Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

A leitura no aprendizado da língua portuguesa

De Camila, publicado dia 28/07/2017 Blog > Apoio Escolar > Português > Melhorar o idioma do Brasil através dos livros

A leitura é uma das bases das nossas atividades intelectuais. O tempo todo recolhemos e armazenamos informações através do ato de ler, seja por livros (encontre ebooks para praticar o português) de aprendizado, leitura de periódicos, mídias digitais ou literatura.

Um dos inimigos da leitura é a pressa. Em um mundo onde as informações circulam cada vez mais rápido e o ritmo de vida está cada dia mais frenético, muitos acham ruim de não conseguir ler rápido o suficiente. Resultado: deixam o texto de lado.

Ler é um exercício.

Como toda atividade, a leitura precisa ser trabalhada. Com a prática, ela é aprimorada. Sim, existem técnicas para melhorá-la, assim como hábitos quotidianos que a tornam mais simples e funcional.

Superprof apresenta algumas dicas de como aperfeiçoar sua capacidade e seus hábitos de leitura. Mas não se preocupe, pois vamos tentar passar orientações simples, mas nem por isso menos eficientes!

Qual a posição correta durante a leitura?

Acho que você não vai gostar muito do que vamos dizer agora, pois já vamos começar desconstruindo uma prática que muitos adotam: ler deitado(a) não é aconselhado.

“Mas por que se é tão gostoso e relaxante?”, você deve estar se perguntando aí do outro lado.

Ler deitado não é o mais aconselhado. A posição na qual você l&e é muito importante.

Pode até ser repousante para muitos, mas o costume não é bom para o lado físico, mental e intelectual. Seja deitado no chão de barriga para baixo, com a cabeça levantada e os olhos vidrados nas palavras, ou com as costas contra o colchão e os braços levantados segurando o livro (já leu Ana Maria Machado?); nenhuma dessas posições é boa para seu corpo e sua mente.

Danos físicos

A saúde e o bem-estar são o foco de várias pesquisas ligadas à vida do ser humano. É fato que muitas pessoas não se preocupam suficientemente com o estado físico do corpo: o pobre coitado passa por vários testes de resistência quotidianos durante nossos afazeres do dia-a-dia. E nem os momentos de leitura (saiba as vantagens de ler português), que deveriam ser de descanso, o tratam da maneira adequada.

Ler deitado é fortemente desaconselhado pelo fato de sobrecarregar a cervical. Seja de barriga para cima ou para baixo, em uma superfície firme ou afofada, essa parte da coluna acaba sofrendo uma tensão constante por um longo período. Tal esforço contínuo sobre a nuca e as vértebras pode acabar em torcicolo, fragilizando os músculos dorsais.

Ao se posicionar de barriga para baixo, as costelas e a caixa toráxica são comprimidas, comprometendo a respiração e tirando o conforto de um momento que deveria ser agradável. Sem contar com a pressão que continua sendo aplicada na região do pescoço.

Optimise sua posição durante a leitura

Uma boa maneira de colocar essa dica em prática é tentar aliar conforto e praticidade. Sendo assim, ler sentado é a melhor opção. Tal posição mantém a cabeça e a coluna alinhadas. Adotando tal prática, você não vai nem sentir o tempo passar, pois conseguirá ler durante horas a fio sem nenhum incômodo físico.

Fatiga mental: consequência da posição de leitura?

Se você suspeita que a posição na qual você lê interfere no funcionamento do seu cérebro, então está certíssimo: a postura pode provocar dores em diferentes lugares da cabeça e dos olhos.

Ler deitado pode causar enxaquecas constantes, que riscam até de se tornarem crônicas caso o hábito continue. Se esse é o seu caso, é muito importante evitar a leitura na cama ou de barriga para cima no sofá.

O interferência no nível dos olhos acontece por causa do esforço de uma posição não natural de leitura. Quando forçados a trabalhar em condições que não são adequadas, eles “reagem” através da dor e do desconforto visual.

Ser um bom professor de português (melhore o seu através da leitura) significa igualmente orientar os alunos aos bons métodos, hábitos e posições de leitura. Sejam eles crianças ou adultos, o aproveitamento da atividade será muito maior caso a façam corretamente.

Ler sozinho permite ao leitor de se concentrar melhor. A concentração é muito importante na hora da leitura.

Ler sozinho é melhor?

A leitura (veja algumas simples para melhorar o seu português) é uma atividade que demanda concentração… e muita! Vamos combinar que é muito mais fácil – e prazeroso – se concentrar em um ambiente calmo e sereno. Não é à toa que é preciso fazer silêncio dentro das bibliotecas, templo oficial do contato com os livros.

Estar sozinho permite plena concentração, assim como uma atenção exclusiva e intensa ao que é lido.

Ler faz com que nos transportemos para o universo apresentado no texto, com que nos integremos à história contada e caminhemos junto aos personagens.

Para tal, apenas ler as palavras não é o suficiente. É preciso compreender o todo, analisá-lo e absorvê-lo. E isso só pode ser alcançado se o leitor estiver extremamente concentrado no texto diante de seus olhos.

A concentração e compreensão do que é lido demanda enorme esforço do leitor e só é possível chegar lá estando sozinho, em um lugar tranquilo.

Sem contar que é bem mais fácil e produtivo estudar a língua portuguesa imerso em uma atmosfera pacífica do que no meio da muvuca!

Suporte de papel ou digital?

Pode parecer um pouco retrógrado e resistente à mudança o que vamos dizer na continuação deste texto, mas é a mais pura verdade: ler através de um suporte de papel é muito melhor do que a partir de um suporte digital.

O papel continua sendo o formato mais adequado e adaptado à atividade, permitindo o leitor de otimizar ao máximo o processo de leitura.

Mas por que o papel é o mais indicado?

O suporte de papel é o mais propício para uma boa leitura, pois o tamanho, o formato e a cor das letras e do papel são escolhidos pelas editoras com o objetivo de não forçarem os olhos.

Dica importante: é aconselhável fazer uma pausa a cada 2 horas de leitura ininterruptas.

Voltando à questão do papel, ele também facilita a vida do leitor quando precisa achar o trecho no qual parou antes do intervalo. O marcador de páginas e os grifos estão à nossa disposição no auxílio dessa tarefa!

O texto no computador, no tablet ou no celular pode irritar ligeiramente o leitor caso a leitura seja interrompida por um descarga na bateria. Imagine o trabalhão que vai ser encontrar a página e a frase certa para dar continuidade à atividade! Sem falar que você pode esbarrar sem querer em algum botão do aparelho e fechar o arquivo que contém seu texto…

Outra questão comprometida nos suportes digitais é o tamanho adequado dos caracteres. O leitor é quem, na maioria das vezes, escolhe o tamanho das letras. Em vários casos, elas acabam por não serem as mais adaptadas para o exercício.

O esforço excessivo demandado aos olhos ao ler uma tela que não possui a claridade ideal nem o tamanho adequado das letras pode acarretar em graves problemas de visão.

Sendo assim, confie no bom e velho livro. Dê preferência para tal formato e, porque não, comece a construir uma bela biblioteca!

Ler em um ambiente barulhento não dá! O silêncio é fundamental para a concentração na hora da leitura.

O livro tradicional é o que causa menos danos à saúde.

Como mencionado mais cedo nesta matéria, o livro em formato de papel (quais são os recomendados pelo MEC?) é o que se adequa melhor à leitura, causando menos danos à vista. Ao das privilégio para os suportes impressos – sejam eles jornais, livros ou revistas – você minimiza o impacto à sua saúde.

Outro ponto positivo do objeto-livro é que ele é uma ótima ferramenta de socialização: uma ótima amizade ou flerte podem começar a partir do interesse de um estranho ao livro que te viu carregando. O mesmo não seria possível caso a leitura aconteça em um suporte tecnológico.

Fazer anotações sobre o texto é uma boa prática?

Mostramos quais as condições ideias para se ler um bom livro. No entanto, sabemos bem que é bem difícil conseguirmos efetuar nossa leitura dentro desses parâmetros.

Para não perder o fio da meada, seja de uma narração romântica ou de um artigo científico, existem algumas astúcias.

Uma delas é o hábito de tomar nota do que é lido.

Saiba também como encontrar boas aulas de portugues aqui no Superprof!

Utilidades das anotações

As informações podem aparecer de uma hora para outra dentro do texto e acabarem sendo mais complexas do que o esperado. Dependendo do ritmo de leitura, podemos igualmente ficar “embolados no meio de campo”.

O costume de anotar os pontos importantes ressaltados na leitura possibilita uma organização do pensamento, pois a mente pode acabar meio cansada depois de um longo período de dedicação ao texto.

Outra utilidade das anotações é a possibilidade de retomada de algumas ideias após o fim da leitura. Principalmente se aí existe um espaço de tempo considerável.

O bom e velho livro impresso ainda é o melhor para se ler. O suporte de papel é o mais aconselhado para a leitura.

Quando iniciamos um texto sem saber se conseguiremos terminá-lo rapidamente, as notas de canto de página acabam se tornando muito úteis. Elas permitem ao leitor de relembrar noções, passagens e pensamentos importantes que ocuparam a sua cabeça quando leram determinado trecho. Nada pior do que interromper uma leitura e ter que começar tudo do zero porque não nos lembramos de mais nada.

Considere, então, as anotações como um auxílio à sua memória!

Se você ainda acha que anotar reflexões ou lembretes ligados ao texto é uma perda de tempo, pense duas vezes.

Se tornar um leitor que consegue tirar o maior proveito possível do texto é um exercício que precisa ser aprendido e praticado. Ser apenas ágil não é o suficiente: é necessário assimilar o que foi transmitido através das palavras.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar