Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Escolher espanhol para o ENEM

De Camila, publicado dia 28/10/2019 Blog > Apoio Escolar > ENEM > Língua espanhola para Exame Nacional do Ensino Médio

Duvido, portanto penso.”
Fernando Pessoa, poeta português

Chegou o grande dia da inscrição para o Enem e você precisa escolher um idioma para a prova de língua estrangeira: inglês ou espanhol?

Nessa hora bate um dúvida enorme, já que você não domina nenhum dos dois idiomas fluentemente. Com a adrenalina alta e uma vozinha atrás da sua orelha sussurrando a opção que você deve marcar, você acaba por escolher a língua espanhola.

E agora?

Por que escolher o espanhol como prova de língua estrangeira do Enem? Será que você fez a escolha certa?
Como é a prova de espanhol do Exame Nacional do Ensino Médio? Quais questões caem nela?
Qual a melhor maneira de estudar espanhol para o Enem? Quais materiais estão disponíveis para estudar e revisar o conteúdo?

Essas são apenas algumas das perguntas que rondam a cabeça, angustiam e tiram o sono de muitos dos candidatos ao Enem que optaram por fazer uma prova de língua estrangeira de espanhol.

Se esse é o seu caso, então pode abrir aquele sorriso de alívio, pois você veio parar na matéria certa: Superprof selecionou várias informações super úteis que vão te ajudar a se preparar para a prova de espanhol do Enem.

Preparado? Então boa leitura!

Confira também um guia que preparamos com informações sobre as provas de espanhol e inglês do enem!

As questões de espanhol no ENEM

Agora que a escolha está feita, chegou a hora de enfiar a cara nos estudos e se preparar para a tão aguardada prova de espanhol.

Mas como trabalhar os textos e as questões que caem nela?

Alguns textos que caem nesses testes de língua estrangeira podem acabar sendo super longos se comparados com as expectativas do aluno. Muitas vezes, tão extensos como um texto da prova de língua portuguesa.

A boa notícia é que as questões são apresentadas em português. Sim, o texto é em espanhol, mas as perguntas sobre ele são na nossa língua nativa. Ponto para o aluno!

Agora se você acha que deve começar por ler o trecho escrito apresentado em toda a sua extensão antes de atacar as perguntas, então você precisa rever sua tática para fazer uma prova de língua estrangeira do Enem.

Vamos te ajudar a gabaritar a prova de espanhol do enem!

Dica de ouro: Leia primeiro as questões e depois o texto

Essa dica pode parecer boba, mas ela vai te ajudar a ganhar tempo na hora de fazer a prova. E quem já fez uma prova do Enem sabe que cada minuto vale ouro no grande dia.

Ao invés de gastar 10 minutos lendo um texto enorme e tentando entender cada vírgula contida nele, que tal ler apenas as passagens que são cobradas em cada pergunta?

Algumas questões são muito simples, pois pedem para o candidato marcar a tradução em português de uma palavra ou expressão em espanhol contida no texto. Quando uma questão desse tipo é apresentada, ela também contém uma indicação de onde o termo se encontra no corpo da redação (primeira linha, segunda linha, terceiro parágrafo, etc.).

Então para que perder tempo lendo um monte de informação que você talvez nem precise se você pode ir direto ao ponto da questão?

Descubra porque o ENEM exige prova de língua estrangeira.

Material online de espanhol para o ENEM

As questões apresentadas na prova são bem genéricas, demandando um bom conhecimento do idioma espanhol de maneira geral. Para isso, o candidato precisa chegar no dia do teste dominando a leitura e a interpretação de textos para conseguir ter sucesso na hora de marcar a resposta correta.

Para te ajudar a chegar afiado no Enem, vários materiais gratuitos podem ser encontrados na internet. Através deles você pode ter acesso a:

  • Conteúdo teórico;
  • Resolução de provas já aplicadas;
  • Dicas de como fazer a prova;
  • Aulas focadas no aprendizado do espanhol;
  • Aulas dedicadas à revisão para o Enem;
  • Dentre outros.

Abaixo separamos algumas sugestões dentre as milhares encontradas online através de uma simples busca no Google.

10 apostilas para baixar no Online Cursos Gratuitos

Não menospreze o estudo do espanhol. Tenha uma rotina de estudos para pelo menos dominar o básico da língua e poder resolver as questões com tranquilidade”.
Online Cursos Gratuitos

Através das apostilas disponibilizadas no site Online Cursos Gratuitos, os estudantes têm a oportunidade de aprender o básico de espanhol para conseguir fazer uma boa prova.

Os temas das apostilas são:

  • 25 questões de língua espanhola,
  • Apostila de espanhol para concurso,
  • Curso espanhol básico,
  • Lista de questões de gramática de espanhol,
  • Interpretação de texto (fácil, médio e difícil),
  • Apostilas com exercícios.

Existem vários materiais gratuitos na internet para te ajudar a estudar espanhol para o enem.

Me Salva!: apostila de espanhol para download grátis

O site Me Salva! é dedicado a ajudar alunos em fase de preparação para o Enem. Além de material online gratuito para download, eles ainda oferecem cursos para aperfeiçoar o conhecimento daqueles que pretendem se lançar no Exame Nacional do Ensino Médio.

Como o espanhol é uma das matérias contidas na prova, o Me Salva! não poderia deixar de oferecer apoio aos estudantes que optaram por esse idioma na hora de fazer o teste de língua estrangeira.

Ter acesso ao conteúdo de espanhol do site é fácil, pois a página inicial é simples de ser navegada e contém as apostilas a serem baixadas.

Canais especializados na prova de espanhol do Enem no Youtube

Que atire a primeira pedra aquele estudante que se prepara para o Enem que ainda não procurou por canais no Youtube com aulas e dicas sobre como estudar e fazer provas de determinadas matérias!

Se você já buscou – e assistiu – por vídeos sobre as provas de matemática, língua portuguesa, física e química, então por que não procurar também por conselhos sobre como estudar e gabaritar o teste de língua estrangeira no idioma da Espanha?

Quer algumas sugestões? Então confira abaixo apenas alguns dos milhares de canais que podem ser muito úteis na hora de estudar:

  • Stoodi – Enem;
  • QG do Enem;
  • Curso Enem Gratuito;
  • ProEnem;
  • Descomplica;
  • Me Salva! Enem;
  • Aulalivre;
  • Kultivi;
  • Curso Online Gratuito.

Qual língua estrangeira escolher para o enem?

Por que escolher espanhol na prova do ENEM ?

O idioma da Espanha é muito mais parecido com o português que o idioma anglo-saxão, permitindo uma melhor compreensão dos textos e questões apresentadas na prova, mesmo quando não se domina quase nada da língua.

Quem começa a estudar uma língua estrangeira no ano de fazer o enem, tem um avanço do aprendizado mais significativo ao se dedicar ao idioma da Espanha. Exatamente por causa da sua proximidade ao português, a língua espanhola é assimilada mais rapidamente por nós lusófonos do que o inglês.

A língua espanhol é muito mais próxima do português que a língua inglesa.

Sendo assim, se você não sabe nada de nada de nenhum idioma, aconselhamos que você escolha o espanhol para a prova de idioma estrangeiro do Exame Nacional do Ensino Médio.

No entanto, é preciso se dedicar aos estudos para aprender a língua. Seja através de aulas de espanhol online, um curso com um professor particular de espanhol ou ainda com aula de espanhol em uma escola de idiomas, estudar e revisar é essencial para conseguir tirar uma nota boa na hora de prova de idioma estrangeiro do enem. Sem estudos, a suas chances de conseguir tirar uma nota boa para passar no exame acabam sendo extremamente baixas!

Aprender e revisar o inglês para a prova do Enem.

O que cai na prova de espanhol do ENEM ?

Ao acompanhar o histórico das provas de espanhol do enem, vemos que não existe um conteúdo específico que é cobrado. Mas então como se preparar para fazer um bom exame de língua estrangeira?

A maneira mais adequada é dando uma olhada exatamente nas provas antigas da matéria. Mesmo não possuindo um assunto específico demandado, elas acabam seguindo um padrão que pode ser facilmente compreendido pelo estudante em fase de preparação.

Olhando para trás, conseguimos identificar dois pontos que merecem atenção e foco na hora de estudar, pois são recorrentes ao longo dos anos. Ter em mente esse conteúdo na hora de fazer a prova de espanhol te permitirá responder às perguntas apresentadas com mais facilidade, segurança e rapidez. Sem contar que suas chances de ter sucesso pontuando alto serão bem maiores.

Mas quais pontos são esses?

Ponto 1: espanhol e português não são iguais

Não podemos negar que os dois idiomas são muito parecidos sim, e que muitos aspectos das duas línguas são semelhantes. Mas daí achar que ambas são totalmente iguais é um erro.

Vocabulário: falsos amigos

Por ser um erro recorrente dentre aqueles que não dominam bem o idioma e mesmo assim escolhem o espanhol na hora de fazer o enem, ele é sempre explorado em pelo menos uma questão da prova através dos falsos cognatos, ou seja, palavras e expressões que soam como em português, mas que possuem um significado completamente diferente.

Gramática

Existem ainda aspectos gramaticais que são diferentes do português. Por isso é importante também ter um conhecimento afiado em gramática. Mesmo que ela não seja cobrada direta e especificamente, ela é super importante na hora da compreensão de texto e, consequentemente, na hora de marcar a opção certa no gabarito.

É preciso ficar atento aos “falsos amigos” na hora de marcar a resposta certa na sua prova de espanhol do enem.

Ponto 2: gêneros textuais

Como um dos objetivos das prova de espanhol do enem é avaliar a sua capacidade de compreensão de textos em língua estrangeira, então é preciso estar preparado para encontrar vários deles no grande dia. Isso quer dizer que vários gêneros também serão abordados, já que a prova não conterá 5 questões sobre um mesmo texto ou sobre vários textos com o mesmo gênero.

Por isso é importante que você, candidato do enem que escolheu o espanhol, tenha familiaridade com a maior quantidade de textos de gêneros diferentes possíveis.

Então, já se sente mais confiante para começar a estudar espanhol para a prova do Enem depois das nossas dicas?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar