Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Escolher Inglês ou Espanhol no ENEM ?

De Camila, publicado dia 28/10/2019 Blog > Apoio Escolar > ENEM > Língua estrangeira inglesa e espanhola no Exame Nacional do Ensino Médio

Eis uma dúvida que pode acabar virando um monstro de sete cabeças para quem faz a inscrição para o Enem pela primeira vez: escolher inglês ou espanhol para a prova de língua estrangeira?

Claro que cada estudante tem um contato e uma relação diferente com os dois idiomas, o que resultará em decisões diversas na hora de marcar um ou outro na ficha de matrícula para o grande e temido fim de semana de provas do Exame Nacional do Ensino Médio.

Para agradar e ajudar tanto quem escolheu espanhol quanto quem escolheu inglês, e ainda dar uma força para quem ainda não faz ideia de qual opção marcar, preparamos essa matéria especial com informações sobre as provas de espanhol e inglês do enem!

Boa leitura!

Por qual motivo o ENEM tem prova de Espanhol e Inglês ?

Ao entrar para a universidade, saber outro idioma além do português pode abrir várias portas na vida acadêmica, vida profissional e até mesmo na vida social!

Para preparar os jovens para a próxima geração de futuros empreendedores, médicos, cientistas, engenheiros ou qualquer outro trabalho influente que eles escolherem, é preciso promover um ambiente que estimule o aprendizado multilíngue. Por esse e outros motivos que o Exame Nacional do Ensino Médio exige um nível intermediário de uma segunda língua para aqueles que desejam ingressar na universidade.

O que é o ENEM ?

A definição oficial – e mais fiável, obviamente – do ENEM contida no site do Ministério da Educação (MEC) é a seguinte:

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.

O Enem é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.”

Ainda em dúvida sobre qual idioma escolher para a prova de línguas do Enem?

Quantas questões de idioma tem no ENEM ?

Independente da escolha por Inglês ou Espanhol – feita na hora de inscrição para o exame – o aluno deve chegar preparado para encontrar o mesmo padrão na hora de enfrentar as questões de idiomas estrangeiros. Isso porque uma média de 5 questões de interpretação de texto, contendo um texto por questão.

Ou seja, o enem visa avaliar o caráter prático da utilização da língua estrangeira e não aspectos gramaticais específicos. Sendo assim, além de chegar no dia da prova afiado no idioma escolhido, o aluno também precisa ser bom de interpretação e análise de texto.

Livros de espanhol para te ajudar a estudar

Existem vários livros disponíveis no mercado para quem deseja aprender e praticar espanhol. Abaixo mostramos algumas opções que podem contribuir para suas horas de estudo:

  • Curso Interativo de Espanhol para o Enem – Curso composto por 17 capítulos que prometem ensinar o que o aluno precisa aprender sobre espanhol para conseguir fazer as provas do Exame Nacional.
  • Online Cursos Gratuitos – Dez apostilas disponibilizadas no site que ensinam e revisam o básico de espanhol.

Um professor de espanhol para o ENEM

Estudar sozinho pode ser bom por causa da flexibilidade. No entanto, muito jovens em fase de preparação para o Enem não possuem a disciplina ideal para seguir cursos de espanhol através de livros e apostilas de maneira autodidata.

Para garantir o bom desempenho na hora da prova, a melhor opção é a contratação de um professor de espanhol.

Ficou interessado em contratar um professor de espanhol para o Enem, mas não sabe onde encontrá-lo? A plataforma do Superprof possui dezenas de profissionais experts no assunto espalhados por todo o Brasil.

Como escolher entre espanhol e inglês no ENEM ?

A língua espanhol é muito mais próxima do português que a língua inglesa.

Para quem faz parte do grupo que só aprendeu português até hoje e precisa tomar uma decisão rápida sobre qual língua estrangeira escolher para o enem, preparamos algumas considerações que podem ser de grande ajuda.

Por que escolher o Espanhol no ENEM ?

O idioma da Espanha é muito mais parecido com o português que o idioma anglo-saxão, permitindo uma melhor compreensão dos textos e questões apresentadas na prova, mesmo quando não se domina quase nada da língua.

A verdade é que, para quem deixou para começar a estudar um idioma estrangeiro no ano de fazer o enem, o avanço do aprendizado da língua espanhola será muito mais rápido do que o do inglês.

Testes online para saber seu nivel de inglês

“A winner is a dreamer who never gives up”
Nelson Mandela

Diferentemente do que falamos sobre o espanhol, se você não sabe um mínimo de inglês, não é possível compreender o que a frase no idioma de Mandela quer dizer antes dela ser traduzida para o português. Se você não entendeu o que estava escrito na citação original e ficou preocupado com se seu nível de inglês é suficiente para passar na avaliação do enem, então que tal testar seus conhecimentos?

Vários testes de nivelamento de inglês (ou seja, para detectar o seu nível de domínio do idioma) podem ser encontrados na internet. O mais interessante de tudo isso é que a maioria deles é gratuita! Ficou interessado? Então confira algumas opções que podem ser muito úteis na hora de decidir o que estudar para melhorar o seu nível de inglês para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio:

  • Cambridge;
  • British Council Brasil.

Assim como todas as outras matérias, é preciso chegar bastante preparado para fazer a prova de inglês do Enem.

Como testar seu nivel de conhecimento em Espanhol ?

Assim como para o inglês, existem vários sites online que oferecem testes de nivelamento de espanhol. Se você pretende começar a estudar o idioma para fazer sua prova no enem e quer saber de antemão em qual o seu nível de domínio da língua, então corra, faça um desses testes e fique sabendo o resultado na hora mesmo!

Testes de nivelamento podem ser, dentre outros, encontrados nos seguintes sites:

  • Instituto Cervantes;
  • Espanhol na Rede.

Como é a prova de Inglês no ENEM ?

Na prova, são demandados do aluno três habilidades básicas:

  1. A capacidade de ler e interpretar textos em língua inglesa;
  2. Seu conhecimento geral, ou seja, o que você sabe sobre o que acontece no Brasil e no mundo que tenha relevância social, política, econômica e cultural;
  3. Sua capacidade de raciocínio em outra língua (neste caso, o inglês).

Optando pelo inglês para o ENEM

Superprof preparou algumas dicas para te ajudar a aprender e revisar o inglês para a prova do Enem que vão te deixar pronto para pontuar muito do grande dia!

Estudando para a prova de inglês do ENEM

A prova de inglês do Enem analisa apenas uma habilidade do aluno candidato a entrar na universidade: a compreensão de texto, também conhecida como interpretação de texto. Ou seja, quem faz o exame não precisa ouvir, falar ou escrever nada em inglês.

A principal dica para chegar tranquilo na hora do exame revisar refazendo questões que já caíram em avaliações dos anos anteriores dessa mesma matéria. As provas do Enem seguem um padrão. Mesmo que os textos e as perguntas não sejam os mesmos, se familiarizar com o estilo de conhecimento cobrado contribui muito na hora H!

O que cai na prova de Inglês no ENEM?

Para alcançar uma boa nota final na prova de inglês é preciso provar o domínio do vocabulário, a capacidade de atenção aos detalhes e o conhecimento sobre as atualidades culturais e político-sociais em escala mundial.

Ou seja, assim como todas as avaliações do Enem, a prova de inglês também propõe uma abordagem transversal sobre temas diversos. A diferença é que, desta vez, tudo é apresentado no idioma da Inglaterra ao longo de 5 questões.

Material online de inglês para o ENEM

Abaixo listamos para você uma pequena amostra do que pode ser encontrado nesta enorme rede de informação que é o mundo online da internet.

Estude bastante antes de fazer a prova enem! Use e abuse da tecnologia, a internet disponibiliza bastante simulados enem!

Youtube

Quem gosta de navegar pelo Youtube e passar horas na frente do computador ou do celular assistindo vídeos vai se deleitar com a quantidade de aulas disponíveis para quem se prepara para o enem. São muitos canais dedicados exclusivamente ao assunto que possuem aulas e dicas que preparam para a prova de inglês, tais como:

  • Brasil Escola;
  • Two for One English;
  • English in Brazil by Carina Fragozo;
  • ProEnem;
  • Curso Enem Gratuito.

Apostilas

Vários cursinhos de pré-vestibular publicam suas apostilas online e muitas delas são disponibilizadas gratuitamente, dentre eles:

  • Efivest Cursinho da Universidade;
  • Online Cursos Gratuitos.

Cursos online

Para quem aprender ainda mais enquanto se prepara para o Enem, cursos online também são uma boa opção de estudo. Alguns deles são:

  • Prime cursos;
  • Estratégia Concursos.

Livros de inglês para te ajudar a estudar

Confira abaixo uma breve lista com alguns deles:

  • Inglês Para o Enem – Guia de Estudo Com Respostas e Comentários (Amadeu Marques);
  • Inglês – Aprova Enem;
  • Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias IV – Língua Estrangeira Moderna – Inglês e Espanhol – Enem Nota Máxima (Volume 10);
  • Inglês – Coleção Enem e Vestibulares (Volume 12).

Optando pelo espanhol no ENEM

Preparamos ainda várias informações super úteis que vão te ajudar a se preparar para a prova de espanhol do Enem.

As questões de espanhol no ENEM

Agora que a escolha está feita, chegou a hora de enfiar a cara nos estudos e se preparar para a tão aguardada prova de espanhol.

Mas como trabalhar os textos e as questões que caem nela?

Dica de ouro: Leia primeiro as questões e depois o texto

Essa dica pode parecer boba, mas ela vai te ajudar a ganhar tempo na hora de fazer a prova. E quem já fez uma prova do Enem sabe que cada minuto vale ouro no grande dia.

Material online de espanhol para o ENEM

Para te ajudar a chegar afiado no Enem, vários materiais gratuitos podem ser encontrados na internet. Através deles você pode ter acesso a:

  • Conteúdo teórico;
  • Resolução de provas já aplicadas;
  • Dicas de como fazer a prova;
  • Aulas focadas no aprendizado do espanhol;
  • Aulas dedicadas à revisão para o Enem;
  • Dentre outros.

Exemplos:

  • Site Me Salva!
  • Canais no Youtube:
    – Stoodi – Enem;
    – QG do Enem;
    – Curso Enem Gratuito;
    – ProEnem
  • dentre outros.

Se você se sente mais confortável com a língua espanhola, então escolha-a para o enem!

Por que escolher espanhol na prova do ENEM ?

“La sabiduría nos llega cuando ya no nos sirve de nada.”
Gabriel García Márquez

Segundo o escritor espanhol Gabriel García Márquez, “a sabedoria só nos chega quando não nos serve para nada“. Você provavelmente deve ter compreendido a frase acima mesmo antes de mostrar-mos a sua tradução. Isso é um indício do porquê quem ainda não aprendeu a falar nenhuma língua estrangeira acaba escolhendo o espanhol na hora de fazer o enem.

Ou seja, como dissemos acima, se você não sabe nada sobre nenhum idioma, a escolha o espanhol para a prova de língua estrangeira do Exame Nacional do Ensino Médio pode acabar sendo a melhor opção.

O que cai na prova de espanhol do ENEM ?

Olhando para trás, conseguimos identificar dois pontos que merecem atenção e foco na hora de estudar, pois são recorrentes ao longo dos anos.

Ponto 1: espanhol e português não são iguais

Não podemos negar que os dois idiomas são muito parecidos sim, e que muitos aspectos das duas línguas são semelhantes. Mas daí achar que ambas são totalmente iguais é um erro.

Ponto 2: gêneros textuais

Como um dos objetivos das prova de espanhol do enem é avaliar a sua capacidade de compreensão de textos em língua estrangeira, então é preciso estar preparado para encontrar vários deles no grande dia. Isso quer dizer que vários gêneros também serão abordados, já que a prova não conterá 5 questões sobre um mesmo texto ou sobre vários textos com o mesmo gênero.

Depois de tanta informação e tantas dicas, você já se sente mais confiante para começar a estudar inglês ou espanhol para o enem?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar