Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O que estudar para a prova de Exatas do Enem

De Erico, publicado dia 03/07/2019 Blog > Apoio Escolar > ENEM > Material de Matemática para o Exame Nacional

A importância do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para o acesso a uma universidade é indiscutível. A avaliação é a principal ponte de ligação com o Ensino Superior. Mas, vários estudantes têm dificuldades em aplicar o seus conhecimentos em uma prova – inclui-se aí a matemática, uma das matérias mais temidas, a ponto de tirar o sono de muitos desses estudantes.

Composta por 45 questões, com diversos níveis de dificuldade, a prova de matemática do Enem conta com esquemas, gráficos, tabelas e infogramas, e é dividida em três áreas: geometria, álgebra, análise ou cálculo. Interpretação apenas não basta. É necessário a aplicação de conhecimentos específicos.

Porém, não é preciso se desesperar. Com calma, planejamento e muito estudo é possível mandar bem na prova e conquistar aquela vaga tão sonhada na universidade. Pra começar, leia atentamente o edital e estruture os seus estudos com base nele, pela internet você vai encontrar uma infinidade de dicas e conteúdos. Pagar um cursinho preparatório ou um professor particular para o Enem também é uma alternativa.

Pra te ajudar nesta missão separamos várias dicas, a começar pelos conteúdos que mais caem na prova de matemática do Enem. Confira!

O que mais cai na prova de Exatas do Enem

Ao ler o edital e começar a pesquisar o que precisará estudar para o Enem, você pode ficar um tanto confuso com a quantidade de itens. Então, nada melhor do que ter uma direção e não esquecer ou faltar tempo para estudar conteúdos que são considerados essenciais.

Seleção de conteúdos A compreensão das fórmulas acontecem quando há um bom planejamento de estudo!

Entre os tópicos de Exatas que mais caem no Enem, estão:

  • Combinação simples: um tipo de agrupamento da análise combinatória. Para a resolução dos problemas existe uma fórmula geral para encontrar as quantidades de combinações simples de um conjunto. Veja só:

Cn,p =      n!     
p! (n – p)!

Onde:
n é quantidade de elementos de um conjunto;

p é a quantidade de elementos que formarão os agrupamentos. Ele é sempre menor ou igual a n.

Na prática, a resolução seria da seguinte forma:

n = 4
p = 3
C4,3 =       4!     
3! (4-3)!

C4,3 = 4 . 3!
3! . 1

C4,3 = 4

  • Áreas e Volumes: são um dos cálculos que mais caem na prova na área de geometria plana e espacial. Normalmente, é apresentada uma foto ou figura de algo concreto e para resolver é necessário aplicar os seus conhecimentos em área e volume. Para isto, é necessário saber os seus significados e como calcular:
  1. Área: delimitação interna de um polígono. As mais comuns são: retângulo (base x altura), quadrado (lado x lado), triângulo (base x altura), losango (diagonal maior x diagonal menor) e círculo (pi x r²);
  2. Volume: um sólido que ocupa o espaço de um polígono ou uma forma geométrica. É necessário levar em consideração as três dimensões. Veja como são feitos os cálculos:

Prisma retangular

V = a . b . c

Prisma com base triangular

V = a . b . c
2

Cilindro

V = π . r2 . a

Cone

V = π . r2 . a
3

  • Distância entre dois pontos: o conceito é de que a menor distância de dois pontos é dada por uma reta. Na Geometria Analítica eles são inseridos em um plano cartesiano e recebem coordenadas, a partir de onde é possível encontrar o valor da distância entre estes dois pontos;
  • Juros compostos: são juros sobre juros. A taxa sempre deve ser aplicada à soma do capital mensalmente;
  • Fórmulas de trigonometria: estuda as relações existentes entre os lados e os ângulos de um triângulo retângulo. São elas: seno, cosseno e tangente.

Matemática no YouTube para o Enem

Só nos canais! Muitos conteúdos do Ensino Médio são abordados em alguns canais na internet com muita qualidade!

Com certeza, você já deve ter estudado todos os conteúdos listados acima no Ensino Médio, mas se não se recorda muito bem deles, a tecnologia pode te ajudar. Nos dias de hoje, ficar horas tentando decorar fórmulas não é uma boa ideia. No YouTube é possível encontrar uma infinidade de canais dedicados aos estudos de matemática para o Enem.

As aulas normalmente são dinâmicas e conduzidas por professores conceituados e até mesmo alunos que se deram bem na prova do Enem. Pra você não gastar o seu precioso tempo procurando pelos canais mais interessantes, separamos uma lista com cinco que farão toda a diferença na hora dos seus estudos. São eles:

  • Matemática Rio: conduzido pelo professor Rafael Procópio, o canal conta com mais de 1,6 milhão de inscritos. A matéria é ensinada de forma simples e clara para que os candidatos possam aprender (em minutos) mesmo aqueles conteúdos mais complicados. No quadro Dica de Matemática – Todo Dia, por exemplo, com papel e caneta colorida ele tira dúvidas de cálculos simples como: porcentagem, divisão e regra de três, entre outros;
  • Lucas Felpi: o estudante de 17 anos se destacou na prova do Enem 2018 por tirar nota 1000 em redação e 998 em matemática. Seu canal tem pouco tempo, mas já conta com milhares de inscritos. Em seus vídeos, Lucas disponibiliza táticas e estratégias para se dar bem no Enem. Um canal de estudante para estudantes;
  • TV Escola – Hora do Enem: o canal de televisão do Ministério da Educação possui um programa exclusivo para o Enem que é disponibilizado gratuitamente no YouTube. Os vídeos contam com cerca de 25 minutos que são iniciados com uma encenação dando introdução ao assunto. Logo após, o apresentador, Land Vieira recepciona um convidado que realiza resoluções explicativas;
  • Professor Umberto Mannarino: ele tenta passar para o estudante que a matemática não é um bicho de sete cabeças e os estudos podem ser conduzidos sem medo. Para isto, ele apresenta estratégias que fizeram com que tirasse uma boa média no Enem, sem ter participado de cursinho preparatório e tendo concluído o Ensino Médio quatro anos antes.

Como posso estudar de graça para o Enem?

Está sem dinheiro para investir em um cursinho preparatório para o Enem ou, então, um professor particular? Sem problemas. Com os canais do YouTube listados acima e com um bom plano de estudos é possível se dar bem na prova.

Para isto, montar um cronograma de estudos é indispensável. Ele funcionará como um mapa que te guiará da melhor forma possível. Para tanto, escolha o local onde o montará, pode ser em um quadro ou em folhas coladas na parede do seu quarto.

Ajuda! Com alguns sites e aplicativos é possível organizar sua planilha de estudos!

A tecnologia também pode te ajudar, existem diversos sites e aplicativos que você podem criar uma planilha de estudos. Alguns deles são: Google Agenda, Google Keep, Trello, entre outros.

Depois de escolhido o local, você pode iniciar a montagem do seu plano de estudos. Para isto, anote exatamente tudo: conteúdos que precisa estudar (estipule dias e horários), horário para descanso, lazer e pausas para refeições.

Isso mesmo, não basta apenas programar os seus estudos, é importante programar todo o seu dia a dia. E lembre-se, ficar horas e horas estudando pode deixar a sua rotina cansativa e, em vez de evoluir, irá regredir.

Com o passar do tempo, vá analisando e mudando o seu cronograma, se houver necessidade. Mais perto da prova do Enem se concentre nas revisões.

Quem pretende estudar em casa, a plataforma FGV (Fundação Getúlio Vargas) disponibiliza um material gratuito exclusivo que pode te ajudar na preparação para o Enem. A página “FGV Ensino Médio” conta com as quatro áreas do conhecimento exigidas no exame, entre elas, a tão temida matemática. Ao final de cada aula, o estudante também pode resolver questões de autoavaliação, além de ver quantas acertou, a resposta correta e um comentário explicativo do gabarito.

Como me preparo para a prova de matemática do Enem?

Se matricular em um cursinho preparatório para o Enem pode ser uma boa alternativa, mas isso depende do seu objetivo e quanto de acertos você precisa ter. Por exemplo, quem pretende se candidatar ao ProUni e ao Sisu, quanto maior a nota, maiores as chances de conquistar uma boa colocação. Afinal, você não quer que a matemática te distancie do seu sonho, não é mesmo?

Nestes casos, o cursinho vale a pena. Por outro lado, para se inscrever para o Fies é necessário apenas participar do exame. Neste caso, não seria interessante pagar para ter aulas particulares.

Outras opções! Ter acompanhamento de um professor particular é uma alternativa que irá refletir positivamente em seu resultado!

Um professor particular de matemática também pode ser uma alternativa, pois ele focará na superação dos seus pontos fracos. É possível encontrar professores online de matemática na comunidade Superprof, por exemplo. A plataforma atua como uma ponte entre o aluno e o professor.

Mais do que entender conteúdos da matemática é necessário aplicar as fórmulas. Por isso, quanto mais exercícios de edições anteriores do Enem você fizer, melhor. Afinal, o exame conta com um modelo próprio de avaliação. Chegar no dia da prova sem entender como ela funciona fará com que você perca muito tempo e nós sabemos que o tempo é um fator crucial.

Conteúdo e estratégia são importantíssimos. Para isso, a prática é essencial para que você melhore o seu tempo de resolução das questões.

Procure por sites que disponibilizem simulados que se assemelhem ao dia da prova. Desta forma, você poderá identificar os seus pontos fracos e fortes. Além disso, essa método de estudos pode fazer com que você se acostume com o tempo limitado e o ambiente de pressão por conta de tempo e não se desespere no exame.

Pronto para arrasar na prova de matemática do Enem?

Viu como não precisa se desesperar com a matemática? O caminho é longo, mas com planejamento e muita dedicação aos estudos é possível conquistar o resultado esperado.

Existem vários casos de sucesso e esta realidade também pode ser sua. Mesmo que a matemática nunca tenha sido o seu forte.

Pratique muito e arrase na prova. Bons estudos!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar