Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Ler para progredir o domínio na língua portuguesa

De Camila, publicado dia 28/07/2017 Blog > Apoio Escolar > Português > Avançar no idioma de Camões através da leitura

O português é, sem dúvida, uma língua complicada. Dominar o idioma que falamos no Brasil é complicado para muitos nativos, mesmo recebendo uma Educação Básica desde pequenos.

Se é assim para quem nasceu no país e está em contato com a língua o tempo todo, imagina para um gringo que queira ou precise aprendê-la. Eles têm que suar a camisa para dominar o idioma que herdamos de Portugal.

Uma excelente atividade que permite o contato constante com o português, além de contribuir para seu desenvolvimento e aperfeiçoamento é a leitura. Principalmente se ela for direcionada à literatura que agrade quem está de olho nas páginas.

Ler te ajuda a melhorar seu nível do idioma. A leitura é uma ótima aliada no aprendizado da língua portuguesa.

Ler e praticar a língua através de palavras que contam histórias de diversas naturezas é uma ótima maneira de lapidar o conhecimento e o domínio da gramática, do vocabulário, da sintaxe, da conjugação e da ortografia do idioma.

Abaixo, Superprof te mostra por A + B como a leitura pode ser um raio de sol nos dias chuvosos do seu aprendizado do português.

O ganho intelectual do contato com os livros

Quando desejamos alcançar um avanço considerável nos conhecimentos (lendo!) da língua portuguesa, seja na escola enquanto criança ou na vida adulta, não temos muitas opções: precisamos de leitura.

Seja o aprendiz nativo no português ou um estrangeiro amante do Brasil e sua cultura, não existem muitas alternativas para a assimilação da língua a não ser a prática.

Prática oral, escuta, escrita e leitura: esses são os quatro pilares para todos os alunos em curso de língua portuguesa (ou qualquer outro idioma), sejam eles nascidos na nossa terrinha ou em qualquer outro lugar do mundo.

Te mostramos alguns benefícios que o aprendizado através da leitura traz para o ser humano.

Melhora o funcionamento do cérebro

Independente do suporte – papel ou digital – , a leitura continua sendo a atividade fundamental das aulas de língua portuguesa.

Essa atividade aprimora as competências cerebrais, tais como o reflexo, as habilidades e o intelecto.

Estímulo do cérebro

Pesquisadores e especialistas comprovaram através de vários experimentos que a escrita estimula esse órgão tão importante do nosso sistema nervoso central.

Nosso cérebro é uma esponja e a leitura é um exercício intelectual completo.  Ao lermos, exercitamos conhecimentos com os quais entramos em contato e que logo são “estocados” na memória de longa duração.

O segredo para a manutenção das capacidades do cérebro é, simplesmente, não parar de ler.

É preciso tranquilidade para a concentração durante a leitura. Ler em um ambiente calmo é a melhor opção.

A leitura previne problemas cerebrais?

O ato de ler é um maravilhoso estímulo à várias células do nosso cérebro que são responsáveis pela prevenção de doenças como Alzheimer, Parkinson e demência.

O cérebro funciona como um certo tipo de músculo, que precisa ser exercitado com determinado ritmo e intensidade. O ato de estimular as atividades cerebrais através de práticas que envolvam a leitura tornam o cérebro cada vez mais capacitado. Sendo assim, nada mais lógico do que combatê-la através de uma “musculação intelectual”, não é mesmo?

Um bom remédio anti-estresse?

O contato com livros e textos é um ótimo exercício para combater o estresse. O contato com as palavras pelo simples e puro prazer de lê-las, sem a obrigação de fazer provas e avaliações, tem um resultado ainda mais positivo.

Seja através de uma história longa ou um texto curto, a leitura é, comprovadamente, um meio para acalmar os nervos e combater o estresse e a ansiedade.

Contribui para o desenvolvimento da fala

O ato de ler conecta aquilo que está à nossa volta à nossa capacidade de exprimir o que pensamos.

É incontestável que a leitura aumenta a bagagem intelectual do ser humano. As palavras, a forma de se comunicar, a descoberta de novidades e o acúmulo de conhecimentos nos é útil tanto na vida escolar quanto ao longo da nossa existência.

A fala e a leitura possuem uma relação de continuidade, pois constituem dois modos de representação da mesma língua. Sendo assim, é normal que uma seja complementar à outra. 

Aperfeiçoa a escrita

Se a leitura ajuda no aperfeiçoamento da fala, ela também contribuirá para o desenvolvimento da escrita.

A aquisição de conhecimento passa pela leitura e é ela que permite o aprimoramento das capacidades da expressão escrita.

A ação é um ciclo e as essas duas atividades estão diretamente ligadas: ao mesmo tempo em que escrevemos, lemos. E ao terminar a redação das palavras, relemos para conferir se expressamos corretamente o que pretendíamos com nosso texto.

A leitura é, assim, uma ferramenta para o acúmulo de informações e conhecimentos que serão colocados em prática na hora da expressão oral  e escrita.

Outros pontos positivos do contato com os livros

Existem vários outros pontos positivos para se lançar no hábito da leitura.

O aumento da capacidade de memorização é um deles. Já os insomnes de plantão podem encontrar na leitura um bom aliado no combate às noites em claro.

Melhorar o português através dos livros

Ler (e melhorar o seu português) é um exercício e como toda atividade, a leitura precisa ser trabalhada. Com a prática, ela é aprimorada.

Em um mundo onde as informações circulam cada vez mais rápido e o ritmo de vida está cada dia mais frenético, muitos acham ruim de não conseguir ler rápido o suficiente.

Sendo assim, preparamos algumas dicas de como aperfeiçoar sua capacidade e seus hábitos de leitura.

Qual a posição correta durante a leitura?

Dica número 1: ler deitado(a) não é aconselhado.

O hábito pode até ser repousante para muitos, mas o costume não é bom para o lado físico, mental e intelectual. Ler deitado é fortemente desaconselhado pelo fato de sobrecarregar a cervical. Tal esforço contínuo sobre a nuca e as vértebras pode acabar em torcicolo, fragilizando os músculos dorsais.

Ler deitado, definitivamente, não é a melhor opção. A leitura, quando praticada deitada, por causar danos à saúde.

Sendo assim, ler sentado é a melhor opção, pois tal posição mantém a cabeça e a coluna alinhadas. Além do mais, ler deitado pode causar enxaquecas constantes e além de provocar dores em diferentes lugares da cabeça e dos olhos.

Ler sozinho é melhor?

A leitura é uma atividade que demanda concentração. Estar sozinho permite plena concentração, assim como uma atenção exclusiva e intensa ao que é lido.

A concentração e compreensão do que é lido demanda enorme esforço do leitor e só é possível chegar lá estando sozinho, em um lugar tranquilo.

Suporte de papel ou digital?

O papel continua sendo o formato mais adequado e adaptado à atividade, permitindo o leitor de otimizar ao máximo o processo de leitura. Ele é o mais propício para uma boa leitura, pois o tamanho, o formato e a cor das letras e do papel são escolhidos pelas editoras com o objetivo de não forçarem os olhos.

O esforço excessivo demandado aos olhos ao ler através de uma tela que não possui a claridade ideal nem o tamanho adequado das letras pode acarretar em graves problemas de visão. E esse é o caso de tablets, smartphones e computadores.

Fazer anotações sobre o texto é uma boa prática?

Para não perder o fio da meada, seja de uma narração romântica ou de um artigo científico, existem algumas astúcias e uma delas é o hábito de tomar nota do que é lido.

O costume de anotar os pontos importantes ressaltados na leitura possibilita uma organização do pensamento, assim como a possibilidade de retomada de algumas ideias após o fim da leitura.

As anotações servem, então, como um auxílio à sua memória!

Livros digitais gratuitos

Seja pela praticidade de carregar diversos exemplares dentro de uma tablet (ou HD externo, ou computador), pelo fato deles não ocuparem muito espaço – nem na mochila e nem nas estantes -, ou pela economia de acharmos vários títulos gratuitos na internet, os eBooks chegaram para ficar.

Para se lançar nessa prática e achar títulos bacanas te guiamos pelo mundo digital da literatura!

Encontrando um eBook

A melhor ferramenta de busca para achar um título do seu interesse é o nosso bom e velho amigo Google. Nele você encontra uma grande lista de sites com diversas opções de gêneros e autores. Basta fazer uma busca do tipo “ebook grátis em português”.

O ato de ler acalma os nervos. A leitura ajuda no combate ao estresse.

Selecionando bons sites para download

Você fuçou, fuçou e fuçou, mas não conseguiu achar muitas informações nos sites em que pesquisou. Para não correr risco, tente pedir indicações a pessoas conhecidas que possam entender do assunto. As redes sociais são ótimas para esse tipo de auxílio. Senão, recorra aos fóruns de discussão sobre o tema.

Baixando livros

Existem duas maneiras de baixar o título desejado e cada uma delas com suas vantagens e desvantagens: download direto e indireto.

O download direto aparece no formato de um link no qual você clica e baixa diretamente o arquivo que procura. Isso tudo sem nenhum intermediário.

O download indireto é uma opção na qual aplicativos ou sites especializados são utilizados. Eles funcionam como intermediários entre o utilizador e o site no qual os livros são armazenados.

Leitura em interface digital

Caso o download tenha sido feito através de um link direto, basta abrir o arquivo e pronto!

O arquivo baixado pode aparecer também em arquivo comprimido. Nesse caso, é preciso que você possua um software que descomprima o material, como o Winrar.

Títulos literários para melhorar seu idioma

Fizemos uma seleção de cinco livros que possuem um português acessível, tanto para aqueles que estão começando a se aventurar no idioma quanto para os que querem retomar a prática da leitura.

  • “Sozinha no mundo” de Marcos Rey
  • Saga Harry Potter
  • “O Alquimista” de Paulo Coelho
  • “Amora” de Natália Borges Polesso
  • “O melhor da poesia brasileira” de José Olympio

Lembrando que livro de acesso linguístico fácil não quer dizer livro chato nem bobo. Muito pelo contrário, pois neles você encontrará uma narrativa prazerosa a ser lida e ao mesmo tempo extremamente enriquecedora!

Motivos para aprimorar seu português através desses títulos

Base sólida de um vocabulário rico, diversificado e, ao mesmo tempo, fácil a ser compreendido: esses são apenas alguns dos benefícios da leitura em português. Sem contar com o conhecimento aprofundado que o leitor adquirirá no campo gramatical e semântico.

Aliada à aula de portugues e a um trabalho de estudo particular constante, o costume de ler um bom livro te ajudará a enriquecer seus conhecimentos no idioma de maneira eficiente e descontraída.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 3 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar