Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como escolher a melhor matéria estrangeira para o ENEM ?

De Camila, publicado dia 16/10/2019 Blog > Apoio Escolar > ENEM > Exame Nacional do Ensino Médio: espanhol ou inglês?

“Um idioma te coloca no corredor da vida. Dois idiomas abrem todas as portas pelo caminho.”
Frank Smith

É chegada a hora de se inscrever para o Enem. Não bastassem todas as matérias a serem assimiladas para fazer a prova, o aluno ainda precisa optar por uma avaliação de idioma estrangeiro: inglês ou espanhol.

Mas como saber qual deles escolher?

O primeiro quesito a ser analisado é fácil: você teve aula de alguma dessas línguas na escola? Se a resposta for positiva, então escolha aquela que você teve contato durante seus anos de estudo no ensino fundamental e no ensino médio.

Se você nunca teve aula de idioma estrangeiro na escola – ou se o idioma que você aprendeu não faz parte dessas opções – então leve em consideração as aulas de cursinho de línguas que você já frequentou.

Agora, se você nunca fez aula de nenhuma língua estrangeira em toda a sua vida de estudante, então a situação é um pouco mais delicada, pois você terá que aprender pelo menos o básico de um desses dois idiomas em um período muito curto de tempo para conseguir tirar uma nota satisfatória no enem.

Para quem faz parte do grupo que só aprendeu português até hoje e precisa tomar uma decisão rápida sobre qual língua estrangeira escolher para o enem, o Superprof preparou esta matéria com algumas considerações que podem ser de grande ajuda. Afinal de contas, estamos aqui sempre prontos para te dar aquela mão amiga na hora de estudar!

Confira também um guia que preparamos com informações sobre as provas de espanhol e inglês do enem!

Por que escolher o Espanhol no ENEM ?

“La sabiduría nos llega cuando ya no nos sirve de nada.”
Gabriel García Márquez

Segundo o escritor espanhol Gabriel García Márquez, “a sabedoria só nos chega quando não nos serve para nada“. Você provavelmente deve ter compreendido a frase acima mesmo antes de mostrar-mos a sua tradução. Isso é um indício do porquê quem ainda não aprendeu a falar nenhuma língua estrangeira acaba escolhendo o espanhol na hora de fazer o enem.

O idioma da Espanha é muito mais parecido com o português que o idioma anglo-saxão, permitindo uma melhor compreensão dos textos e questões apresentadas na prova, mesmo quando não se domina quase nada da língua.

Se você se sente mais confortável com a língua espanhola, então escolha-a para o enem!

No entanto, muitos alunos negligenciam o estudo do espanhol exatamente por ele ser parecido com o nosso idioma materno. Por isso, não se deixe enganar: é preciso tomar cuidado, mesmo ao escolher a língua de Gabriel García Márquez, pois a similaridade entre o espanhol e o português também pode atrapalhar.

A verdade é que, para quem deixou para começar a estudar um idioma estrangeiro no ano de fazer o enem, o avanço do aprendizado da língua espanhola será muito mais rápido do que o do inglês.

Sendo assim, se você não sabe nada de nada de nenhum idioma, aconselhamos que você escolha o espanhol para a prova de idioma estrangeiro do Exame Nacional do Ensino Médio.

Esse conselho vem, no entanto, com uma condição: que você realmente se dedique a estudar e a aprender a língua, seja através de aulas de espanhol online, um curso com um professor particular de espanhol ou ainda com aula de espanhol em uma escola de idiomas. Sem estudos, a suas chances de conseguir passar na prova serão extremamente baixas!

Confira dicas para se preparar para a prova de espanhol do Enem.

Testes online para saber seu nivel de inglês

“A winner is a dreamer who never gives up”
Nelson Mandela

Já dizia Nelson Mandela que “o vencedor é um sonhador que nunca desiste“. Se o seu sonho sempre foi aprender a falar inglês e por isso você faz aulas do idioma, então nada mais lógico do que o escolher como opção para a prova de língua estrangeira do enem.

Diferentemente do que falamos sobre o espanhol, se você não sabe um mínimo de inglês, não é possível compreender o que a frase no idioma de Mandela quer dizer antes dela ser traduzida para o português. Se você não entendeu o que estava escrito na citação original e ficou preocupado com se seu nível de inglês é suficiente para passar na avaliação do enem, então que tal testar seus conhecimentos?

Existem vários testes de níveis de inglês disponíveis na internet.

Vários testes de nivelamento de inglês (ou seja, para detectar o seu nível de domínio do idioma) podem ser encontrados na internet. O mais interessante de tudo isso é que a maioria deles é gratuita! Ficou interessado? Então confira algumas opções que podem ser muito úteis na hora de decidir o que estudar para melhorar o seu nível de inglês para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio.

Teste o seu inglês online com o Cambridge

Cambridge é referência mundial em ensino do idioma inglês. Além de oferecer aulas do idioma, ele ainda é o responsável pelas provas para obter as tão famosas certificações Cambridge, dentre elas a IELTS, aceita por universidades anglófonas em todo o mundo.

No site do Cambridge é possível fazer um teste online e gratuito para averiguar o seu nível do idioma. Basta clicar em “Teste o seu inglês” no fim da página inicial para começar a ser avaliado.

Teste de nivelamento de inglês do British Council Brasil

O British Council Brasil é uma organização britânica responsável por estabelecer e promover relações culturais e educacionais entre o Brasil e o Reino Unido. Além de promover uma cooperação com o nosso país na área da língua inglesa, ele ainda favorece oportunidades de intercâmbio e colaboração ligadas ao esporte e à educação.

Assim como o Cambridge, o British Council Brasil também oferece cursos de preparação e aplicação de provas para obtenção de vários diplomas de proficiência do inglês, incluindo o já mencionado IELTS. Sendo assim, um teste de nivelamento também não poderia deixar de ser oferecido no site oficial deste organismo.

Para encontrá-lo, clique no campo de busca da página inicial (desenho da lupa no alto da tela) e digite “teste nivelamento inglês“. Um link com esse nome vai aparecer como resultado da sua pesquisa. Basta clicar e seguir as instruções para começar a ser avaliado online e de graça!

Aprender e revisar o inglês para a prova do Enem.

Como testar seu nivel de conhecimento em Espanhol ?

Assim como para o inglês, existem vários sites online que oferecem testes de nivelamento de espanhol. Se você pretende começar a estudar o idioma para fazer sua prova no enem e quer saber de antemão em qual o seu nível de domínio da língua, então corra, faça um desses testes e fique sabendo o resultado na hora mesmo!

Ainda em dúvida sobre qual idioma escolher para a prova de línguas do Enem?

Teste de espanhol: prova de nível do Instituto Cervantes

O Instituto Cervantes é uma instituição pública criada pela Espanha para promover universalmente o ensino, o estudo e o uso do espanhol, além de contribuir para a disseminação das culturas hispânicas no exterior.

Em suas atividades, o Instituto Cervantes serve principalmente o patrimônio linguístico e cultural comum aos países e povos da comunidade de língua espanhola. Ele está presente em 86 centros distribuídos em 45 países nos cinco continentes. Ou seja, nada melhor do que testar o seu nível de conhecimento no idioma Cervantes através de um teste de nivelamento oferecido por eles.

Para encontrá-lo, acesse o site da Cervantes Escuela Internacional, clique na aba “cursos de espanhol” e, em seguida, no link indicado como “níveis: qual é o seu nível?“. Você será redirecionado para a página com o teste. Basta fazê-lo com atenção – online e de graça – para receber o resultado na hora.

Prova de nivelamento com Espanhol na Rede

O site Espanhol na Rede foi criado pela professora uruguaia Beatriz, especializada em ajudar brasileiros a aprender o principal idioma da América Latina. Mestre em formação de professores de espanhol como língua estrangeira (ELE), ela possui mais de 20 anos de experiência como professora de línguas em diferentes instituições e escolas, além de ter 9 anos de experiência no ensino de espanhol online (EAD) como diretora de Espanhol na Rede.

Como não poderia ser diferente, seu site oferece um teste de nível online que pode ser feito, como todos os outros apresentados acima, gratuitamente. Para encontrá-lo, basta ir até o final da página inicial e clicar em “prueba de nível” no rodapé. Pronto: agora é só colocar em práticas suas habilidades no idioma de Espanha!

Descubra porque o ENEM exige prova de língua estrangeira.

Como é a prova de Inglês no ENEM ?

Assim como todas as outras matérias, é preciso chegar bastante preparado para fazer a prova de inglês do Enem.

Dentro da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: é lá que o aluno candidato a uma vaga na universidade encontrará a prova de inglês do Enem. Para se ter uma noção de como será esse dia dentro da maratona da bateria de exames, é nele que os jovens são avaliados em todas as matérias ligadas à área de humanas.

Na prova, são demandados do aluno três habilidades básicas:

  1. A capacidade de ler e interpretar textos em língua inglesa;
  2. Seu conhecimento geral, ou seja, o que você sabe sobre o que acontece no Brasil e no mundo que tenha relevância social, política, econômica e cultural;
  3. Sua capacidade de raciocínio em outra língua (neste caso, o inglês).

Tendo todos esse pontos em vista, a prova de inglês do Enem é composta por 5 questões interpretativas. Para se conseguir uma boa nota final, você precisa provar o seu domínio do vocabulário, a sua capacidade de atenção aos detalhes, foco e, principalmente, visão geral sobre os acontecimentos mundiais.

Ou seja, assim como todas as avaliações do Enem, a prova de inglês também propõe uma abordagem transversal sobre temas diversos. A diferença é que, desta vez, tudo é apresentado – e dever ser respondido – em inglês!

 

E então, agora você já sabe qual prova de idioma estrangeiro escolher para o Enem?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar