Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Reveja a língua portuguesa para escrever melhor!

Blog > Apoio Escolar > Português > Fazer aulas de português para revisar as bases

Este “a” é com crase ou sem crase? A palavra “x” é com ç ou com “ss”? Como uso o por que, porque, por quê e porquê? Quem nunca se perguntou isso?

De acordo com uma pesquisa francesa realizada por Loic Drouallière, os estudantes franceses fazem 69% a mais de erros ortográficos que os alunos há 20 anos.

Outra pesquisa feita na França pelo jornal Le Parisien detectou que os franceses conhecem somente metade das regras ortográficas da língua francesa.

Não pense que a situação no Brasil seja melhor. Provavelmente, ela é bem pior, visto que somente 8% da população brasileira sabe ler e escrever (bem em português) vários tipos de textos como mensagens, emails, artigos, verbetes do Wikipedia… Os dados são da pesquisa realizada pelo Instituto Paulo Montenegro e a ONG Ação Educativa em 2016.

Essa realidade é mais que alarmante! Por isso é tão importante estudar a nossa própria língua.

Mas por que os alunos têm um nível tão ruim em português? Por que eles têm tantas lacunas na aprendizagem da língua materna?

Alguns linguistas dizem que as razões (e para aprender português?) seriam a baixa do tempo na escola: um ritmo escolar menos intensivo, uma aprendizagem do português menos eficiente… Então, é importante estudar mais e melhor!

Outros profissionais chamam atenção para o fato da diminuição da carga horária nas escolas de matérias essenciais como o português. Isso quer dizer que os alunos veriam menos a gramática explicitamente e errariam mais questões da gramática e léxicas.

Leia sempre para melhorar o seu vocabulário do português As novas tecnologias facilitaram as comunicações mas empobreceram a língua portuguesa

Não se esqueça que as crianças têm um celular cada vez mais cedo. Eles criam automatismos ruins preferindo escrever na linguagem do “sms” e não em um português correto.

Aos poucos, eles perdem as bases de sua língua materna e não revisam a conjugação, ortografia, gramática ou mesmo o vocabulário.

Devido a essas lacunas escolares, os pais querem inscrever os filhos em aulas de portugues particulares para que eles possam reaprender sua língua corretamente. Revisando as bases gramaticais, ortográficas (acerte as do português!), lexicais para perceber melhor a língua a fim de:

  • melhorar a compreensão da língua
  • desenvolver os conhecimentos linguísticos
  • progredir oralmente e na escrita

Venha descobrir as vantagens de fazer algumas aulas particulares de português para saber escrever a língua de Machado de Assis.

Lacunas dos alunos brasileiros em sua língua materna

Não é somente nas línguas estrangeiras como o inglês e o espanhol que o brasileiro tem um nível muito baixo.

Muitos estudos demonstram que os cidadãos brasileiros têm muitas lacunas na aprendizagem da língua natal. Isso também vale para os estrangeiros que aprendem o Português Língua Estrangeira (PLE) no Brasil.

O domínio do português é muito fraco. Com isso, as competências orais também são comprometidas. O português na prática e no dia a dia está errado!

Uma prova (estude a língua portuguesa para ir bem na sua!) disso é os vários grupos de whatsapp dos quais fazemos parte. Quantas vezes já ficamos espantados com alguns erros de ortografia, conjugação e pontuação das pessoas?

Porém, temos que considerar o fato de sermos um país muito desigual, principalmente no acesso à educação.

Sabemos que a qualidade do ensino e da infraestrutura das escolas está cada vez pior, principalmente do ensino público. Como a maioria tem acesso somente ao ensino gratuito, muitos não completam satisfatoriamente a sua escolaridade.

Não somente os alunos de escolas públicas, mas também os de escolas particulares. Muitas vezes a gente acha que o ensino é melhor pelo fato de ser pago, mas nem sempre é assim.

Reparem seus amigos que sempre estudaram em escola particular e cometem erros elementares na escrita?

Muitos ocupam cargos importantes e mandam emails repletos de erros! Isso não é bom para a imagem da pessoa e nem da própria empresa, não é?

Há pesquisas que dizem que uma empresa prefere um candidato menos experiente, mas com menos erros de português. Por isso, não adianta muito fazer pós-graduação, estágios sem se preocupar com o domínio da língua.

O problema que a falha na educação é tamanha que a gente prefere ignorar na maioria das vezes.

Ler é um dos melhores exercícios para praticar o idioma As pessoas antigamente liam e escreviam mais. Por isso, elas têm mais domínio da língua portuguesa

Isso acontece também no âmbito escolar. Há menos exigência nas escolas, por exemplo, não se faz tantos ditados como antigamente. Os alunos leem menos livros para as escolas, etc.

Mas a escola não é a única responsável pela brecha na educação. Os pais também devem incentivar e criar um ambiente propício em casa para a descoberta e o prazer da leitura e do aprendizado.

As tecnologias definitivamente não ajudam. Por mais que estejamos sempre em contato com a língua na televisão, internet, vídeos, etc, a gente faz menos esforço para entender o que está sendo transmitido.

O cérebro é como um músculo. Se ele não for estimulado a fazer esforços o tempo inteiro, ele atrofia.

E o esforço não é o mesmo de escutar e ver imagens que ler. O segundo demanda muito mais atenção e trabalho que o primeiro.

Por isso, não exercitamos a língua portuguesa no nosso dia a dia.

As mensagens de whatsapp, emails facilitaram a comunicação, mas também empobreceram o uso da língua.

Se você tem mais de 30 anos, há muitas chances de já ter escrito uma carta para um amigo. Você que está lendo este post já escreveu uma carta?

Quase ninguém hoje precisa escrever um texto de próprio punho. Não é estranho isso?

Portanto, todas essas facilidades de comunicação acabam diminuindo o cuidado que temos com o uso da língua.

As consequências são as perdas das bases da gramática, léxicas, redacionais…

Dessa forma, a reflexão que devemos fazer é: será que conseguiremos nos entender no futuro?

Se cada um escreve e fala o idioma de um jeito, a comunicação será bem complicada entre as pessoas se não houver um padrão…

Por isso, a importância de normatizar, obedecer e praticar as regras da gramática e da nossa língua!

Então, para ficar em dia com o português, por que não fazer algumas aulas de revisão sobre as bases da língua? Esse pode ser um bom método para diminuir os erros e passar menos vergonha…

Descubra também como aprender o português sendo disléxico.

A gramática? A base do português!

Para aprender o português, inclusive o português língua estrangeira, a primeira etapa é ver as regras básicas da gramática.

É revendo as noções básicas que você poderá se comunicar, expressar, falar, dialogar e trocar informações melhor.

Estude as regras gramaticais do idioma Escrever de próprio punho é raro hoje! Mas é bom para praticar o português

Tantas melhoras vão mostrar que você se aperfeiçoou. Agora, você domina a língua portuguesa! As aulas de reforço vão te ajudar a alcançar todos esses objetivos.

Quais são essas regras?

  • Pontuação
  • Acordos de gênero, número e grau
  • Construção e sintaxe de uma frase
  • Diferentes adjetivos…

Há muitas regras! Elas são essenciais para entender a estrutura da língua e saber utilizá-la da maneira correta.

A cada aula, seu professor de português poderá realizar um teste para controlar sua aprendizagem. Por que não tentar um teste para validar todas as questões? Pronúncia, exercícios de português, fonética, conversa, leitura, história, cultura, literatura?

O professor de português (saiba a opinião de um profissional sobre a língua) vai esclarecer todas essas questões para você adquirir noções básicas. Ele tentará usar ferramentas mais pedagógicas que os professores da escola: aplicativos, sites, exercícios online…

E as famosas exceções? Exercícios especiais são dados pelos professores para tirar as dúvidas sobre elas. Eles são indispensáveis para treinar, progredir e perceber toda a complexidade da língua portuguesa.

Os ditados, apesar de parecerem um pouco fora de moda, é um exercício muito bom para melhorar com a gramática. É errando que a gente aprende, identificando e entendendo o porquê de uma palavra ser escrita de uma forma, etc. Assim, você vai avançar e aumentar suas competências linguísticas.

Para aumentar ainda mais as suas chances, ler é altamente recomendado!

Você pode participar de grupos de leitura e preparar fichas para sempre ficar em dia com a literatura lusófona!

Claro, não há nenhuma obrigação aqui. O aprendizado não pode ser algo maçante e sim lúdico e divertido.

No final, você se expressará melhor suas ideias por escrito!

Rever as regras de conjugação

“Haverão muitas oportunidades”, “chove emails na minha caixa de entrada”, “seje”, “esteje”… Quantas vezes escutamos erros de conjugação em português e fazemos careta?

Crianças (como aprender português desde pequeno?) ou adultos, todos nós erramos algumas coisas de conjugação.

Várias razões explicam esse fenômeno…

Para alguns pesquisadores, vários alunos pensam: “decoramos a conjugação, não há lógica nenhuma”, “é como a tabuada de multiplicação”…

Os alunos do Brasil travam nisso e não conseguem ir além de suas dificuldades. Por isso, a conjugação faz parte das bases da nossa língua materna.

Nunca é tarde para aprender o idioma Não deixe de tirar suas dúvidas sobre regras da língua portuguesa

O professor particular de português terá um papel essencial nas aulas de nivelamento: fazer com que você se apaixone pela conjugação!

Seu professor particular de português pode te ensinar a conjugação através do grupo de verbos. Para isso, você terá que passar por 3 etapas:

  1. Encontrar o verbo
  2. Identificar o grupo do verbo
  3. Conjugá-lo de acordo com a pessoa, tempo do modo utilizado.

Para os tempos verbais mais complexos, o professor de português saberá te dar alguns macetes.

Pronto para aprender?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar