Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Melhores canais do youtube de matemática para o ENEM

De Erico, publicado dia 24/06/2019 Blog > Apoio Escolar > ENEM > Aulas de Exatas na internet para Exame Nacional

E aí, fez a sua inscrição para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), deu aquela olhadinha no edital e simplesmente não sabe por onde começar? Pra completar, a grana está curta e não tem como pagar um professor particular para o Enem? Além disso, o que mais te deixa nervoso no exame é a prova de matemática? Não tem problema. A dica é se organizar, planejar tudo o que precisa estudar e reservar algumas horas diárias para estudo. 

Lógico que não é necessário ficar o dia todo tentando decorar regras e fórmulas. Contar somente com livros impressos, apostilas e anotações no caderno já viraram, de certa forma, coisas do passado. Uma ótima ideia é intercalar esse aprendizado com alternativas mais dinâmicas. Nos dias de hoje, os estudantes têm à disposição a tecnologia da informação como aliada em sua expansão do conhecimento.

Os recursos online facilitam os estudos, justamente por essa dinâmica nos conteúdos acadêmicos. Existem várias plataformas disponíveis na internet com conteúdo pago. Mas, nada melhor do que estudar de graça e conquistar resultados expressivos. Para isto, o YouTube está no ar com vários canais totalmente voltados para os estudos.

Esses canais contam com professores ou até mesmo estudantes que se deram bem na prova do Enem e que exploram de uma forma mais simples as fórmulas mais complicadas.

Grande parte deles abordam os conteúdos de forma divertida, o que facilita o entendimento da matemática e não apenas aquela decoreba que pode ser esquecida em um momento de nervosismo no momento da realização da prova.

Com isso, você não precisa encarar os estudos como uma atividade desgastante e, tampouco, ficar exausto de tanto ler, bem como tentar decorar. 

Pra lhe ajudar a passar na prova de matemática do Enem separamos os melhores canais do YouTube para você aprender com mais leveza e praticando muito. Vamos nessa!

O canal do Prof. Rafael Procópio

Com mais de 1,6 milhões de inscritos, o professor Rafael Procópio administra o Canal Matemática Rio. Ele é especialista em matemática e já ganhou o prêmio Youtube CreatorCamp.

O projeto Matemática Rio tem como intuito ensinar a matemática de uma forma diferente, com propriedade e profundidade, os inúmeros conteúdos da disciplina.

Pelo canal do YouTube é possível ter acesso a aulas online totalmente grátis. A ideia é que os estudantes aprendam em alguns minutos de forma descomplicada, até mesmo aqueles conteúdos considerados difíceis. O professor procura preencher todas as lacunas da matemática básica (e do Ensino Médio) que os estudantes possuem.

Estude à vontade! As aulas de matemática do professor Rafael são todas gratuitas!

No canal você pode encontrar vídeos sobre a história da matemática, questões de matemática explicadas, dicas de matemática para facilitar o entendimento, cursos de cálculo, assuntos que mais caem na prova de matemática, além de paródias acerca da matéria. E tudo isso para montar um bom plano de estudos para o Enem sem precisar de aulas particulares.

Além disso, no canal é possível encontrar playlists, como as seguintes:

  • RevisEnem: resolução de questionamentos que já caíram em outras edições. Durante a solução das questões de exames anteriores ele apresenta primeiramente a interpretação e logo após dá os caminhos para calcular e chegar ao resultado correto;
  • Dica de Matemática – Todo Dia: com papel e caneta colorida o professor tira dúvidas de cálculos simples e mais rápidos, como: Regra de Três simples, Porcentagem em Três Segundos, Divisão de Cabeça, entre outros;
  • Matemática – Todas as questões resolvidas: uma série de vídeos separados por ano. O professor resolve todas as questões de cada edição do Enem. Desta forma o estudante pode ter contato com a maneira que o exame cobra os diversos conteúdos de matemática, além de poder utilizar também o tópico para a sua revisão do Enem.

Veja como estudar de graça para o Enem!

Canal no youtube do Lucas Felpi

Com 17 anos de idade, Lucas Felpi se destacou na prova, conseguiu um importante resultado no Enem 2018 quando tirou nota 1000 na redação e 998,7 em matemática.

O jovem ficou famoso nas redes sociais e, devido aos milhares de estudantes que o procuravam pedindo dicas, Lucas lançou uma cartilha de como se dar bem na escrita do texto

Além disso, ele criou um canal no YouTube há quatro meses que já conta com 110 mil inscritos. Como se trata de um canal novo, ainda são poucos os vídeos sobre matemática, mas para quem está estudando é interessante acompanhar um exemplo que deu certo. Enfim, trata-se de um canal de estudante para estudantes.

Entre os vídeos disponibilizados estão:

  • Como estudar matemática: são cinco dicas de como se organizar para esta tarefa e como se preparar para a prova do Enem;
  • Como eu tirei 988,7 em matemática no Enem: Lucas apresenta várias táticas e estratégias que usou na prova e que podem auxiliar os estudantes;
  • Resolvendo matemática do Enem: uma série de vídeos com resoluções da prova de matemática por caderno.

Saiba como se preparar para o Enem.

TV Escola – Hora do Enem

Você já deve ter assistido ou ouvido falar da TV Escola, um canal de televisão brasileira, em parceria com mais de 40 emissoras, pertencente ao Ministério da Educação e operado pela Acerp (Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto).

Pois é, o canal conta com um projeto direcionado aos estudantes que pretendem prestar o Exame Nacional do Ensino Médio.

A Hora do Enem conta com episódios que têm como intuito facilitar a vida de quem precisa estudar para se dar bem na avaliação. Na TV a transmissão é realizada todos os dias, às 18h, com uma hora de duração e uma maratona no final de semana. Para se ter uma ideia, durante o ano são discutidas cerca de 300 questões.

Todo o conteúdo é acessível pela internet e pode ser assistido pelo smartphone, tablet ou computador. E o melhor, considerado um dos produtos de maior audiência da emissora, o programa apresentado por Land Vieira, também é disponibilizado no YouTube totalmente gratuito. Sem deixar de lado o bom humor, os personagens transformam o momento de estudos em um clima jovem e descontraído.

Várias opções. Todo o conteúdo pode ser assistido tanto pelo computador, como também pelo tablet e smartphone!

Os episódios no YouTube tem duração de, em média, 25 minutos e normalmente começam com uma encenação que dá introdução ao assunto a ser abordado. Logo após, Land Vieira recepciona um convidado que sempre realiza resoluções explicadas – algo semelhante ao estilo tão conhecido do Telecurso 2000.

O programa ainda conta com entrevistas com convidados e, dias antes das provas, são disponibilizadas revisões onde os professores falam sobre as principais tendências e fazem as suas apostas para a edição.

No canal, os estudantes podem encontrar conteúdos como: ângulos e logarítimos, análise combinatória, porcentagem, entre outros. Até mesmo problemas mais simples e primordiais são abordados como: adição e subtração, razão e proporção.

Estudando com o youtuber Umberto Mannarino

Durante a sua preparação para o Enem, não deixe de dar uma olhada no canal Exatas Exatas do professor Umberto Mannarino. O educador ensina matérias de humanas como se fossem exatas e vice-versa.

Desta forma, o estudante tem acesso a aulas que buscam ensinar de maneira prática e acessível como funcionam as coisas. O professor mostra que a matemática não é um bicho de sete cabeças e não é necessário o estudante ter medo.

Outras matérias! Nas aulas é possível ter acesso a conteúdos de outras matérias que podem ser abordados nas questões de matemáticas!

Em um de seus vídeos ele mostra como tirou uma boa média sem ter cursado aulas para o Enem, e mais, quatro anos depois de ter concluído o Ensino Médio e longe do ambiente de vestibular.

Ele apresenta, também, estratégias que funcionaram e que podem se encaixar no seu plano de estudos para o Enem

Entre as suas playlists estão:

  • Estratégias para arrasar no Enem: nessa playslist estão reunidos vídeos que falam sobre o edital (o que deve ou não mudar), como você deve estudar pra tirar mais que 800 em matemática, estratégias de resoluções do Enem, pegadinhas que sempre caem, entre outros;
  • Revisão de matemática: principais conteúdos de matemática que caem na prova do Enem;
  • Playlist da aprovação: entre os vídeos estão como ele aprendeu matemática para o Enem, pirâmide de assuntos para aprender matemática (uma lista com sequência de assuntos por ordem de dificuldade para que os estudantes iniciem pelo básico para entenderem o mais difícil). A playlist também inclui vídeos mais específicos como conversão de unidades de medida e de tempo, cálculo de área de figuras geométricas ou como fazer contas grandes de cabeça, entre outros.

Do mesmo modo, no canal é possível encontrar: matemática básica, resoluções de provas, revisão e até mesmo dicas de estudo, alimentação, saúde e bem-estar.

Agora é hora de partir para ação!

Estes são alguns dos principais canais presentes na plataforma do YouTube de forma gratuita e que tornam o processo de preparação muito mais fácil.

Mais do que refazer as questões de anos anteriores é necessário ter em mente tudo o que pode cair na prova de matemática, saber interpretar as perguntas e entender como aplicar as inúmeras fórmulas da matéria de forma mais eficaz. Afinal, é muito melhor compreender a matemática do que ficar apenas na decoreba.

Por dentro do que vai cair! As videoaulas ajudam na compreensão das fórmulas mais recorrentes na prova de Exatas!

Você tem agora uma lista de canais no YouTube que podem lhe ajudar a trilhar esse caminho com sucesso, arrasar no dia da prova e chegar a um excelente resultado no Enem.

Ah, já ia me esquecendo, mais próximo da data do exame aproveite também esses canais para fazer uma revisão caprichada e boa sorte!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar