Quando aprende a costurar, você inevitavelmente encontra novas palavras e frases que integram um vocabulário bem específico. Para ajudá-lo a entender essas particularidades e a ficar mais atento à sua nova paixão, compilamos este glossário dos termos de costura mais importantes. Para te ajudar, preparamos
termos de costura
Se a palavra 'embebimento' faz você pensar em consumir alguma bebida, em vez de um método ligado à costura, então vale a pena percorrer aos verbetes abaixo. Superprof, como sempre, te ajuda a decifrar este vocabulário do universo de corte e costura, bordado, tricô, seja ele para iniciantes, intermediários ou avançados.
Apresentamos algumas das expressões mais comuns em livros de costura, curso de corte e costura, blogs de moda na web, dentre outros materiais ligados a este mundo tão particular. Aproveite para aprender nomes relacionados à costura, ou melhor, conheça os principais termos de costura (e as frases de costura também)!
Termo de costura | Definição |
---|---|
Agulha | Instrumento fino que guia a linha pelo tecido. |
Alfinete | Instrumento metálico que serve para prender os tecidos. |
Alinhavo | Método de costura provisória que une os tecidos, e é feita à mão. |
Bainha | Acabamento feito na borda da roupa para que não se desfie. |
Bobina | Carretel da máquina de costura que armazena a linha |
Caseado | Ponto para reforçar o botão. |
Chuleado | Acabamento feito na borda do tecido para não desfiar. |
Entretela | Material usado para manter a estrutura das golas, dos punhos e dos cós. |
Franzir | Técnica de costura para criar pregas ou proporcionar volume ao tecido. |
Linha | Fio usado na costura para unir os tecidos. |
Overloque | Técnica de costura usada para cortar o excesso do tecido e evitar o desfiamento. |
Pesponto | Técnica de costura usada para reforço ou decoração. |
Ponto reto | Ponto feito em linha reta. |
Ponto zigue-zague | Ponto feito em zigue-zague. |
Retalho | Pedaço de tecido que pode ser reaproveitado. |
Pequeno dicionário de costura: ações, técnicas, tipos e modelos de costura
Nessa parte do dicionário de termos de costura, vamos apresentar, de forma geral, as ações de costura - e outros conceitos que têm relação com o assunto. Acompanhe o nosso pequeno dicionário da costura, com os conceitos e suas definições.
Acabamento
Conjunto de técnicas aplicadas no processo de finalização da costura, com o intuito de proporcionar mais beleza e reforçar a peça de roupa.
Aplicação de viés, pesponto, caseado, chuleado e bainha
Alinhavar
Montar diferentes tecidos de maneira grosseira, realizando pontos grandes de costura à mão.
Alinhavo
É um tipo de costura provisória realizada com pontos leves e largos para unir os tecidos de forma temporária, com o intuito de marcar linhas ou ajustar medidas. Geralmente, o alinhavo é feito à mão e realizado antes da aplicação da costura definitiva.
Ângulo
Quando imaginamos um ângulo de costura, geralmente é a imagem de um ângulo reto que vem à mente. Imagine um quadrado de tecido: os quatro ângulos dele são ângulos retos.
Agora imagine que neste mesmo quadrado de tecido cortamos um triângulo. Os ângulos desse triângulo serão menores que os do quadrado.
Todos esses tipos de ângulo têm nomes: são simplesmente os termos matemáticos que aprendemos na escola e que usamos também nas aulas de costura.
Artesanato
O artesanato consiste na técnica manual de desenvolver um produto artístico, como peças de roupas feitas à mão. Geralmente, essas peças são únicas, não havendo nenhuma outra igual no mercado.
Bainha
Operação frequentemente encontrada em oficinas de fabricação têxtil. Ela consiste em dobrar um tecido em si para encurtar uma peça de roupa ou fazer um belo acabamento, como na parte inferior das calças.
Vale ressaltar que fazer a bainha é um dos primeiros passos ensinados para quem deseja aprender corte e costura! Por isso, vale a pena fazer o curso de costura!
Bainha invisível
Acabamento discreto feito na barra, com pontos feitos do lado visível do tecido, que ficam praticamente imperceptíveis. O resultado é de um acabamento elegante e fino.
Barra
Parte de baixo de uma peça de roupa, que fica dobrada e costurada, com o intuito de melhorar o acabamento e evitar que ocorra o desfiamento. Existem vários tipos de barra, como: simples, italiana, larga, ou estreita.
Borda
Termine uma borda para evitar que o material enfraqueça. Você pode fazer um viés, uma tira ou uma renda.
Carcela
Faixa de tecido que forma uma abertura nas roupas, que fica na frente de blusas ou camisas, facilitando o fechamento ou abotoamento da peça de roupa. Ela pode conter zíper, botões ou outros tipos de fechos.
Caseado
Tipo de ponto feito para reforçar o botão ou bordas de tecido. A sua principal característica é a formação de pontos próximos e que contornam a borda ou a abertura, proporcionando maior resistência ao acabamento.
Cerzir
Realizar uma costura de reparo em tecidos com furos, puídos ou rasgados. Essa tarefa consiste em unir fios soltos a partir de pontos "bem feitos". Geralmente, essa técnica é realizada à mão, mantendo o tecido original.
Chuleado
Tipo de acabamento feito na borda do tecido para que esse não desfie. Esse acabamento é feito de forma manual, aplicando pontos curtos e próximos, o que gera maior resistência ao tecido.
Cós
Faixa de tecido que fica na parte superior de calças, shorts e saias. Esse tecido proporciona mais sustentação e fornece um melhor ajuste à peça.
Corte enviesado
Corte a 45° em relação ao fio de trama. Peças que requerem flexibilidade são cortadas em viés. Essa técnica de corte de tecido é realizada na diagonal em relação à trama. Ela proporciona uma maior elasticidade, promovendo um melhor caimento à peça de roupa.
Costura francesa
A costura francesa é a responsável por esconder as bordas de costura, sendo um tipo de acabamento fino para as peças de roupa.

A costura francesa apresenta acabamento embutido, sendo invisível na peça de roupa. Por isso, ela é uma das mais requisitadas, quando uma pessoa deseja modificar o tecido.
Ao contrário da costura inglesa, a francesa é uma costura embutida, adequada para tecidos finos. Quanto mais fino, melhor fica o acabamento. Está gostando de conhecer o dicionário de costura?
Costura inglesa
A costura inglesa é uma costura pespontada, ou seja, que fica aparente na hora da finalização.
Crochê
É um processo feito à mão o qual se utiliza agulha e tecidos. Através do crochê é possível criar protetor de mesa, roupa de cama e muito mais!
Decote
Abertura no topo da peça permitindo a passagem da cabeça.
Dobras
Vinco ou dobra do tecido aplica na costura ou modelagem para dar volume, ajustar a medida, melhorar o caimento da peça ou, simplesmente, decorar a roupa.
Drapear
Técnica de costura que permite fazer dobras no tecido, Ela é usada para unir ou franzir o tecido a fim de criar pregas ou dobras de decoração. Para isso, basta costurar pontos grandes e puxar os fios para enrugar o tecido. Você também pode fazer esse procedimento com uma máquina costura. Essa técnica proporciona mais movimento e volume para a roupa.
Embebimento
Embeber significa diminuir um pedaço de tecido para que ele encaixe em outro menor. Essa técnica permite encolher o tecido através da utilização de um ferro de passar roupa.
Entretelar
A aplicação de entretela no tecido serve para encorpar e estruturar uma peça, seja uma roupa ou um projeto de patchwork. Seu uso mais comum é em colarinhos de camisas e punhos, porém ela também é muito utilizada em ternos, blazers, cós de saias e calças, bordados, entre outros.
Franzir
Técnica que puxa a linha para "dar" volume ou criar pregas no tecido. Ela também serve para criar um efeito decorativo no tecido de acessórios ou de roupas.
Godê
Corte do tecido em formato de círculo ou de semicírculo. Quando costurado, o godê gera um caimento rodado nas saias, nos vestidos ou nas peças de roupa. Ele dá mais movimento e volume às roupas.
Gola
Parte da roupa que envolve o pescoço. Essa gola pode ser uma gola estruturada, gola alta, gola de camisa ou gola redonda. Além disso, essa gola pode ter diversas estruturas, estilos e formatos.
Manga
Parte da roupa que cobre o braço, de forma total ou parcial. A manga da roupa pode ter diversos estilos e comprimentos. Existe a manga longa, manga curta, bufante, 3/4, japonesa e raglã.
Margem de costura
Comprimento adicionado ao molde para permitir costurar as peças juntas. Varia entre 0,5 e 1,5 cm.
Molde
Desenho ou forma usada como guia para o processo de corte de tecido conforme o formato da peça que será costurada. Assim, se pode garantir que a peça será costurada com a simteria, a proporção e a medida adequada.
Overloque
Permite que você faça um acabamento nas bordas com uma máquina de costura. O "overlocker" permite cortar e costurar na mesma operação.

Essa máquina de costura especial corta, costura e encobre um ou dois tecidos em apenas uma operação. Portanto, ela é uma das queridinhas das costureiras, e portanto, uma das mais populares do mercado!
Além disso, essa máquina é bastante reservada para costureiras experientes e profissionais para montar tecidos e acabamentos. É uma máquina que combina perfeitamente com tecidos elásticos modernos, como jersey e lycra.
Pala
Parte de cima de algumas roupas, como blusas, vestidos e camisas. Essa parte proporciona sustentação e um melhor acabamento à peça de roupa. Ela pode ter fins funcionais ou decorativos.
Patchwork
Técnica de costura aplicada para unir pedaços de diferentes tecidos, constituindo uma composição de tecidos. Essa técnica é usada para criar bolsas, roupas, peças de decoração e colchas.
Picotar
Pequenas fendas (retas ou V) na borda do tecido usando a ponta da tesoura. O picote será usado para indicar as marcas de montagem do padrão. Uma costureira também será capaz de "trancar a costura para dar mais flexibilidade ao trabalho e poder devolvê-lo melhor", segundo a Filoute.
Pontada
Cada entrada e saída da agulha da agulha pelo tecido que forma um ponto. Essa é a atividade básica para a criação de qualquer tipo de costura.
Ponto reto
Tipo de ponto que consiste em uma linha contínua de traço reto. Esse é o ponto mais básico da costura, e serve para unir os tecidos.
Ponto zigue-zague
Tipo de ponto que consiste em uma linha de padrão alternado em formato de Z (ou seja, de zigue-zague). Ele é usado para fazer o acabamento das bordas do tecido, evitando o desfiamento.
Essa técnica é uma das mais famosas da história da costura e da moda!
Pesponto
Tipo de costura feita para reforçar o tecido ou para decorá-lo. Esse tipo de costura é, geralmente, feito com uma linha mais grossa ou que contrasta, sendo usado para reforçar as costuras, tornando-as mais resistentes, ou como um detalhe decorativo.
Preparação
Como o próprio nome diz, é a preparação do tecido antes de ser costurado. É importante saber que os tecidos, quando chegam em nossas mãos vindos da loja, ainda não estão prontos para serem costurados. Para evitar o encolhimento da peça ou que ela fique retorcida, é preciso adotar alguns procedimentos como lavar, passar e endireitar.
Segunda prova
Etapa do processo de criação da roupa em que a peça de roupa foi parcialmente costurada e cortada, e é experimentada pelo cliente, a fim de verificar o resultado da medida, do caimento e do conforto. Assim, pode-se realizar as correções finais, antes da finalização da roupa. Está curtindo conhecer o vocabulário de costura?
Segundo corte
Ação de cortar novamente o tecido depois de um primeiro corte. Esse segundo corte geralmente é feito para corrigir os erros ou ajustar medidas.
Transpasse
Sobreposição de um tecido sobre o outro. Ela geralmente é feita em vestidos, blusas, abotoamentos e peças com abertura "na frente". O transpasse geralmente é usado para facilitar o ajuste ou o fechamento ou para decorar a peça de roupa.
Foi a partir de criações como a máquina de corte e costura que os homens se interessaram pela costura.
Tricotar
Tricotar significa fazer uma peça, geralmente de vestuário, a partir do tricô. Para isso, as pessoas utilizam técnicas especiais.

Tricotar é o ato de fazer peças através das técnicas de tricô. Essa tarefa é, inclusive, considerada terapêutica por muitos profissionais da saúde. Aliás, quem nunca viu uma pessoa tricotando para passar o tempo e cuidar da saúde mental, não é mesmo?
Segundo o Wikipédia: "o tricô é uma técnica para entrelaçar o fio (de lã ou outra fibra têxtil) de forma organizada, criando-se assim um pano que, por suas características de textura e elasticidade, é chamado de malha de tricô ou simplesmente tricô. Pode ser feito manualmente, com duas agulhas que, além de propiciar o entrelaçamento do fio (criando cada ponto), abrigam a malha de tricô já tecida. O tricô pode também ser feito através de máquinas próprias chamadas de máquinas de tricô, o que também resulta num pano muito semelhante à malha manualmente tecida."
Viés
É obtido dobrando o tecido na diagonal a 45°. As tiras de tecido decorativo que encontramos em armarinhos também são chamadas de viés.
O site audaces.com explica este termo da seguinte maneira:
"cortar no sentido do Viés é posicionar o fio do molde em um ângulo de 45 graus com relação à ourela, ou seja, seria posicionar o molde entre o Urdume e a Trama. Este tipo de corte proporciona um melhor caimento do tecido e acomodação dele sobre o corpo, pois o tecido ao ser cortado no sentido do seu viés passa a ter uma “elasticidade” devido à posição dos fios tecidos. Por outro lado, quando se trata de consumo, cortar tecidos nesse sentido significa um menor aproveitamento do tecido com relação aos outros sentidos, por esse motivo não é tão utilizado na indústria."
Gostando do glossário de termos de costura? Você pode aprender mais sobre a história da costura e diversas técnicas dessa área e aprofundar ainda mais seus conhecimentos!
Vincar
Dobrar uma marcação no tecido e passá-la com um ferro para marcá-la. Esse é um dos principais métodos ensinados na aula de corte e costura!
Pequeno dicionário de costura: tecidos e materiais de costura
Aqui, apresentaremos os termos de costura voltados aos tecidos e materiais de costura em geral. Vamos conhecer os principais conceitos e seus "significados"? Adentre no maravilhoso vocabulário da costura e, depois, conheça frases costura!
Agulha
Instrumento de costura fino e pontiagudo, que ajuda a passar a linha pelo tecido durante o processo de costura. Ela é usada tanto na costura à mão quanto na costura em máquina.
Alfinete
Pequeno objeto de costura usado para prender os tecidos de forma temporária, antes de dar início ao processo de costura. Ele é usado para garantir que a costura será realizada corretamente ao longo do processo de montagem.
Aplicação
Forma de tecido que é costurada em ponto acetinado em outro tecido. Este é um elemento puramente decorativo. Esse é mais um termo do dicionário de costura!
Aviamento
Conjunto de materiais e acessórios usados no processo de costura. Alguns exemplos são linhas, elásticos, rendas, fitas, zíperes e botões.
Botões, colchetes, rendas, fitas, zíperes, velcros, ilhós, bordados, passamanarias, franjas, elásticos, viés, miçangas, pedrarias, lantejoulas,
Barbatana
Haste removível ou não, presente em costuras de tecidos duplos que servem para dar sustentação à roupa. É usada em peças como corpetes e vestidos tomara-que-caia.
Bobina
Pequeno carretel que armazena a linha a linha inferior da costura, o qual facilita a formação do ponto com a linha superior no processo de costura. Esse carretel fica na parte de baixo da máquina de costura, geralmente.
Bordado
Bordado significa criar, na máquina ou na mão, figuras e desenhos em pedaços de tecido. É um dos nomes mais comuns do mundo da costura.

Bordado é a arte de decorar tecidos, adicionando um desenho plano ou um relevo. As pessoas costumam adicionar um lindo bordado em tecidos de mesa, toalhas, lençóis... Com ele, tudo fica mais bonito!
Materiais como glitter, pérolas, ou até mesmo pedras preciosas podem ser incorporados ao bordado. Distinguimos entre bordados manuais, semi mecânicos (feitos à máquina e à mão) e mecânicos, realizados em máquinas industriais.
Borda inacabada
Borda do tecido antes de ser terminada (em bainha, overloque, debruada no viés). A borda deve receber um acabamento para evitar que se desfaça. Se você cortar um material como neoprene (wetsuits), o tecido não se desgasta e é chamado de borda crua.
Botão

Os botões ajudam a unir as roupas e a deixá-las mais elegantes. É comum vê-los em camisas sociais, blusas polos e outras peças mais sofisticadas. Portanto, escolher uma peça com botão é sempre uma boa opção!
É um objeto redondo usado para fechar as peças, de modo a prendê-las. Através dele é possível ajustar melhor as roupas, de modo a adaptá-las perfeitamente ao corpo.
Carretel de linha
É o "rolo" de linha, onde ela é guardada para que a costureira a encontre sempre que precisar. Consiste em um pequeno cilindro, no qual os fios de linha são enrolados.
Fique por dentro das figuras que ficam constantemente na mira dos holofotes no mundo da alta costura. Assim é possível aprender mais sobre esse mundo tão magnífico do dicionário de costura.
Colchete
Pequeno fecho de metal que conta com duas partes encaixadas. Ele é utilizado, principalmente, para fechar acessórios, bolsas e roupas. O colchete pode ser aplicado em calças, saias, casacos e outras peças de roupa.
Desmanchador de costura
Pequena ferramenta pontiaguda, que possui uma lâmina em formato de "V". Essa ferramenta desfaz os pontos da costura, de modo a corrigir qualquer erro, sem que o tecido fique danificado.
Elástico
Material flexível usado no processo de costura de peças de roupa para proporcionar mais firmeza e conforto. Ele também facilita o ajuste da roupa, sendo utilizado na parte do cós de shorts, saias, punhos e calças.
Entretela
Aviamento de algodão ou fibras sintéticas, engomado, aplicado em determinadas partes das roupas, como palas, golas e alças, com a função de sustentar e estruturar as peças. A colante pode ser presada nos tecidos pelo calor do ferro de passar.
Fio de tecido
É o sentido em que corre o fio de urdume. Você sempre cortará um tecido na direção do fio para evitar que ele seja deformado.
Forro
Nome do revestimento da parte interna das roupas, que pode ser feito de tecidos finos ou estruturados. Tule e voal são as melhores opções para dar volume aos vestidos e saias.
Vale ressaltar que através desse revestimento é possível fazer lindas peças, como as costuras do Pinterest.
Giz de alfaiate
Instrumento que traça as linhas de corte, marcando os tecidos. Esse giz pode ser em formato de bastão, lápis ou pó. As marcas no tecido feitas pelo giz de alfaiate podem ser removidas sem muito esforço.
Grade
Conjunto de moldes constituídos a partir de um modelo base. Ele é usado para aumentar ou diminuir o tamanho das peças de roupa, possibilitando um ajuste eficiente.
Linha
Fio usado na processo de costura para juntar os tecidos. A linha pode ser de vários materiais, como poliéster, algodão, seda ou fibras. As linhas também podem ter diferentes cores, espessuras e resistências.
Máquina de costura
Uma máquina que executa automaticamente os pontos de costura, usando duas linhas (uma linha que passa pela agulha e uma linha que vem de uma bobina).

A máquina de costura é o instrumento usado para prender ou unir dois pedaços de tecido. É através dela que as costureiras criam/ajeitam uma grande quantidade de peças de roupa, tornando o seu trabalho muito mais produtivo.
Ela é o aparelho mais utilizado do mundo do corte e costura. Portanto, é fundamental ter uma máquina de costura para realizar quase todas as tarefas do dicionário e vocabulário de costura da Superprof!
Molde
Molde é o modelo padrão para desenvolver determinados tipos de peças. Há diversos tamanhos de moldes paras as roupas.

O molde é a representação de uma peça vista de frente ou de trás. Dessa forma, é ele quem determina o tamanho da peça de roupa. O seu uso é fundamental para o desenvolvimento da costura!
O molde é sempre um pouco mais largo do que a roupa, pois isso permite a montagem correta das peças através das costuras e bainhas. Em cada molde encontramos as dimensões dos diferentes tipos de tamanhos (P, M, G, GG, etc.).
Moletom
Tecido macio, quente, semelhante a um tecido de lã, que lembra uma flanela grossa.
Passante
Tira de tecido resistente aplicada em peças de roupa, como casacos, saias e calças. Geralmente, o passante é aplicado na roupa para passar cintos, ajustar ou segurar.
Prega (pence ou pregueta)
Detalhe feito em mangas, vestidos, casacos, bolsas, entre muitos outros. A prega é uma dobra, sendo ela grande ou pequena, prega macho ou fêmea, sua função é embelezar a peça.
Ponto cheio
Ponto de costura utilizado em bordados de algodão. São pontos um pouco grossos, realizados da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda. O ponto cheio é usado para preencher desenhos no tecido (formas e figuras de pessoas, animais, plantas, etc).
Punho
Localizado no final de uma manga comprida, pode ter várias larguras e formatos.
Procurando por um curso de corte e costura em SP? Aprenda, primeiro, as frases de costura!
Régua de alfaiate
Instrumento flexível e longo, que é usado para traçar retas ou curvas e para medir o tecido. Ele é bastante usado no processo de modelagem e corte.
Retalho
Pedaço de tecido que sobra das costuras. Esse pedaço de tecido costuma ser reaproveitado em outros trabalhos de costura, artesanato ou patchwork. Esse é um dos principais termos de costura! E aí, você já aumentou o seu vocabulário de costura?
Revel
Tira de tecido que serve para melhorar o acabamento interno das aberturas, das cavas e dos decotes. Ela proporciona maior reforço e uma melhor estrutura à pela de roupa.
Saia evasê
Modelo de saia que apresenta um corte com forma de "A", tendo um menor tamanho na cintura e um maior tamanho na barra. Esse tipo de saia apresenta movimento e caimento.
Sobra
Borda lateral dos tecidos. Em geral, é de 1 cm de largura, e difere do resto do material por ser mais apertado ou com pequenos pontos durante todo o tempo.
Tecido de malha
Tecido formado por laçadas entre fios, o que o torna elástico e flexível. Geralmente, esse tipo de tecido é usado em pijamas, roupas esportivas, camisetas e outras peças de roupa confortáveis e que se ajustam ao corpo.
Para encontrar um curso de corte e costura no Rio de Janeiro, veja as opções da Superprof.
Tecido plano
Tecido formado pelo entrelaçamento de fios na vertical (urdume) e na horizontal (trama). Esse tipo de tecido firme e pouco elástico. Geralmente, o tecido plano é usado em estofados, curtinas e roupas.
Tesoura de picotar
Tesoura especial, que conta com lâminas onduladas ou serrilhadas. Ela é usada para o corte decorativo de tecidos e bordas, promovendo um acabamento de qualidade e evitando que o tecido desfie. E aí, está aumentando o seu vocabulário de costura?
Tesoura de tecido
Ferramenta longa e com lâminas usada para o corte do tecido. Ela corta o tecido com precisão, de modo que as fibras não se desfiem. Esse tipo de tesoura é usada somente para corte de tecidos.
Urdume
O sentido do fio do tecido no comprimento do material na vertical.
Velcro
Tipo de material sintético coberto de pelos cerrados. Composto por um lado de feltro e outro em loop (aro ou anel), que se colam um no outro sob pressão, o aviamento substitui fivelas, botões e zíperes como fecho de roupas ou acessórios.

O velcro serve para fixar ou fechar duas partes de tecido. Ele é seguro e simples de ser usado. Por isso, esse material costuma ser muito presente nas peças infantis, principalmente em bermudas e tênis.
O velcro geralmente é colocado em tênis de bebês, pois proporcionam mais segurança do que um cadarço - que pode desenrolar a qualquer momento. Afinal, ele serve para fixar as duas partes de um tecido com bastante eficiência! Sabendo dos principais termos de costura, agora vamos conhecer as frases de costura?
Viés
Aqui, "viés" é um substantivo e não um verbo como o citado anteriormente. Ele constitui uma tira de tecido (seda, lã ou algodão) costurada na borda ou nas costuras das roupas para evitar que se desfiem ou desgastem. Eles podem também servir de decoração.
Zíper
Fecho com dois trilhos, que é usado em bolsas, roupas e acessórios. Ele serve para abrir e fechar tecidos, de forma segura e bastante pratica.
15 frases de costura mais conhecidas
Acompanhe, a seguir, as 15 frases de costura mais conhecidas do mundo da arte costura costureira e arquitetura decoração. Confira frases interessantes e mensagens tocantes sobre esse assunto!
Faça um curso de costura online e aumente o seu vocabulário de costura!
Eu não preciso de muito para ser feliz, apenas de uma agulha, muitas linhas e uma máquina de costura.
Denise Campos
Nessa frase, a autora demonstra a relação de afeto que ela possui com a atividade de costura. Ela quer dizer que a costura não é apenas uma atividade manual, mas também uma prática que proporciona felicidade - de forma simples e genuína.
Para além disso, a autora também quer dizer, através dessa frase, que não precisa de "muito" para ser feliz, uma vez que a sua felicidade está relacionada com algum comum/simples do cotidiano: a prática da costura.
Afinal, essa atividade simples proporciona acolhimento emocional, além de autonomia, liberdade, criatividade e, acima de tudo, a possibilidade de criar algo com as suas próprias mãos. Tudo isso gera bastante felicidade, como informa a autora, não é mesmo?
Costurar é uma forma de aquietar a mente, relaxar o corpo e alimentar a alma
Marie Bostwick's
Essa frase, de Marie Bostwick's, é bastante profunda, não é mesmo? Ela quis indicar que a costura é uma atividade terapêutica, uma vez que é capaz de aquietar a mente, relaxar o corpo e alimentar a alma. Isso quer dizer que a costura consegue ajudar nos cuidados com a saúde mental.
A prática da costura consegue aquietar a mente porque exige concentração e porque, em alguns momentos, a atividade se torna um pouco repetitiva. Isso faz com que a prática se torne até mesmo meditativa.
A movimentação cadenciada com as mãos exigida pela costura, e o processo lento do processo de costura, ajudam a desacelerar o corpo e a mente. Assim, o corpo relaxa, e mente também, amenizando o estresse físico e mental.
No mais, você se sente realizado quando se depara com o resultado final; um produto único preparado pelas suas mãos. Essa sensação é um verdadeiro alimento para a alma. Por isso, a costura gera uma sensação de realização.
Costurar conserta a alma
Laura Clara
Essa frase indica que a prática da costura é uma atividade de cura - ainda que de forma simbólica. Ela indica que, assim como a costura realiza consertos nos tecidos, essa atividade também consegue "consertar a alma".
Na verdade, a atividade da costura permite que o costureiro se restaure, se recomponha e se reinvente - da mesma forma que se faz com o tecido no próprio ato de costurar. Essa frase remete à questão da "arteterapia".
Costurar é meu superpoder
Autor desconhecido
Essa frase demonstra bastante orgulho pela habilidade na prática da costura, não é mesmo? Essa atividade ainda é considerada um "superpoder", indicando que os costureiros conseguem criar "itens extraordinários".
A habilidade da costura proporciona os seguintes superpoderes: de criação, de restauração e de expressão. O superpoder de criação é decorrente da própria criação das roupas (e outros itens que se pode criar através da costura), com o uso e tecidos e de linhas.
Além disso, o superpoder de restauração é decorrente de restaurar itens, seja roupas ou tecidos. Já o superpoder de expressão é decorrente da possibilidade de expressar a sua história, os seus sentimentos e a sua personalidade através da costura.
Costurar é como mágica, mas com tecido
Autor desconhecido
Essa frase mostra como o processo de criação da costura é mágico - porém, claro, com tecido. O processo criativo da costura gera sensações maravilhosas - que se parecem, de fato, com mágica. Assim como a mágica, a costura é encantadora.
A costura se equipara à mágica no sentido de que pedaços de tecidos e linhas formam uma roupa maravilhosa, que será vestida, posteriormente, por uma pessoa. As mãos dos costureiros funcionam como varinhas que fazem a a mágica acontecer.
A costura é a linguagem do tecido
Coco Chanel
Essa frase, da célebre Coco Chanel, indica que o tecido, por si só, é uma simples matéria-prima. Através da costura, esse simples tecido se transforma em uma belíssima roupa. A partir da costura, o tecido "ganha forma", conseguindo passar uma mensagem para as pessoas.
Com a costura, o tecido deixar de ser um simples pedaço de tecido, e se torna um vestido, uma blusa, uma calça ou qualquer outra vestimenta. Além disso, esse tecido também pode se tornar um acessório, uma manta... Ou até mesmo uma obra de arte!
Artesã não vê uma máquina de costura, vê uma máquina de sonhos
Autor desconhecido
Esse autor desconhecido quis dizer que a artesã não enxerga a máquina de costura como uma simples máquina, mas sim como uma "máquina dos sonhos", ou seja, uma máquina de realizar sonhos. Essa máquina permite transformar tecidos e linhas em um objeto, uma roupa ou uma obra de arte. Com a máquina de costura, se pode imaginar uma peça única e criá-la.
Costurar é uma forma de terapia, um modo de alinhar não só os pontos, mas também os pensamentos
Elizabeth Hunter
Essa frase sobre costura de Elizabeth Hunter informa que a prática da costura não serve apenas para "alinhar os pontos", uma vez que também serve para "alinhar os pensamentos". Isso demonstra que a costura tem a sua função "terapêutica".
De fato, a costura é uma terapia para a mente, pois quando a costureira se concentra no seu trabalho, ela se sente tranquila, deixando as preocupações "bem longe". Dessa forma, ao mesmo tempo em que organiza o tecido, também se organiza os pensamentos (e a mente).
O ritmo da prática da costura gera sensação de calma, diminuindo a ansiedade. Ao mesmo tempo em que a costureira une os tecidos, ela também consegue unir reflexões, entendendo melhor os seus sentimentos e os seus pensamentos. Essa é uma das principais frases de costura!
Fui atrás da felicidade e voltei com uma máquina de costura
Autor desconhecido
Essa frase, que relaciona a prática da costura com a felicidade, tem bastante significado, não é mesmo? Ela indica que a costura não é uma simples prática manual, uma vez que essa atividade também proporciona realização e alegria.
Inclusive, essa frase remeta à ideia de "ser feliz no simples". Através da costura, se pode ter a sensação de satisfação, uma vez que é possível criar diversas "coisas" com essa prática. Com essa costura máquina, você consegue transformar os seus sonhos em realidade.
Costurar não é apenas juntar tecidos, é juntar memórias
Tula Pink
Essa frase, de Tula Pink, informa que a costura não se limita apenas à técnica, uma vez que ela também conta com significados e lembranças, apresentando valor afetivo. Muitas costuras remetem a lembranças, tradições e até mesmo ao afeto.
Costurar é como contar uma história com linhas e tecidos
Betsy Greer
Essa frase indica que os pontos costurados não têm a função apenas de unir peças, uma vez que esses também são um registro dos sentimentos, das memórias e até mesmo da criatividade. Por isso, a frase quase equipara o trabalho de um costureiro ao de escritor.
Enquanto o escritor usa as palavras para desenvolver uma narrativa, o costureiro utiliza tecidos, linhas e cores para transmitir emoção, cultura e história. Cada peça criada é como se fosse um capítulo único. O processo de costura é realmente mágico, não é mesmo?
Quando costuro, deixo um pedaço de mim em cada ponto
Tula Pink
A frase sobre costura da Tula Pink demonstra o afeto que as costureiras têm pela costura. Em cada parte do processo de costura, a costureira aplica a sua habilidade técnica - mas, não somente a técnica, como também os seus sentimentos, a sua criatividade, a sua paciência e a sua dedicação.
A costura é uma verdadeira impressão da identidade da costureira, uma vez que a profissional se utiliza da sua criatividade para a criação de peças. O resultado do trabalho da costureira não consiste apenas na "transformação de um tecido", pois também consiste na materialização das memórias e sentimentos da profissional.
Costurar é como pintar linhas
Louisa May Alcott
Essa frase compara a prática da costura com a pintura, não é mesmo? Afinal, Louisa May Alcott disse que costurar = pintar; mas não é qualquer pintura, é a pintura de linhas. Cada ponto feito na costura corresponde a um traço de cor, com textura, volume e forma única. Assim, se forma o resultado final da costura.
Além disso, essa frase destaca a questão criativa da costura, indicando que essa atividade vai muito além de somente unir tecidos; ela também se volta à beleza, identidade e expressão. O tecido se transforma uma obra artística, com o trabalho da costureira.
Costurar é como meditar: repetição, foco e criação
Elizabeth Hunter
Nessa frase, Elizabeth Hunter quis dizer que a repetição, o foco e a criação exigidos pela costura equipara-se ao estado de meditação. O movimento manual realizado com as agulhas, linhas e tecidos, o processo de repetição da execução dos pontos e e a criatividade em volta do trabalho; tudo isso faz a mente ficar calma e 100% presente. Com isso, se pode desligar de preocupações externas. Então, que tal praticar essa atividade meditativa?
Quando as mãos costuram, o coração repousa
Provérbio antigo
Vamos repousar o coração enquanto as mãos costuram? Essa frase é um provérbio antigo e diz que a costura é uma atividade calmante e restauradora. O movimento constante realizado com as mãos, que guia as linhas e os tecidos, é capaz de acalmar a mente e, consequentemente, o coração, gerando sensação de tranquilidade e serenidade.
Na falta de ideias criativas? Aqui estão algumas citações dos famosos do mundo da costura, que irão surpreender seus professores e amigos ligados a este mundo tão peculiar!
Gostou do conteúdo para aprender nomes relacionados a costura e descobrir as principais frases de costura? Gostaria que adicionássemos alguns termos em nosso dicionário de costura? Nos envie via comentário e compartilhe com todo mundo com quem tem amor ao design de moda, estilo e estética!
Sempre usei o termo “pensa” para diminuir um cóz de calça,por exemplo,e ouço por aí “pense,pensil” etc… gostaria de saber o nome certo dessa prática.
Pensa/pença ou pence podem ser usados sem problemas (: isso vai muito de região.
“pinchau” ou “pinchal” também se usa aqui no RS :)
gostava de saber como se chama a maneira de cortar para duas peças serem só uma, nao sei explicar. cortar em festo?
Corte duplo ou duas vezes
Duplaface também pode ser chamada
Me gustaría saber que es revel
Oi Camila, vc poderia me dizer o nome daquela tira de tecido usada atrás de casacos, casaquinhos e jalecos?
Muito obrigada!
Oi Nilcea ! A faixa do jaleco não possui um nome específico (:
Existe o termo singir?
Se sim,o que se trata?
Olá!!! Talvez fosse “cerzir” ? o mesmo que costurar com pontos pequenos…
Existe nome para algo constituído de retalhos diversos?
Conheço o termo “colcha de retalhos”, mas não sendo uma colcha, nem algo necessariamente costurado mas a ideia, o conceito de algo feito a partir de várias partes diferentes…
patchwork
Muito interessante
O que significa segundo corte ?