Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

A língua francesa e suas variações

De Carolina, publicado dia 23/08/2017 Blog > Idiomas > Francês > Os diferentes sotaques do francês

O francês é um idioma com entonação e pronúncia sedutoras que não nos deixam indiferentes. De certo modo, ficamos encantados com o “r” francês e todos os sons específicos da língua! Um par de elogios no idioma pode causar muito mais impacto que em outra qualquer, pode acreditar!

Apesar de ser linda, o francês é uma língua falada em vários países em diferentes continentes: Europa, África, América do Norte, América Central, América do Sul, Oceania e idosos vietnamitas da Ásia?

A França (curiosidades sobre sua cultura e língua) esteve e está em quase todos os continentes devido às suas antigas colônias! Assustou que na América do Sul se fala francês? Pode acreditar que sim, aliás, a Guiana Francesa faz parte da França Ultramarina, ou seja, é um departamento do país.

Por estar presentes em diferentes continentes e países, é importante sabermos tudo sobre o francês. Para isso, vamos  levar em conta seus diferentes sotaques e variantes.

Aprenda todas as formas de falar o mesmo idioma Cada lugar tem a sua maneira de falar e o seu sotaque. Basta aguçar os ouvidos para diferenciá-los

Se você gosta de viajar e já visitou alguns países francófonos, provavelmente já percebeu que o idioma varia de um país para outro, não é?

Continue lendo para descobrir os diferentes sotaques de uma das línguas mais importantes do mundo.

Quais são as principais variantes do francês?

O francês é a língua oficial de um grande número de países. Calcula-se que mais de 300 milhões de habitantes falam a língua francesa no nosso planeta.

Existem muitas variantes do idioma, mas vamos nos concentrar no francês da França, África e Canadá. Se não, não conseguiríamos falar sobre todos eles em somente um post!

Sem contar os vários sotaques dentro de cada país! Definitivamente, a língua francesa e todas as outras são um “organismo vivo” porque são faladas por seres humanos que se adaptam sempre ao local e ao tempo em que eles vivem.

Por exemplo, o sotaque de uma região da França vai ser influenciado pelo antigo dialeto local, pelos países que estão em volta, dos vários povos que ocuparam o território, do contexto atual de globalização, etc.

Por isso, em se tratando de sotaque, há muito o que ser analisado e falado. Agora você entendeu o porquê de concentrarmos somente nas diferenças de sotaque da África, França e Canadá para o francês, não é?

De qualquer forma, antes de entrar no x da questão, faremos um pequeno passeio pela história da língua francesa. Por um lado, os conquistadores franceses chegaram à costa do continente americano no final do século XV e início do século XVI.

Aprenda as várias maneiras de falar o idioma de Molière! Os castelos são lindos e as diferenças no sotaque da língua francesa também!

Nesse momento, um grande número de europeus (principalmente portugueses, ingleses, franceses e espanhóis – quais das duas línguas aprender?) instalou-se nas regiões atuais de Quebec e Montreal a fim de explorar as riquezas do novo mundo.

A primeira colônia francesa foi fundada em 1604, na Nova Escócia. Dois anos depois, o Quebec foi criado. Assim, a linguagem gradualmente se instalou no novo continente.

Hoje, o francês é uma das línguas oficiais do Canadá e, embora não seja a mais difundida (já que é falado por apenas 22,63% da população), possui aproximadamente 7.750.000 falantes.

Por outro lado, os franceses vieram para a África no final do século 19 devido à colonização da França e da Bélgica. Um protetorado francês foi estabelecido em Túnis em 1881 e, pouco a pouco, o império controlou outras áreas. Hoje, estima-se que o francês seja falado em 31 países do continente (por isso, tem 115 milhões de falantes).

Diferentes sotaques nos países francófonos

Como você sabe, a França é um país com muitos séculos de história (conheça a origem e evolução da língua francesa). Por isso, não é de se estranhar que seu idioma tenha se espalhado por todo o mundo por causa das colonizações e expansões do império francês.

Por essa razão, hoje há muitos países onde o francês é uma língua oficial: Bélgica, Canadá, Camarões, Haiti, Chade, Madagascar, Mali…

Neste post, vamos nos concentrar nas variações de três sotaques: francês francês, quebequense e africano.

É evidente que você já precisa ter um ouvido muito aguçado para ser capaz de distinguir perfeitamente todas as nuances que diferenciam os diferentes sotaques, mas deixamos aqui algumas pistas para você conseguir mais facilmente.

O idioma de Molière é falado em vários países Quer aprender as diferentes formas de pronunciar a língua francesa?

Você deve saber que, além das variações na forma de tonificação ou vocalização, existem também variantes de caráter lexical. Esses sempre acabam sendo o mais característico e distintivo de cada região.

O francês da França

Enquanto na própria França podemos encontrar sotaques diferentes (e variações lexicais), a verdade é que, em todo o país, fala-se um francês muito uniforme, com algumas mudanças ou diferenças de uma região para outra.

Por exemplo, o sotaque dos habitantes do norte da França na região Nord-Pas-de-Calais se diferencia muito do sotaque dos habitantes de Île de France e ainda mais da região de Provence-Alpes-Côte d’Azur. Um habitante de Lille (Nord-Pas-de-Calais), Paris (Île de France) e Marselha (Provence-Alpes-Côte d’Azur) falam com sotaques bem diferentes.

Um francês ou alguém que conhece a língua francesa e os diferentes sotaques da França (não apenas o frances basico) pode reconhecer facilmente de onde a pessoa vem.

Isso também acontece com nós, brasileiros. Muita vezes reconhecemos que a pessoa vem do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Pará, Rio Grande do Sul somente através do seu sotaque, não é mesmo?

Mas, voltando para o francês, nem sempre é fácil para um estudante da língua identificar os diferentes sotaques dentro da França. Nós diríamos que somente alguém com nível avançado ou que já morou no país saberia identificar esses diferentes sotaques franceses.

Francês canadense – quebequense

Mas a diferença é bastante notável? Bem, na verdade, isso depende. Você pode estar mais familiarizado com a comparação entre inglês britânico e americano, ou português de Portugal e o do Brasil ou ainda espanhol da Espanha e da América Latina.

Se um estrangeiro lhe perguntar: “Você entende perfeitamente os portugueses?”. Certamente sua resposta seria: “Sim, claro”. Afinal, é o mesmo idioma!

No entanto, você já passou por uma situação em que não conseguiu entender o que um falante de língua portuguesa de outra região falou?

Bem, é normal que isso aconteça. Falamos a mesma língua, mas com um sotaque diferente, um vocabulário diferente, diferentes estruturas gramaticais… Diante disso, é lógico que alguns mal-entendidos acontecem, certo?

O mesmo acontece com os franceses da França e do Canadá (diferença entre a língua dos dois países). Eles são inteligíveis um pelo outro, mas alguém que não está acostumado com algumas variantes, pode ficar um pouco perdido na conversa.

As principais variações são encontradas no vocabulário:

  • Magasiner (CA) → Faire les courses (FR)
  • La fin de semaine (CA) → le weekend (FR)
  • Un char (CA) → une voiture (FR)

Além das palavras (conheça algumas essenciais do francês) serem diferentes, há muita diferença de pronúncia, é claro. Dizem que a pronunciação do francês canadense é mais parecida com a do século XVII do que do atual francês da França.

Às vezes, o som “e” no final da palavra é pronunciado “a”. Então, “parfait” ficaria “parfa” no sotaque quebequense.

As palavras terminadas em “-oir”, como “avoir”, são pronunciadas “-oér” (“avoér”) em quebequense.

Os francês da África

Como já mencionamos, há muitos países no continente africano onde o francês é falado. No que diz respeito a sua pronúncia, isso parece ser bastante padrão no continente.

O que é mais característico do francês africano é a pronúncia de r, que tende a ser alveolar em vez de gutural. Algumas letras (como d, t, l e n) são bastante diferentes em muitos casos. De qualquer forma, é muito difícil generalizar todas as nuances, uma vez que elas dependem de cada região.

A língua francesa tem variantes na sua maneira de pronunciar Não deixe de visitar o país, seus monumentos e descobrir os diferentes acentos franceses!

No que diz respeito ao vocabulário, o francês falado na África muitas vezes tem muitos empréstimos linguísticos de outras línguas do continente. Além disso, na África muitas palavras são usadas com significados diferentes.

Como podemos aprender as diferentes sotaques do francês?

Você gostaria de dominar o sotaque francês dos seus países favoritos? Se sim, você terá que aprender um pouco de francês antes de sair de férias.

Em primeiro lugar, você pode usar um alfabeto fonético para aprender melhor os acentos tônicos e agudos.

Além disso, você sempre deve ter um bom dicionário na mão para entender a etimologia dos termos.

Para aperfeiçoar sua pronúncia, por que não dar uma olhada nos curso de frances do Superprof? Nossos professores são muito habilidosos e vão te ajudar a melhorar a sua pronúncia.

Muitos deles viajaram em diferentes países francófonos ou são mesmo originários de diferentes regiões.

Professores legais ​​e competentes que vão compartilhar seus conhecimentos com você e transmitir o sotaque característico que você gosta tanto.

Seja qual for o seu nível, você pode avançar graças às habilidades de seu super professor de francês.

Sem contar com a flexibilidade de fazer aulas particulares! Você pode escolher onde, quando e como ter as aulas.

É possível ter aulas de francês do seu sofá, você acredita? Sim, porque os professores do Superprof também dão aulas pela webcam!

Para isso, é só você ter um computador, tablet, uma boa conexão e pronto!

Agora é com você! Encontre um bom curso de frances online no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar