Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

5 livros de fácil acesso em língua portuguesa

De Camila, publicado dia 27/07/2017 Blog > Apoio Escolar > Português > Títulos literários para melhorar o idioma do Brasil

“Gostar de ler é trocar horas de tédio por outras deliciosas.” –  Baron de Montesquieu

A leitura é uma prática obrigatória para aqueles que aprendem nosso idioma ou pretendem melhorá-lo. Poderíamos te dar 500 motivos para se dedicar a bons livros, pois razões para aderir ao hábito é o que não falta.

No entanto, faremos melhor e passaremos a palavra a alguns experts do assunto, como filósofos, poetas e escritores!

Creio que nada substitui a leitura de um texto, nada substitui a memória de um texto, nada, nenhum jogo“, disse Marguerite Duras, dramaturga, novelista, romancista, roteirista, poetisa e diretora de cinema francesa. Ela é uma das principais representantes da voz feminina na literatura européia do século XX.

Umberto Eco, escritor, filósofo, semiólogo, linguista e bibliófilo italiano disse que “a leitura é uma necessidade biológica da espécie. Nenhum ecrã e nenhuma tecnologia conseguirão suprimir a necessidade de leitura tradicional“.

Livros em português enriquecem seu vocabulário. A leitura pode te abrir portas para enriquecer seus conhecimentos.

Caso você ainda não tenha aderido ao hábito de ler, será que conseguimos te convencer?

Se a resposta for positiva, mas você está receoso(a) em cair de cara em uma obra muito complicada, não se desespere: Superprof te dá uma mãozinha.

Abaixo fizemos a seleção de cinco livros que possuem um português acessível, tanto para aqueles que estão começando a se aventurar no idioma quanto para os que querem retomar a prática da leitura.

Mas atenção: livro de acesso linguístico fácil não quer dizer livro chato nem bobo. Muito pelo contrário, pois neles você encontrará uma narrativa prazerosa a ser lida e ao mesmo tempo extremamente enriquecedora!

“Sozinha no mundo” de Marcos Rey

Os livros da coleção Vagalume são um clássico dentre os estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Que atire a primeira pedra aquele aluno que passou por tal período escolar nas décadas de 1990 e 2000 e que não tiveram que ler nenhum título da coleção.

“Enigma na Televisão”, “O Rapto do Garoto de Ouro” e “O Escaravelho do Diabo” te dizem alguma coisa? Com certeza algum deles você conhece!

“Sozinha no Mundo”, do autor Marcos Rey, também entra nessa lista… e na nossa lista, claro! Seja você estudante, adulto ou estrangeiro aprendendo a língua portuguesa (através da literatura), nada melhor do que começar com um romance dramático que se passa em terras nossas.

A história é sobre Pimpa, menina de 14 anos que acaba de chegar em São Paulo e, como o próprio título diz, está completamente só. Isso porque sua mãe morreu, seu único tio sumiu e a outra pessoa que ela conhece além desses dois últimos perdeu a memória. No entanto, uma mulher parece muito interessada na garota e Pimpa pretende descobrir o porquê. Uma aventura pela maior cidade do Brasil na qual acompanhamos a menina fugindo da estranha que a persegue e tentando ajeitar sua vida.

Para onde ir quando se está sozinha no mundo? É o que Pimpa vai descobrir.

A leitura precisa ser um hábito constante. Muitos autores podem fazer aflorar em você o gosto pela leitura.

Um livro que influenciou muitos jovens

O mais interessante ao pesquisar sobre o título é ver como ele foi uma forte influência para toda uma geração de leitores. Muitos deles confessam que se tornaram amantes dos livros e das letras depois de serem apresentados a “Sozinha no Mundo”.

90% do leitor que sou foi graças a essa série, ótimos livros. Li na minha adolescência e gostei muito“, confessou a pessoa de codinome “Mundo Tolkien” em um fórum de discussão sobre a publicação.

Já “Gabriel”, outro participante do fórum, o recomenda para todas as idades: “Ótimo livro para crianças e jovens adultos. Quando era criança devorei esse livro! A narração é dinâmica, você começa a torcer pela personagem desde o começo, mesmo tudo dando errado e ela tendo que se virar pra recomeçar.”

Se você está pronto(a) para começar a ler, nada melhor do que esse título – assim como todos os outros da Coleção Vagalume – para dar o ponta-pé inicial.

Saga Harry Potter

OK, J.K. Rowling não é uma autora brasileira. Mas quem liga? A saga Harry Potter marcou – e ainda marca – uma enorme geração de leitores e não pode ser deixada de fora da nossa lista.

Sem contar que a tradução é excelente e a linguagem utilizada é adaptada a todos os tipos de público, pois é fácil de ler. A escrita apresentada em cada um dos livros flui sem o leitor nem perceber. Ótima maneira para se familiarizar com a língua portuguesa escrita.

Seja na escola, na universidade ou na pausa do trabalho, o texto criado por Rowling permite ao leitor praticar uma boa gramática e ortografia de base.

Além disso, a série abrange vários gêneros como suspense, aventura, romance e fantasia. Segundo a própria autora, o principal tema abordado é a morte (ui!), mas encontramos igualmente reflexões sobre preconceito, corrupção e abandono em suas páginas.

As aventuras do aprendiz de feiticeiro com uma cicatriz em forma de raio na testa são viciantes. Quando nos damos conta, já devoramos uma edição de 700 páginas sem nem mesmo perceber.

Sem contar que a imaginação vai longe e o leitor, ao final da série, tem certeza que já esteve em carne-e-osso em Hogwarts!

“O Alquimista” de Paulo Coelho

Os títulos de Paulo Coelho são menos conhecidos no âmbito escolar, mas nem por isso menos apreciados pelos jovens. Principalmente quando o assunto é “O Alquimista”, uma das suas obras-primas literárias mais vendidas no mundo inteiro. Só para constar, mais de 90 milhões de exemplares (!!!) circulam entre os dedos de leitores desde 1995, quando o livro foi publicado pela primeira vez.

Mas por que tanto sucesso?

“O Alquimista” conquistou os amantes dos livros pela sofisticada simplicidade da escrita. Para nossa sorte, o original é em português (aprimore o uso da língua com a leitura), então não corremos o risco de esbarrar em nenhum “tropeço” de tradução.

Com um estilo descomplicado e a escolha de um vocabulário bem apurado, é impossível não se deixar levar pelas palavras de Coelho. Ainda mais em se tratando de um contexto tão específico com personagens tão particulares.

O autor tece uma ligação entre a narrativa e o leitor ao longo de toda a trama. Um método um pouco mais complicado para crianças, mas que pode ser ótimo para adultos em aprendizado no EJA (Educação para Jovens e Adultos) ou estrangeiros que querem dominar nosso idioma.

Um escrita fluida e uma história envolvente fazem o tempo passar sem percebermos. Quando o livro é bom, a leitura acontece naturalmente.

“Amora” de Natália Borges Polesso

“Amora” não é um best-seller… Ainda! Mas está no caminho certo.

Para quem gosta de explorar jovens –  e competentes – escritores da nossa língua portuguesa, então Natália Borges Polesso é a pedida certa. Ela mal começou a escrever profissionalmente e já ganhou o prêmio Jabuti de literatura com “Amora”, seu segundo livro (também disponível em ebook. Mais livros em português?) publicado. A gaúcha de Caxias do Sul saiu desbancando figuronas da nossa escrita como Luis Fernando Veríssimo, com quem concorria na mesma categoria.

A história contada por Polesso nesse premiado título nos embarca rapidamente no mundo criado por ela. Na verdade, criado mais ou menos, pois a maioria das histórias são baseadas em situações vividas pela autora.

Está aí mais um motivo que empolga o leitor e o faz devorar rapidamente as páginas que contém uma escrita fluida, descomplicada e carregada de temas para reflexão.

Estruturado em contos, o livro relata histórias com o tema do relacionamento homossexual entre mulheres. Pode soar pesado para alguns, mas a beleza das palavras da autora faz com que a temática ganhe seu lugar na prateleira juntinho de todos os outros livros que guardamos do lado esquerdo do peito.

Sem sombra de dúvidas uma ótima leitura a ser feita para praticar seu português e ainda refletir sobre o encanto do amor entre seres-humanos.

“O melhor da poesia brasileira” de José Olympio

Você leu “poesia” no título e já começou a tremer nas bases? Pode ficar calmo(a), pois a seleção feita por José Olympo neste livro é acessível até mesmo para aqueles que acabaram de ficar fluentes na leitura do idioma.

A publicação conta com “monstros” da poesia brasileira como Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira.

Neste livro encontramos clássicos como “Vou-me embora para Pasárgada”, de Manuel Bandeira e “A morte do leiteiro”, de Carlos Drummond de Andrade.

“O melhor da poesia brasileira” é uma ótima leitura para começar o contato com este gênero literário ou para estreitar laços com ele. Seu conteúdo “oferece aos públicos estudantil e leitor em geral o que há de mais significativo no campo de nossa prosa e poesia“.

Motivos para aprimorar seu português através desses títulos

Quando desejamos dar aquela melhorada no nível de conhecimento e domínio da língua portuguesa, aderir ao hábito da leitura é imprescindível.

Os livros apresentados nesta matéria são uma ótima pedida para unir o útil ao agradável. Eles oferecem uma base sólida de um vocabulário rico, diversificado e, ao mesmo tempo, fácil a ser compreendido. Sem contar com o conhecimento aprofundado que o leitor adquirirá no campo gramatical e semântico.

Aliada às aulas de portugues e a um trabalho de estudo particular constante, o costume de ler um bom livro (quais vantagens?) te ajudará a enriquecer seus conhecimentos no idioma de maneira eficiente e descontraída. E se você optar por se deleitar com a nossa lista de publicações, temos certeza que ganhará um belo gosto pela leitura.

Ler é um exercício diário. O gosto pela palavra escrita é adquirido através da prática da leitura.

Para ficar conectado ao mundo em que vivemos, é preciso ler. Melhor que tal processo seja feito, então, com muito prazer. Como dito no início da matéria, nada como trocar horas de tédio por outras deliciosas!

Encontre o melhor profe para suas aulas de portugues no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...
avatar