Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Por que existe língua estrangeira na prova do ENEM?

De Camila, publicado dia 14/10/2019 Blog > Apoio Escolar > ENEM > Presença do idioma estrangeiro no Exame Nacional do Ensino Médio

Não vamos negar que aprender uma segunda língua é uma tarefa demorada que exige dedicação, trabalho duro e persistência. No entanto, existem vários benefícios quando nos tornamos fluentes em inglês ou espanhol, por exemplo.

Ao entrar para a universidade, saber outro idioma além do português pode abrir várias portas na vida acadêmica, vida profissional e até mesmo na vida social!

Um dos pontos positivos do domínio de uma língua estrangeira é a vantagem adquirida sob outros candidatos na hora de procurar por estágios e, consequentemente, empregos. Outro benefício de aprender um segundo idioma é ter a capacidade de criar conexões com muitas pessoas e obter perspectivas diferentes sobre assuntos diversos.

O impacto do multilinguismo pode ser atribuído a ainda mais campos. Um médico que pode se comunicar com seu paciente em sua língua nativa tem muito mais probabilidade de ter sucesso em diagnosticá-lo. Um cientista ou engenheiro capaz de explicar suas descobertas e ideias para seus colegas será capaz de agilizar e aperfeiçoar seu trabalho, mesmo que seus colegas não possam entendê-lo em sua língua materna.

Muitas pessoas procuram entender o porquê das provas de idioma estrangeiro no Enem.

Qualquer recrutador em qualquer empresa do mundo diria que a capacidade de falar uma língua estrangeira é uma característica valiosa.

Aprender a se comunicar fluentemente em vários idiomas fornece segurança adicional no emprego, assim como oportunidades de progresso em tempos econômicos incertos.

Para preparar os jovens para a próxima geração de futuros empreendedores, médicos, cientistas, engenheiros ou qualquer outro trabalho influente que eles escolherem, é preciso promover um ambiente que estimule o aprendizado multilíngue. Por esse e outros motivos que o Exame Nacional do Ensino Médio exige um nível intermediário de uma segunda língua para aqueles que desejam ingressar na universidade.

O espanhol é uma das opções apresentadas pelo ENEM, já que é uma das línguas mais faladas ao redor do mundo. Se você pretende optar pela prova de espanhol do Enem, mas ainda está um pouco inseguro sobre alguns aspectos abordados, confira as dicas que preparamos abaixo.

Confira também um guia que preparamos com informações sobre as provas de espanhol e inglês do enem!

O que é o ENEM ?

Quando digitamos “o que é enem” no Google, encontramos cerca de 66.800.000 resultados em apenas 0,67 segundos!!! No entanto, nem sempre a primeira resposta que aparece na lista é a mais confiável.

Quem frequenta aulas do 3o. ano na escola já deve estar cansado de escutar falar sobre o ENEM e, provavelmente, já sabe tudo sobre essa bateria de provas. No entanto, esta é uma iniciativa relativamente recente do Ministério da Educação e por isso muitos pais ficam na dúvida na hora que os filhos chegam em casa falando sobre esse tal de enem.

Mas então, o que é o ENEM?

Definição oficial

A definição oficial – e mais fiável, obviamente – do ENEM contida no site do Ministério da Educação (MEC) é a seguinte:

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.

O Enem é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.

Um pouco da história do Enem

A maioria dos jovens do Ensino Médio sabem o que é o ENEM, mas essa prova não existia na época dos seus pais, que muitas vezes ficam por fora do assunto.

Um dos sites mais consultados ultimamente quando desejamos saber algo sobre qualquer assunto é o Wikipedia. Em se tratando do Enem não poderia ser diferente. O interessante é que na página reservada para o Exame Nacional do Ensino Médio dentro desta enciclopédia livre, conseguimos saber um pouco mais sobre a história e o desenvolvimento desse processo de seleção que unificou o vestibular para várias universidades em todo o país.

Quando tudo começou

Logo durante a sua criação durante o governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso em 1998, o Enem teve por princípio avaliar anualmente o aprendizado dos alunos do ensino médio em todo o país. Tal avaliação tinha por objetivo auxiliar o Ministério da Educação na elaboração de políticas pontuais e estruturais de melhoria do ensino de base em todo o Brasil.

Somente durante a sua segunda edição em 1999 é que a nota do Enem começou a ser utilizado como prova alternativa ao vestibular por 93 escolas de ensino médio em todo o país. Isso porque outra função desse grupo de provas era o de influenciar mudanças nos currículos desse período escolar.

A primeira versão dessa prova, hoje tão famosa e temida por estudantes em todo o Brasil, foi aplicada entre 1998 e 2008. Ela possuía 63 questões, que eram aplicadas ao longo de apenas um dia.

O Enem hoje

Onze anos após a sua primeira aparição dentro do contexto educacional brasileiro, um novo modelo de prova para o Enem foi introduzido aos estudantes. Em 2009, durante o mandato do Presidente Luís Inácio Lula da Silva, o Exame Nacional do Ensino Médio adotou a proposta de unificação do processo de vestibular das universidades federais brasileiras.

O novo Enem passou a ser realizado em dois dias de prova ao invés de somente um. O número de questões contidas nas provas também aumentou, passando para 180 de caráter objetivo e uma prova de redação.

Qual língua estrangeira escolher para o enem?

Quantas questões de idioma tem no ENEM ?

Não basta saber gramática para fazer a prova de espanhol do Enem: é preciso dominar também a interpretação de texto.

Atualmente, a avaliação de língua estrangeira é aplicada durante o primeiro dia de prova do Enem, integrando a área de conhecimento definida pela examinadores como “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias“. Dentro dessa seção, encontramos os seguinte componentes curriculares (matérias):

  • Língua portuguesa,
  • Literatura,
  • Língua estrangeira (Espanhol ou Inglês),
  • Artes,
  • Educação Física,
  • Tecnologias da informação e Comunicação.

Todas essas matérias juntas apresentam um total de 45 questões dentro das 91 apresentadas na primeira prova, dedicada à área de ciências humanas.

Por possuir um caráter transdisciplinar, às vezes é difícil saber quantas questões exigirão dos alunos a capacidade de utilizar suas habilidades adquiridas em idioma estrangeiro. Isso porque o conceito de transdisciplinaridade consiste em formular questões que dependem do uso de duas ou mais disciplinas aprendidas no ensino médio para conseguir chegar à resposta correta.

Independente da escolha por Inglês ou Espanhol – feita na hora de inscrição para o exame – o aluno deve chegar preparado para encontrar o mesmo padrão na hora de enfrentar as questões de idiomas estrangeiros. Isso porque uma média de 5 questões de interpretação de texto, contendo um texto por questão.

Ou seja, o enem visa avaliar o caráter prático da utilização da língua estrangeira e não aspectos gramaticais específicos. Sendo assim, além de chegar no dia da prova afiado no idioma escolhido, o aluno também precisa ser bom de interpretação e análise de texto.

Aprender e revisar o inglês para a prova do Enem.

Livros de espanhol para te ajudar a estudar

Existem vários livros disponíveis no mercado para quem deseja aprender e praticar espanhol. Mas como saber quais deles são úteis para quem se prepara para o Enem?

Como vimos acima, as questões apresentadas nesse exame de seleção na prova de espanhol são bem genéricas, demandando um bom domínio do idioma de maneira geral. Isso porque o candidato terá que ter a capacidade de ler e compreender os textos apresentados para conseguir escolher a resposta correta.

Um professor poderá contribuir para o aprendizado de língua estrangeira para o ENEM.

Curso Interativo de Espanhol para o Enem

O material contido no Curso Interativo de Espanhol para o Enem é bem completo, pois contém:

  • 2 apostilas,
  • 2 CD-ROOM,
  • 1 dicionário,
  • 1 exame final,
  • 1 diploma (caso você passe no exame, claro!).

Divulgado como sendo ideal para os estudantes que se preparam para o Enem, o curso é composto por 17 capítulos que prometem ensinar o que o aluno precisa aprender sobre espanhol para conseguir fazer as provas do Exame Nacional. O preço? 49,90 reais para ter todo o material.

10 apostilas para baixar no Online Cursos Gratuitos

Segundo o site Online Cursos Gratuitos, a grande dica para o grande Dia D da prova de espanhol é:

Não menospreze o estudo do espanhol. Tenha uma rotina de estudos para pelo menos dominar o básico da língua e poder resolver as questões com tranquilidade“.

Através das apostilas disponibilizadas por eles no site, eles oferecem a oportunidade para estudantes aprenderem o básico de espanhol para conseguirem fazer uma boa prova.

Os temas das apostilas são:

  • 25 questões de língua espanhola,
  • Apostila de espanhol para concurso,
  • Curso espanhol básico,
  • Lista de questões de gramática de espanhol,
  • Interpretação de texto (fácil, médio e difícil),
  • Apostilas com exercícios.

Confira dicas para se preparar para a prova de espanhol do Enem.

Um professor de espanhol para o ENEM

Estudar sozinho pode ser bom por causa da flexibilidade. No entanto, muito jovens em fase de preparação para o Enem não possuem a disciplina ideal para seguir cursos de espanhol através de livros e apostilas de maneira autodidata.

Para garantir o bom desempenho na hora da prova, a melhor opção é a contratação de um professor de espanhol. Além de forçar o aluno a ter uma disciplina de estudos, o professor ainda poderá auxiliá-lo na hora das dúvidas e ajudá-lo a avançar mais rapidamente através de uma metodologia de ensino adaptada.

Ficou interessado em contratar um professor de espanhol para o Enem, mas não sabe onde encontrá-lo? A plataforma do Superprof possui dezenas de profissionais experts no assunto espalhados por todo o Brasil. Basta acessar nosso site, colocar a cidade onde você mora e pronto: várias opções aparecerão na sua tela!

Agora que você já sabe tudo sobre a prova de espanhol do Enem, o que está esperando para começar a estudar?!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar