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Quais as questões do Exame Nacional do Ensino Médio ?

De Ana, publicado dia 16/10/2019 Blog > Apoio Escolar > ENEM > Perguntas que mais caem no Enem por área de conhecimento

O Enem é um modelo de avaliação não muito tradicional, e bastante diferente do que estamos acostumados a ver em outros vestibulares. Nele não basta decorar fórmulas e conceitos, o candidato precisa dominar diferentes áreas de conhecimento.

Ao longos dos anos, o Exame Nacional do Ensino Médio tem atraído um número cada vez maior de estudantes desejando ingressar nas melhores universidades do país! 

Muitas universidades de prestígio adotaram os resultados do exame como critério para selecionar os candidatos com melhor desempenho nas avaliações.

Conquiste sua vaga no Enem se preparando para as provas. Confira nossas dicas!

O que mais cai no Exame Nacional do Ensino Médio?

O Exame Nacional do Ensino Médio tem o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes que concluíram o Ensino Médio.

Estude bastante antes de fazer a prova enem! Use e abuse da tecnologia, a internet disponibiliza bastante simulados enem!

O maior vestibular do país é dividido em quatro grandes áreas de conhecimento, são eles:

  1. Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  2. Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  3. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  4. Matemática e suas Tecnologias;

A divisão por área de conhecimento foi feito para facilitar a avaliação da banca e analisar o que o cada candidato domina na área de matemática, linguagem, ciências naturais e humanas.

Entenda cada área de conhecimento do Enem:

Ciências Humanas e suas Tecnologias – compreende as disciplinas História, Geografia, Filosofia e Sociologia

Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Química, Física e Biologia

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Língua Portuguesa, Literatura Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.

Matemática e suas Tecnologias – Matemática

O Enem também avalia se o candidato é capaz de redigir uma redação respeitando a norma culta da língua. Uma dica: se mantenha atualizado nos acontecimentos do Brasil e no mundo. Um desses acontecimentos pode ser um dos temas de redação enem!

Descubra como estudar para o Enem por matéria!

Quais os temas de história do Exame Nacional do Ensino Médio?

Não há necessidade de perder suas noites de sono estudando para a prova de história, se você elaborar um bom planejamento.

A Era Vargas e Ditadura Militar são temas que aparecem com certa frequência no vestibular.

Também são temas de história: Revolução industrial, política indigenista no Brasil, Reforma Protestante, Brasil Colônia, Missões Jesuíticas, República Oligárquicas, Revolução Industrial, Segunda Guerra Mundial, Eleições e a Nova Constituição do Brasil, entre outros temas.

Saiba como estudar para o Enem. Tente não surtar com tantas leituras de história. Monte um bom plano de estudos!

As questões de história do enem servem para testar seu desempenho. Siga nossos conselhos para se sair bem na prova:

  • Leve em consideração todo o conteúdo exigido no edital, dando atenção especial aos assuntos que mais caem no enem.
  • Faça os simulados enem das edições anteriores. Isso pode ajudá-lo a compreender o nível de cobrança das questões de história;
  • Ao fazer o simulado enem, anote seus erros e acertos para que possa identificar os temas enem que você tem mais dificuldade;
  • Leia bastante. Até mesmo as provas de exatas exigem de seus candidatos bastante reflexão, interpretação, análise de gráficos e tabelas;
  • Leias todas as competências disponíveis no edital enem! 

Já sabe quais as matérias de Ciências Humanas e suas Tecnologias que mais caem no ENEM? Confira aqui!

Estudar biologia para o Exame Nacional do Ensino Médio

Com base nas edições anteriores, organizamos um plano de estudos Enem com os assuntos que mais caem em Biologia.

Primeiro mês

  • Conceito básico da biologia;
  • Método Científico e Origem da Vida;
  • Conceitos básicos em Ecologia;
  • Dinâmica de população;

Segundo mês

  • Cadeias, pirâmides e teias alimentares;
  • Relações ecológicas;
  • Sucessão ecológica;
  • Biomas;

Terceiro mês

  • Água e sais minerais;
  • Vitaminas, carboidratos e lipídios;
  • Proteínas e atividades enzimáticas;
  • Tipos de células;
  • Membranas plasmáticas;

Quarto mês

  • Ciclos biogeoquímico;
  • Organelas e estruturas citoplasmáticas;
  • Respiração celular e fermentação;
  • Quimiossíntese e Fotossíntese;

Quinto mês

  • Teorias evolutivas;
  • Especiação;
  • Primeira Lei de Mendel e os casos especiais;
  • Heredogramas e probabilidades;

Comece seus estudos Enem com um ano de antecedência!

Sexto mês

  • Síntese proteica;
  • Núcleo interfásico e divisão celular;
  • Gametogênese;
  • Noções de embriologia;
  • Sistema Rh;

Sétimo mês

  • Sistemas sanguíneos e polialelia;
  • Determinação sexual e genética do sexo;
  • Anomalias cromossômicas;
  • Segunda Lei de Mendel;

Oitavo mês

  • Interações gênicas
  • Embriologia humana e anexos embrionários;
  • Clonagem e exames de DNA;
  • Tecidos epitelial e conjuntivos;
  • Tecidos muscular e nervoso;

Nono mês

  • Introdução a taxonomia;
  • Classificação dos seres vivos;
  • Verminoses;
  • Digestão e respiração dos seres vivos;
  • Circulação e excreção dos seres vivos;
  • Reprodução dos seres vivos;

Décimo mês

  • Controle endócrino e nervoso;
  • Tecidos de sustentação, preenchimento e transporte;
  • Hormônios vegetais;
  • Impactos ambientais;

Confira também os temas mais frequentes do Enem que não podem faltar nas suas revisões de biologia no artigo: Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Enem.

O que é cobrado na prova de Química do Exame Nacional do Ensino Médio?

O Exame Nacional do Ensino Médio costuma trabalhar com longos enunciados, normalmente, contextualizados e centrados na interdisciplinaridade.

Isso significa que na mesma questão é possível ser cobrado duas ou mais áreas de conhecimento, por exemplo, química e biologia ou matemática e física…

Descubra o que cai no enem de química. A Química faz parte da área de conhecimento Ciências da Natureza e suas Tecnologias!

Com bases nas edições anteriores do ENEM, conheça os assuntos que mais caem no exame:

  • Estequiometria;
  • Conceito de misturas;
  • Soluções;
  • Unidades de concentração;
  • Eletroquímica;
  • Cadeias Carbônicas;
  • Oxidações;
  • Constante do equilíbrio;
  • Constante de ionização;
  • Deslocamento de equilíbrio;
  • Solução-tampão;
  • Constante de solubilidade;
  • Constante de hidrólise;
  • pH e pOH …

Um pouco sobre os conceitos da química

Substâncias puras são classificadas em simples e compostas.

As substâncias simples são formadas por átomos de um mesmo elemento químico. Por exemplo: o gás hidrogênio é formado por 2 átomos do elemento químico hidrogênio (H2).

A substâncias compostas são compostos formados por átomos de elementos químicos diferentes. Por exemplo: a água é uma substância composta formada por um átomo de oxigênio e dois de hidrogênio (H2O).

As misturas são classificadas em heterogêneas e homogêneas.

Misturas homogêneas são formadas quando um dos componentes tem a capacidade de dissolver o outro. Por isso, são classificadas dessa forma por apresentar uma única fase.

Exemplo: soro fisiológico (composto por água, glicose e cloreto de sódio)

Misturas heterogêneas são formadas quando um dos componentes não dissolve o outro, por isso, apresentam mais de uma fase.

Exemplo: Óleo e água (apresentam dois aspectos visuais)

Estudo das moléculas – Moléculas são agrupamentos de dois ou mais átomos, iguais ou diferentes, formadores de substâncias. Os compostos moleculares são classificados de acordo com sua polaridade, em:

Moléculas polares – quando  há diferença de eletronegatividade entre os átomos.

Moléculas Apolares – quando não há diferença de eletronegatividade entre os átomos.

Toda matéria é constituída por partículas minúsculas denominadas átomos!

Representação dos Elementos Químicos

O símbolo dos elementos químicos são representados pelas iniciais de seus nomes em latim. O ouro, por exemplo, vem do latim aurum e recebeu o símbolo Au atômico.

Representação de uma molécula do dióxido de carbono

Fórmula – CO2

Elementos envolvidos – Carbono (c) e Oxigênio (O)

Quantidade de átomos – 1 átomo de carbono e 2 átomos de oxigênio

Representação de uma molécula do ozônio

Fórmula – O3

Elementos envolvidos –  Oxigênio (O)

Quantidade de átomos – 3 átomos de oxigênio

Representação de uma molécula do ácido sulfuroso

Fórmula – H2SO4

Elementos envolvidos – Hidrogênio (H), enxofre (S) e Oxigênio (O)

Quantidade de átomos – 2 átomos de hidrogênio, 1 átomo de enxofre e 4 átomos de oxigênio

Descubra como se preparar para prova da ciência que estuda as reações químicas!

Quais as questões de física do Exame Nacional do Ensino Médio?

A física é uma ciência que estuda e explica a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais.

A disciplina de física está dentro a área de conhecimento Ciências da Natureza e suas Tecnologias!

Com base nas edições anteriores das provas do Enem, atenção aos seguintes assuntos:

  • Ondas;
  • Mecânica;
  • Eletricidade;
  • Hidrostática;
  • Óptica;
  • Acústica;
  • Calorimetria;

Exemplos de questões envolvendo os assuntos que mais cai no enem:

Exemplo de questão envolvendo calorimetria

Qual é a quantidade de calor sensível necessário para aquecer uma barra de ferro de 2 kg, de 20 °C para 200 °C ? Sendo o calor específico do ferro = 0,119 cal/ g°C. E fórmula para calor sensível Q = c.m.Δθ

Onde:

Q = a quantidade de calor sensível ( em cal ou J )

c = o calor específico da substância que constitui o corpo (em cal/g°C ou j/kg °C)

m = massa do corpo (em g ou kg)

Δθ = a variação de temperatura (em °C)

Sendo assim:

Q = ainda não sabemos a quantidade de calor sensível

c = o calor específico da substância que constitui o corpo é de 0,119 cal/g°C

m = massa do corpo é de 2 kg ( que em gramas equivale 200 g )

Δθ = a variação de temperatura (200°C – 20°C)

Aplicando a fórmula temos:

Q = c.m.Δθ

Q = 0,119 . 200 . 180

Q = 4284 cal

Exemplo de questão envolvendo velocidade do som

Uma determinada fonte de ondas sonoras está imersa em água, emitindo ondas a uma frequência de 320 Hz. Sabemos que o comprimento de onda das ondas produzidas pela fonte é de 100 cm. Determine a velocidade de propagação das ondas sonoras na água.

Adotando o princípio elementar da ondulatória, e estabelecendo que 100 equivale a 1 m, temos:

v = λ . f

v = 1 . 320

v = 320 m / s

Continue com as nossas questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Enem aqui!

Questões de matemática no Exame Nacional do Ensino Médio

O Exame Nacional do Ensino Médio está interessado em saber seu nível de entendimento nas diferente áreas de conhecimento, então, não perca seu tempo decorando fórmulas, concentre-se em aprender os conceitos da matemática.

As questões de matemática do enem servem para o candidato testar seu desempenho se baseando em diferentes competências!

As melhores perguntas de matemática para estudar para o Enem. Ao se inscrever no enem, confira todas as competências exigidas no edital.

Normalmente, as questões de matemática envolvem cinco grupos de conhecimento, são eles:

  • Conhecimentos numéricos;
  • Conhecimentos estatísticos;
  • Conhecimentos algébricos;
  • Conhecimentos geométricos;
  • Conhecimentos algébrico/geométricos:

Dentro desses grupos, há alguns temas que costumam se repetir no Enem:

  • Função do 1° grau e 2° graus;
  • Equações de 1° e 2° graus;
  • Grandezas Proporcionais;
  • Análise Combinatória;
  • Probabilidade;
  • Porcentagem;
  • Estatística;
  • Seno, cosseno e tangente;
  • Área, volume e perímetros;
  • Trigonometria;
  • Progressão geométrica e aritmética;

Exemplo de atividade envolvendo Análise Combinatória

Pode acontecer das questões do Enem solicitar o fatorial de um determinado número qualquer. Quando isso acontecer, saiba que o fatorial de um determinado número qualquer é representado pela fórmula:

n! = n . ( n – 1) . ( n – 2 ) . ( n – 3 ) … 1 !

Então, calcule 5!

Aplicando o conceito acima temos:

n! = n . ( n – 1) . ( n – 2 ) . ( n – 3 ) … 1 !

5 ! = 5 . ( 5 – 1) . ( 5 – 2 ) . ( 5 – 3 ) . ( 5 – 4 ) … 1 !

5 ! = 5 . ( 4 ) . ( 3 ) . ( 2 ) . ( 1 )

5 ! = 5 . 4 . 3 . 2 . 1

5 ! = 120

Exemplo de atividade envolvendo Probabilidade

Considerando todos os divisores positivos do numeral 30, determine a probabilidade de escolhermos ao acaso, um número primo.

Utilizando a fórmula da probabilidade P (x) = n (x) / n (s) 

Onde:

  • P(x) = A probabilidade de ocorrência do evento X
  • n(x) = Número de elementos do evento X
  • n(s) = Número de elementos no espaço amostral

Aplicando a fórmula 

Divisores de 30 ( 1, 2, 3, 5, 6, 10, 15). Portanto, temos um espaço amostral de 7 elementos, dos quais 3 são considerados números primos. Nesse sentido, a probabilidade de escolhemos ao acaso, um número primo dentro dos divisores do número 30 será dada pela fórmula:

P (x) = n (x) / n (s) 

P = 3/7

P = 0,42

A probabilidade de escolher ao acaso é 42 % de chance.

Atividade envolvendo Regra de Três

Exemplo 1 – Grandezas proporcionais

Um ônibus movido a energia solar consegue produzir 200 watts por hora de energia, com uma área de absorção de raios solares de 1,0 m². Ao ampliar essa área para 1,5. Qual será a energia produzida ?

Área   –   Energia 

1,0              200

1,5  ↓           x   ↓     ( o x é a nossa incógnita )

Perceba que se aumentar a área de absorção, a energia solar aumenta. Assim, as palavras grifadas ( aumentar e aumenta) indicam que as grandezas são diretamente proporcionais. 

Resolvendo a questão temos:

1,0 / 1, 5 = 200 / x

x = 1,5 . 200 / 1,0

x = 300

A energia produzida será de 300 watts por hora.

Exemplo 2 – Grandezas inversamente proporcionais

Uma bicicleta faz um determinado trajeto em 3 horas, deslocando-se a uma velocidade média de 200 km/h. Se a velocidade utilizada fosse de 300 km/h, em quanto tempo ele faria esse mesmo percurso?

Velocidade       Tempo

200                          3

300 ↑                       x ↓

Perceba que, o aumentar a velocidade, o tempo do percurso deve diminuir. Assim, as palavras grifadas ( aumentar e diminuir) indicam que as grandezas são inversamente proporcionais. 

Resolvendo a questão temos:

3/x = 300/200 -> Invertemos o termo seguindo a seta

300 x = 3 . 200

x = 600 / 300

x = 2

Uma bicicleta faria esse percurso em 2 horas

Não se esqueça de inserir esses e outros assuntos de matemática no seu plano de estudos enem!

Fique ligado no período de inscrição Enem no site Inep!

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