Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como se preparar para a prova de matemática do Exame Nacional

De Erico, publicado dia 28/06/2019 Blog > Apoio Escolar > ENEM > Organizando-se para o teste de Exatas do Enem

Criado para avaliar a qualidade do ensino e gerar políticas públicas de educação no Brasil, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) cresceu com o passar dos anos e hoje é a principal porta de entrada no Ensino Superior.

Com a avaliação sendo utilizada para programas do Governo Federal, como: Fies (Financiamento Estudantil), ProUni (Programa Universidade para Todos), Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e Sisutec, o Enem passou a ser considerado “o maior vestibular do país” e, por conta disso, as exigências aumentaram.

Mas, pra muita gente que fez a inscrição do Enem, a prova de matemática costuma ser a grande vilã, sendo temida por grande parte dos alunos.

No exame, o estudante tem que dar conta de 45 questões da disciplina com vários níveis de dificuldade. Gráficos, tabelas, esquemas e infogramas que precisam ser interpretados com cuidado. Mas, somente interpretação não basta. O candidato deve aplicar conhecimentos específicos.

Não tem ideia por onde começar a sua preparação para o Enem? Tenha calma, porque tudo tem solução. Para não dar um nó completo na cabeça naquele momento em que você for encarar as questões do exame é importante planejar os seus estudos com antecedência e seguir um cronograma.

Por isso, separamos algumas opções para você se organizar, seja com cursinho preparatório, professor particular para o Enem ou até mesmo sozinho. A palavra de ordem é disciplina!

Cursinho preparatório para o Enem

Antes de se matricular em um cursinho preparatório para o Enem, é importante que você avalie alguns aspectos, principalmente se a nota no exame servir para conseguir bolsas de estudo, financiamento e vagas em universidades públicas.

Principais regras! Não deixe de verificar se com a nota obtida na prova do Enem será possível conseguir uma bolsa de estudo!

Cada um desses programas contam com regras específicas. Veja algumas delas:

  • ProUni: a nota do Enem anterior é utilizada para seleção dos candidatos que precisam ter uma média de, pelo menos, 450 pontos na pontuação das provas do exame. Além disso, o estudante não pode zerar na redação. Porém, quanto maior a nota, maiores as chances de conseguir uma bolsa;
  • Sisu: para a classificação de candidatos, as vagas em universidades públicas é utilizada a nota do Enem. Quanto maior a nota, maiores as chances de conquistar uma boa colocação. Assim como no ProUni, é considerado o Enem do ano anterior, mas é necessário apenas obter nota maior que zero na redação para participar;
  • Sisutec: parecida com o Sisu, mas neste caso, as vagas são para cursos técnicos gratuitos. Também é necessário ter realizado o Enem no ano anterior e pode participar quem obteve nota maior que zero na redação;
  • Fies: com o financiamento estudantil, os candidatos podem começar a pagar a universidade após formado. Para participar, não existe nota de corte do Enem, basta participar do exame;
  • Certificado do Ensino Médio: é necessário obter mais de 450 pontos em cada uma das áreas do conhecimento e mais de 500 pontos na redação.

Dependendo de seu objetivo, garantir uma nota maior é uma grande chance de ingressar em uma faculdade. Quem vai tentar uma vaga no ProUni ou no Sisu, o curso preparatório de Matemática é uma boa ajuda. Afinal, se esta é a sua maior dificuldade, vale a pena investir para se preparar da melhor forma e arrasar na prova.

Caso esta seja a sua escolha, fique sabendo que tal cursinho é bem diferente das aulas do Ensino Médio. O objetivo é focar nos assuntos que mais caem no Enem. Além disso, muitas vezes você vai encontrar exercícios que combinam mais de uma matéria.

Por outro lado, os alunos que ainda estão no Ensino Médio e se preparando para o vestibular precisam avaliar bem se o cursinho valerá a pena.

Fique esperto para não se sobrecarregar e ter uma rotina muito cansativa de estudo, com as aulas regulares, cursinho pré-vestibular e cursinho do Enem. Isso pode prejudicar o seu desempenho, em vez de ajudar.

Estude com um professor particular

Nada melhor do que ter aulas particulares para o Enem com um ensino sob medida. Principalmente pra você que arrepia o cabelo só de lembrar de determinados assuntos da matemática.

Um professor particular pode proporcionar isto. As aulas possuem foco específico para atingir um objetivo que seria superar os seus pontos fracos. Com as técnicas de estudos corretas, você poderá assimilar da melhor forma os conteúdos do Enem e se dar bem no dia da prova.

As aulas normalmente são ricas e contam com explicações detalhadas, o que proporciona um aprendizado mais dinâmico. Para encontrar um professor que se adeque ao que você procure, não tenha vergonha de perguntar a um colega e pedir dicas para aquele que já cursou.

Pesquisando opções! Muitas pessoas buscam informações de aulas particulares com os próprios amigos e familiares!

Pra você que gosta de tecnologia, é possível encontrar professores de matemática online pela comunidade Superprof. A plataforma atua como uma ponte entre o professor e o aluno, de forma segura e eficiente. Para se ter uma ideia, 94% dos alunos encontram um professor em até 24 horas.

Estudar sozinho e se preparar bem

Mas se a grana está curta, não se preocupe, porque também é possível estudar em casa montando um bom cronograma de estudos. Com ele, você poderá organizar o seu tempo e, para isso, leve em consideração o tempo que vai dedicar às leituras e exercícios, sem deixar de fora as suas necessidades de lazer.

Defina o seu objetivo final e distribua seu estudo por etapas. Uma dica é que você inicie sempre pelo mais básico e vá evoluindo para os conteúdos mais complicados.

Caso você trabalhe durante o dia, é interessante, começar pelos pontos mais complicados e deixar os mais fáceis para mais perto da hora de ir pra cama – momento esse em que estará mais cansado.

O cronograma de estudos é necessário, pois ele funcionará como um mapa e te guiará pelo melhor caminho. Sem ele você ficará dando voltas, sem um objetivo.

É importante que você defina onde ficará o seu plano de estudos para o Enem. Ele precisa ficar em um local visível que pode ser em quadro, folhas de papel na parede seu quarto ou até mesmo nos aplicativos. Nos dias de hoje, existem uma série deles que podem ser baixados pelo Google Play ou App Store, como: Google Agenda, Google Keep, Evernote, entre outros. Ainda existe o site Trello onde é possível organizar os seus estudos por quadros com os assuntos específicos.

A sua dúvida agora deve ser: como vou estudar sozinho e entender o que preciso pra me dar bem na prova de matemática do Enem? Essa é fácil. Primeiramente, leia atentamente o edital e prepare o seu plano de estudos baseado nele.

A internet está aí para lhe ajudar.  A FGV (Fundação Getúlio Vargas), por exemplo, é reconhecida em todo o país por oferecer cursos de graduação e pós-graduação com excelência. Em seu site é disponibilizado gratuitamente o “FGV Ensino Médio”. Os conteúdos são divididos por cursos e, ao final de cada aula, são exibidas questões de autoavaliação.

Revisando! Na internet, é possível encontrar excelentes canais que apresentam resoluções comentadas das questões do Enem!

Já a TV Escola, um canal de televisão do Ministério da Educação, conta com o quadro Hora do Enem. Quem não consegue acompanhar pela TV pode ter acesso pelo site ou pelo canal do YouTube. Os episódios são bem humorados e em cada episódio um convidado é recepcionado para realizar resoluções explicativas das questões. Próximo à data das provas é disponibilizada revisão para o Enem.

No YouTube ainda podem ser encontrados canais como Matemática Rio, do professor Rafael Procópio, que explica matemática de forma leve e sem dor de cabeça. A intenção é que os estudantes aprendam conteúdos difíceis em poucos minutos.

Os estudantes podem encontrar: questões explicadas, dicas de matemática, cursos de cálculos e paródias. Outros bons exemplos de canais são os dirigidos por: Umberto Mannarino e Lucas Felpi.

Simulados e provas anteriores

É importante que você tenha em mente que o Enem tem um modelo próprio de avaliação, que se difere de vestibulares. A diferença se inicia desde o número de questões até o conteúdo cobrado.

Assim, chegar no dia do exame sem entender como ele funciona pode te roubar um tempo precioso. E tempo é algo que você precisa poupar porque a prova tem a hora final exata em que deve ser concluída.

Para se sair bem no Enem é imprescindível ter conteúdo e estratégia. Então, a prática é essencial. Só assim vai saber como usar melhor o seu tempo.

Dê preferência a algo que simule de forma mais próxima as condições do dia da prova. Você poderá identificar os seus pontos fortes e fracos. Uma das formas de fazer isso é contando com simulados de todas as matérias, inclusive de matemática. O site também disponibiliza provas, gabaritos e resoluções comentadas de edições anteriores.

O Enem exige um bom preparo psicológico por se tratar de um grande número de questões que devem ser resolvidas em um tempo limitado em um ambiente com pressão. Por isso, se familiarizar com essa situação vai garantir com que você fique mais calmo no dia da prova.

Estar pronto! O ideal é se preparar o quanto antes para a prova e, assim, sentir mais tranquilidade para o grande dia! 

Quanto antes começar, melhor!

Com essas dicas, não perca tempo e comece agora a se preparar para conseguir um bom resultado no Enem. Seja com cursinho preparatório, professor particular ou sozinho, é possível, sim, deixar de encarar a matemática como vilã e mandar bem no exame.

É claro que cada candidato precisa de um determinado tempo para assimilar o conteúdo, mas nada melhor do que você mesmo para dar o primeiro passo e definir qual será o seu foco e do que precisa para chegar até ele.

Bons estudos e ótima prova!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar