Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar
18

Encontrar e-books na língua portuguesa de graça

De Camila, publicado dia 27/07/2017 Blog > Apoio Escolar > Português > Baixar livros digitais gratuitos no idioma de Camões

Ebook, eBook, e-book ou ebook? Em português (melhore o seu através da literatura) é livro digital mesmo, mas na web todos os denominam utilizando uma das quatro opções acima.

Superprof fez uma pesquisa rápida e descobriu que, na verdade, todas as opções acima estão corretas. Independentemente de como você digitar a contração para “eletronic book” – ou livro eletrônico -, resultados aparecerão na sua tela.

No entanto, se seu objetivo é achar o maior número de exemplares possível, então a melhor escolha é ebook. Pesquisa apresentada pelo PublishNews feita através do Google Insights for Search mostra que essa grafia tem 13,6 milhões de buscas mensais na web (contra 4,1 milhões relacionadas a e-book).

Não é novidade para ninguém que tal suporte literário vem ganhando cada vez mais espaço nas prateleiras (virtuais) de estudantes e amantes de uma boa leitura. Seja pela praticidade de carregar diversos exemplares dentro de uma tablet (ou HD externo, ou computador), pelo fato deles não ocuparem muito espaço – nem na mochila e nem nas estantes -, ou pela economia de acharmos vários títulos gratuitos na internet, os eBooks chegaram para ficar.

Para quem tem um mínimo de traquejo com a utilização de interfaces digitais, os livros disponíveis para download podem ser uma “mão na roda”. Se você não tem tempo de ir a uma biblioteca ou se dirigir à loja para comprar a versão de papel, então os eBooks podem facilitar sua tarefa. Seja para os pais que precisam adquirir uma bibliografia enorme para as aulas de portugues dos filhotes ou para aqueles que não vivem sem uma boa leitura.

Se você quer se lançar nessa prática, mas ainda não sabe muito bem onde achar títulos bacanas ou como ter acesso a eles, então cola nesta matéria que Superprof vai te guiar pelo mundo digital da literatura!

Encontrando um eBook

Obviamente, um livro digital não será encontrado em livrarias ou bibliotecas.

Mas, antes de mais nada, expliquemos direitinho o que é um eBook.

Você pode levar seu eBook para todo lado! Compactos, os eBooks são mais simples de serem transportados.

Como mencionado no início da matéria, tal denominação é uma abreviação para “eletronic book“. Eles são livros disponíveis para download na internet.

Os dispositivos de consulta de tais textos digitais também são chamados de eBooks. Mostramos que eles podem ser sua tablet, computador ou smartphone. No entanto, existem suportes desenvolvidos especialmente para o armazenamento e leitura de tais livros.

O Kindle é um bom exemplo. A diferença é que a iluminação liberada pela tela assim como a tipografia e o tamanho das letras são bem mais apropriados para nossa vista.

Essa fonte de acesso a textos permite uma nova metodologia de ensino e aprendizagem da língua portuguesa (lendo), seja para nativos ou para estrangeiros.

Agora a pergunta que não quer calar: onde encontrá-los?

A melhor ferramenta de busca para achar um título do seu interesse é o nosso bom e velho amigo Google.

Digite lá no retângulo de pesquisa “baixar ebook gratuitamente” ou “ebook grátis em português” ou ainda “download ebook grátis em português”. Uma grande lista de sites vai aparecer, com diversas opções de gêneros e autores.

Você encontra sites com publicações acadêmicas, de ficção, não-ficção, literatura, ensino e muito mais!

Selecionando bons sites para download

As opções podem ser inúmeras, então como escolher um bom – e confiável – site para download dos livros?

Para tal, um mínimo de conhecimento e domínio das artimanhas da rede são necessários. Isso porque ninguém deseja cair em um endereço virtual que vai encher o HD de vírus e nenhum conteúdo concreto, não é mesmo?

Como encontrar o livro desejado

Primeiro passo é entender como os sites são organizados. Dessa forma fica mais fácil achar o título que você procura.

Eis as perguntas principais que devem ser feitas na hora da “caça” ao bom resultado:

  • Em qual gênero se encontra o título procurado (ficção, biografia, policial, autoajuda, literatura infantil, clássicos brasileiro…)?
  • É preciso se inscrever nos sites para conseguir fazer download?
  • O site é confiável?

Para saber se o endereço é confiável, melhor dica é olhar a parte de comentários que a maioria deles disponibiliza. Caso você nunca tenha ouvido falar no site e ele não possua uma sessão para relatos de utilizadores disponível, não arrisque e continue procurando.

Se a inscrição na plataforma for necessária para baixar os títulos, nenhum problema em fazê-la. No entanto, fique de olho se nenhum valor é cobrado e não dê informações muito pessoais como endereço, cep, cpf ou número do cartão de crédito, mesmo que digam que é de graça. Uma vez em posse desses dados, eles podem cobrar o tanto que quiserem.

Em um segundo momento, preste atenção se a bibliografia disponível te interessa. Outra dica valiosa é tentar detectar se o site é atualizado com frequência. Isso permitirá que você tenha uma gama maior de títulos e com melhor qualidade.

A caça ao título do ebook desejado pode ser sofrida para alguns. A busca pelo eBook perfeito nem sempre é clara.

Como fazer caso precise de ajuda?

Você fuçou, fuçou e fuçou, mas não conseguiu achar muitas informações nos sites em que pesquisou. Para não correr risco, tente pedir indicações a pessoas conhecidas que possam entender do assunto.

As redes sociais são ótimas para esse tipo de auxílio. Com certeza, dentre seus vários amigos no Facebook, alguns deles terão um endereço confiável para te passar. Se é que eles já não tenham o livro que você procura salvo no eBook!

Se não encontrar absolutamente ninguém que entenda do assunto, recorra aos fóruns de discussão. Lá, com certeza, alguém irá te orientar sobre onde encontrar o tipo de obra que você tanto deseja.

Baixando livros

Você achou um site legal e o eBook que estava procurando nele. E agora?

Existem duas maneiras de baixar o título desejado e cada uma delas com suas vantagens e desvantagens.

Download direto: mais rápido e mais arriscado

Esse tipo de sistema está disponível não só para os livros digitais, mas também para filmes, séries e músicas. Ele aparece no formato de um link no qual você clica e baixa diretamente o arquivo que procura. Isso tudo sem nenhum intermediário.

Tal link te direciona para um site hospedeiro. Com apenas dois cliques o download é efetuado. Aqui, você não precisa ser nenhum expert em meios digitais para conseguir baixar o que deseja.

No entanto, o risco contaminar seu computador ou tablet com um vírus é bem maior ao recorrer a essa opção. A melhor maneira de se proteger é instalando um anti-vírus de qualidade. Se o software de proteção for bom, ele não vai deixar nada duvidoso passar.

Download indireto: um pouco mais lento, mas bem mais confiável

Caso você não se sinta seguro em utilizar esses links, a melhor opção é usar aplicativos ou sites especializados. Eles funcionam como intermediários entre o utilizador e o site no qual os livros são armazenados.

Amazon Brasil, Livraria Cultura e Leya Online são algumas sugestões (veja também os livros ) fiáveis de endereços na internet.

Quanto aos apps, existem várias opções disponíveis:

Kindle

Com esse aplicativo você tem acesso a todos os serviços da Amazon, como, por exemplo, baixar imediatamente um ebook comprado, sincronizar anotações, utilizar marcadores e destaques, e a leitura de documentos pessoais.

Em certos apps a leitura pode começar no smartphone e terminar no tablet! Alguns eBooks te permitem de sincronizar o mesmo livro em vários dispositivos.

Aldiko

É um leitor de eBooks bem conhecido para a plataforma Android. Ele aceita arquivos nos formatos EPUB e PDF, incluindo arquivos com DRM da Adobe. Ele também oferece eBooks através da sua loja online.

Ele está disponível para smartphones e tablets com Android 2.3 ou superior.

Kobo

O aplicativo do Kobo está disponível para iOS e Android, e permite que você baixe e leia os eBooks através da Livraria Cultura e da Kobo Books. Ambos os sites possuem opções de títulos gratuitos!

Além de ler (conheça as vantagens!) os livros digitais, você terá também os “extras” que os e-readers da Kobo fornecem, como os badges (distintivos) que você ganha conforme vai alcançando certos objetivos.

Google Play Livros

Essa opção ainda não é muito popular no Brasil. A Google tem sua própria loja de eBooks, onde você encontra vários títulos em Português, gratuitos e pagos.

Para ler estes eBooks, o aplicativo disponibiliza um leitor, o Google Play Livros, para iOS e Android. Com o Google Play Livros você pode baixar os livros na loja da Google, lê-los, e sincronizar a leitura entre vários outros dispositivos.

 Wattpad

Esse aplicativo não é só um leitor de eBooks, mas também uma “loja” de livros digitais gratuitos. Ou seja, você navega, encontra os títulos que te interessam, baixa e lê, tudo num app só.

O diferencial deste aplicativo é que ele é conhecido por disponibilizar autores desconhecidos. Ótima oportunidade para conhecer novas pérolas da literatura!

Leitura em interface digital

Agora que você baixou o arquivo e o aplicativo, basta abrir um dentro do outro para começar a leitura.

Caso o download tenha sido feito através de um link direto, basta abrir o arquivo e pronto! Seja em PDF ou outro formato, o livro vai aparecer na sua frente e só te resta degustá-lo.

O arquivo baixado pode aparecer também em arquivo comprimido. Isso acontece com mais frequência quando a obra é pesada e possui muitas páginas.

Os eBooks podem ser levados para vários lugares com facilidade. Nada como a liberdade de ler o livro que quiser aonde estiver!

Nesse caso, é preciso que você possua um software que descomprima o material. O Winrar é uma boa escolha! Ele é de fácil utilização e pode ser empregado em vários tipos de extensões de arquivos.

O que está esperando para enriquecer seu português através de bons livros?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar