e que estão lá para escutar o aluno com calma.

Os professores também conhecem muito de vestibular e outros futuros desafios que o aluno vai precisar enfrentar. Eles poderão ajudá-los antecipadamente para ter os melhores resultados.

Diminuir os erros de ortografia

Não é um segredo. Depois de vários anos, o nível de ortografia no Brasil não é lá granes coisas…

Na escrita e no oral, expressar-se em um bom português se tornou coisa rara. Quem consegue tem uma vantagem com relação a outras pessoas.

Ainda mais com a triste realidade do Brasil: somente 8% da população tem plenos domínios da língua portuguesa. Isso não quer dizer conhecer todas as regras gramaticais, mas entender e escrever diferentes tipos de texto como e-mails, artigos, mensagens de texto, notas, avisos, publicidades, etc.

Então, melhorar o português das crianças é quase uma ação cívica para diminuir essa imensa lacuna. A gente sabe que o buraco é mais embaixo, mas não custa tentar melhorar o português de cada um.

De um ponto de vista pessoal, social e profissional (saiba a opinião de um em português), um bom domínio da língua portuguesa pode abrir certas portas no Brasil e nos países lusófonos.

A educação no Brasil não é boa e depende de cada um para melhorá-la O aprendizado da língua portuguesa pode salvar nosso país da ignorância

As crianças devem, então, progredir em ortografia e outros pontos da gramática na escola e fora dela para evoluir cada vez mais.

Olhar a conjugação de vez em quando, algumas regras de gramática, fazer alguns ditados, ler, não faz mal a ninguém. Além disso, melhora os resultados ortográficos em português!

Fazer aulas particulares é uma boa ideia para afinar o aprendizado das crianças através de exercícios personalizados. Assim, eles também vão reforçar os métodos aprendidos na escola.

Você já entendeu, as aulas de português podem perfeitamente ajudar as crianças a melhorar suas notas, ganhar autoconfiança e aprender novos métodos de estudos com motivação e paciência.

Saiba também como encontrar um bom curso de portugues online no Superprof!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar